Segurança nacional: Forças Armadas atuarão de forma integrada, diz ministro Jungmann

Brasília – Ministros da Defesa, Raul Jungmann, do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchgoyen, e da Justiça, Torquato Jardim, falam sobre o Plano Nacional de Segurança (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Brasília, 05/06/2017 – As Forças Armadas vão atuar de forma integrada dentro do esforço do governo brasileiro em combater o crime organizado no País. A informação foi transmitida pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, hoje (5), em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Segundo Jungmann, somente com integração e inteligência será possível desarticular as quadrilhas instaladas no território nacional.

Numa outra frente, o ministro informou que propôs ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e aos integrantes da bancada parlamentar federal do estado do Rio a aprovação de um projeto de lei por objetivo mais rigor e controle das comunicações de criminosos com familiares e advogados. “É preciso acabar com a home office destas quadrilhas”, assegurou.

Plano de segurança

Raul Jungmann participou de duas reuniões no Palácio do Planalto para tratar das diretrizes visando o plano piloto de segurança a ser colocado em prática no Rio de Janeiro. Pela manhã, Jungmann esteve com os ministros Sergio Etchegoyen (Gabinete da Segurança Institucional); Torquato Jardim (Justiça e Cidadania) e Eliseu Padilha (Casa Civil), além do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o vice-governador Francisco Dornelles; e o prefeito do Rio, Marcelo Crivela.

À tarde, o encontro foi ampliado e teve a liderança do presidente Michel Temer. Após os encontros, os ministros Jungmann, Etchegoyen e Torquato Jardim concederam entrevista à imprensa. Segundo o chefe do GSI, nas conversas mantidas nos últimos meses vem sendo preparado o plano focado em três objetivos: o combate aos homicídios, feminicídios; a modernização do sistema carcerário e o combate ao crime organizado transnacional.

“Hoje aqui tratamos do combate ao crime organizado”, antecipou-se o ministro Etchegoyen.

Os ministros contaram que o governo vem atuando em diversas frentes e que não haverá solução de pirotecnia para o combate as quadrilhas de criminosos. Segundo afirmou, o trabalho se dará no âmbito da segurança pública e desenvolvimento social. O importante é que a União colocará à disposição do governo fluminense o que for necessário para atacar o problema de segurança.

Jungmann explicou que para isso é possível a realização de ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), por exemplo, para desarticular determinada facção ou articulação de criminosos em determinadas áreas da capital fluminense. Além disso, as Forças Armadas irão dar segmento a Operação Ágata sempre pautada pelo fator surpresa.

Numa outra frente, segundo o ministro, a Força Aérea Brasileira (FAB) esta realizando a Operação Ostium, com o objetivo de reforçar a vigilância do espaço aéreo na região fronteiriça do Brasil com a Bolívia e o Paraguai. O objetivo é coibir voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico.

Segundo contou, as aeronaves que entrarem no espaço aéreo brasileiro fora da rota estabelecida poderão ser obrigadas a pouso ou se houver a desobediência, chegar ao abate.

Devem participar da Operação aeronaves de caça A-29 Super Tucano, helicópteros H-60 Black Hawk e AH-2, aviões-radar E-99, aeronaves de reconhecimento R-35A e RA-1 e Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) RQ-450.

As operações devem prosseguir até o fim do ano e envolvem a instalação temporária de radares móveis em cidades próximas às fronteiras, como Chapecó (SC) e Corumbá (MS); reforço das atividades aéreas nas bases da Força Aérea Brasileira; e deslocamento de aeronaves militares para cidades como Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Dourados (MS). Em todas essas cidades, haverá tropas para promover a segurança de equipamentos e aeronaves.

Países vizinhos

Os ministros também contaram que o governo brasileiro se articula com os países vizinhos no sentido de terem a participação no combate aos grupos criminosos. Conforme relatos, autoridades do Brasil e da Colômbia se reuniram duas vezes – uma em Manaus e outra em Bogotá – para tratarem de questões relacionadas à segurança.

