O que o BRICS está pensando? Entidade divulga comunicado conjunto

Após reunião de dois dias em Pequim, os ministros das Relações Exteriores do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – divulgaram um comunicado conjunto sobre as análises e deliberações do bloco. A Sputnik traz alguns dos pontos mais relevantes do documento.

Organização das Nações Unidas (ONU)

A necessidade de reformar a ONU, assim como seu conselho de segurança, foi reafirmada pela publicação, para torná-lo “mais representativo, efetivo e eficiente”. O bloco entende que os países em desenvolvimento devem ter sua representação aumentada.

“A China e a Rússia reiteram a importância que atribuem ao status e ao papel do Brasil, Índia e África do Sul em assuntos internacionais e apoiam sua aspiração de desempenhar um papel maior na ONU.”

Acordo de Paris

O bloco fez uma convocação para os países seguirem as regras do Acordo de Paris, mas não fez nenhuma menção à retirada dos EUA do acordo, decidida por Donald Trump.

Síria

A solução para o conflito na Síria deverá ser fruto da liderança e ser propriedade do próprio país árabe.

“Os ministros apoiam fortemente as conversações de paz de Genebra e o processo de Astana e recebem a criação das áreas de segurança na Síria. Eles se opõem ao uso de armas químicas por qualquer pessoa, para qualquer propósito e sob qualquer circunstância”.

Israel e Palestina

A maneira de atingir “paz e estabilidade” no Oriente Médio é seguir as resoluções da ONU, os Princípios de Madrid e a Iniciativa Árabe pela Paz. Assim, poderá ser criado um estado palestino “independente, viável e territorialmente contínuo” e capaz de conviver em “paz e segurança” com Israel.

África

O BRICS ressaltou a importância da colaboração entre a ONU e a União Africana (UA) e a chamada “Agenda 2063” — um plano de metas para o continente africano desenvolvido pela UA.

Confira a íntegra do documento (em inglês) neste link.

Foto: © REUTERS/ Wang Zhao/Pool (Arquivo)

Fonte: Sputnik News

 

7 Comentários

  1. Dos BRICS o único país que não leva defesa à sério é qual? Aliás… o único que não leva nada a sério é sempre o mesmo. Peraí…levam a sério algo sim… agora que no Rio cortaram metade da verba do Carnaval a coisa ficou de fato séria …

    • Tem outra coisa que tem sido levada muito a sério no Brasil além do infantil carnaval profissional das escolas de samba…
      A tal patética parada gay.
      É de admirar a futilidade e descompromisso familiar de milhares de brasileirinhos idiotas úteis da rede de desagregação social internacional, que se reúnem anualmente para enfraquecer mais ainda a sociedade nacional. Verdadeira raça de patetas, ingênuos e negativos, mas que se acreditam cheios de atitude e personalidade (sim são cheios disso, mas de versão negativa-contraproducente).

      Do jeito que nosso país está – com marginais tomando conta da população a seu bel prazer – não temos nada a somar no BRICS que os outros 4 abestados que lá estão não possam fazer.
      Primeiro, e com urgência, temos que arrumar a nossa casa.

  2. A questão da Palestina foi lembrado… só resta saber se o corrupto com a sua diplomacia dos camundongos … tem a coragem de assinar em baixo ..alás ..pensando bem .. ele pode até assinar já que valor e caráter para assumir o que assina … pois bem, isso é outros quinhentos.. perincipalmente … se tratando de um pau-mandado do tio Sam.

  3. o governo temer um zumbi andando

    saindo esse lixo de governo dos trouxinhas ai a coisa melhora

    mas pelo menos o brasil esta envolvido no brics .

    vamos ver o que o temer vai trazer dessa viagem a europa

    ou so foi la para ficar passeando

  4. Infelizmente os pontos de relevância levantados não mostram qualquer novidade. Apenas mais do mesmo. Ou pior, mesmo do mesmo. Por vários fatores os BRICS perderam a pouca força que tiveram, mas principalmente pela falta de interesse da China no bloco.

  5. Gostei muito da atitude do Crivela,nos interiores do Brasil já vinha sendo feito isto por vários prefeitos,cortando verba de carnaval,com isso quem sabe mais prefeitos tomem uma atitude identica,existem outros lugares para cortes,visto que nestás reformas trabalhistas só contempla meter o ferro no povo e nada de tirar previlégios dos politicos,funcionários, públicos,judiciário perdulário que ganha uma fortuna cheio de previlégios por isso ninguém vai para cadeia todo mundo quer defender a sua mamata.Uma coisa que tinha que existir no minimo era que para se aposentar nesta joça todos sem excessão,idade minima de 65 anos público e privado acabava com muita mamata ,nossos militares comprados estão se aposentando na maioria na casa dos 50 anos outro avilte,mude isso que ai vai ter até guerra,acabem com este carnaval que vai ter o povo todo em guerra,querem um pais decente mas não abrem mão das mazelas,temos está merda de desgoverno que impera desde sempre agora com roubo institucinalizado a quase duas décadas,cadeia nesta ordem Lula,Aécio Temer,depois 90% do congresso ,ai sim começaremos a ter uma nação.Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

    • Gostei muito da atitude do Crivela,nos interiores do Brasil já vinha sendo feito isto por vários prefeitos,cortando verba de carnaval,com isso quem sabe mais prefeitos tomem uma atitude identica,existem outros lugares para cortes,visto que nestás reformas trabalhistas só contempla meter o ferro no povo e nada de tirar previlégios dos politicos,funcionários, públicos,judiciário perdulário que ganha uma fortuna cheio de previlégios por isso ninguém vai para cadeia todo mundo quer defender a sua mamata.Uma coisa que tinha que existir no minimo era que para se aposentar nesta joça todos sem excessão,idade minima de 65 anos público e privado acabava com muita mamata ,nossos militares comprados estão se aposentando na maioria na casa dos 50 anos outro avilte,mude isso que ai vai ter até guerra,acabem com este carnaval que vai ter o povo todo em guerra,querem um pais decente mas não abrem mão das mazelas,temos está merda de desgoverno que impera desde sempre agora com roubo institucinalizado a quase duas décadas,cadeia nesta ordem Lula,Aécio Temer,depois 90% do congresso ,ai sim começaremos a ter uma nação.Assim quanto ao Brics o que não existe não se comenta,até porquê o Brasil não dá a importância que devia e é reciproco porquê se quisermos vender qualquer quinquilharia em qualquer pais do Brics,pagamos as mesmas taxas sofremos os mesmos embargos em alguns casos é até mais rigido e passamos por todas as burocracias,e até hoje o tal apoio em sermos membros permanentes da Onu é só falacia dos Brics ninguém se moveu de verdade Não existe ponto.Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

1 Trackback / Pingback

  1. O que o BRICS está pensando? Entidade divulga comunicado conjunto | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.