Aos poucos, China isola Taiwan

Com generosos pacotes comerciais, Pequim continua a atrair para si os poucos países que ainda têm trocas formais com Taipei. Último foi Panamá – e seu importante canal. Próximos devem ser os vizinhos na América Central.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen durante discurso em Taipei

O governo taiuanês tenta digerir nesta terça-feira (13/08) mais uma derrota diplomática, após a decisão do Panamá de romper suas relações com Taiwan e estabelecer laços com a China. Pequim continua, assim, a atrair para si os poucos países que ainda têm trocas formais com a ilha.

Em busca de influência, Pequim e Taiwan tentam há décadas tirar aliados um do outro. Muitas vezes, oferecem generosos pacotes comerciais em troca de relações diplomáticas. Mas os taiuaneses têm dificuldades de competir ante uma China econômica e politicamente cada vez mais forte.

“Taiwan não pode aceitar isso”, disse a presidente Tsai Ing-wen, visivelmente mais irritada do que em dezembro passado, quando o miniestado africano São Tomé e Príncipe mudou de lado. “Não podemos mais ficar de braços cruzados ao ver nossos interesses ameaçados.”

Não foi por acaso que a primeira viagem internacional de Tsai como presidente, em junho de 2016, a tenha levado ao Panamá. Muito também por causa do Canal do Panamá, o país era visto entre os aliados latino-americanos de Taiwan como o mais importante.

Nos anos 1990, Taiwan tinha 30 aliados. Hoje, só 20 reconhecem a ilha formalmente como Estado – em sua maioria nações menores da América Latina e do Pacífico. Forte parceiro econômico chinês, o Brasil, por exemplo, não tem relação diplomática oficial com Taiwan.

“O Panamá carecia de relações diplomáticas com a China, Estado que representa 20% da população mundial e é a segunda maior economia. Esta é uma situação que um governante responsável não podia perpetuar”, declarou o presidente panamenho, Juan Carlos Varela, ao fazer o anúncio.

Estratégia de aliciamento

Ainda não está claro como a presidente Tsai vai reorientar a política para Pequim. O Partido Democrático Progressista (DPP), liderado por ela, é considerado crítico da China. Entre os membros, estão pessoas que buscam mais independência da China continental e que a ajuadaram a se eleger presidente em 2016.

A China tem uma profunda desconfiança em relação a Tsai. Para Pequim, a presidente quer estimular a independência formal da ilha, embora ela diga, ao menos publicamente, querer manter a paz com Pequim. Após a decisão do Panamá, Taiwan afirmou que não vai competir em um “jogo diplomático de dinheiro”.

“Nosso governo expressa sérias objeções e uma rejeição forte em resposta ao fato de a China estar induzindo o Panamá a romper laços conosco, confinando nosso espaço internacional e ofendendo o povo de Taiwan”, disse o chanceler de Taiwan, David Lee, em Taipei.

Que o aliciamento faz parte dos esforços de Pequim para isolar internacionalmente Taiwan ainda mais é óbvio para os taiuaneses – como castigo pela recusa de Tsai em reconhecer de alguma forma a política de “uma China única”. Desde que ele foi eleita, Taiwan já perdeu três aliados.

Nem a mídia chinesa, considerada a voz oficial do governo, esconde que existe uma competição diplomática. “Esse é o preço que o governo de Tsai deve pagar”, disse o diário nacionalista Global Times, de Pequim. “Taiwan não pode se opor ao poder da China continental. Independência é um beco sem saída.”

Vizinhos na mira

Mas muitos não culpam Tsai e seu partido pelo aliciamento do Panamá, avalia o especialista em Taiwan Jon Sullivan, da Universidade de Nottingham: eles veem a pressão como um “ataque à honra de Taiwan.”

“O Panamá foi um aviso”, diz Sullivan. Segundo ele, Taipei temer agora que os seus cinco aliados remanescentes na América Central – Nicarágua, Honduras, Guatemala, El Salvador e Belize – possam seguir os passos do vizinho, quiçá até ao mesmo tempo.

É mais provável, contudo, que gradualmente Pequim aumente ainda mais a pressão: afinal, aliciar praticamente cada um dos aliados de Taiwan, em sua maioria pequenos e empobrecidos, não é nenhum problema para a China.

A última joia da coroa agora é o Vaticano, como o único Estado europeu entre os aliados de Taiwan. Pequim o corteja de forma “agressiva” e também estaria disposta a fazer concessões ao Sumo Pontífice.

Não está claro quais seriam as consequências concretas para Taipei de um teoricamente possível fim de todas as relações diplomáticas. O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan já mantém escritórios de representação não oficiais em dezenas de países para seus diplomatas, inclusive em Berlim. A cada ano, alguns aliados de Taiwan levam o tema à Assembleia Geral da ONU, mas ainda sem efeitos. Seu significado é de natureza sobretudo simbólica.

Fonte: DW

26 Comentários

  1. A China é uma potência econômica, e Taiwan quer queira. quer não. ,é parte da China além de ser fraca politicamente, sem nenhuma chance de pleitear independência!

  2. Eu acredito que o caminha provável para Taiwan e aceitar uma reunificação com a China aos moldes de Hong Kong, com alguma autonomia representativa.
    Ate porque a pena ilha por mais avançada e inovadora que seja não tem como competir economicamente com um monstro gigantesco que tem um bilhão de escravos trabalhando de graça praticamente em suas linhas de produção.

