Ataque com helicóptero ao Supremo agrava crise na Venezuela

Inspetor da polícia furta aeronave, dispara tiros e lança granadas sobre prédios governamentais em Caracas. Governo investiga vínculos com a CIA, e Maduro classifica ato de “terrorista e golpista”.

Em vídeo, inspetor da polícia Oscar Pérez, que pilotou helicóptero sequestrado, exige a renúncia de Maduro

Granadas foram disparadas contra o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela, e tiros foram disparados contra o Ministério do Interior num ataque realizado nesta terça-feira (27/06), em Caracas, a partir de um helicóptero sequestrado. Não foram registrados feridos.

O presidente do país, Nicolás Maduro, classificou o incidente de uma tentativa “terrorista e golpista”. O governo investiga possíveis vínculos com a Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA.

O ministro da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, afirmou que o helicóptero foi furtado da base militar de La Carlota, em Caracas, por um inspetor adstrito à divisão de transporte aéreo da polícia científica (CICPC), identificado como Óscar Pérez.

Em discurso, transmitido obrigatoriamente pela rádio e televisão, Villegas afirmou que a aeronave sobrevoou a sede do Ministério do Interior, no centro da capital, e “efetuou cerca de 15 disparos contra o edifício”, enquanto no terraço decorria uma recepção com cerca de 80 pessoas.

O helicóptero seguiu depois para o Supremo Tribunal, “onde foram efetuados disparos e lançadas pelo menos quatro granadas, de origem colombiana e fabricação israelense, das quais uma não explodiu e foi recolhida”, disse o ministro.

Villegas sublinhou que as Forças Armadas e as instituições de segurança do Estado foram destacadas para capturar o autor do duplo ataque e recuperar a aeronave, exortando os cidadãos a comunicar qualquer informação que tenham sobre o paradeiro do helicóptero e de Pérez.

Pérez foi fotografado a bordo do helicóptero com uma faixa na qual se lia “350 liberdade”, alusão ao artigo da Constituição venezuelana que convoca a abnegar “qualquer regime” que viole garantias democráticas. Posteriormente, Pérez publicou no Instagram vídeos nos quais pede a renúncia de Maduro.

“Somos um agrupamento de militares, policiais e civis em busca de equilíbrio e contra este governo transitório criminal. Não pertencemos a nenhuma tendência política ou partidária. Somos nacionalistas, patriotas e institucionalistas”, diz um trecho da mensagem de Pérez.

Conspiração da CIA?

O governo venezuelano afirmou que o incidente se trata de uma ação conspiratório executada pelos Estados Unidos. De acordo com Villegas, estes ataques são parte de uma “escalada golpista contra a Constituição e suas instituições”.

Ele afirmou que Pérez está sendo investigado por seus “vínculos com CIA” e a embaixada dos EUA,  “assim como seus vínculos com um ex-ministro do Interior, que recentemente confirmou publicamente seus contatos com a CIA”, disse Villegas, referindo-se a Miguel Rodríguez Torres, que tem se manifestado contra o governo chavista.

Segundo Caracas, Pérez é piloto de Torres. O ex-ministro acusou de “falso” o documento publicado por uma mídia pró-governo que lhe relaciona à agência de inteligência americana.

Maduro ameaça pegar em armas

Mais cedo, antes do ataque com o helicóptero, Maduro disse que o chavismo deveria ir às armas para fazer o que não pode ser feito com votos, caso haja risco de a revolução bolivariana ser destruída.

“Se a Venezuela afundar no caos e na violência, se a revolução bolivariana for destruída, nós iríamos ao combate, nós jamais nos renderíamos e faríamos com as armas o que não se pode fazer com os votos. Libertaríamos nossa pátria com as armas”, disse Maduro,durante ato político em Caracas.

O presidente pediu que o mundo escute esse alerta, transmitido em cadeia de rádio e televisão estatal, depois de três meses de protestos que deixaram 76 mortos, e afirmou que seu governo é a “única opção” de paz no país. “Que ninguém se engane: queremos a paz, somos homens e mulheres de paz, mas somos guerreiros”, completou Maduro.

O líder da oposição Henrique Capriles disse que, com essa declaração, Maduro “declarou guerra” aos venezuelanos.

Fonte: DW

54 Comentários

      • Fico imaginando… rsrsr … quando coisa iguala isso ai … acontecer com o desmando dos golpistas daqui .. só quero ver o que você vai escrever … HAHAHAH … lembrando que lá no Paraguai … chegaram até tocar … FOGO ! …no congresso onde só tem laia de político que tem aos monte no congresso do braZil pós golpe …. como se vê até hoje ..HAHAHAAH ..rapaz como é impressionante as coisas nesse mundo , não é mesmo .. como a história é cruel com golpistas e principalmente com hipócritas …HAHAHAHA… lá e coisa de povo querendo chutar para fora um governo incompetente … já aqui .. seria coisa de vagabundo ! … querendo chutar para fora … um corrupto golpista e chefe de quadrilha , mas tanto amado pelos filhotes do golpe.. HAHAHAHA ..

