Novo Pantsir-ME cria “campo de força” de 20 km

Um novo modelo de sistema de artilharia “Pantsir-ME”, criado para ser instalado a bordo de navios, foi apresentado na última quarta-feira (28) durante a “Feira de Técnica Naval”, em São Petersburgo.

Mas a decisão final sobre a aquisição dos novos sistemas será tomada somente após a primeira série de testes, segundo o Ministério da Defesa.

Modelos navais x terrestres

Segundo o designer-chefe do sistema, “ele pode ser colocado em qualquer navio com um deslocamento de 300 toneladas”

O novo “Pantsir-ME” pode interceptar mísseis sob chuvas, ventos e tempestades. O sistema será mais compacto que a versão terreste “Pantsir-S” e revestido com material especial para suportar as mais severas condições meteorológicas.

“A principal diferença está no fato de que os mísseis do sistema terrestre ‘Pantsir-S’ têm que interceptar alvos com rotas previsíveis. Os mísseis antinavios voam refletindo a superfície da água e, durante tempestades, sobre as ondas, o que dificulta a previsão das rotas de voo”, disse o projetista-chefe da Corporação de Sistemas de Alta Precisão, Aleksandr Jukov.

Outra diferença é a velocidade da taxa de tiro. Os sistemas terrestres ‘Pantsir-S’ disparam 80 projéteis de artilharia por segundo (4.800 por minuto), enquanto os sistemas marítimos podem lançar 160 por segundo (cerca de 10.000 por minuto).

Foto: defence.ru

Foto: Agência Federal de Notícias / Eugene 

“Campo de força”

O sistema ‘Pantsir-ME’ também pode rastrear até quatro alvos aéreos simultaneamente.

“O ‘Pantsir-ME’ cria uma cúpula antiaérea de 20 quilômetros ao redor do navio no qual está instalado. É uma arma de defesa muito eficaz que poderá ser usadas em potenciais conflitos”, diz o diretor-geral  da Corporação de Sistemas de Alta Precisão, Aleksandr Deníssov.

De acordo com especialistas militares, o novo sistema será instalado em embarcações costeiras de pequeno porte.

“Inicialmente, o ‘Pantsir-ME’ será entregue à frota do Mar Cáspio e, depois, os sistemas serão instalados em outros navios russos em regiões diversas”, disse o editor-chefe da revista “Arsenal Otêtchestva”, Víktor Murakhôvski.

Segundo Deníssov, o Ministério de Defesa russo já encomendou um primeiro lote de “Pantsir-ME” para a Marinha.

NIKOLAI LITÔVKIN

Edição: Plano Brasil

Fonte: Gazeta Russa

5 Comentários

  1. Pois é, com a 4 e usa do sistema Pantsir pela República de bananas denominado Brasil; perdemos mais uma excelente oportunidade de desenvolvimento de um sistema moderno complexo.
    Além da promessa Russa de desenvolvimento de um sistema nacional denominado Paraná.
    Assim que realmente adquire conhecimento, desenvolvendo internamente e por empresas nacionais, não comprando projeto estrangeiro e motanto localmente por espelhos da empresa que fabrica o produto.
    Submissão a interesses ocidentais é pouco para classificar a realidade nacional.

  2. Alguém sabe que radar é aquele que aparece em destaque no mastro do navio?
    Parece uma versão Russa do Aegis!

    Esse equipamento faria bonito em corvetas e fragatas brasileiras, e quem sabe até mesmo em OPVs como armamento principal…

    porque se deixar na mão do governo, logo vão colocar é um marujo armado com fuzil na proa do barco!

  3. Como por várias vezes comentei , depois do Golpe da republiqueta deixamos de ser Protagonistas, para termos uma papel Terciário no mundo .Isto veio com o Pensamento do Exercito em mandar e dominar tudo no Brasil , estamos agora sendo rebocados pelo mundo , sem ação e voz e hoje a situação piora espetacularmente , somos uma **Nau Sem Rumo**, é Triste para mim e meus colegas de Juventude , prevíamos uma Situação Grandiosa , sempre paramos em Sinais Verdes e Avançamos nos Vermelhos ,esta é a Sina da Republiqueta , as Castas se preocupando com elas próprias , se nos dermos mal , mudam-se para o Exterior , saindo e falando mal do Povo brasileiro, como se ele fosse o Culpado de nossas Desgraças !

1 Trackback / Pingback

  1. Novo Pantsir-ME cria “campo de força” de 20 km | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.