Brasil: Guaranis-kaiowás fazem apelo no Parlamento Europeu

Situação do grupo indígena é abordada em conferência organizada por eurodeputados dos grupos socialista, ambientalista e de esquerda. Eles preparam relatório sobre conflitos de terra.

O cacique Ladio Veron em conferência em Bruxelas

“Eles estão matando meu povo. Com veneno, com balas. Hoje, no Brasil. Eu trago aqui, para a Europa, a profunda tristeza do meu povo. Temos 16 áreas reconhecidas pelo governo, mas elas foram entregues a grandes plantações de açúcar”, disse o líder guarani-kaiowá Ladio Veron, em uma conferência em Bruxelas organizada por eurodeputados dos grupos socialista, ambientalista e de esquerda.

Após confrontos em abril de 2017, a situação dramática desse povo foi reconhecida em uma resolução de urgência do Parlamento Europeu votada no mesmo mês. Mas a situação não melhorou. E, dentro de instituições europeias, surgem vozes lembrando o Brasil sobre seus deveres constitucionais, tais como a demarcação de territórios indígenas e seus compromissos com a legislação internacional – o Brasil, por exemplo, ratificou em 2002 a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho que prevê a consulta prévia sobre qualquer uso de territórios ancestrais.

Em discussão estava a intensificação da transferência de terras para a agricultura intensiva –a soja e cana para uso como biocombustíveis – e também a privatização do segundo maior aquífero do mundo, que se encontra em território guarani.

Embora o problema perdure há tempos e já dure vários governos, as últimas medidas tomadas pelo governo Michel Temer – como o corte de verbas para organizações indígenas, o fim de programas sociais, a falta de avanço na demarcação de terras reconhecidas como indígenas, o endurecimento contra protesto sociais – agravou ainda mais a situação.

Cacique Ladio Veron

“É a nossa terra, não vamos deixar que fiquem com ela”, disse Veron, cujo pai foi morto por homens armados em 2003.

Em 2016, de acordo com a ONG de direitos humanos Front Line Defenders, 56 líderes indígenas foram assassinados no Brasil – o número chega a 370 nos últimos 14 anos. Apenas 6% desses crimes foram solucionados.

Na delicada situação política atual, os guaranis estão relegados à própria sorte. Ativistas como Fernando Burgés, da UNPO (Organização das Nações e Povos Não Representados) falam de um desinteresse e desinformação sobre a sua causa.

“Os povos indígenas estão sozinhos no Brasil. Na Câmara há apenas dez pessoas que apoiam sua causa. E o lobby do agronegócio reage muito mal à pressão”, diz Burges, que apela por mais apoio europeu.

Reação europeia

Existem conflitos entre empresas e indígenas em vários países da América Latina. Um relatório parlamentar europeu que aborda a questão das terras indígenas e empresas europeias deve ser divulgado depois do verão. Francisco Assis, eurodeputado espanhol do bloco socialista, é responsável pela elaboração.

No momento, está se formando um grupo parlamentar para apoiar a causa indígena. Um membro é o eurodeputado italiano Ignazio Corrao, do bloco Europa da Liberdade e da Democracia Direta. “Vamos seguir o caminho do dinheiro para descobrir quem é culpado por este genocídio”, disse.

“Esse genocídio está intimamente ligado com o alto nível de corrupção que provocou essa difícil situação política no Brasil”, disse Corrao à DW. “Por outro lado, temos a especulação e a falta de escrúpulos das corporações transnacionais. Para nós, é importante colocar como condição para acesso ao nosso mercado de 500 milhões de consumidores o respeito pelos direitos humanos disse ele, citando as negociações de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

“Há ações que poderiam ser tomadas mais rapidamente se houvesse vontade política real”, disse por sua vez Xabier Benito, eurodeputado espanhol do bloco da esquerda e vice-presidente da delegação para as relações com os países do Mercosul. Segundo ele, biocombustíveis provenientes de conflitos de terra não deveriam ter acesso ao mercado europeu.

Fonte: DW

82 Comentários

  1. Pois é … quando se refere as terras indígenas e de calungas … ai vem um verme idiota ..Imbuído de um espirito de porco bem ao estilo general Custer … para dizer que eles não são brasileiros e que nem tem direito divino de procriar …eugenia pura ! … e isso lá dentro de uma comunidade que já mais poderia aceitar tando absurdo como esse, como é a sociedade hebraica do RJ …. pode ?

    • O braZilZinho dos coxinhas golpistas … parece que lá fora é mesmo um caso de polícia se não …. é um caso de vexame internacional .
      .
      .
      Jean Wyllys e Roberto Freire batem boca no Parlamento do Mercosul
      .
      http://www.youtube.com/watch?v=CWuPz4NbhRA
      .
      .
      *********
      É triste em vê um pais que a bem pouco tempo a trás era visto com bons olhos pelo MUNDO … através uma diplomacia que o mundo respeitava e respeitou mais ainda quando atuou de uma forma espetacular na questão da crise da política nuclear do Irã .
      .
      A quele Brasil com a sua diplomacia do atabaque é bem diferente desse braZilzinho com a sua diplomacia dos camundongos … onde uma elite golpista e covarde se deleita com a miséria dos mais desfavorecidos e esquecidos como os índios e os quilombolas.
      .
      Afinal … o que de bom pode esperar de uma elite escravocrata onde seus pimpolhos ( coxinhas Jr ) usam parques e parada de ônibus como playgraund para queimar índios vivos como no caso do índio pataxos … só por diversão ? … o quê de bom se pode esperar dessa casta de hipócritas ?
      .
      .
      VALEU COXINHAS !
      Brasil é condenado em corte da OEA por chacinas na favela Nova Brasília
      .
      http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-05/estado-brasileiro-e-condenado-na-corte-idh-por-chacinas-na-favela
      .
      .

