Oriente Médio pode enfrentar conflito armado em grande escala, caso Qatar ‘desobedeça’

Para o Qatar, será bastante difícil cumprir as exigências de quatro Estados árabes, declaradas há pouco. O especialista do Clube Valdai de Discussões Internacionais, Konstantin Truevtsev, opina que tal situação pode vir a causar um conflito armado sério.

Mais cedo, foi informado que quatro Estados árabes do Golfo enviaram nesta sexta-feira (23) a lista de condições para Doha na quinta-feira pelo Kuwait, quem está mediando a crise diplomática.

Em particular, segundo as exigências, o Qatar tem de reduzir os laços com o Irã, interromper a cooperação militar com a Turquia, incluindo o fechamento imediato da base militar turca em seu solo, e fechar a emissora Al Jazeera. Além disso, os criadores da lista insistem que o Qatar pare de naturalizar seus cidadãos, já os que estão no emirado devem ser expatriados.

As condições não param por aí: Qatar deve entregar todos os qatarianos procurados pelos quatro Estados, entregando um relatório detalhado sobre investimentos dos oficiais à oposição estrangeira.

Também se destaca que o Qatar tem de pagar compensações e denunciar publicamente as relações com grupos islâmicos, e parar de financiar o terrorismo, entregando as pessoas designadas como terroristas pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito.

Vela ressaltar que foram dados 10 dias para que Qatar cumpra todas as condições.

Segundo opina Konstantin Truevtsev, a lista de condições possui exigências irrealizáveis:

“Se lermos com atenção as condições do ultimato, o que mais podemos pensar? O ultimato inclui pelo menos três condições irrealizáveis: rompimento dos laços com o Irã, fechamento da base militar turca e fechamento do canal de televisão Al Jazeera”, declarou o especialista.

Ele também adicionou que “é uma ameaça enorme tanto material, como ataque contra imagem pública”.

Além disso, o especialista apontou que é pouco provável que o Qatar cumpra essas condições: “Duvido que Qatar cumpra essas exigências. Lá também havia forças demonstrativas: as pessoas se juntaram para apoiar o seu emir”, concluiu.

No dia 5 de junho, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e o Egito anunciaram o rompimento das relações diplomáticas com o Qatar, acusando Doha de apoiar organizações terroristas e de desestabilizar a situação no Oriente Médio. A eles se juntaram o Iêmen, o governo interino da Líbia, a Mauritânia, Comores, as Maldivas e Maurício.

Foto: © AP Photo/ Hassan Ammar

Fonte: Sputnik News

 

7 Comentários

  1. Bem sei que eles tem suas diferenças na própria religião, mais o que importa e a grana fecha um acordo com o irã de parceria de extração e exportação do gás e deixa a arabiazinha se doendo toda …. e afirmo o Qatar não será invadido e muito risco para o mercado financeiro e tantos investimentos estrangeiros que lá estão e ainda por cima tem o fato de que a Russia , Turquia e Irã não vão larga a “maior” reserva de gás do mundo não mais dos ianques…..

  2. esses árabes não se entendem nem entre eles, SEMPRE foi assim, ae somos obrigados depois a escutar que os ocidentais é que são os únicos culpados pela mer#% que eles fazem.

    o mais incrível é ver nossa própria gente fazer esse tipo de propaganda pra eles, como se sentissem vergonha da nossa cultura, ou algum tipo de culpa, mas se vc é cristão, ateu, gay, negro, judeu e tentar morar em algum desses países vai ver oq é sufoco viver por lá.

    E depois o ocidente é o que leva a culpa de ser racista, homofóbico, anti-semita e etc… mas não tem um FD* desses grupinhos de esquerda que adora achincalhar o estilo de vida ocidental querer ir pra lá

    • A esquerda ocidental (ocidentais anti ocidente, nem Freud explica) comemora em ataques terroristas e o fato de acreditar que terroristas islâmicos são !”Revolucionários contra o imperialismo ocidental”O que esquerdista covarde espera mesmo, que lixo Jihadista islâmicos faça o trabalho sujo para eles matando cristãos que eles odeiam.
      Eles são cristofobicos e historicamente intolerantes contra a religião cristã” A religião e o ópio do povo” Karl Marx, “Sou inimigo pessoal de Deus”Lenin, O estado será Deus” Stalin”).
      Mas não podem declarar isto publicamente, isto e contro o que lhes ensinou Gramsci sobre revolução silenciosa e infiltração e desconstrução.Eles querem adestrar e estimular muçulmanos ao extremismo para fazerem o trabalho sujo por eles.Por isto lixos socialistas fabianos como Hollande, Obama e outros financiam porcarias como o EI no Oriente Médio em nome de uma GeoPolitica tosca expansionista Acham que podem controlar uma força como esta mais não podem, estão somente sacudindo um vespeiro enquanto se lambuzam de melado.

  3. …………..cedo ou tarde s contradições de poder desses países iria aparecer….não permitem nem que o Katar pegue uma “boquinha” fora da baia…tem que morrer comendo no COCHEIRA !!!……..é feroz!! …………..

  4. O Qatar possui Dezenas de caças Mirage 2000-5, 24 Rafales e 36 F15 de ultima geração.

    Arabia maldita possui mais de 100 F15 em vairas versões, cerca de 70 Tornados, e 70 Typhoons Mach 3…vai ser uma treta aérea monstra por aquelas bandas.

  5. Tudo conversa fiada.. 1 a Arabia Saudita com os seus F15 e Thyphoons com seus os seus bilhoes em armamento de ponta estao atolados no Yemen vai querem abrir outro front contra o Qatar? 2 tirando a maior base militar dos EUA na regiao Tem no Qatar uma Base militar da Turquia que se aprontou enviar mais militares para o Qatar. Nao me parece que a A.Saudita tenha peito enfrentar a Turquia…lembrar que a Turquia ainda ė membro da OTAN..e reserva se no direito correr para saia da OTAN.
    Quanto as exigencias da A.Saudita +3..o porque de exigirem o fecho da base da Turquia ? Por que tambem nao exigiram o fecho da base Americana? A A.Saudita pode ter base militar Americana e o Qatar nao pode ter base militar da Turquia? Ou bases militares so pode quando ė Americana??
    .

1 Trackback / Pingback

  1. Oriente Médio pode enfrentar conflito armado em grande escala, caso Qatar ‘desobedeça’ | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.