O mesmo deve ocorrer com os governos do Peru e da Bolívia dentro das próximas semanas. Jungmann e Etchegoyen relataram que no ano passado, em Brasília, se deu a reunião com autoridades dos países do Cone Sul, bem como a mobilização nacional dos presidentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na elaboração de um plano nacional de segurança pública.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

53 Comentários

  1. Irresponsável, inconstitucional….

    As forças armadas não podem ser utilizadas como moeda de apoio politico local…
    Vivemos em um estado federal, onde cada membro da federação tem suas responsabilidades. Quado um governo local é ineficaz em manter a segurança de sua área de atuação é possível solicitar o apoio via Força Nacional de Segurança, mas isso tem um custo. Fora isso só é possível a utilização das forças armadas por meio da decretação de Estado de Emergência e Estado de Sítio, sendo ambas forma de intervenção Federal que resulta em um custo político para o governo local…
    Essa manobra tem o foco de evitar esse custo político, poupando os governos incompetentes em troca de apoio político… Estamos assistindo um grupo decadente que esta disposto a sacrificar prorrogativas básicas como a comunicação entre Advogado e Cliente para não perder o poder…

    Mas a questão mais interessante de todas é, todo esse custo novo desta mobilização ilegal deverá ser “absorvido” por nosso orçamento de defesa…

  2. estao transformando as forças armadas em policia
    pois não tem investimento em nada

    se fosse verdade essa noticia o exercito teria que cercar esse congresso pois ali se encontra as organizaçoes criminosas ate helicoca tem ali

    • O que vc esperava depois de treze anos de desgoverno petralha ???… poupe-nos de suas ilações acobertadoras dos reais bandidos que assolaram este país… incluso os demais esquerdistas fabianos que não possuem menor responsabilidade nessa mixórdia que ai está…

      • deixa de ser sonso eleitor do aecio
        voce fala cheio de mesoclise pagando sapo ? de entendido mas nao passa de um entreguista americanofilo eleitor do aecio e companhia

        agora vem ai com esses papos furados de esquerda fabiana juliana rute carilina bete jusefina rsrs

        e vota no jagunço entreguista do Aécio

        vai catar coquinho vai vc nao engana ninguem

      • Realmente uma tristeza de se ver, por causa de gente entreguista como você é que o país está na merda, em vez de advogar pelo Brasil, fica defendendo bandido, e antes dos 13 anos? Como andavam as coisas? Por acaso o Brasil era país de primeiro mundo? Você pare de defender a gangue PMDB/PSDB/DEM. Essas quadrilhas são pior que o próprio PT. Sujeito sem senso crítico!

      • Eu, né ???… onde eu defendi o PMDB/PSDB/DEM logo acima… aponte se for capaz, MILITONTO PETRALHA… como se dizia: EM TERRA DE CEGO QUEM TEM UM OLHO É REI… o resto rasteja na militância canina…

      • você ze povinho defende o trem treme direto pede para ele ficar
        um corrupto chefe de uma quadrilha que foi grampeado , com gps na mala de dinheiro com escuta , com delação
        esse temer que você defende esta envolvido no porto de santos ,e varias outras atividades ilícitas

        engraçado você dizer que não defende , so se foi nesse post pois nos outros defende descaradamente um corrupto

        se o temer permanecer no cargo demostra que o brasil não tem justiça .ou a que tem é covarde ou envolvida

      • A questão de eu defender o Temer não se refere a sua conduta mas a condição política em que o país se encontra… faltam apenas UM ano para o fim do mandato tampão dele… mas o que vcs querem é bagunça para forçarem um tentativa desesperada de entronizar novamente a mula petralha vermelha… que o Temer vai responder pelo que supostamente fez, não tenho dúvida… mas não sou irresponsável com vc, pé de couve, que em nome da sua adoração canina ao nove dedos ladrão é capaz de jogar o país no lamaçal juntamente com vcs INCOMPETENTES… sorry… 🙂