      • Meu caro, dispense esse falacioso… esse não vale o que o gato enterra… o X da questão é que os indígenas que dizem viver em terras BRASILEIRAS praticaram contra a nação ALTA TRAIÇÃO… nós os alimentamos, damos saúde, educação (pelo menos pagamos pra que isso aconteça…) e somos traídos por essa gente… verdadeiro crime de LESA PÁTRIA… por isso sou a favor de uma EC que acabe com a diferenciação entre índios e brasileiros naturais… que sejam a partir de agora considerados BRASILEIROS, e ponto final… e que estejam sob a batuta da legislação nacional e sua CF como todos estamos… temos que acabar com esse ESCÁRNIO que é a condição do indígena perante a nação brasileira… índio é gente como a gente… se formos diferenciar as pessoas pela cultura, então teríamos que criar uma entidade como a funai para os metaleiros, funks, surfistas e outras mazelas culturais… BRASIL, UM PAÍS DE GENTE ANALFABETA E TOLA…

      • Jean Willys tem moral ?? um cara q queria q moleques de 12 anos façam mudança de sexo ?? defende o aborto ? falando de chacina ?? o que não é possivel

      • Somente um Idiota defende Reservas indigenas como o Brasil as criou , isto nao existe em lugar nenhum do Mundo , Reservas Racionais vai la , mas como aqui foram criadas , realmente devem ser Revistas , por Diversos Motivos , desde simplesmente desnecessarias , em cima de Reservas Minerais (porque heim ?), serem Inconstitucionais , com a Avalizaçao dawuele Doente do Aires Brito e do STF , que mesmo com Adendo aceito por todos no caso de Raposa Terra do Sol , ate hj nao foi batido o martelo sobre este Adendo , fica Claro na Constituiçao ser Proibido Reservas em Fronteira , portanto devem ser Revistas ; mas a coisa que e repetida pela esquerdopatia e entreguistas , Indios sao Originarios , somente Doentes Mentais e de Ma Fe , repetem esta MENTIRA , Indios nao sao e nunca foram Originais , vieram de fora ate do Continente , eles sim eliminaram os Verdadeiros Povos Originais , os Povos Sambaquis .Entao Idiotas defensores de Reservas como o Brasil , vao aos EUA , como gostam de mirarem , eles têm mais Indios e todas suas Reservas sao menores que as nossas juntas , mas vivem melhores que os nossos , aqui um Vagabundo coloca umas Peninhas e se declara Indio como este da Foto e como o Desgraçado do PAIAKAN , um Vagabundo Bandidao, ou como Juruna outra Desgraça , reparem que todoa querem estar fora do Brasil , nas Teservas somente seus Vassalos Bobalhoes .

    • NA HORA DO APERTO, AÉCIO PEDIU SOCORRO AO PT
      .
      Num dos grampos divulgados pela Polícia Federal, o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) ligou para um parlamentar petista, o deputado Gabriel Guimarães (PT-MG), e pediu que ele intercedesse para conter os supostos “radicais do PT”; Aécio se referia ao deputado Rogério Correia (PT-MG), que foi à procuradoria-geral da República, assim que soube das delações da Odebrecht, que o responsabilizavam por propinas na Cidade Administrativa; em contrapartida, Aécio prometia articular no Senado saídas para a crise financeira de Minas Gerais; assim que ouviu o diálogo, Rogério Correia reagiu com indignação; “Aécio Canalha! Deu golpe com Temer, Cunha e Gilmar Mendes e agora pede socorro no PT, que chamou de organização criminosa. Ainda bem que Pimentel nunca me pediu nada para este golpista”; escute o pedido de socorro do então presidente nacional do PSDB ao PT
      .
      .
      brasil247.com

    • ele falou sobre o politico bozzonato que foi no quilombo e comparou uma pessoa em arroba e quando solta perolas contra comunidades indígenas ou grupos de trabalhadores rurais
      foi na hebraica do rio e fez um discurso ate contra outros judeus do proprio clube que eram contra a palestra dele

      • desculpa te dizer mas bozzonato nao vai ganhar ele tem varios BO nas costas
        nao vai aquentar debates nem propaga politica
        ele confessou que recebeu dinheiro e que lavou da jbs se fazendo de desentendido

        ele surfa com discursos do saudoso eneias apenas isso
        um criagem que esta na lista de furnas

        mas boa sorte ? nao sua campanha pelo bostanato

      • bolso-mito para uma plateia de bolso-marizados!
        os mesmos que a pouca andavam com nariz de palhaço e camisa da cbf corrupta pelas ruas mas caras do pais !

