Brasil pode comprar helicópteros militares da Rússia, diz Temer à agência Tass

O presidente Michel Temer afirmou, em entrevista exclusiva à agência de notícias russa Tass, que o Brasil pode comprar 12 helicópteros militares russos. Temer comentou que o assunto é discutido pelos ministros da Defesa das duas nações.

O líder brasileiro concedeu a entrevista, publicada no site da agência na noite de ontem, durante sua visita à Rússia nesta semana. “Nós temos um acordo de cooperação na esfera da defesa onde a Rússia pode nos oferecer muito”, disse Temer. Também afirmou que discutiu com o presidente russo, Vladimir Putin, a possibilidade de se lançar satélites artificiais conjuntos dos dois países. “É certo que temos certas restrições orçamentárias, mas há um interesse considerável”, afirmou ele à agência Tass.

Temer disse que discutiu com Putin o fornecimento de produtos agropecuários ao mercado russo. O presidente lembrou que houve uma queda no comércio bilateral no ano passado, mas que neste ano ele voltou a aumentar. “Portanto, nossos laços comerciais estão aumentando”, avaliou.

O presidente do Brasil disse que se encontrará com Putin novamente em Hamburgo, num intervalo do encontro do G-20 em Hamburgo, e também em uma reunião do grupo dos BRICS na China. Segundo a agência Tass, Putin pretende visitar o Brasil no futuro, após receber convite de Temer, mas isso não deve ocorrer ainda neste ano.

Com Informações de Agência TASS

63 Comentários

  1. Qual modelo seria? Mais um lote de 12 Sabres para a força aérea ou um lote de 12 kamove k-52 aligator? O exército deveria pensar na possibilidade de avaliar os helis russos, porém eles têm o meu respeito em suas compras no EUA.

  2. Se essa declaração for mesmo verdadeira mostra que, além de insignificante, Temer é um imbecil.
    Só mesmo sofrendo da síndrome do ninguém-fala-comigo para declarar intenção de compra para material militar. Quem faz isso é o Ministro da Defesa, outro incapaz. E isso só se faz depois de mostrar o plano todo, os objetivos os motivos. Do jeito que está na declaração parece mais coisa do tipo “olha, falamos coisas importantes por lá além do meu besteirol”.

    • A julgar pelo seu raciocínio, quando fez a sua escolha “político – etílica” no dia 07/09/2009 o Apedeuta mostrou ser, além de insignificante,um grande imbecil certo?

      E por falar em Ministros da Defesa incapazes, como não recordar de Mosieur Nelson “Jôban”, Celso “Megalonanico” Amorim e Jacques “Passivo” Wagner?

      • Desculpe Celso Amorim foi o melhor Ministro do Exterior dos últimos 30 anos ,pode-se dizer que os demais nem existiram . E veja nunca apoiei o Governo Lula , a não ser em alguns detalhes !

    • E tem ainda mais uma coisa, eu adoro o Michel, si alguém crítica o meu presidento, saio logo na defesa, rodo a baiana, dou pirueta, eu me sacudo todinho.

  3. para opera no Hms Ocean será maravilha teremos respeito atlético sul teremos raio de ação maior frota inteira

  4. É melhor ter cautela,talvez isso seja apenas uma mera falácia,como foi o caso dos Pantsir,que vira e mexe, vem a tona e já virou novela !

    • O Pantsir realmente não era o mais adequado para o Brasil, melhor mesmo é comprar algo na linha do S-300, este sim um respeitável sistema de defesa anti aérea, nem que seja uma bateria completa para proteger Brasília.

      • Maria do Carmo pela Conversa Fiada da DEFESA não trocaríamos os Pantsir pelo S300, porém como por várias vezes comentei , era mais um Projeto Vazio de Defesa ,continuaremos sem Defesa AAer , uma VERGONHA para uma País como o nosso !

    • E se tratando do capo dos coxinahs … é muito provável que seja … o INCOMPETENTE , golpista.. corrupto,líder de quadrilha ( os coxinhas ) …. não tem muita credibilidade lá fora para fazer algo grandioso em termo de negocio entre países … mas se tratando de NEGOCIATA ai é outros quinhentos por fora .. rsrsr e se vier em uma mala … melhor ainda .

