Serviço secreto alemão espionou Casa Branca

“Der Spiegel” diz ter tido acesso a documentos que comprovam que agência de inteligência da Alemanha monitorou, durante anos, conteúdo de e-mails e telefonemas de centenas de alvos nos EUA.

Casa Branca teria sido apenas um dos alvos no governo dos EUA

O Serviço Federal de Informações da Alemanha (BND) teria espionado centenas de alvos nos Estados Unidos, incluindo empresários americanos e a Casa Branca, segundo reportagem publicada nesta quinta-feira (22/06) pela revista alemã Der Spiegel.

De acordo com a revista, o serviço secreto alemão monitorou linhas telefônicas e e-mails nos eUA usando uma lista de cerca de 4 mil termos de busca, os chamados seletores, entre 1998 e 2006. Além da Casa Branca, os alvos incluíam o Departamentos de Estado, a Força Aérea Americana e a Nasa, entre outras instituições governamentais.

Centenas de embaixadas estrangeiras em Washington e escritórios de organizações internacionais no país, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), também estiveram na mira do BND. Essas informações estariam em documentos, aos quais a revista teve acesso.

A descoberta pode causar embaraços para o governo alemão. Em 2013, quando foi revelado o escândalo de espionagem envolvendo a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, da qual o celular da chanceler federal teria sido alvo, Angela Merkel condenou a atitude americana.

“Espionagem entre amigos é algo que não dá [para aceitar]”, declarou Merkel na época. A indignação pegou mal meses depois, ao ser revelado que o serviço secreto alemão ajudava a NSA a espionar aliados europeus.

E agora, “como mostram os documentos, o BND também não teve inibição alguma no passado para grampear instituições governamentais em Washington”, diz a Der Spiegel.

Ao depor como testemunha na audiência final do comitê parlamentar encarregado de investigar o escândalo de espionagem envolvendo a NSA e o serviço secreto alemão, em fevereiro deste ano, Merkel desmentiu alegações de que sabia desde o início sobre a ampla espionagem de aliados por parte da NSA e do BND. Ela admitiu, porém, erros técnicos e organizacionais.

O relatório final da investigação deve ser debatido no Parlamento nas próximas semanas, mas o atual escândalo não deve pesar neste inquérito parlamentar. Procurado pela Der Spiegel, o BND se recusou a comentar a suposta espionagem.

Fonte: DW

 

6 Comentários

  1. Normal. É fazer lição de casa, temos muuuito que aprender com esses países em matéria de coleta de informações, evitaria por exemplo, o corte da compra de carne brasileira pelos EUA, sem teoria da conspiração, mas lembro da operação Carne Fraca, da JBS …

  2. O serviço secreto alemão é igual a PF do braZil … cheio de agentes fazendo bico para a CIA …para mim … o grampo na Dilma… foi feito por arapongas tupiniquins fazendo um biquinho para a CIA .

  3. Agora eles estão também oficializando a bisbilhotagem interna,
    autoridades germânicas podem ter acesso a dados do whatzape e faktruck,
    O alemão nem vai mais poder troca uns Nudez em paz,
    Essa nova lei aprovada pelo parlamento alemão, faz me lembra o filme;

    “A VIDA DOS OUTROS”

  4. tá vendo, país SÉRIO é assim, não tem essa de amigo, como diz o velho provérbio popular: “amigos, amigos, negócios a parte”

    cada um defende seus interesses, e estão certos. Aki no Brasil infelizmente é uma CHORADEIRA quando isso acontece, em vez de tirar isso como lição, e procurar aprender a fazer o mesmo, não, preferem CHORAR e se passar por vítimas de um conspiracionismo, e nem precisar dizer quem são né ? rsrs… tá todo mundo cansado de saber quem são os INCOMPETENTES que há décadas vem ATRASANDO tudo no Brasil.

  5. Todo mundo espiona todo mundo.
    Na reta final da escolha do FX2 o Serviço Secreto Brasileiro espionou as comunicações da chancelaria Russa e eles aceitaram nossas explicações !
    So os EUA que espionam e manipulam a tudo e a todos e não aceitam serem espionados. São tão hipocritas e demagogos que espionam e manipulam seu proprio povo.

Comentários não permitidos.