  2. ““Eles estão matando meu povo. Com veneno, com balas. Hoje, no Brasil. Eu trago aqui, para a Europa, a profunda tristeza do meu povo”

    só índio morre no Brasil agora ?

    Morre 60 mil pessoas (todas as raças, gêneros, religiões etc) vítimas de homicídio, e esse índio safa#$ vai lá reclamar que só índio morre no Brasil ?

    e olha que interessante, vejam quem os recebeu, euro deputados socialistas de esquerda rsrs….

    oq vcs acham que os euro deputados vão recomendar ao des-governo brasileiro pra “solucionar” o caso ? Mais terras demarcadas do tamanho de estados para os índios ! E tem que ser terras ricas em minerais, não é qualquer terra não !!

    é muita safadeza no Brasil, todo mundo querendo tirar sua lasquinha do país, aqui não se salva mais ninguém, nem índio mais.

    Esse índio ae aprendeu direitinho com a esquerda do Brasil, pegar terras de graça, e viver em função do Estado com programas sociais. Ae vai lá na Europa chorar que não consegue “trabalhar” e criar terras para agricultura intensiva rsrs…

    Dão uma passada ali perto das reservas em MT pra ver como esses índios trabalham na lavoura, não sabem nem plantar mandioca !

    Tá dodói pq uns dos seus morreu ? Morre todo santo dia cidadão de tudo que é tipo nas cidades meu caro, perto das portas das delegacias e os políticos tbm não fazem nada !!

    Não tá aguentando a violência no Brasil ? Vai pedir terra lá pro Evo Morales que é índio e de esquerda, vê se ele dá pra vc … eu duvido ! rsrs..

    Só no Brasil que isso acontece

    • E antes que vem algum parasita me chamar de racista por falar a VERDADE, não tenho nada contra índios !

      índios são CIDADÃOS como qualquer brasileiro, merecem nosso respeito, e todos os direitos que temos. Mas é muita safadeza por trás dessas reclamações lá no parlamento europeu.

      • Concordo contigo Alessandro, é muita mordomia pra indiarada. Eles reclamam, a “justiça” vai e demarca terras produtivas, 5 anos depois aquelas terras não valem mais nada, porque viraram matagal… Isso porque eles não sabem ou não querem trabalhar, para que querem terras?? Exemplo pra pesquisarem é a reversa Raposa Terra do Sol. Esse pessoal que defende a indiarada, porque não doa a sua casa pra eles, visto que antes do descobrimento do Brasil, só existia índio e mato por aqui, mas isso ninguém quer fazer, só querem que o produtor rural se lasque.

      • Cumpadi, vc percebeu que a grobosta tá perseguindo o mordomo ???… fui pesquisar e descobri o porque… entenda: a grobo é o cão de ataque dos banqueiros internacionalistas que por sua vez domina a esquerdopatia… como o mordomo vem abaixando a taxa de juros, eles começam a perder dinheiro, pois um taxa abaixo de 10% para essa gente é anátema… então puseram sua cachorrada pra correr atrás do mordomo por esse simples motivo… se ela, grobo, não se mexer, os banqueiros cortam os subsídios para a deusa platinada e ela se fuzila toda… adeus propaganda do ITAU, BRADESCO, XP entre outros… o mundo não tá mais nem pra branco, que dirá pra índio… rsrsrsrssssss… essa é outra interferência séria que teremos que lutar contra… azisquerdas deram todo tipo de ajuda pra indiaiada se emancipar da nação brasileira… é só questão de tempo… o maior ato de LESA PÁTRIA que já houve nesse país se chama RAPOSA SERRA DO SOL, onde aquele ordinário do luladrão entregou meia Alemanha para meia dúzia de índios que sequer moram atualmente lá… na verdade ele desmembrou parte do país para a sanha internacionalista… luladrão, TRAIDOR, MIL VEZES TRAIDOR…

      • ze povinho sempre usando subterfugios e faltando com a verdade

        vai pesquisar sobre o juros real aquele que o ze povinho paga
        não abaixou .
        entao abaixou o juros para os próprios bancos e nao para o povo

        sobre raposa terra do sol o processo vem desde o seu partido psdb fernando Henrique
        o lula ratificou

        esquerda e direita supostas movimento de piça ou de alicate rsrs

      • Alessandro não tenho nada haver com índios ! o indios sao so uma forma de preservaçao ambiental pautadas em leis para humanas ! que os fazendeiro que so pensam em desmatar e enriqueçersempre desrespeitam e 56 lideres em 2016 e mortos e safadeza reclamarem lá no parlamento europeu. queria ver se fosse 56 LIDERIS da revolucao colorida ia ver a histeria das tiete americanas na onu ! e muinta hipocresia e bestialidade!
        e dele agrotoxico ilegal que nem china quer vender na populaçao brasileira !

  3. Considero a situação gravissima, espero que os militares brasileiros estejam acompanhando isso de perto. Quem ensinou o caminho da Europa pra esse índio? Isso aí é a coroação de um tenaz trabalho sobre a opinião pública mundial para que se torne aceitável uma intervenção militar no rico Norte brasileiro.Guerra de quarta geração, tudo jogada ensaiada para questionar a soberania brasileira na Amazônia…
    .A receita é a mesma de sempre: elegem uma minoria “oprimida”, então, após muita propaganda, oferecem “ajuda” externa à citada minoria, e, finalmente, a intervenção externa por uma superpotencia ou aliança de “benfeitores” desinteressados…nossa batata já está assando há muito tempo… acorda, Brasil!!!!