      • Aqui as instituições funcionam e a saudadora da mandioca foi impichada com estrita observância ao “livrinho”. Na Venezuela o ditador Maduro desrespeitou o legislativo e prendeu opositores políticos por acusações forjadas, apenas para ficar em dois delitos.

        Tá vendo? Você não conhece o “livrinho ” e fica passando vergonha…?

      • deixa de ser hipócrita ss69 ou hms tiraleite ou chico anisio show dos nick names
        aprendiz de sionista sem ser rsrs

        aqui esta do mesmo jeito usaram um judiciário tosco que defende corruptos de estimação e prende outros por avançar o sinal vermelho

        enquanto o aecio fala ate em matar o delcidio foi preso por ilações igual fala o trem tremefora um congresso todo corrupto que agora vai se fingir de sonso

      • Mas mesmo conhecendo o livrinho eu já passo vergonha, acho que precisamos de uma nova constituição, sem brechas, só assim pra se ter uma democracia forte.

      • HMS Tireless .. o real desprezo de tipinhos como vocês ( os filhotes do golpe ) .. tem com a constituição é tanta .. que ao se referir a ela .. a chama de “livrinho” .
        .
        Interpretam a constituição buscando subterfúgios para explicar ( não quer dizer justificar ) o golpe de 2016 ..aliás .. a forma como ela vem sendo usada até pelos dortoures da lei ..rsrs .. lá de Curitiba , é um dos motivos de muitos juristas se manifestarem com críticas sobre tal aberração que se instalou no poder judiciário do pós- golpe .. e olha que até os hipócrita como o Gilmar Mendes e o Reinaldo Azevedo já tem batido impiedado naquela trup de Curitiba .

  1. Seria muito interessante se os outros tirassem a máscara … coisa de macho ..rsrsr ..alguns não irão entender, principalmente aqueles que vive trocando de nick como que troca máscaras .

    • tirar as mascaras vai ver que são tudo americano da embaixada dos estados unidos

      que servem mais para fazer revoluções coloridas do que dar visto de turista

  2. transmissão obrigatória do pronunciamento do apodado terrorista/golpista?
    esperemos que não se trate da versão bolivariana do putsch weimariano…

  3. talvez seja a versão bolivariana do incêndio do reichstag, um pretexto para que maduro massacre de vez sua oposição e possa desgovernar tranquilamente.

    • Bem lembrado meu amigo, certos regimes usaram dessa táctica ao longo da história, porém devemos lembrar que entres os manifestantes certamente haverá familiares e amigos de policiais e militares que defendem esse regime mas não apoia, certamente uma hora você muda de lado e defende seus compatriotas.

    • “Ah, os nossos libertários! Bem os conheço, bem os conheço. Querem a própria liberdade! A dos outros, não. Que se dane a liberdade alheia. Berram contra todos os regimes de força, mas cada qual tem no bolso a sua ditadura.”

      Nelson Rodrigues.

      • você esta atrasado rapaz quem esta no comando do brasil é o temer com o pmdb e psdb

        na Venezuela blabla bla bla pt pt pt

        rsrs

        aqui quem domina é o governo coxinha ok

        daqueles trouxas que acharam que eram de direita eleitor do aecio juventude comunista rsrs

        e ainda vem falar de ditadura do pt que pt ? me diz o que esta fora do governo tendo o moro aquele juiz amigo do aecio

        vai ser ingênuo assim so la em holiwood ou em Miami tem também

  4. tem que achar esse safado ai e levar ele para o x

    uma apatrida vendido a cia americana

    na Ucrânia carro exolode com os grupos de forlas especias ucranianas que praticavam terrorismo nas republicas ucranianas que sao do lado russo

    a terceira guerra mundial esta vindo aos paços largos

    primeiro uma pitada de guerra fria rsrs

    o sujeito atira de helicóptero em cima de pessoas e ainda tem hipocrita que acha certo

    vai ser caçado como um marginal se esse pilantra nao tenha ido para a colombia

    alias as granadas de origem colombiana e fabricçao israelense tudo a ver com a cia rs

    • Não atiraram em ninguém, ninguém ficou ferido nessa ação ao contrário das dezenas de manifestante desarmados sendo mortos pelo governo. Matem pessoas desarmadas que uma hora elas irão se armar que nem foi na Ucrânia.

