A empresa militar sérvia Yugoimport desenvolveu um novo sistema de mísseis e foguetes Sumadija, que foi apresentado na amostra militar Partner 2017.
O novo sistema é uma plataforma universal capaz de lançar foguetes não guiados Jerina 2 ou mísseis Jerina 1, comunica o Defence Blog.
O veículo de lançamento do Sumadija é equipado com uma plataforma com tubos especiais que podem lançar mísseis do tipo terra-terra. O sistema possui 4 foguetes ou mísseis sempre prontos para ser lançados.
Foto: © Petar Vijinovic, Tango Six
O novo sistema de mísseis foi construído com base nos chassis de caminhão 8×8 Tatra e possui uma cabine blindada de tripulação e uma outra cabine para operar os lançamentos. A cabine oferece proteção contra disparos de armas ligeiras e estilhaços.
O míssil Jerina 1 possui um alcance operacional de 285 km enquanto o Jerina 2 tem um alcance máximo de até 75km.
Edição: Plano Brasil
Fonte: Sputnik News
UM PAIS QUE FOI DIVIDIDO,PELA GUERRA É MESMO SENDO PEQUENO INVESTE NA AREA MILITAR
Olhem que interessante, os mísseis Sérvios nos lembra em muito os foguetes do sistema Astros.
O que nos leva a acreditar que só nos falta para desenvolver um sistema AAe nacional, vontade.
Pois todas as tecnologias agregadas a esse sistemas já dominamos; quais sejam
( Radar de Busca e guiagem de mísseis Saber-M200, Booster motor foguete, sheeker radar do MAR-1, data link, satélites de comunicações , seeker IR, guiagem laser etc..).
Basta algum “Gênio” da indústria de defesa e ou MD integrar isso tudo e eureka, temos um sistema AAe de média altura 100% nacional.
Mas preferem comprar sucatas europeias e norte americanas!
Absurdo !!!!