    • Aproveite sua indignação, Marcelo, e pergunte ao seu amigo lula porque ele entregou a RAPOSA SERRA DO SOL para meia dúzia de índios que estão sob a batuta de ONGs internacionais e expulsou os arrozeiros brasileiros que produziam e empregavam brasileiros…

    • Estao trazendo Indios do Paraguai para o Brasil , CIMI ,FUNAI ONGS , PASTORAIS COMUNISTAS COM APOIO DA CNBB, o Governo brasileiro deve responder que quem manda aqui somos nós, estes Indios quando interessa sao Fazendeiros e quando interessa enfiam estas penas de animais que abatem sem do e piedade, inclusive para ganhar dinheiro .Eles ja têm Reservas demais , devemos até diminui las ; osEUA tem mais Indios que nos , e suas Reservas juntas dao menores que uma só nossa .

      • E quem fez isso, caro esposito ???… ONGs esquerdistas que patrocinam o entreguismo a interesses estrangeiros a mais de 60 anos… temos que acabar com FUNAI, IBAMA, FUNDAÇÃO CHICO MENDES e outras desgraças nacionais… cabide de emprego de esquerdistas entreguistas e corruptos que usam do expediente de dificuldades para vender facilidades e se locupletarem arrochando fazendeiros e empresários Brasil afora…

  4. Privatização do pré-sal….Privatização de Alcântara…Agora vem ai a privatização da Amazônia caboclada….irrruuu…. 😉

    • Escuto esse mimimi da invasão da Amazônia fazem só 40 anos… e até hoje a única invasão que houve de fato foi feita pelos venezuelanos maltrapilhos… 🙂

  5. Já há mais de vinte anos os estadunidenses começaram a se mostrar muito preocupados com o mico-leão-dourado, com o macaco-prego, com o jacaré-do-papo-amarelo e outras espécies animais que vivem no território brazileiro…também se mostraram preocupados com as populações indígenas brasileiras…mas nunca responderam com clareza onde foram parar os descendentes de Touro-Sentado e outros povos indígenas de suas terras…quando começaram essas preocupações bem como a tal balela do aquecimento global!?…precisamente quando a Argentina e o Brasil ingressaram no mercado da soja, do milho e da laranja fazendo-lhes concorrência…e então a expressão “Pulmão do mundo” para a Amazônia começou a receber um reforço emblemático….

    • Os EUA foram fundados sobre o genocídio de 10 milhões de nativos. Só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo norte-americano.

      Esqueçam a história do Dia de Ação de Graças com índios e colonos partilhando placidamente o mesmo peru em torno da mesma mesa. A História dos Estados Unidos começa no programa de erradicação dos índios. Tendo em conta as restrições atuais à imigração ilegal, ninguém diria que os fundadores deste país foram eles mesmos imigrantes ilegais, que vieram sem o consentimento dos que já viviam na América. Durante dois séculos, os índios foram perseguidos e assassinados, despojados de tudo e empurrados para minúsculas reservas de terras inférteis, em lixeiras nucleares e sobre solos contaminados.

      Em pleno século XX, os EUA iniciaram um plano de esterilização forçada de mulheres índias, pedindo-lhes para colocar uma cruz num formulário escrito em idioma que não compreendiam, ameaçando-as com o corte de subsídios caso não consentissem ou, simplesmente, recusando-lhes acesso a maternidades e hospitais. Mas que ninguém se espante, os EUA foram o primeiro país do mundo oficializar esterilizações forçadas como parte de um programa de eugenia, inicialmente contra pessoas portadoras de deficiência e, mais tarde, contra negros e índios …

      Fontes :

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_ind%C3%ADgena_nos_Estados_Unidos

      • Em choques de cultura a mais forte prevalecerá sempre… o seu mimimi esquerdista não mudará os fatos… pode chorar o quanto quiser…

  6. “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós. Oferecemos o perdão da dívida externa em troca da floresta”. Al Gore (Vice-Presidente dos EUA, 1989)

    “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia”. François Mitterrand (Presidente da França, 1989)

    “Caso o Brasil resolva fazer uso da Amazônia, pondo em risco o meio ambiente nos Estados Unidos, temos que estar prontos para interromper este processo imediatamente”. General Patrick Hugles (Diretor da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA, 1998)

    “A floresta amazônica e as demais florestas tropicais do planeta deveriam ser consideradas “bens públicos mundiais” e submetidas a uma gestão coletiva pela comunidade internacional”. Pascal Lamy (Comissário de Comércio da União Européia, 2005).

    “Obviamente, existem problemas de soberania, mas o desmatamento é um assunto enorme… e qualquer plano, mesmo que seja radical, é digno de ser avaliado”. David Miliband (Ministro do Meio Ambiente do Reino Unido, 2006)

    Se demonstras força, todos
    querem ser teus aliados.

    Ao contrário, se mostras fraqueza,
    ninguém te dará importância.

    E, se tendo riquezas, não demonstras
    força, atrairás sobre tua cabeça
    todas as ambições do mundo.