      Esse ataque a prédios do governo, e os cara ainda escaparam tranquilos, mostra como a defesa da Venezuela é uma bosta rs

      • manifestante desarmado foi aqui no brasil que tomou tiro vai se informar vai

        aqui ate ladrão escapa de PRESIDIO por helicóptero

        vai se informar vai

        irão se armar ? igual o pcc e o comando que estão roubando armas ate de fóruns fora as que vem de container dos ESTADOS UNIDOS Miami ? assim

        o macaco senta em cima do rabo e vai falar do rabo dos outros

        isso se chama hipócrita .

        rsrs

        quer falar da Venezuela mas esta mais sujo aqui no brasil que pau de galinheiro

      • pé de cão:
        “…aqui ate ladrão escapa de PRESIDIO por helicóptero…” Na verdade foi o Escadinha, ou seja um traficante, que fugiu da Ilha Grande. Já o Meio-quilo (que era comparsa dele) foi tentar fugir do presídio do Estácio e o helicoptero foi abatido pelos sentinelas. Resultado: Meio Quilo está gerenciando a boca de fumo do cramulhão…

      • então aconteceu ?
        correto !

        e outra, além de fugirem já ate derrubaram ok

        isso foi para mostrar que aqui é ate pior que la na Venezuela onde brasileiro senta no rabo para falar do outro

        fora que roubaram já alguns helis aqui no brasil também

        então sobre escadinha década de 80 sem maldade ,mas esse já subiu faz tempo

        a ideia aqui é que o sujeito tentou desmerecer a segurança de um pais e eu provei para ele que o dele não é melhor do que ninguém

    • Vendido pra CIA, isso é coisa de quem quer fazer cortina de fumaça, além de ser coisa de esquerdista burro. Na Marinha isso é chamado de “MOTIM”.
      Agora vamos lembrar que aqueles monte de VÂNDALOS que vieram aqui em Brasília mês passado, colocaram fogo em um ministério com um monte de gente trabalhando.
      Outra coisa, a Venezuela não fabrica granadas, e importa de outros países, um exemplo era.as bombas de efeito moral e lacrimogêneo que eram exportados pelo Brasil e usada pela Polícia venezuelana, e apesar disso não tem o apoio do governo federal brasileiro ou do povo. Só do PT.

      • não vem tampar o sol com a peneira , tem filmagem de policiais quebrando os prédios públicos

        então não vem pagar de sonso aqui motim é o que você falou ali em cima em , que você diz dos militares pularem para o outro lado
        vândalos vai procurar no youtube e você vai ver fardados destruindo patrimônio publico e ainda sendo gravados pela própria câmera de segurança do prédio

        e você acha que a cia não faz isso então é mais um cego ideológico .

        e sobre apoio de governo brasileiro
        que governo ?

        aqueles corruptos rsrs

        não tem moral nenhuma https://www.youtube.com/watch?v=bXpPzo5y2_0

        mal informado pela rede esgoto de televisão https://www.youtube.com/watch?v=bXpPzo5y2_0

        e ainda vem me falar da Venezuela hipócrita acorda para sua realidade

      • Essa filmagem cidadão, (vou te chamar de cidadão para não ter que te xingar) é da Guarda Nacional bolivariana, SOMENTE QUEM NÃO CONHECE OS UNIFORMES DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL ACREDITA NELA.
        A propósito, trabalho na policlínica nada PM aqui em Brasília.

      • cara de vídeos no youtube esta cheio são tantos que vem ate de outros países
        você acha que não existe vandalismo do outro lado faz uma pesquisa simples vandalismo da pm e você vai ver vários casos no brasil

        então a Venezuela não tem santo e nem aqui tem santo
        la atiraram em manifestante e aqui também

        quer se indignar apenas do lado que você acha que torce mas ta tudo equilibrado e igual
        https://www.youtube.com/watch?v=xK9ZdV1Ao-4

        o único santo no mundão foi jesus cristo
        o RESTO so sabe fazer feijão virar merd@ .

      • Para estar desgostoso com um governo que não atende as necessidades básicas, e falha significativamente, tanto lá na Venezuela, como aqui, não precisa ser agente da Cia, comprado pela CIA, mas cidadão que tem o cuião roxo no meio das pernas, e vergonha que esses desgovernos vem fazendo contra as suas populações.

  5. Tai o que a vagabundada esquerdalha queria aqui o CAOS,alias eles consegiram isso aqui tb ao longo dos 13 anos de Dom Raton de 9 dedos e Dilmanta,a incompetenta louca.
    Cade os hipocritas que nao se pronunciam sobre a situaçao caótica e desesperadora do povo venezuelano,esses esquerdoPaTas e seus idolos só defendem a sua ideologia assassina,cruel,hipocrita,desigual,caotica e etc.
    Que o povo brasileiro vj o que esesse que amam a ideologia que o ParTido querem perpetuar pro país.