      • bom mesmo era a Dilma, Lula, esses caras eram honestos, simbolos de prosperidade e conduta ética lideres das pessoas imbecis, profetas dos trabalhadores desempregados

  5. Seria que modelo?? essa besta de transporte?? mais MI-35 ou o tal do kamove k-52 Jacaré???
    Acho que a MB prefere o Cobra da US Navy.
    Esse mondrongo da foto teria utilidade para o EB usar na Amazônia??
    Acho que o papo é sério.

  6. Pronto! Agora ninguém mais vai chamar o Conde Drácula de corrupto e tampouco que o impeachment foi “gópi”…?

    • O impeachment não foi golpe pois o golpe foi dado desde 2003 por uma quadrilha da qual o “conde drácula” tb já fazia parte. Não tente defender o indefensável e vamos ver se todos aqueles que tanto criticam tudo, seja a direita ou esquerda, seja o “gópi” ou os oriundos da Transilvânia vão de fato votar em gente honesta e competente dessa fez. … e não vale aceitarem pão com mortadela, vale bico em prefeitura ou ministérios ou comprar açougue e ir pedir dinheiro no BNDS pra comprar metade do mundo.
      E falando em helicópteros …..se forem bons que sejam russos, americanos etc…. esse país precisa ter equipamentos mínimos para manter o controle de suas fronteiras.

    • Bastou ele dar uma puxadinha no saquinho putínico que os fãs boys russos já se derreteram todos e agora o tal gópi deixou de ter importância. kkkkk

  7. Não posso deixar de comentar os comentários infelizes dos senhores.
    Em vez, de focar no que interessa.
    Ficam se martirizando, como se fossem torcida uniformizada, se matando pelo tamanho do Pê……… dos jogadores!
    Pelo amor de Deus pessoal, vamos focar no que interessa.
    Porra, se o presidente falou, tudo bem!!
    Agora, se o Brasil vai comprar merda, que tem que falar é o ministro da defesa.
    ELE QUE VAI A MERDA PORRA!
    ISSO AQUI NÃO É CONGRESSO DO PARTIDO COMUNISTA!!
    É um espaço para se debater.
    Se o Brasil for comprar helis russos, quais seriam os ideais???
    Quais modelos??
    Quais mais necessitamos??
    Ao meu ver, necessitamos de um helis de grande porte e o MI-26 cairiam como uma luva, uns 12 novinhos em folha, fariam a FAB ou o EB, ter suspiros.
    Mas, tem o problema do pós-venda, que é sofrível, segundo alguns dizem!
    Com todo respeito, que adora o TIM SAM, mas, eu acredito que apenas na 2ª Guerra Mundial, tivemos material bélico de primeira liga, após, apenas de 3ª ou 4ª LINHA.
    Temos que saber jogar o jogo assim como a Índia, comprar, conforme as conveniências. Senão, seremos presas fáceis!

    • Boa Fernando! Após a segunda guerra sempre trabalhamos com material de 2ª ou 3ª linha, tanto de o Geisel se encheu disso e cancelou o tal “acordo de cooperação militar” com os EUA na década de 70. O problema é que nosso país nunca teve de fato política de estado, muito menos política de defesa…. no tempo dos militares rivalizavam com o Argentinos, sumiam com estudantes e jornalistas e deixavam os verdadeiros inimigos do estado se exilarem no exterior e depois serem anistiados, indenizados e tomarem conta do paíse … os mesmos que assumiram o poder depois e que transformaram os ministros das FAs em meras figuras decorativas. Se querem equipamentos bons, não importa que sejam russos, americanos, alemães, suecos… mas que tenham um emprego definido e permanente. Abraço,

      • Henrique nunca depois da II Guerra recebemos materiais de 3a Linha , recebíamos REFUGO mesmo e em Pequenas quantidades ,era uma Vergonha , em 7 de Setembro ver os Desfiles dos Mecânicos desenguiçando os mesmo para retornarem aos quartéis ,de onde sairiam somente no ano seguinte, Geisel denunciou aqueles Acordo e novamente refizeram a VERGONHA !!

