EUA enviam dois bombardeiros B-1 para a península coreana

Os Estados Unidos decidiram, nesta terça-feira, enviar dois bombardeiros estratégicos B-1 para a península da Coreia, com o objetivo que realizem manobras com as forças aéreas sul-coreanas, segundo confirmou à Agência Efe, um porta-voz de Defesa em Seul.

Os B-1 executarão hoje exercícios com dois caças F-15K das forças aéreas sul-coreanas, explicou o porta-voz, detalhando que se trata de “manobras programadas com regularidade”.

Apesar da afirmação, o envio dos bombardeiros a partir da base aérea americana Andersen, na ilha de Guam, acontece após a confirmação da morte do estudante americano, Otto Warmbier, detido pela Coreia do Norte no ano passado e repatriado na semana passada em coma.

O estudante ficou mais de um ano em coma, em que entrou pouco após a sua última aparição em público (durante seu julgamento em Pyongyang, em março de 2016), de acordo sua família.

O regime norte-coreano diz que Warmbier sofreu um surto de botulismo, após ele ter tomado um comprimido para dormir e que não voltou a acordar, versão que seus familiares questionam.

A última vez que os EUA enviaram bombardeiros B-1 para a península coreana foi no dia 29 de maio, horas depois do regime de Pyongyang ter lançado um míssil balístico, durante um teste.

AFP

Fonte: Terra

Guerra pode ser próxima resposta dos EUA para ações da Coreia do Norte, opina analista

A posterior escalada de tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte não condizem com preservação da paz mundial, pois a próxima resposta de Washington para a atividade de Pyongyang pode se tornar início de ações militares, opina o diretor do Centro russo de Estudos Militares e Políticos, Vladimir Batyuk.

Segundo o especialista, tal reação dos EUA poderia ser provocada pela morte do estudante norte-americano, Otto Warmbier, que foi libertado na semana passada de uma prisão da Coreia do Norte e retornou para o seu país natal, mas em estado de coma. Tal fato terá efeito sério sobre as relações entre os dois países, acredita o especialista.

“Quanto às sanções, acredito que não serão endurecidas, pois não dá para endurecê-las ainda mais. EUA não apoiam quaisquer relações comercias com esse país. Medidas [de pressão] futuras corresponderão simplesmente a uma declaração de guerra”, declarou o analista militar à Sputnik.

O especialista também lembra que EUA já transferiram seus bombardeiros B-1 para a Coreia do Sul a fim de “demonstrar poderio norte-americano”. “Não sei o que os americanos poderiam vir a fazer além disso”, acrescentou Batyuk, reforçando que, como anda a escalada de tensões entre os dois países, guerra poderia vir a ser o próximo passo tomado pelos Estados Unidos.

O estudante norte-americano, Otto Warmbier foi transferido para os EUA em resultado de forte pressão exercida pelo governo de Donald Trump após a descoberta do estado de saúde do rapaz, condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte. Otto faleceu alguns dias depois de voltar para casa.

Foto: © AP Photo/ Forças dos EUA, Coreia

Fonte: Sputnik News

 

2 Comentários

  1. ……………os EU apenas gasta combustível com esses bombardeiros pra tapear tôlos…se eles bombardearem Pyongyang. Seul vai virar farofa pois o Kim jon un não vai enviar mísseis pros EU podendo pegar Seul ali pertinho a pouco menos de 200 kms…………os EU pensam que todo mundo é trouxa……………

Comentários não permitidos.