    • escravos trabalhando praticamente de graça em linhas de produção existem por todo o mundo….em qualquer lugar do mundo…

      • 1 Bilhão de escravos estatais trabalhando há menos de 2 dólares por dia para produzir ching lings em concorrência desleal de mercado global, enquanto uma minoria ligada ao partidão comunista chinês(Burocratas come e dorme) andam de BMWs em Pequin.
        Não são empreendedores, são apenas sangue sugas do estado leviatã chino.

        Melhorou maquinista

      • “enquanto uma minoria ligada ao partidão comunista chinês(Burocratas come e dorme) andam de BMWs…..Não são empreendedores, são apenas sangue sugas do estado leviatã chino.”

        Igual faz os nossos políticos de esquerda vagab#$% aqui, ae o trollzinho fica choraminguando da falta de patriotismo no Brasil, é claro, quem manda ficar apoiando os movimentos de esquerda.

        quer progresso malandro ? Para de apoiar corrupto, principalmente os de esquerda.

      • Tomou papudo… rsrsrsrrsssss… vc defende a escravidão dos povos… taí… pegaram vc no contrapé, na MENTIRA DESLAVADA… 🙂

  3. Os chineses trabalham com um tempo diferente, para eles 100 anos não são nada…

    Taiwan não tem saída, acabará nos braços da China. O mesmo destino da presa da Sucuri, se debate, mas o destino está traçado.

  4. agora imagina essa notícia se fosse o contrário, em vez de China, “EUA”, e no lugar de Taiwan, sei lá coloca ae Alasca querendo se tornar independente dos americanos, qual seria o discurso nos comentários ? Já dá até pra imaginar rsrs…

    Depois apenas quem leva a fama de intervencionista é os EUA, mas na prática sabemos que todas as grandes potências fazem esse jogo, o problema é que os americanos tem mais COMPETÊNCIA que os demais, por isso a birrinha ideológica “usamericanus são malvadus” rsrs..

    “A China de agora, é os EUA de amanhã” ( eu, eu mesmo ) rsrs..

    • O sr disse uma coisa certa : “”sabemos que todas as grandes potências fazem esse jogo””
      Todas fazem e todas vāo fazer e todas fizerem no passado..
      Mas a diferença esta na tal boçalidade ideologica e intelectual que mts aqui apresentao.. de que o A ou B è o melhor e é superior em tudo.. nem capacidade de criticar seja la o que for que esteja errado tem coragem. Mas depressa defendem o patrāo o dono aqueles que lhes controlam com uma trela do que defender o Brasil..se ė que sāo Brasileiros neh? Escravos e vendidos e prostitutos ideologicos.

      • A diferença está em comparar coisas completamente diferentes.

        Na cabecinha de vcs, um país sem liberdade de expressão, de imprensa, econômica, que mata deficientes físicos e meninas… Que até pouco tempo impedia a pessoa de ter dois filhos é a mesma coisa que um país ocidental.

      • Fala se em prostituto quem aparece? O papa dos prostitutos ideologico.. os vendidos a sairem do armario..claro.vem do berço

      • rsrsrrsssss… ele te esquartejou sem usar o machado, caro lunático… rsrsrsrsrssss… o menino é bom de bala… puxou o pai… rsrsrsrssrsss… esse vai dar trabalho pra esquerdopatia obtusa… 🙂

      • No brasil è que ta bom neh? Cheio de favelas cheio de crackolandias cheio jovens que nāo estudam nāo trabalham que matam por um relogio ou um par de nick’s Brasil é que ta bom neh? Onde quelquer vagabundo tem filho sem condições basicas de vida.. onde 1 em cada 3 dos jovens cometeu algum crime ou usa droga. No Brasil é que ta bom neh? Onde a educaçāo è de nivel do 3 mundo . No Brasil é que ta bom neh? Onde a corrupçāo faz parte do Estado. Onde muitos parasitas e amebas criam caos discordia e intrigas para manter seus previlegíos e enriquecer a custa dos outros..onde chupistas de escrotos pseudo-brasileiros mais defende outros paises do que o Brasil..e se dizem Brasileiros?

    • A diferença é que nenhum estado americano quer sair, enquanto diversas províncias chinesas querem.

      Explique, por favor.

      • california e texas tem grupos separatistas

        escreve assim no google
        california e texas querem se separar dos estados unidos

        sobre a china eu vejo o povo falando mau dela de como o chinês é escravizado

        mas no tempo que a Inglaterra dominava la o chinês era escravizado e drogado
        na época da invasão japonesa , também escravizado
        hoje falar que chinês é escravizado
        e batem palma para o fim da clt
        batem palma para o fim da previdência social

        vao ser cara de pau POBRES DE DIREITAS

        engana ninguém quer ser aceito e começa a falar igual ao patrão

        mas na verdade o patrão ve esse tipo de pessoa igual a um PAPAGAIO ate falar gíria aprende

        mas no final ele sera visto pelo empresário patrão rico sempre como um papagaio apenas isso

        e sobre o povo chinês tem brasileiro trabalhando de semi escravidão em fazendas de políticos que grilaram as terras e vocês batem palmas

        quer saber se preocupem com o brasil pois a china já passou nos a muito tempo a briga ali é com os estados unidos que esta mau das pernas

      • sim zé bala, vc falou muito bem

        mas na cabeça oca dos socialistas de araque, nunca entenderão isso rss…

  5. Segundo o britânico Financial Times:

    Salário médio da indústria da China supera o do Brasil e do México.

Comentários não permitidos.