SAAB: Caça GRIPEN E faz seu primeiro voo

Às 10:32 nesta quinta-feira 15 de junho, o Gripen E decolou no seu primeiro voo.

A aeronave (designação 39-8) saiu do aeródromo da Saab em Linköping na Suécia, e voou sobre as partes orientais de Östergötland por 40 minutos.

Durante o voo, a aeronave realizou uma série de ações para demonstrar vários critérios de teste, incluindo a retração e a extensão do trem de pouso.

“O voo foi exatamente o esperado, com o desempenho da aeronave combinando a experiência em nossas simulações. Seu desempenho de aceleração é impressionante com um bom manuseio.” diz Marcus Wandt, piloto de teste da Saab.

Foto: SAAB

Mais informações: SAAB 

 

36 Comentários

  1. Finalmente…

    Agora vai ficar difícil dizer que é um “caça de papel”… Já não é desde 2008, quando voou o demonstrador de conceito…

  2. Serão ao todo quatro protótipos. Se juntarão à campanha de testes e ensaios mais um ano que vem, em 2019 voará o protótipo de acordo com a configuração brasileira que, entre outros itens, contará com um WAD projetado pela AEL (subsidiária da Elbit Systems). Por fim em 2020 será a vez do Gripen F, variante biplace exclusivamente brasileira.

    Trata-se de um grande feito. E uma amarga derrota para as viúvas da malfadada escolha “político etílica” do dia 07/09/2009……..

    Chora Xarliane!…rs!

    • hms tiraleite ou ss69 atual

      voce acha que brasileiro tem memoria curta mas isso e mentira

      vc falava que nada seria escolhido e que o fx2 ficaria sem classificar o responsavel pela contruçao da aeronave caça

      entao vc achava que nem seria escolhido caça nenhum

      entao se recolha na sua insignificância

    • Meu caro Ilya-Relojoeiro-Farias-Professor-Xarliane, como de costume você vem aqui fazer suas colocações absolutamente risíveis senão vejamos:

      – O RCS do Gripen é menor que o dos Flankers ( a visão do Coronel Fornhoff abrindo os braços para descrever o RCS do caça da Sukhoi naquela antológica palestra é famosa)

      – Embora tanto Rússia como Suécia disponham de aeronaves AEW, os radares aerotransportados das plataformas suecas levam vantagem por serem AESA. No cenário Sul Americano a FAB tem aeronaves AEW (que usam os mesmos radares suecos) ao passo que a aviação bolivariana não.

      – O Meteor é superior ao R-77 tanto em alcance como em NEZ.

      E agora?

    • rsrsrsrsrssss… esse caça foi desenvolvido para predar frankers e vc vem com essa lorota ???… tinha que ser o carequinha travestido… em dogfight os flankers seriam todos abatidos… aquele trambolho da década de 60 só tem tamanho… 🙂

  3. O GRIPEN NG foi a melhor compra militar já feita pelo Brasil em décadas.

    Este será o primeiro lote de um total de 3 que irão totalizar 108 aeronaves até 2035.

    A Versão E/F tem alcance de 1.800km armada com 4 misseis e 2 tanques de combustível, enquanto a versão C/D tinha apenas 1.350km.

    Em matéria de aviônica não deve nada para os demais de sua geração, e seu desempenho é semelhante ao de um F-16.

    Muitos criticam este caça sem conhecimento algum, se não é russo ou americano é ruim, e ponto rsrsrs deprimente.

    Será a melhor aeronave de caça da América Latina quando entrar em operação, e o único caça além do F-35 com a monotela na cabine.

  4. Mf, se olharmos em eletronica embarcada o Gripen não deixa nada a desejar para o F-35. Creio que tirando o fator Stealth , o F-35 teria sérios problemas em um embate contra o Gripen e mesmo com este fator ,dependendo do piloto pode ser um combate épico. Que venham os treinamentos futuros (Cruzex) para conferirmos.

  5. Gripen E = Maravilhoso caça proficiente da atualidade e das próximas décadas, aliando ainda por cima algo importantíssimo: Economia – versatilidade, facilidade de manutenção e municiamento (com toda gama de armamento que seu dono achar por bem ter). Porém….

    Tem um melhor que ele…

    Gripen EBr.

