Concorrência entre China e EUA: quem ganhará luta pelo Canal do Panamá

O Panamá está disposto a compensar a forte influência dos EUA desenvolvendo suas relações com a China. Os projetos para a construção do Canal da Nicarágua e da ferrovia transcontinental Brasil-Bolívia-Peru com capital chinês podem ter empurrado o Panamá para rever as relações com a China.

O especialista do Instituto da América Latina da Academia de Ciências da Rússia, Aleksandr Kharlamenko, comentou à Sputnik China a decisão do Panamá de romper as relações oficiais com Taiwan e estabelecer relações diplomáticas com a China.

O chefe do MRE da China, Wang Yi, e a ministra das Relações Exteriores do Panamá, Isabel Saint Malo, assinaram no dia 13 de junho um comunicado sobre o estabelecimento das relações diplomáticas entre seus países.

O jornal The South China Morning Post caracterizou a situação como um choque para Taiwan e como o aumento da influência da China numa zona em que tradicionalmente dominam os EUA. O especialista russo Aleksandr Kharlamenko assinala que foi a própria política dos EUA na região que foi o fator principal para a decisão do Panamá em estabelecer relações com a China.

O especialista classificou este acontecimento de sem precedentes, porque o Panamá, mesmo durante os mais graves períodos nas relações com os EUA, nunca se decidiu a estabelecer relações com a China. Esta mudança em direção à China continental ocorreu depois do início dos escândalos financeiros entre o Brasil, Equador e Venezuela com o Panamá, que foram provocados, segundo o especialista, pela nova administração dos EUA.

Kharlamenko opina que os círculos políticos e empresariais do Panamá podem sofrer danos por causa destes escândalos, por isso ele tentam equilibrar a influência dos EUA estabelecendo relações com a China. Outra razão é o projeto da ferrovia transcontinental Brasil-Bolívia-Peru e o projeto do canal alternativo de Nicarágua com a participação do capital chinês.

Estes projetos podem causar a perda de influência do Panamá na região – o país pode deixar de ser o dono do único caminho entre os dois oceanos. O especialista também assinala que a situação provoca o agravamento da rivalidade entre os EUA e a China na região.

Anteriormente, de fato, considera o especialista, Washington proibia o Panamá de estabelecer relações com a China, porque a segurança do canal era garantida pelos EUA, o que limitou o Panamá na sua soberania.

O especialista concluiu que o desenvolvimento da cooperação econômica entre o Panamá e a China continental, que terá lugar no futuro próximo, pode estimular passos mais ativos do Panamá para sair da esfera política dos EUA.

Foto: © REUTERS/ Carlos Jasso

Fonte: Sputnik News

 

 

15 Comentários

  1. Eu não ficarei admirado se nas Antilhas … surgir do nada … umas ilhas cuja a linguá falada seja o mandarim … e quem vai impedir ? … quem ? … os EUA ? .. D U V I D O

  2. Os tempos mudaram, a China é uma realidade e esta na briga,quem tenta ignora-la esta ficando para trás !

  3. por isso os meta capitalistas e comunistas nessas horas “dão as mãos” e tem interesses em comum

    o mundo perfeito pra eles, é um só governo e que seja comunista, pois o Estado controlaria tudo e colocaria o povo no cabresto, para deixar os empresários amigos do “rei” ganhar rios de dinheiro as custas de mão de obra barata que o Estado comunista controla.

    é o mundo dos sonhos deles, e a China é o grande modelo que os meta capitalistas e comunistas querem para o mundo TODO.

    China cheia tá cheia de empresas americanas e europeias se aproveitando da mão de obra barata, e do poder que o governo chinês tem de controle sobre seu povo.

    Já conversaram com algum chinês residente no Brasil ? Pergunta se ele quer voltar pra lá mesmo com a economia deles crescendo, e todo esse aparato e dinheiro que a China vem colocando e construindo em outros países, vão ter uma surpresa na resposta, conheço uma família que mora a 2 quadras da minha casa que estão há 15 anos aki, e preferem vender pastel na feira do que voltar pra lá.

    Esse é o mundo que nos aguarda no futuro !!

    • Ah, e eles não recebem nenhum tipo de auxilío aqui do governo brasileiro, acredito que estejam ilegais mas eles não falam, aliás são super discretos, falam pouco, mas o rapaz com quem conversei que já domina o português, já conseguiu entrar na universidade aki da minha cidade, sem precisar se fazer de vítima ou exigir cota.

      Detalhe, o pai, mãe e irmã e ele é claro, sustentam a família na feira vendendo pastel, os dois filhos estudam 10 horas por dia ajudando os pais, e estão felizes aki no Brasil, nem pensam em voltar pra lá, segundo eles, tudo é controlado na China pelo partido comunista.

      • Meu caro Alessandro , cada um tem teu ponto vista , eu já morei mais 32 anos no Brasil , esto louco ir embora daqui , e qual democracia tem no Brasil ?? Apena só para os bandidos , aqui quem é ornesto sempre se ferra , só tá bem apenas os ladroes ..