    • Pé De Cão no governo passado usaram nossos guerreiros tambem vomo policiais de fronteira fazendo bonito para os EUA na fronteira com a Colombia.
      O que acontece com a Republica Brasileira que ao serem eleitos pensam terem recebido o titulo de proprietarios do Brasil e enxergam nossos guereiros apenas como relevantes serviçais a desempenharem aquilo que for do agrado politico.
      Desconhecem que eles não servem nem a Putos e nem a Putas de passagem e sim unica e incontestavelmente ao interesse da patria. Estes bandidos não tem patriotismo e servem unicamente as quadrilhas que representam.
      deveria-se acabar com a republica,partidos e politicos e criar sistema novo regido pela lei e constituição,com fim de regalias.
      A instauração da Monarquia Parlamentarista alicerçada na meritocracia e observancia das leis e constituição seria mesmo o melhor para o Brasil. Inclusive para nossas forças armadas,que estariam bem mais garantidas e valorizadas.

      • correto a república já nasceu morta , cada um que entra faz apenas leis para favorecer eles proprios e transformou o cidadão brasileiros em novos escravos

      • Ai que esta meu caro a inversão de valores e a deturpação da democracia.
        Leis deveriam serem feitas por juristas e especialistas em jurisprudencia que as apresentariam a sociedade para aceitação.
        Tem boçal que pensa que Ministério Publico é poder e não é poder e sim ferramenta representativa da sociedade em auxilio a justiça.

  3. Nada disso adianta, já está comprovado pelo passar dos anos, que essas medidas apenas são enxugadoras de gelo e consumidoras de verbas que junto com o crime só aumentam.
    A solução e qualquer criança ordeira o sabe… é castigo.
    Interessante que esses pilantras do nosso dinheiro jamais falam em legislar a favor do homem de bem, criando leis duríssimas para os bandidos.
    Bandido atrás da jaula, sem regalias, preso até os fins de seus dias se assim for o necessário é a lógica. Não tem outra.
    Chega de saidinhas, de bolsa auxílio esposa, de vadiagem no presídio, de prisão domiciliar em mansões, de direitos maiores que os das vítimas.

    Para mim essa foto acima mostra apenas mais uma entrevista demagógica, com três pseudo servidores do povo cumpridores dos seus deveres.
    Incompetentes e sádicos com a população supriciada pelos bandidos livres, e com os jovens de cabeça fraca que entram aos milhares no mundo do crime por inexistir leis que os intimidem.

  4. ……………as FFAAs. tem sido bastante requisitadas para trabalhos deste tipo porém não tem tido o devido retorno de investimentos em armamentos tão necessários ao seu melhor desempenho……lastimável……………

  5. O maior crime organizado é esse governo interino. As forças armadas perderam o brio, subservientes ao ninho de corruptos. Ignoram os clamores da nação e apoiam esse cambaleado e medíocre governo. O Brasil nas mãos das ratazanas golpistas e entreguistas. Entregaram o petróleo, faliram as estatais, estão entregando alcantara aos abutres do norte. Desviaram dinheiro público para Cuba. PSDB, DEM, PT, PMDB e os demais deveriam ser varridos do mapa.

      • Zé Ninguém…eu ainda continuo aguardando tua resposta …se bandido bom é bandido morto então por que vc faz apologia e militância destas quadrilhas do psdb e do pmdb??…

      • E tem diferença de corruptos de esquerda ???… então, que vão todos pra vala comum… quem tem BANDIDO DE ESTIMAÇÃO são vcs, esquerdalhas… sorry…

      • Gilmar…são “aviõezinhos” teleguiados das quadrilhas rivais dos petralhas…são recrutados pra fazer panfletagens e militância pras facções rivais do pt…repara como todas a postagens do cara é só com o intuito de atacar o pt e fazer doutrinação “ideológica” em apologia as quadrilhas rivais…

      • Quem tem quadrilha aqui é tu… quadrilha de anencéfalos esquerdopatas… o mais inteligente entre vcs zurra… rsrsrsrsssss…