    (Ciro, Rei da Pérsia)

    Países desenvolvidos são responsáveis pela emissão de 70 % do gás carbônico no planeta enquanto tentam incriminar o Brasil pela destruição da Amazônia….. Isso ocorre sabendo-se que a europa inteira tem hoje apenas 0,3 % da mata que tinha há 8 mil anos atrás enquanto o Brasil tem 69 %…. A América do Norte toda tem 32 % somente por causa do reflorestamento do Canadá para produzir enormes quantidades de papel e celulose…..

    Hipóteses de intervenções contra o Brasil para “salvar a floresta devastada e os nativos oprimidos” podem ser usadas por muitos cobiçosos para modelar as mentes e os corações das massas e da comunidade internacional incutindo uma “compreensão” de que uma Guerra Santa contra o Brasil pela posse da Amazônia é algo inevitável e necessário….Seus heróis invasores estariam defendendo até mesmo a futura sobrevivência da espécie humana com fé na afirmação de que a Amazônia é “o pulmão do mundo” e deverá mudar para melhores mãos só que para as conhecidas mãos disfarçadas e gananciosas….

    modelar e influenciar as mentes e os corações do publico alvo…manipular o discurso público através das grandes mídias e meios de comunicação se constituiu hoje um dos principais meios empregados para se projetar poder global…a informação é um elemento chave em qualquer estratégia de projeção de poder global…

    • “Em 2016, de acordo com a ONG de direitos humanos Front Line Defenders, 56 líderes indígenas foram assassinados no Brasil – o número chega a 370 nos últimos 14 anos. Apenas 6% desses crimes foram solucionados.

      Os povos indígenas estão sozinhos no Brasil. Na Câmara há apenas dez pessoas que apoiam sua causa. E o lobby do agronegócio reage muito mal à pressão”, diz Burges, que apela por mais apoio europeu.”

      Organizações de fachada é qualquer entidade criada e controlada por outra organização, seja uma agência de inteligência, grupo de crime organizado, grupos religiosos ou políticos, grupos de advocacia, ou corporações.

      Uma organizações de fachada vai poder atuar pelos interesses do grupo que a criou sem que as ações deste sejam atribuídos ao grupo, escondendo portanto o verdadeiro agente interessado nas atividades.

      Organizações de fachada que se apresentam como associações voluntárias independentes, grupos de advocacia ou organizações de caridade são chamados grupos de fachada. No mundo dos negócios, organizações de fachada tais como empresas de fachada ou corporações de fachada são usadas para proteger a empresa-mãe de responsabilidade legal.

      Ocorrem também casos de Estados que atuam como uma frente (ou substituto) para outro estado. O Estado atuante e o chamado Estado fantoche. As agências de inteligência usam organizações de fachada para fornecer “cobertura”, cargos e ocupações aceitáveis como sendo o meio de renda de seus agentes secretos. As organizações usadas pelas agências de inteligência podem ser organizações legítimas de caridade, organizações religiosas ou de jornalismo, empresas legítimas ou “empresas de fachada”, criadas ou controladas pelas agências de inteligência para criar empregos que justifiquem meios de renda e ocupação para seus agentes sem identifica-los como funcionários das agencias de inteligência.

      Vários grupos de fachada têm sido financiados pela pela CIA para serem usados ​​para divulgar propaganda e influência estadunidense no Terceiro Mundo. Organizações legitimas são usadas como fachada e outras são criadas também para promover eventos profissionais como Congressos e Convenções, nos quais a participação de profissionais estrangeiros facilita tanto a coleta de informações como o recrutamento de profissionais para atuarem como agentes das agencias estrangeiras em seus países de origem.

      A companhia aérea Air America, uma companhia de transporte aéreo civil da década de 1940, e a Southern Air Transport, eram empresas de fretamento aéreo civil que foram operados e integralmente financiadas pela CIA, supostamente para prestar ajuda humanitária. Mas, na verdade, eram usadas em missões de operações secretas no Sudeste Asiático durante a Guerra do Vietnã.

      Em entrevista ao Jornal do Brasil em de 7 de outubro de 2001, o agente da CIA Robert M. Hayes, conta como atuou no Brasil através da companhia de engenharia que criou , a companhia de engenharia Hayes-Bosworth.

      O grupo estadunidense chamado “Associação dos com mais de 60″ (60 Plus Association, em inglês), se diz um grupo não partidário dedicado a promover os interesses das pessoas com mais de 60 anos. Em 2014 foi revelado que o grupo na verdade e um grupo de fachada para a indústria farmacêutica que mobiliza os participantes do grupo, por exemplo, quando tem interesse na aprovação de legislação que interesse à indústria farmacêutica….

    • Verdadeiros Indigenistas os Irmaos Vilas Boas e o Marechal Rondom este seria , mas os Vilas Boas sempre se declararam preocupados e contra estas Reservas , tanto em Fronteiras , em cima de Areas Minerais e pelo seu Tamanho, e com toda a Razao , vejam Internacionalizaram o ESTADO DE RORAIMA , quem defende Indios como eate da foto que e Mestiço é tao Vagabundo quanto ele .