      • kkkkkkk o socialista (( Rogerio )) virou o Rogeriov kkkk

        so falta o Fernando virar Fernanda no PB

        esses mortadelas me matam de vergonha com esse simdrome de vira lata

      • Alessandro, vivo repetindo aqui que os EUA estão por trás dos escândalos com o fim de promover o caos e manter o país na lama. Primeiro, incentivam a bandidagem e corrupção através de subornos e chantagens, depois põe a PF para investigar, e a imprensa detona, os juízes são quase todos comprados, nunca resolvem nada. O que se vê então? Denúncias e escândalos que nunca se resolvem, se arrastam através do tempo causando perdas imensuráveis ao país. Ou legaliza se o lobbysmo como nos EUA, ou faca a justiça funcionar. Do jeito que está essa putocracia não avança. Devemos nos tornar comunistas? O tipico brasileiro nem tem idéia do que é isso, pode ficar descansado, cold war is over. Já te disse; pare com essa bobagem de comunismo vs capitalismo. O problema não é esse. O problema é interferência estrangeira, principalmente americana no nosso governo, e corrupção e impunidade.

      • Lord Franklin

        não tem essa de comunismo e capitalismo é ? rsrs… vc que pensa, vc tá por fora meu chapa!!

        Vc tá misturando alhos com bugalhos, e confundindo tipos de GOVERNOS (que são partidos políticos) com o ESTADO (leis, modelo de gestão econômico)

        Governos vem e vão, agora o Estado sempre está PRESENTE ! Eae vc só tem duas escolhas que o ser humano criou no mundo, socialismo/comunismo, ou capitalismo.

        vivemos o socialismo no Brasil, que tem 2 vertentes, o social democratas (Psdb, pmdb, dem etc.) e o gramscismo (pt, psol, pcdob etc.)

        Se tu não tá gostando da mer#$ que estão fazendo no Brasil, reclama lá com seus GOVERNOS, para pararem e SUMIR do Brasil

        Deixa os CAPITALISTAS arrumar a bagunça, criar partidos de direita com modelos liberal e conservador, te garanto, quem em 15 anos arruma essa bagaça !!

      • Rogeriov

        o Brasil tá uma mer#$ ? Sim, por culpa dessa esquerdização socialista que temos, que sabota tudo e não deixa o país progredir.

        Pra vc como é as coisas, pra nós brasileiros isso tá uma merd@, mas para a pobre familia chinesa que citei, está bom aqui rsrs.. pra vc ver como é as coisas, tem coisa MUITO pior que nós mundão afora !

    • “o mundo perfeito pra eles, é um só governo e que seja comunista, pois o Estado controlaria tudo e colocaria o povo no cabresto, para deixar os empresários amigos do “rei” ganhar rios de dinheiro as custas de mão de obra barata que o Estado comunista controla.”… ESSE É UM DOS PULOS DO GATO… prova que vc tem estirpe intelectual, caro Alessandro… a despeito dos melancias que lhe perseguem… grande abraço…

    • Fechou Alessandro!

      E aqui no Brasil impera a estratégia das tesouras, onde toda eleição temos o comunista ‘moderninho’, o comunista melancia, o comunista de calcinha (PSOL hehehe 😀 ) e o comunista vermelho de sangue… Todos acusando o ‘vilão’ capitalista de ser o malvadão do mundo e fechando os olhos para o meta-capitalismo (aquelas corporações mancomunadas com governos para minar a livre concorrência, o individualismo micro/pequeno e médio empresarial).

      E o mais engraçado são os militontos/universotários pregando contra o ‘capitalismo’ e segurando seus smartphones alimentados por uma ou duas das 4 empresas de telecomunicações (4 empresas para 210 milhões de habitantes!!!) que dividem a fatia do mercado no país…

  4. a ferrovia transcontinental entre Brasil-Bolívia-Peru e uma farsa dos socialistas da america do sul que querem dar tudo a preço de banana aos comunistas chineses

    tendo em vista que os chineses sao donos de 40% no niobio do estado de Goias sendo que a populaçao de la se quer recebeu 1% desse beneficio

    tudo isso cedido pela Dilma aos chineses e ninguem fala nada …
    sem contar que os chineses ja operam madeireiras na amazonia brasileira a decadas desmatando as reservas em larga escala na regiao

    por isso que o Lulao quis tornar o Brasileiro abestado na educaçao
    vizando se beneficiar dessas crias da escolas do ParTido
    nem 2% dos goianos sabem sobre o niobio e nem sabem que a China domina aquela regiao para exploraçao em larga escala

    quanto mais nossa educaçao for atrasada mais os socialistas aproveitara do povo que ao inves de beneficiar de suas riquezas de seus estados nao recebem nem 100 metros de asfalto

    educaçao no brasil ? a USP hoje so serve como patio para plantar a maldita maconha por isso vem decaindo em 5 pesquisas seguidas…
    um nordestino mal sabe que seu estado era para a mizeria ser extinta ao inves de politicos brincar com a mesma fingindo levar desenvolvimento para a regiao sendo que nem agua tratada esse povo recebeu ainda

    • “tudo isso cedido pela Dilma aos chineses e ninguem fala nada …”

      Eurasianismo meu caro! Aqui, nossa política ou é pró-eurasiana (PT et caterva e alguma ala do PMDB quando conveniente) ou pró-globalista ocidental (PSDB e alguma ala do PMDB quando conveniente).

      Mas nunca pró-Brasil!

      Sds.

Comentários não permitidos.