    • se não for por bem será por mal…Pobreza, miséria, abusos, censura, repressão, cooptação, autoritarismo, perseguições, manipulação, conspirações, sabotagens, assassinatos, lei da terceirização, reforma trabalhista, reforma da previdência, direitos cerceados, constituição rasgada, economia desmantelada, pais com mais de 14 milhões de desempregados…o povo deste pais esta no limite…esta encurralado… uma revolução francesa só não estourou ainda por aqui porque o povo espera desesperadamente por 2018 pra se livrar de tudo isso pelas eleições presidenciais…

  6. enquanto os pilantras da “direita e da esquerda” desfrutam com as fortunas que roubam dos cofres públicos vcs tratam política e ideologia como torcida de futebol…quem ainda hoje segue e leva a serio estas quadrilhas e suas “ideologias” não passa de massa de manobra…tudo hoje baseia-se apenas em guerra de interesses…e enquanto vcs se digladiam e se matam por eles …eles riem da cara de vcs e do pais…é uma republica de bananas mesmo…rs….

    mas não adianta…fazer um povo que viveu séculos na base do voto do cabresto e do coronelismo entender essas coisas é impossível…é cultural…são séculos de uma cultura arraigada na mentalidade…a maioria dos brazileiros nasceu para puxar carroça mesmo…termos/expressões como “curral eleitoral” não foram cunhados por acaso para descrever o povo deste pais…

  7. Concordo com todos os comentaristas. Forças Armadas não podem ter papel de polícia. Podem sim, dar condições indireta(suporte) para que as polícias possam se organizar. Forças Armadas deveriam são preparadas para defesa da nação. Vigilância de fronteiras( numa eventual intromissão estrangeira) e só são chamadas para o combate interno quando há uma convulsão social dos quais as polícias, ou melhor dizendo forças auxiliares não conseguem controlar. Fora disso Forças Armadas precisam de verbas para manterem seus projetos de defesa. Abraços a todos.

  8. Por isso que tem que deixar a PM sentar o dedo na bandidagem ao invés de sair correndo e chamar o Exército… mas ai a esquerdopatia tem um troço… rsrsrssrsrsssss… vão chorar o zézinho, o luizinho e o huguinho, bandidinhos da favela, dos condomínios de luxo e dos baile funks pela eternidade… discurso de esquerdopata é só mimimi, mimimi, mimimi… na hora de apoiar a polícia tiram os seus da reta e latem feito umas cachorras no cio pelo coitadismo atávico que atrasa esse país… CHOREM MILITONTOS ESQUERDALHAS… CHOREM… pois é isso que restou pra vcs… 🙂

    • Como si a tal da direita fedesse menos que a esquerda. A sua direita é uma extensão do comando americano na América latina, uma organização subordinada a interesses estrangeiros. Os partidos de dita direita são ainda mais corruptos que a própria esquerda. Não espero que você concorde comigo, pelo que li acima, parece que você é mesmo pago para militar aqui em prol de partidos corruptos.

      • Pior é vc que milita em nome de uma fé política idiotizante… quer moral, seja honesto e não um mentiroso como os demais de sua igreja materialista satânica…

  9. “As Forças Armadas vão atuar de forma integrada dentro do esforço do governo brasileiro em combater o crime organizado no País”

    MENTIRAAAAA !!!! rsrs…

    Se fosse vdd isso, começaria fechando o congresso, senado e o STF que são os maiores criminosos desse país !

    E depois fecharia o PT, PSDB, PMDB, DEM, PSOL, PCdoB, PP, PSB, REDE e etc.

    Fuzilaria em praça pública Lula, Dilma, Aécio, Temer, Dirceu, Serra, FHC, Alckim, Renan Calheiros, Sarney, Cunha, Palocci, só pra começar rss.. para servir de exemplo pro próximo protótipo de bandido pensar 100x antes de roubar

    MST, UNE, CUT MTST, ONGs e todas as tranqueiras que se auto dizem movimentos sociais, que lutam pelo direito dos bandidos, ops… quero dizer dos humanos que metem a mão no nosso dinheiro, teria um fim triste é oq posso dizer no momento.

    PENA DE MORTE para traficante de armas e drogas, sequestrador, estuprador, assassino por homicídio doloso, político corrupto que rouba acima 1 salário mínimo.

    se fizer isso acredito que melhoraria o país em 500% mas infelizmente isso nunca vai acontecer.

