MINUSTAH: Área de Cité Soleil entregue à Polícia Nacional Haitiana

Porto Príncipe (Haiti) – A partir de 15 de junho, a Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH) passou a área de responsabilidade de Cité Soleil para a Polícia Nacional Haitiana, embora a tropa brasileira continue ocupando uma base naquela comuna e realizando patrulhas esporádicas.

Essa ação está inserida no processo de fortalecimento das instituições nacionais, a partir da constatação de que essa região já se encontra em um grau aceitável de segurança e estabilidade. A passagem dessa área sensível, já considerada uma das mais violentas do mundo, somente foi possível em decorrência da presença e da atuação das tropas brasileiras em Porto Príncipe nesses últimos 13 anos de MINUSTAH.

Nesse contexto de ajustes das áreas de responsabilidade, o Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 26) teve ampliado seu raio de ação para todo o território haitiano, em função da saída das tropas militares dos outros países. Para isso, aproveitando a característica da aeromobilidade da tropa oriunda da 12 Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), o Batalhão tem ficado em condições de atuar em qualquer parte do país, por intermédio do emprego de uma Força de Reação Rápida, a “Quick Reaction Force” (QRF), com apoio de helicópteros MI-171, do BANAIR (Bangladesh Air Force/MINUSTAH), no tempo máximo de 30 minutos, após acionamento.

Além disso, como o contingente do Brasil é o último a deixar o Haiti, os militares brasileiros passaram, desde o mês de maio, a garantir a segurança das instalações das bases chilena, uruguaia e peruana em cidades localizadas no Norte do país.

Fonte: BRABAT 26

4 Comentários

  1. Descordando do colega jose ricardo n de azeredo

    A missão não foi cumprida, uma vez que fomos abandonados no Haiti pela ONU…

    O Haiti ainda esta um caos, sem infra estrutura, falido, desorganizado, violento, passando fome…
    Infelizmente a comunidade internacional só prestou atenção na situação pós terremoto, e quando essa noticia parou de vender a ajuda humanitária parou de fluir…

    Mas a ONU foi criada para isso mesmo, é uma organização que não é nada mais que um balção de negociações políticos, e mais nada

  2. O Brasil já devia ter saído há muito tempo, até acampamento do MST o governo brasileiro patrocinou no Haiti, fora a quantidade de imigrantes que ganhamos de presente, pois esse pessoal veio para o Brasil sem a menor condição, sempre com a ideia de um país próspero..

1 Trackback / Pingback

  1. MINUSTAH: Área de Cité Soleil entregue à Polícia Nacional Haitiana | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.