Defesa comprará 200 Su-34, o ornitorrinco russo

30 de junho de 2017 Nikolai Litôvkin, Gazeta Russa
​Com 12 pilones aeronáuticos, bombardeiro leva até 8 toneladas de armamentos.
Su-34
Su-34 em operação na Síria. Foto:Vadim Savitski/Global Look Press

Em 2017, as Forças Aéreas russas receberão um novo lote de bombardeiros Su-34, de acordo com a empresa “Sukhôi”, que produz as aeronaves.

O novo avião de múltiplas funções pode realizar manobras aéreas acrobáticas e atingir alvos equipados com armas de alta precisão.

Um Su-34 em operação / Foto: Vadim Savitski/Global Look PressUm Su-34 em operação / Foto: Vadim Savitski/Global Look Press

No exército russo, o Su-34 (“Fullback”, na designação da Otan) foi apelidado de “Patinho” ou “Ornitorrinco” devido ao nariz achatado.

Hoje, quase uma centena de aviões desse tipo servem em combate nas Forças Aeroespaciais da Rússia. Alguns deles são empregados ativamente na operação militar contra o EI (Estado Islâmico) na Síria.

“A Su-34 é uma aeronave fora do comum. Externamente, ela é muito semelhante a um caça, mas, na realidade, é um bombardeiro capaz de transportar de até oito toneladas de bombas de alta precisão ou mísseis de cruzeiro”, explica o analista militar Dmítri Safônov.

O avião pode voar sete mil quilômetros sem reabastecimento e alcançar um alvo frontalmente, destruindo tudo o que estiver pelo caminho.

Nas Forças Aeroespaciais Russas, o Su-34 substituiu dois tipos de bombardeiros: o Su-24 tático e o maior bombardeiro de longo alcance, o Tu-22M3.

“As caraterísticas técnicas do Su-24 são muito superiores às de seus antecessores. O avião é baseado no lendário caça Su-27. O Su-34 tem a mesma forma de fuselagem daquele, o que aumenta sua capacidade de manobra. Mas, em comparação com o Su-27, sua velocidade é menor”, diz Safônov.

A nova aeronave pode atingir uma velocidade de 2 mil quilômetros por hora com sobrecargas muito altas.

Ao contrário de seu protótipo, porém, a cabine dispõe os pilotos lado a lado, e não um atrás do outro. Isso melhora a ergonomia da área de trabalho e simplifica a interação dos membros da tripulação durante voos longos.

“O ‘ornitorrinco’ tem tudo para garantir voos longos confortáveis, como uma cozinha com forno de microondas e um banheiro. A cabine é grande o bastante para ficar em pé ou se deitar para relaxar”, diz Safônov.

Características do Su-34

O principal objetivo do Su-24 é bombardear e destruir todos os alvos com a máxima eficácia. O bombardeiro é ideal para operar de dia e de noite, em condições climáticas extremas e realizar guerras eletrônicas.

Pela primeira vez na história da aviação, a cabine do bombardeiro foi projetada como uma uma cápsula blindada. A tripulação da aeronave e os sistemas mais essenciais são protegidos por armadura de titânio de 17 milímetros. A cabine pode suportar ataques diretos com armas de calibre de 30 milímetros.

Fonte: YouTube/Canal Zvezda

Além disso, a aeronave tem equipamento de guerra eletrônica capaz de desligar os sistemas antiaéreos e armas de alta precisão do inimigo potencial.

Armamento

Segundo o editor-chefe do jornal “Arsenal Otêtchestva”, Valdímir Murakhôvski, o Su-34 possui 12 pilones aeronáuticos que possibilitam carregar até 8 toneladas de armamentos.

“São bombas guiadas e não guiadas, blocos de foguetes não guiados e mísseis ar-terra. Essa munição também pode ser substituída por sistemas de guerra eletrônica e tanques de combustível adicionais ou armamentos de combate aéreo”, diz Murakhôvski.