    • TRAGAM UM MITO PRA ESSE TROFÉU !!!…

      É assim que se pensa corretamente quem quer um Brasil melhor… o resto pasta no esquerdismo atávico… PARABÉNS meu amigo… ESQUERDISTA BOM… NON ECSISTE… 🙂

      • Zé Ninguém, também conhecido como Zé da contraditoriedade, outro dia você estava defendendo o Temer, e agora dá uma de João sem braços​? Vem dizer que apóia a justiça, mas você tem sim bandidos​ de estimação.

      • E vc Zé Microbio
        Ainda insistindo na tua diarréia traidora entreguista !
        Quem trai a propria pátria trai a propria mãe e irmãos.

    • É a única solução.
      O politicamente correto já provou que não funciona.
      Lugar de bandido é atrás das grades – não existe outro remédio para uma nação andar nos eixos.

      • Todas essas medidas, reuniões, já há muito tempo viraram palhaçada.
        São palhaços brincado de governantes.

        As FFAA devem é ficar o mais distante possível dessa turma de incompetentes e picaretas.
        Toda vez que assumirem o papel de polícia estão é adiando uma solução legislativa, com novo código penal, para acabar com essa liberdade e proliferação ilimitada da bandidagem.

      • Vivente
        O mais humilhante é vermos nossos comandantes por respeito a constituição e as leis terem de monstrarem-se subservientes a esta ratazanas unicamente por respeito a democracia.

      • Esta ai meu caro a maior p´rova de respeito as leis e a constituição. Esta ai a prova de respeito e observancia a democracia.
        Nossos militares são os unicos que respeitam a constituição,as leis e a democracia.

    • Infelizmente isso nunca vai acontecer, os esquerdopatas do Brasil e gringos marxistas/gramscistas/fabianos se fosse preciso, se uniriam com os globalistas, e iriam mover o céu se fosse preciso pra isso jamais acontecer.

      Meus amigos e amigas, o Brasil não tem solução, infelizmente é isso pra pior, salve-se quem puder !

      • kkkkkk esta aprendendo direitinho com teu instrutor Zé Microbio e tudo isso com selo de qualidade friboi heim kkkkkk
        Ja pensou um cara como vc no front de batalha heim heim heim ! No primeiro estampido vai gritar salve-se quem puder e escandalizar entregando ao adverso a localização da tropa kkkkkkkk socorro é o bicho papão kkkkkk
        Terei o maior prazer em calar-lhe com o sabre.

  10. O maior crime organizado do país são os políticos.Não adianta partido,sigla,ideologia são todos safados, e quem apoia também é.Nem adianta essa briga de retardados, de coxinha e mortadela,o negócio é ser Brasil,quem perde tempo defendendo governos corruptos,é porque deixou de ganhar algo e quem defende é porque tá ganhando.

    • Politicos e politiqueiros todos vermes da mesma fézes
      Extinção de tudo e criação de novo sistema,pois não adianta apenas trocar figurinhas. A republica morreu.

  11. As pessoas falam que as as FAs nao devem atuar na segurança pública pq sao treinadas pra guerra e o mesmo de sempre,mas e pq nos outros países podem,até no continente dos poodles que são os propagadores do politicamente correto quando tem ataque terrorista os militares atuam. Temos que entender qye desde a CF88 e depois de FHC e com os os 13 anos do PeTralhismo o banditismo tomou conta do país,a política sj do esquerdismo fabiano ou PeTralhista e seus afins é que o crime é produto do capitalismo e que os bandidos são oprimidoz e a sociedade é opressora. Ao longo do tempo foi tudo sendo aparelhado nesse sentido,imprensa,MP,judiciàrio,Ongs dos direitos dos manos e sem contar os políticos das bancadas que só protegem a bandidagem,vide as leis que só mudam pra beneficiar rexuçao da pena em 1/6,audiência de custódia,saidas temporária pra esvasiar presídios e etc.
    Pode chamar a liga da justiça,os vingadores,os Xmen e sei lá mais quem,enquanto o povo não lutar pra mudar e reverter a inversão de valores em que os bandidos tem mais direitos que os cidadãos de bem ,vamos ficar pior que Síria,Iraque,Somàlia e etc.