  6. Ainda há uma diferença muito grande entre o caos brasileiro e venezuelano, ao que parece a Venezuela já se encontra em guerra.

    • Na primeira noite, eles se aproximam
      colhem uma flor do nosso jardim.
      E não dizemos nada.
      Na segunda noite, já não se escondem
      pisam nossas flores,
      matam nosso cão.
      E não dizemos nada.
      Ate que um dia, o mais frágil deles,
      entra em nossa casa, rouba-nos a lua,
      e, conhecendo o nosso medo,
      arranca-nos a voz da garganta.
      E porque não dissemos nada,
      Já não podemos dizer nada..

  7. prestem atenção senhores pois é o mesmo que estaria acontecendo hoje em nossa nação se não tivessem conseguido destituir a Dilma…

  8. Pobre Venezuela, caiu no conto populista da esquerda e agora estão nessa guerra, que fique a lição para nós brasileiros

    • Nunca seja um escravo dos padrões que plantaram em você…Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser…Todos somos prisioneiros mais alguns de nós estão em celas com janelas e outros sem……….

      • Vai lá filosofar isso para um venezuelano, pra ver se ele pensa assim

        Melhor, vai filosofar isso para o Maduro e o passarinho dele, com um fuzil na sua cara, ae depois tu volta e conta pra nós rsrs…

  9. tentam a todo custo desestabilizar e insuflar uma guerra civil no pais…mas a maioria do povo de lá ainda apoia o governo Chavista…

  10. é assim que a inteligência dos eua atuam “nas sombras” para sabotar e derrubar governos indesejados…através de grupos/organizações de fachada criam Ongs e Movimentos subversivos para incitar e causar desestabilização…e assim criar um ambiente favorável a derrubado do governo alvo…

    Os irmãos Koch financiam protestos anti-Dilma no Brasil :

    https://www.youtube.com/watch?v=6D3V6YjqSoU

  11. …………………foi assim que a guerra da Síria começou…..esses marginais aí já estão com os bolsos cheios de dinheiro……aguardemos a Síria venezuelana…………..

    • aqui já estão pondo as forças armadas pra fazer “exercícios militares” na fronteira pra hostilizar e mandar recados pra Venezuela…

  12. POR FAVOR me contratem URGENTEMENTE esse Inspetor venezuelano.
    e SEU hELIPOPTERO para METRALHAR 1º) O PALÁCIO DO PLANALTO COM MICHEL TEMER; 2º) O NOSSO CONGRESSO NACIONAL -SENADO e CÂMARA DE DEPUTADOS; 3] O TSE ONDE SE ESCONDE O GILMAR MENDES E SUA CORJA QUE O ACOMPANHARAM.
    ESSE VENEZUELANO demonstrou ter aqauilo roxo no meio das perns e que está faltando a alguns comandantes das FFAA brasileiras. Essa é a verdade.
    O PODER PÚBLICO central está podre, assim como está o poder central da Venezuela.
    Que credibilidade tem o nosso país, que se bortra para emitir um documento, como o Passaporte. uM GOVERNO QUE todos os dias é comum nova denúncias, novas provas de corrupção, que só atrasa o nosso crescimento.
    Essa é a verdade.
    Um executivo que manda investigar, bisbilhotar , espiar outro poder e seus Ministros.
    Não tem mais condições do Governo que está aí seguir, onde 99% dos seus Ministros são Réus ou Investigados, acusados de corruptos, comedores de propina.
    Me tragarm esse Venezuelano pro Brasil e deem o mada, os alvos para ele, já.

  13. foi como eu disse aqui….a América do sul hoje é uma Barril de Pólvora prestes a explodir…pois é palco de disputa de interesses entre players mundiais…

    e a tendência são os atos de hostilidade piorarem cada vez mais…as incursões ficarem mais agressivas e serias….

    e o meu grande temor é que uma certa republica das bananas seja usada como massa de manobra em algum conflito por aqui em prol/defesa de interesses alienígenas..já que hoje o destino/rumo deste pais não são mais guiados por nós….aqui já estão botando as forças armadas pra fazer “exercícios militares” na fronteira pra hostilizar e mandar recados…

    VAI VENDO…rs…

  14. se eu fosse o maduro, diria que estou doente, passaria o mando do país para uma junta militar governar a venezuela junto com a suprema corte e me jogava.

  15. eita que bom seria se alguns pilotos da FAB se revoltassem e bombardeassem o palacio do planalto viu, seria um sonho

  16. Tomara que esses vermes maduristas atentem contra a Embaixada dos EUA,será um prazer ver 50 mil Marines derrubando esse governo podre e corrupto!

Comentários não permitidos.