      • a gente tem que “defender” índio sim porque tudo o que esta gente estrangeira quer é conflito entre a nossa sociedade e os índios… que é pra dissuadir ideias separatistas….insuflar o separatismo…todas as movimentações desta gente se baseiam em torno deste intento…

  7. as terras e os costumes dos brasileiros nativos tem que ser preservados. mas tem que ser discutido aqui no brasil, e nao na europa. a armadilha começa com o olho grande que fazem com que a terra valha mais do que a vida humana.

    • Meu amigo todos os brasileiros se nao sao naturalizados , sao Nativos como eu e você, tu queres dizer outra coisa e esta outra coisa ainda é pior , como dizem originarios ; porem isso é. Mentira INDIOS nao sao Originarios , nao sao do Brasil e nem do Continente , vieram da Asia e ou Oceania , aqui mataram os Pivos existentes os Sambaquis , mas isso os Interessados evitam dizer , falam sim e repetem a MENTIRA de POVOS ORIGINARIOS , e os Indios do Brasil sao os mais atrasados que existem , mas ate do que qualquer pivo do mundo e rezem para nunca viverem perto deles , nao terao sossego e nem paz .

  8. com esse desgoverno a próxima etapa era a internacionalizaçao da Amazônia

    o governo entreguista usa a mesma tatica ataca os povos indigenas para que esses procurem meios para se defender

    e esses meios ja estão a tempos organizados

    quanto mais tempo o temer durar mais problemas de todo tipo irão aparecer

    já disse que o brasil de tanto falarem virou uma venezuela dividido e perto de uma guerra civil

    quem fez protesto nos 20 centavos
    quem fez protestos de nao vai ter copa
    quem fez protestos de camisas de cbf

    foram todos usados para o golpe revolução colorida programada pelos estados unidos igual primavera arabe por via de redes sociais facebooks da vida

    o que eles queriam alem de desestabilizar o pais de minar nossas empresas fortes jbs e Petrobras ja nas maos americanas

    e por fim uma guerra civil

    quem ficou feliz com o golpe esses sao os efeitos colaterais

    descontentamento de toda uma sociedade que foi tragada pela irresponsabilidade desse jagunço do aecio e a operaçao hipocrita que atacou as empresas

    corruptores e corruptos já estão soltos fora os protegidos do psdb e afins que nao sao poucos

    14 milhões de desempregados e soldado para a guerra civil eo eb assiste tudo de olhos vendados parece a injustiça brasileira cara ineficiente uma caixa de pandora

    • Mas foi seu ídolo lula quem entregou a RAPOSA SERRA DO SOL as ONGs internacionais, meu caro… explica ai pra nosotros esse entreguismo de seu cumpanheiro…

      • o processo começou no governo do seu partido fhc psdb ja tinha passado ate pelo stf
        o lula ratificou ele estava errado também mas começou o processo pelo seu PSDB

        e agora no governo golpista tudo volta a desandar

      • O que está desandando ???… agora que a coisa começou a consertar… depois de 13 longos anos de desconstrução e desserviço a nação… seu desencantamento com o atual governo só reforça a tese de que ele está certo… AVANTE TEMER… reformas já !!!…

  9. Os comentários acima tratando da pilantragem indígena brasileira são muito bons.

    Para enriquecimento cultural cito uma pérola intelectual altamente falsa… sobre o tópico acima.
    Os índios brasileiros e a grande mentira sobre eles…
    Índios são, e somente o são, aqueles sem contato com o homem civilizado, que vivem exclusivamente dos recursos da floresta, e escondidos permanentemente na mesma. Apenas estes podem ser classificados de índios.
    Todo o restante, que usam calções, facões, motocicletas, automóveis, assistem tv, usam garrafas, jogam futebol, organizam olimpíadas da floresta etc, deixaram de serem índios. São todos simples brasileiros, apenas carregam sangue indígena nas veias, só e somente esta realidade: São brasileiros comuns.
    Praticamente todos os índios protegidos da FUNAI não são índios, mas brasileiros que vivem em ambiente doméstico civilizado em pequenos povoados (absolutamente não são aldeias).
    O “cidadão” acima com penas na cabeça que usa calças, chinelos, sapatos, cueca etc, que dialoga com estrangeiros, é brasileiro fantasiado de índio. Há muito tempo que deixou de ser índio.
    Então nós temos uma grande enganação intelectual para aproveitamento cafajeste de uma minoria que se inclui entre os índios (uma casta nacional de brasileiros cujos ancestrais um dia foram realmente índios).
    Quando na verdade são mais uma parcela de comuns brasileiros urbanizados. Sua necessidade não é terra, e mais terras, mas mais recursos de civilidade, incluindo não só direitos (comuns a todos os brasileiros) mas também deveres municipais, estaduais e federais.
    Temos que parar com essa falsidade-enganação intelectual de chamar de índio quem deixou de ser índio.

    • Não existem povos indígenas, apenas algumas poucos tribos escondidas nas florestas e que desejam continuar assim. Deste que a América foi civilizada isso de povos indígenas acabou. Temos é milhões de norte americanos, canadenses, brasileiros e hispano-latinos com sangue ancestral de africanos, asiáticos, índios, europeus e misturados.
      Povos indígenas é termo cultural para privilégios.

  10. O indígena brasileiro deve ser tratado como cidadão, e como se faz isso, preservando sua cultura que é um bem de todos nós,dando-lhe dignidade e respeito,mas tudo isso deve se dar dentro do BRASIL, sem ingerência externa !