    • Meu caro em todo lugar do mundo forças armadas são os unicos que podem vir a desempenharem qualquer função quando necessario

  12. Entristece ver comandantes militares subservientes a um embusteiro politico representante da maior quadrilha politica desta Republica de Ratazanas.
    Quem entende se segurança nacional ? Politicos ou militares ?
    O modelo republicano Brasileiro esta apodrecido e morto.
    A traição ao pais esta nos 3 poderes desta republica de ratazanas e ainda encontramos iludidos que enaltecem a uns bandidos e desmerecem a outros bandidos,quando bandido é bandido e traidor é traidor.

  13. A insistencia de nazi-fascistas em defenderem bandidos publicos pois como estes ja estão caindo almejam cair com mclasse entregando tudo o que puderem a seus cafetões externos.
    Estes traidores da nação intentaram ate mesmo arrastarem a nação a uma guerra civil e achavam que nossas forças armadas fariam o trabalho sujo por eles.
    Tais inexcrupulosos traidores bandidos possuem mente atrofiada e estacionada nos anos 40 e acham ser possivel levar o Brasil com mão de ferro massacrando e exterminando o Brasileiro.
    Desconhecem que nossos guerreiros estão cientes de tudo e que são eles a unica ferramenta de garantia e sobrevivencia da democracia Brasileira. Eles não trairão a constituição e as leis como traem e estupram diuturnamente a constituição e as leis os meios de segurança,a justiça e o MP. Eles não querem o poder,eles apenas se preocupam como Brasileiros.
    Eu lhes avisei a muito tempo que o tirinho traidor de voces sairia pela culatra e ja saiu.
    Insistam na aventura e conhecerão verdadeiramente os Brasileiros.

    • Putz !!!… mais diarreia verborrágica !!!… haja papel… ainda bem que não é na Venezuela… apesar de estarmos num socialismo fajuto igualmente danosos ainda não acabou a celulose por aqui… sorte sua, bostérico… rsrsrrsrsrrssssss… analisar o tema proposto não dá, né ???… é só mimimi, mimimi, mimimi e nada de propositura… típico…

  14. O maior de todos os embusteiros deste pais um verdadeiro idiota oportunista,sim este mesmo que posa de defensor das forças armadas.O subversivo sindicalizado,que exibia selo de qualidade Joaquim Barbosa,Eneas,Tiririca,Fernandinho Beira Mar,agora tambem tem selo de qualidade Friboi !
    Imaginem a nação nas mãoes de um racista nazista que odeia pobres,homossexuais,negros,indigenas e que seus seguidores são a mesma diarréia nazi-fascista,recheados de homofobia,xenofobia,segregações.
    Patriotismo para estes doentes mentais passou a ser entregação total da nação,abdicação de autosuficiencia e para legitimarem a determinação do cafetão atrofiar pesquisas,investimentos,é a forma de embutir atrofia total na obtenção de reconhecimento de serviçalismo relevante.
    E tudo o que destoar dessa total traição a nação é classificado de comunista,terrorista,subversivo,bandido.
    Quem são os verdadeiros bandidos traidores desta nação !
    Para se elegerem como presidente do Brasil necessitam dos votos justamente daqueles que repudiam,massacram,escravizam. este é o unico momento que estes traidores lembram-se dos pequenos.
    A corja imunda que representam é justamente a corja imunda sonegadora de impostos que apenas visa obter beneses do Estado e que tem a vergonhosa participação de menos de 1% no PIB Brasileiro.
    O Brasileiro jamais aceitou ser escravo de ninguem e jamais permitira essa entregação covarde e desumana que as prostitutas no poder ensistem em arrastar a nação.
    Querem ver sangue rolar ! Pois que vejam o sangue imundo de voces serem alimento dos vermes da terra para lavarmos com honra a patria que amamos da qual voces não fazem parte.

Comentários não permitidos.