Su-34 das Forças Aeroespaciais da Rússia realizando acrobacias. / Foto:  Artiôm Anikeev/Global Look PressSu-34 das Forças Aeroespaciais da Rússia realizando acrobacias. / Foto: Artiôm Anikeev/Global Look Press

Além disso, o Su-34 tem um canhão de 30 milímetros GSh-30-1, presente também no Su-27 e no Su-30.

De acordo com o vice-ministro da Defesa, Iúri Borissov, responsável pelo fornecimento de armas e equipamentos, as Forças Aeroespaciais Russas receberão pelo menos 200 bombardeiros Su-34 em um futuro próximo.

Fonte: Gazeta Russa

30 Comentários

  1. O Su-34 é um caça formidável, interceptador nato de longo alcance. Esse caça poderia guarnecer magistralmente não só a nossa costa marítima como todo o país. Uns 40 Su-34 no Brasil iria impor respeito total.

    • Ivan,

      O Su-34 é um caça bombardeiro por natureza… Mesmo que possua alguma capacidade para o combate caça a caça, suas características não remetem a um caçador.

  2. Qualquer um, até com F-22, pensaria duas vezes antes de botar contra o Сухой Cy-34. Com o Cy-34 a mordida é feia.

      • Para você é crime elogiar aeronaves Russas. Você faz parte da patrulha anti-Rússia, talvez você seja aqueles Boot automáticos ou um Mav. Porém, Infelizmente para você deve ser triste ver o sucesso dos Russos e a derrocada dos EUA. E acredito que nesse espaço não tem redatores para te defender. E também, você tem vários perfis, falsos obviamente. Eu fico tranquilo em expor as minhas ideias não devo nada a ninguém, eu elogio os caças que julgo terem qualidade sem importar a sua nacionalidade.
        Ivan Marcicano.

      • Sr.Ivanmc … realmente .. essa foi bem na menina do olho caolho .. HAHAHAH… bem feito para o falastrão patrulheiro .. e por sinal … esse ai é o tal spesxialista em tecnologia russa da década de 60 do século passado …como se pode observar ..rsrs .. ele ainda está naquele tempo … HAHAHAHA ..

  3. As pessoas falam que este caça seria ótimo para a nossa marinha, mas um fato curioso: a marinha Russa não o adotou! Optou pelo Su-30 para substituir a frota de Su-24.

    • Sabe dizer o porque da escolha do SU-30 e nao o SU 34?!? Por acaso a MB tem S-30 ou caça melhor com que faz inventualmente nāo se interesar por um S-34??

      • Eu acredito que a marinha Russa escolheu o Su-30 para defesa costeira, defesa contra ameaças aéreas e defesa de suas embarcações/instalações, estando todas elas próximas ao litoral (lembrando que a Rússia não tem um litoral extenso utilizável). No caso do Brasil, valeria mais a pena a nossa marinha adquirir um caça polivalente (Su-30/F-15/Gripen/F-18) que pudesse ser utilizado para ataque a embarcações e que (principalmente) tivesse plena capacidade de auto-defesa contra outras aeronaves de 1ª linha (e é aí que acredito não ser a praia do Su-34).

      • É bem por ai. A defesa de grande altitude no Brasil com melhor custo x benefício é a realizada por Caça. Não tem melhor opção com o tamanho da área que temos que cobrir.

        É o Caça Multifunção que vai interceptar uma aeronave invasora, um amontoado de mísseis de cruzeiro, atacar alvos em terra e no mar, etc.

        Dessa forma, é mais válido contar com um Caça Multifunção que possa eventualmente ser aplicado no ataque do que um Caça-Bombardeiro que possa eventualmente ser aplicado a defesa do espaço aéreo sem ser especializado na nossa maior deficiência.

        Sejamos racionais. Para MB, ou é caça embarcado ou nenhum. Que os caças baseados em terra fiquem com a FAB e que a FAB opere e de manutenção, sem necessitarmos gastar milhões na MB, que não tem navios e que precisa hipoteticamente sustentar asa fixa redundante.

        A MB deve primeiramente se preocupar em navegar.