    Tem muito cacique ai que não tem nada de índio, pelo contrário,esta defendendo a entrega do país aos estrangeiros eu posso estar errado mas me parece que é esse o objetivo desse Cacique Ladio Veron !

  11. Índio que precisa de remédio, de cesta básica, entregue pela FAB, no meio da reserva quilométrica, que não sobrevive apenas com os recursos da floresta a muito deixou de ser índio.
    A tal reserva Raposa do Sol, e outras, para uns tais índios civilizados, são uma tremenda piada-deboche com todos os demais brasileiros.

    • A maioria dos Indios foram contra esta Reserva e foram obrigados a abandona las , estao em Favelas de Boa Vista .

  12. indios assentados em terras propicias ao agronegócio ou em areas com grandes reservas minerais é igual chamar o nero pra incendiar roma.

    • minha família por parte de mãe é toda de lá de Roraima…pergunte pra qualquer Roraimense que eles dirão/confirmarão…já estamos invadidos…ongs estrangeiras fazem o que querem sem qualquer tipo de controle…em algumas áreas ou rios vc precisa até da permissão destas ong estrangeiras pra entrar ou trafegar/atravessar…qualquer Roraimense vai te confirmar que estadunidenses estão e sempre estiveram por lá sondando, explorando e saqueando em nossas terras…eu cantei a pedra pra vcs aqui senhores…o que vão fazer aqui será o maior saque já feito deste pais na historia dele…

      Toda aquela reserva Raposa Serra do Sol é uma jazida de nióbio..esta reserva toda é uma jazida de nióbio…é sabido há tempos do potencial mineral da região de Roraima…é sabido pelos geólogos a muito tempo da presença de descomunais reservas de minerais como urânio, tório, cobalto, molibdénio, titânio, tantalita, columbita, cassiterita, ouro e diamante, além de vários outros minérios…que o estado de Roraima todo é uma grande reserva de minerais estratégicos/nobres…apenas 9,99% do estado de Roraima não é área protegida ou área de reserva…pra se ter uma ideia…a quantidade de ouro e diamante que acham ou extraem de lá não diminui….e sim aumenta com o passar dos anos…agora vcs entendem porque que esta gente estrangeira e suas Ongs sondam tanto estas reservas indígenas daqui?!…porque esta gente ronda/espreita e tem tanto interesse nas terras do norte deste pais?!….

      a cobiça existe e é antiga… vem desde o tempo de Dão Pedro segundo quando foi defendida a tese da livre navegação do Rio Amazonas…

    • Mas esta é a intençao de ONGS , CIMI , FUNAI , etc todos patrocinados pelos Gringos .Apoa a Guerra do Paraguai PEDRO II criou a Colonia de Dourados , sul de MS ,com colonos de outros lugares do Brasil , eram terras inabitaveis , hj este tais Guaranis dizem que estes colonos tomaram as Terras deles , justamente ali se encontram as melhores terras do Brasil , ali era terra sem nada , mas trouxeram estes Fedgraçados do Paraguai que ainda recebem Bolsa Familia no Brasil .

      • A ONG ACWA a anos passa um Correntao as 18 horas na Boa Vista /Manaus , so a reabrindo as 6 horas , mas o Governo , o STF ecas FFAA nafa fazem , e mais esta ONG é do GRANDE SATÃ!

  13. prestem atenção em como tentam colocar a nossa sociedade contra os índios e vice-versa…o intuito por trás disso é semear e insuflar sentimentos/posturas separatistas nas mentes e nos corações dos índios…é dissuadir ideias separatistas…as maquinações desta gente estrangeira não consistem só de aliciar e fazer a cabeça dos índios…mas também de colocar a nossa sociedade contra os povos indígenas deste pais para instigar e inflamar ainda mais esse separatismo que progressiva e meticulosamente vem sendo trabalhado a longo prazo neste pais…

    Povo Desprotegido…

  14. Devido ao tema, acho interessante compartilhar com os demais algo que me ocorreu a poucos anos.
    Trabalhei por certo tempo em MT e nossas equipes rotineiramente reportavam problemas com os indígenas, como interdição de rodovias federais e cobrança de “pedágios” clandestinos pela passagem. Reportei isso a um empresário local do ramo ambiental. A conversa foi pitoresca. Segundo ele, na década de 80, as contrapartidas sociais para os licenciamentos ambientais concedidos para qualquer obra nas cercanias de reservas indígenas consistiam na construção de escolas, postos de saúde e centros comunitários para essas populações. Com o tempo, essas demandas foram alterando-se e, segundo ele, o último licenciamento feito requereu apenas a doação de 50 (isso mesmo, cinquenta) caminhonetes diesel cabine dupla Hilux. Algumas unidades seriam direcionadas para altas patentes da Funai, para fazer vista grossa à transação. As demais ficariam para o uso do cacique e seus asseclas. Com as mesmas, eles fiscalizariam a retirada de madeira e animais silvestres de suas terras. Assim que um veículo apresentasse defeito que a impedisse de rodar, era abandonado e sua localização comunicada ao proprietário de algum posto de combustíveis, que ficaria com o veículo em troca do combustível fornecido. Outro veículo do plantel tomaria seu lugar, sucessivamente. Com o dinheiro dos madeireiros e outros exploradores compravam itens de necessidade da tribo, como cestas básicas e muita cachaça. Assim que o dinheiro acabava, partiam para o bloqueio de uma rodovia, para cobrar seu “pedágio”.
    Portanto senhores, não existem mais santos neste meio, infelizmente, assim que tomam conhecimento das “benesses” do homem branco, tais lideranças se corrompem. Com o tempo, as comunidades deixam de trabalhar a terra, de viver da mata e perdem seus costumes, paulatinamente.
    É a receita para uma tragédia anunciada, que em no máximo uma geração terá seu desfecho, com a extinção desses povos.

