ONU: mercado mundial das drogas prospera

O mercado mundial das drogas está prosperando e se diversificando, com uma produção de cocaína e ópio em alta, o desenvolvimento de substâncias sintéticas e um aumento da mortalidade por opiáceos, assinala o Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (ONUDC).

“Ultimamente se vem prestando especial atenção às ameaças representadas pela metanfetamina e as novas substâncias psicoativas (NSP). No entanto, como mostra o relatório, tanto a fabricação de cocaína como a de opioides estão aumentando”, assinala Yuri Fedotov, diretor do ONUDC com sede em Viena.

O ONUDC publicou seu relatório anual nesta quinta-feira.

Dessa forma, em 2015 o volume de fabricação mundial de cloridrato de cocaína puro subiu para 1.125 toneladas, ou seja, um aumento global de 25% em relação a 2013.

(14 jun) Apreensão de 860 kg de cocaína na República Dominicana

Quanto ao ópio, em 2016 a produção mundial aumentou em um terço em relação ao ano anterior.

  • O ONUDC assinala como particularmente preocupante a situação nos Estados Unidos: 25% de mortes por drogas no mundo acontecem nesse país, majoritariamente por opiáceos.

Edição: Plano Brasil

Fonte: YAHOO

7 Comentários

  1. Entre os fatores desse crescimento, que é contínuo, temos dois muito relevantes:
    – A propaganda dos entorpecentes. Que vem sendo realizada, por décadas, na cara dura nos filmes, mostrando que são algo normal, prazeroso, desejável, emocionante, romântico e até saudável. Ora o que não é visto não é lembrado. Essa propaganda criminosa já passou da hora de ser extirpada das produções do cinema e TV.
    – Políticas públicas antidrogas errôneas. Bem todo mundo, que pesquisar um pouco, descobre facilmente que por trás de políticas liberalizantes das drogas temos cabeças pensantes interessadas apenas em mais lucros com elas e outras coisas mais, como domínio das massas. Que só néscios para acreditarem que essas políticas possam controlar, diminuir, seu mercado e consumo

    Juntos esses dois fatores tem atuado como fermento poderoso no crescimento da produção e consumo dessa maldição contra a saúde humana pessoal, familiar e social.

    • O simples fato, ação, de eliminar as drogas de produções de entretenimento das telinhas, vai ser o mais duro golpe que esse mercado já levou desde que apareceu.
      O país que passar a fazer isso, censurar-deletar, cenas de consumo das telas, vai ser o desencadeador duma nova forma inteligente de tratar esse inimigo de todos.

      Uruguai poderia ter sido ele, mas preferiu justamente o caminho contrário.. O da cumplicidade.

  2. Isto eh um caminho sem volta , com o aumento das populiticas sociais que valorizam o contraventor e pune quem trabalha honestamente ,so poderia dar nisto , em todo mundo o socialismo luta pelos direitos dos menos favorecidos de cerebro , taxam os grandes empresarios , cobram altos impostos do trabalhador comum e manteem enormes programas sociais que auxiliao na multiplicaçao de noiados , vagabundos e preguiçosos , paralelo a isto aparecem os espertalhoes que exploram este mercado de idiotas , um problema mundial sem duvida , sem soluçao , viver sem limites , curtir a vida , luta por direitos esquecendo de mencionar os DEVERES , assim caminha a humanidade, comam ,bebam se droguem porque amanha morreremos.

  3. Certo político que teve seu helicóptero flagrado com meia tonelada de pasta base e declarou em telefonema a seu cumpadre não fazer nada de errado só traficar dorgas. Mostrar bem o perfil dos verdadeiros chefes de cartéis. Muitos se esquecem também dos grandes produtores de drogas sintéticas. A exemplo do Brasil cujo os maiores “fornecedores” de ecstasy, LSD 25, anfetamina dentre outros são Alemanha, Holanda e Estados Unidos. O certo e que questão da droga e complexa. Não há solução definitiva, há paleativos para minorar consequências sobre certos aspectos. Más é de fato um dos grandes males século.

  4. Porque o consumo de heroina nos EUA se declinou para quase 98% entre 1939 e 1945 e depois comecou crescer outra vez . A guerra praticamente eliminou o trafico de heroina da Asia para os EUA. Quem era os traficantes? A Triad, a mafia chinesa, a Cosa Nostra norte american, cujo chefao era Luck Luciano e a mafia judia, cujo chefao era Meyer Lansky. Luciano foi preso e condenado prisao perpetua.. 1941 EUA entra na Guerra, e sabotagens ocorre nos portos norte americanos, que era controlado nao por sindicatos, como todo mundo pensava, mas pelas Mafias, principalmente a Cosa Nostra. Que fez a Marinha norte americana? Seu Servico de Inteligncia entrou em contacto com Luciano, com Meyer Lansky, e fizeram um arranjo. Luciano seria libertado da prisao se a Mafia colaborasse com a Marinha em contra epionagem, principalmente epiar os alemaes e se ele Luciano entrasse em contacto com a Cosa Nostra siciliana, para eles espiarem os alemaes na Italia. Mais de 100 mafiosos que estavam presos nos EUA foram recrutado pelo Servico de Inteligencia da Marinha e enviados para Italia e Franca, onde eles entraram em contacto com a Mafia Siciliana e a Mafia de Corsiga que controlava o porto de Marselha e que de ha muito estava envolvida com os militares franceses no trafico de Opio da Asia para Europa, que eles transformavam em heroina, Luciano reorganizou o trafico de heroina para os EUA. Comeca ai o envolvimento dos Servicos de Inteligencias dos EUA no trafico de heroina. O resto e historia

Comentários não permitidos.