    • Realmente ,esta ficando uma Luta Vazia entre Mortadellas e Coixinhas , o Brasil não Interessa realmente a Ambos !

  8. Pra mim, não passa de um afago pra evitar maiores transtornos por causa da carne. Exatamente como ocorreu com os Sabre. E depois, ele não vai se encontrar com ninguém em lugar algum porque ele vai ser defenestrado do governo. Nosferatu dos inferno.

  9. Só vou descrever como deveria ser!!! o Brasil tem uma carência de um Helicóptero (A)-( 15 Unidades ) , tem nação A , B e E que tem helicópteros com a Características (A) ….. O Brasil tem que comprar aquele no qual ofereça as melhores condições sem se importa com Abcdef , nos brasileiros temos que lutar mais pela nossa nação , tem tanto nego aqui pendurado nos ianques ou nos russos que parece guerra fria …. (P) somos brasileiros lutem por essa (M) aqui….

  10. Na minha humilde e leiga opinião o MI-35 tem na versatilidade sua maior vantagem. Pode ser utilizado contra tanques, contra outros e helis, na infiltração de tropas e na função SAR também.
    Além do fato da FAB já operar o tipo.
    Acho que seriam muito bem vindos.

  11. Tanto o KA 52 para a marinha, quanto o MI-26 para o Exército (no lugar do ChinooK) e/ou para a FAB ( na Amazônia, principalmente, quanto o MI35 para a FAB ou até o MI-28 para o Exército (esqueceram q ele está procurando helicópteros de ataque?) seriam excelentes opções. MAS.. 12 aeronaves não são pouco?

  12. Eu preferiria meia duzia de Mi26 para FAB transportar radares e equipamentos na Amazonia não para o exercito, para o Exercito seria ideal uma duzia de Mi24 e para a marinha uma duzia de Ka 50/52

  13. Isso aí já aconteceu antes.
    .
    Apesar deste monte de delações de Joesley Batista, o Temer foi lá garantir o mercado de carne inclusive para a JBS. E obviamente recebeu pressão do governo Russo para comprarmos algo deles.
    .
    Da última vez que isto ocorreu, compramos o Mi-35.

  14. Sinceridade, eu preferia, uns 15 MI 26 que poderiam ser divididos em 12 para o EB, e 3 para a FAB.
    E helis de ataque, bem, porque não o MI 28 ou MI 52, o EB decidiria.

  15. Se forem apenas 12 eu chuto que venham a ser mais Mi-35 pra Fab/EB ou Mi-28 para o EB devido a comunalidade de varias peças/logistica e tal.

  16. Comprar helicópteros da Rússia vai enfurecer o Império que usou o Temer mas agora quer fritá-lo. Mas não vai salvar o Temer: será fritado do jeito que merece.

    • Engraçado mas a Colômbia compra helis russos e os EUA não estão nem aí “Teacher”…..

      Mais uma vez você passa vergonha…rs!

    • Professor , quem quer dertubar o TEMER , são as CASTAS e CORPORAÇOES , não entendo que ainda nao perceberam isso . A corrida de Janot e MPF com a delação dos Açougueiros mostra claramente a Verdade . As Castas Corportivas de Funcionarios Publicos e mais precisamente do JUDICIARIO , PF , PGR , e toda esta Corja , não conseguiram de Imediato , mas nao desistira . Mas DEUS e GRANDE , o POVO brasileiro mesmo desinformado conseguira as Reformas , principalmente a Previdenciaria !!!!\

  17. Mi-26? Nossas forças armadas vão viver só de logística?
    Aé, esqueci, seria interessante pra movimentar as hilux dos índios de uma borda do rio à outra.

    Que sejam Mi 28.

    Aeronave naval já temos do Seahawk…se for para comprar mais, que seja dessa ave formidável. Transporte para o exército, é melhor tentar conseguir alguns chinoks via FMS.