  6. Como a força aérea dos EUA publicaram o que o Gripen NG é um caça de segunda classe e a própria Dassault emitiu uma nota em seu site lamentando a escolha do Brasil pelo gripen alegando que o Rafale está em um patamar acima do Gripen. O Brasil pagará mais de 100 milhões de dólares por cada pulga alada e os fans boys vibram. Tem um site Calcinhas Kahdas e Vencidas, que os próprios blogueiros inventam perfis falsos e não publicam o contra ponto, é uma piada um bando de troll. Estão espumando pelo anus por causa de um cacinha que nem foi entregue nem ao menos um lote kkkk. O Ng para Brasil é a esma coisa que a urna eletrônica para o mundo, não passa de uma piada.

    • Cara, não onde você se informa, mas esse caça é muito bom em vários pontos, procure uns vídeos no Youtube de quem entende da coisa. Comentários como o seu são dispensáveis e desnecessários, afinal não agregam nada para ninguém.

      • A suécia tem proteção dos EUA, o Gripen Jas 39 é um caça para se ter aos enxames e para espaço curto de batalha dissuasório em combate aéreo. Aconselho vc a pesquisar sobre caças de combate. Não critico o caça NG, mas como será adquirido pelo Brasil. Binômio Quantidade e preço.

    • Ivanmc,

      Teria uma fonte acerca dessa declaração dos EUA acerca do NG…?

      A Dassault pode alegar o que quiser… Uma nota de uma empresa não desabona o produto do concorrente; não muda em nada o status deste…

      Por fim, as outras alternativas não seriam menos caras… Cada Rafale iria custar mais de US$ 260 milhões, com os F-18 E/F vindo logo atrás por pouco menos…

      Um Gripen NG completo é um Rafale de prateleira… Isso é inegável…

    • Os Suecos, apesar de possuírem um dos maiores IDH do PLANETA devem ser completos idiotas. Claro, porque após mais de meio século desenvolvendo suas próprias aeronaves de defesa, respeitadas em todo o mundo, conseguiram desenvolver algo inútil, um avião incapaz de enfrentar sua principal ameaça, os caças russos​.
      São irresponsáveis esses suecos, relegando sua defesa a uma plataforma tão inadequada. Até parece que se esqueceram de tudo que passaram na segunda guerra, quando foram subjugados e dominados por uma potência estrangeira. São totalmente ineptos.
      Alguém, em sã consciência, realmente acredita numa falácia dessas?
      Cada vetor segue a doutrina de seu país de origem. Os russos possuem um território imenso, daí seus vetores precisarem ser tão grandes (alcance). Os Suecos desenvolveram um vetor para suas necessidades (que atendem os requisitos da FAB). Em combate aéreo, tamanho não é documento (lembram-se do zero?).
      Aliás, o NG estará equipado com O melhor armamento ar-ar da atualidade, o Meteor.
      Precisa falar mais alguma coisa?

      • Eu prefiro ler e comentar ao invés de censurar. Se você gosta de censura o problema é seu. Não sou obrigado a acreditar que 36 lifts bilionários são os galácticos e invencíveis. Tem apedeutas digitais aos montes por aí.

      • Se poder tentar entender sobre aviação antes de fazer comentários infelizes dizendo que o avião não presta.

        Por que teriam que ser galáticos invencíveis?
        Tem que a atender as necessidades da fab dentro dos recursos que ela dispõem.

        É pequeno mas é melhor que qualquer mig.

  7. fui caminhoneiro e trabalhei com varios modelos de cavalos, e o SAAB Scania sem duvida é o mais moderno, sem duvida o gripem E será o melhor caça da região…pesquusem antes de comentar, por exeplo o j 37 viguem foi o primeiro caça com fly by wire ja no inicio dos anos 70…

  8. acredito que será um ótimo caça, não é o maior, mas terá o de melhor nele, dentro de sua categoria, e isso já basta !

    • Só a tecnologia que absorveremos com ele já paga o investimento… o problema é que o Brasil em si não é um país sério… se fosse já teríamos desenvolvido o nosso próprio… mas o Brasil não é para amadores…

  9. Por um lado, ainda bem que voou. E, se vier para a FAB que bom, é melhor do que nada na situação a qual a nossa força aérea se encontra.

Comentários não permitidos.