  4. É senhores, quando leio e vejo os comentários da turma, sinto que não é apenas o devaneio deste que sonha com um país prospero e dignamente bem protegido, contudo há de se saber que os nossos militares apenas engoliram os MI 35 e que por melhor que seja o equipamento russo não é aceito por sua grande maioria. Então fiquemos apenas como falei nos nossos sonhos e engulindo o que nus permitem ter por aqui. Ah! antes que venham falar de ideologia partidária e politica sou apólitico embora tendo o sobre-nome que tenho.

  5. Se ler as especificações divulgadas vai ver que ele bem menos caça que o Su-35, que por sua vez também perde para o f-22.

  6. Eu não entendo os russos, preferem pagar U$40 Milhoes nesse pato escroto tendo disponivel o SU-35 por quase o mesmo preço e que pode levar as mesmas 8 toneladas de bombas e misseis . Os russos são malucos e eu achando que os Almirantes da nossa Marinha que gastavam mal o dinheiro.

  7. Sem preconceito algum. Se a Marinha adquirisse esses aviões o Atlântico Sul estaria mais seguro, com certeza.

  8. Su34 caça bombardeiro pesado muitos dizem pra ataca quem o Brasil o compraria? Brasil vai sai dessa de pacifista quando aquela força da unifil for atacada no libano fica vendo.

  9. …………….a questão não é ideologia porém avaliações…a Rússia não iria comprar 200 caças desse modelo só pra rasgar dinheiro, porquanto devem conhecer bem os parâmetros do SU-34 e qual sua função na Defesa, igualmente ao do SU-35 outro ótimo caça, tbm com outra função na Força Aérea ….creio que esse bombardeiro poderia servir quanto uma caça multifunção tanto pra FAB quanto a MB(não fosse o fato da MB estar numa situação ridícula de não poder operar aeronaves de asa fixa)…….não tem essa de que “ou é caça embarcado ou nenhum” …… repito se a Marinha pudesse operar vetores de asa fixa, só viria a somar igualmente partindo de terra mesmo, apenas coordenando as funções com a FAB e Exército (o qual por sua vez tbm quer vetores de asa fixa na Amazonia)
    …… paradigmas podem ser superados………………..

    • “”Não tem essa de que “ou é caça embarcado ou nenhum””
      Caro Dilson, esse ai especialista da MB (“ou é caça embarcado ou nenhum”) tal como qualquer outro usuario de propinas ..fala e defende sempre o tachu e os bolsos.. e nāo em nome da bandeira do seu país. “Trocentos milhoes năo vem ao caso””

  10. Seria interessente que se fizessem uma reportagem sobre o desempenho dos Sabres na FAB,o que pensam os pilotos,mecânicos,sobre o armamento e o pos venda russo,pois vira e mexe sempre falam mal do Mi 35 na FAB e o que dizem é o contrário quanto ao seu uso pela FAB,principalmente os pilotos.
    Quanto ao Su 34 melhor um caça multifunçao tanto pra FAB quanto pra MB.

  11. Quanto ao que alguns especialistas tendenciosos do PB dizem do pois venda Russo. 1- A Russia ja nāo ė a URSS nem a Russia dos anos 90. 2 O pois venda ė tāo mau que a Lista de compradores de armamento made in Russia ė grande e continuam as vendas bem contrario que alguns submissos e propineiros tentam vender. 3 ate paises do 3 mundo sem minima insfraestruturas operam Helis da era da URSS. 4 sera que os especialistas dos paises que comprar armamento made in Russia ė tudo incopetente com os especialistas de plantao sugerem? Quais as fontes desses especialistas? Que conhecimentos tenhem? Obrigado

  12. O avião pode voar sete mil quilômetros sem reabastecimento e alcançar um alvo frontalmente, destruindo tudo o que estiver pelo caminho.
    Além disso, a aeronave tem equipamento de guerra eletrônica capaz de desligar os sistemas antiaéreos e armas de alta precisão do inimigo potencial.

    Características interessantes impõe respeito.

  13. “O ‘ornitorrinco’ tem tudo para garantir voos longos confortáveis, como uma cozinha com forno de microondas e um banheiro. A cabine é grande o bastante para ficar em pé ou se deitar para relaxar”,

Comentários não permitidos.