    Pra mim, a melhor opção seria uma boa compra de Blackhawks via FMS com a conversão de 12 (ou até 24) na versão “BatleHawk”…Mais do que suficiente para nossa realidade..Comunidade de peças..pós venda excelente…Quem sabe até produzir por aqui sob licença.

    Agora se tiver que ser russo, que seja o Mi 28 ou, no máximo, Mi 35, tendo em vista que a FAB já opera os sabres.

    Mi 26 seria viajar na maionese. Ka 52 seria se dar um luxo desnecessário e imprudente.

  18. O partidarismo dos comentários (e os assuntos técnicos pertinentes à página, e ao próprio Brasil que tem ficado em 2º plano para muitos) já estão enchendo a paciência.

  19. Vamos comentar coisas pertinentes às matérias, mesmo que a temática seja política, não a façam em nível partidário, política deve ser entendida em sentido amplo. O que importa é o Brasil, brasileiro de verdade com senso crítico pouco se importa com essas picuinhas de sopa de letrinhas que no final das contas não passam de dois lados oxidados de uma mesma moeda. Vamos nos determos nos temas propostos.

  20. Essas birrinhas dos comentários estão parecendo infantilidades (perdão crianças!), se é para tecer críticas o façam de uma maneira construtiva e alicerçada como adultos educados, isso serve para os “dois lados” (rsrsrs, como se existissem nesses casos).

  21. Este Felipe não entende nd.
    Onde o EB e FAB, tem aeronave de grande porte, para transporte de tropas???
    Veja, o MI-26 e o Chinook, eu não considero aeronaves concorrentes uma da outra.
    Acredito que cada uma tem um nicho de utilização, que necessariamente não irá competir com a outra.

    • Isso, traz o Chinook e o Mi -26. Junte a eles o Mi-35, o Black Hawk e o Caracal.
      Mas ai, vai ficar faltando um ataque puro. Ai traz um misto de Mi-28, Ka-52 mais o Viper.

      Ta sobrando dinheiro mesmo…O que importa é comprar, o pós-venda e a manutenção fica a cargo do destino. (Ironia).

  22. A asa rotativa de “grande porte” das FFAA vai ser H225M. Infelizmente. Mas nem isso estão entregando no prazo e vem me falar em comprar helicóptero Russo?
    .
    Cumpanheirada Business never ends…
    .
    Chinook para a Amazônia?
    O EB quer implementar a asa fixa para atender parte dessas necessidades.
    .
    Mi-26?
    Não, obrigado.
    Não…
    Não!
    .
    Mi-28?
    Não, obrigado.
    Podemos ter algo melhor para o EB.
    http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2015/02/AH-1Z_850x-0167.jpg
    .
    Mi-35?
    Pra que mais???
    Pra “combater o narcotráfico”?
    Ahamm… batendo foto duas vezes por ano em operação enxuga gelo?
    Custando uma fortuna para operar em missão que um helicóptero com metralhadora na porta resolveria?
    .
    Vão usar mesmo essa mesma desculpa esfarrapada para comprar esse helicóptero de novo?
    Fala sério…
    .
    Pelo menos tragam algo mais útil dessa vez, como o Il-76MD-90A. Pq parece que os KC-767 não vão sair nunca, não com essas compras by Cupanheirada surgindo do nada e atravessando na frente das reais necessidades.

    • Que heresia, né Bardini, comprar algo dos russos. Só pode comprar dos EUA ou do Ocidente, senão não vale, senão é comunismo, senão é contra as regras do mercado.

  23. Maria do Carmo,

    O único número de helicopteros requerido que corresponde aos 12 que o Temer disse são os helicópteros de ataque para o Exército. Vale ressaltar que nao se trata de Ka-52, esse foi descartado desde o início pela AvEx, mas sim do Mi28.

  24. Mas nao foi a Defesa que disse ter suspendido o PANTSIR , para troca lo pelo S300 , mas parece que a nossa Defesa AAE, continuara apta a derrubar Urubus e Rolinhas .É ou nao é uma VERGONHA ter uma AAE como a nossa , ou o pior nao Re la !!!

Comentários não permitidos.