  15. O DIA Online – 08 de junho de 2008

    As ONGs São Estado Paralelo na Amazônia

    Luiz Gonzaga Schroeder Lessa: ‘as Ongs são estado paralelo na Amazônia’

    Com a experiência de quem já esteve à frente do Comando Militar da Amazônia, o general Lessa se tornou coferencista sobre a floresta e denuncia: devido à ausência do Estado, mais de 100 mil ONGs se julgam as donas daquele território

    Márcia Brasil

    Rio – A existência de um ‘Estado paralelo’ na Região Norte do País, dominado informalmente por Organizações Não-Governamentais (ONGs), que controlam a entrada e a saída de pessoas na Amazônia, sem a chancela do governo brasileiro, é uma das principais preocupações do general Luiz Gonzaga Schroeder Lessa. Só na região da Amazônia, seriam mais de 100 mil ONGs. A maioria não é fiscalizada e atuaria livremente na região. Especialista em assuntos da Amazônia desde que entrou para a reserva, em 2001, o general Lessa já esteve à frente do Comando Militar da Amazônia (CMA), do Comando Militar do Leste (CML) e foi presidente do Clube Militar. Hoje, Lessa é conferencista sobre assuntos da Amazônia e faz um alerta sobre a ausência do Estado na região e o avanço das ONGs. Ele recebeu equipe de O DIA para falar sobre o tema.

    Qual o principal problema da Amazônia hoje?

    —É o vazio de poder motivado pela ausência do Estado. O Estado brasileiro não se faz presente na Amazônia. Naquela área enorme, as fronteiras são muito permeáveis, e o dispositivo militar que existe nas fronteiras é fraco — de vigilância, apenas. A Polícia Federal na área é muito fraca, e o Estado não se faz presente na suas funções básicas, como promover educação, saúde, e políticas de desenvolvimento sustentável. Como o Estado está ausente, outros querem tomar o poder do Estado. E quem quer tomar esse poder? As ONGs. E querem já há muito tempo.

    Quantas ONGs existem na Amazônia hoje?

    —Estima-se que o Brasil tenha 276 mil ONGs. Na Amazônia, são mais de cem mil. Mas essas cem mil ONGs atuam sozinhas. Elas atuam livremente, sem fiscalização. O governo não sabe quem as apóia nem como elas são orçamentadas. Elas não prestam contas para ninguém. E dominam territórios fisicamente.

    Como assim?

    —É outro Estado paralelo. É o Estado paralelo da Região Norte. Tem parte da Amazônia que você só entra se a ONG deixar. Eu só entrei em algumas áreas controladas por ONGs fardado. Parte dessas terras elas compraram, parte elas controlam a população, particularmente os índios. E controlam até o fluxo nos rios. O Rio Negro é um exemplo. Nem como turista você entra nessas áreas. Não entra!

    O senhor poderia explicar melhor esse controle?

    —Você pode chegar como cidadã brasileira e navegar para alcançar o alto do Rio Negro. Chegando lá, em determinado ponto tem um tipo de posto de controle dessa ONG. Ela pergunta onde a senhora vai. Então você responde: vou subir um pouco mais o rio. Eles insistem e perguntam: quer falar com quem? Eles respondem: não, a senhora não pode passar daqui não. E não vão lhe deixar entrar.

    O senhor quer dizer que existem áreas na Amazônia que não são reservas indígenas, bases militares, nem grandes propriedades privadas, mas que são restritas ao cidadão comum?

    —Sim. São restritas. Mamirauá (reserva florestal entre os rios Solimões e Japurá, no Amazonas), região que é muito apreciada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo atual, Lula, é uma delas, só para dar um exemplo. O ex e o atual chefe da República estiveram lá em navios da Marinha. Ali você não entra. É cheia de estrangeiros lá dentro, a título de pesquisadores. E quem não é da área não entra. Mas muitas outras áreas da Amazônia também são restritas. E eu estou falando em áreas de reservas florestal. Quando você fala em reservas indígenas, a restrição é pior. Porque, pelas regras da Funai, o não-índio não pode entrar em terras indígenas.

    Qual a situação dessas 276 mil ONGs que existem em território brasileiro?

    —Desse total, 29 mil recebem recursos federais. Das 100 mil localizadas na Amazônia, apenas 320 estão cadastradas pelo governo federal. É um quadro de total descontrole. Vale destacar também que, em 2002, o número dessas organizações no País era de 22 mil. Já em 2006, pulou para 260 mil. Um aumento de 1.181% em apenas dois anos. E todos esses dados são públicos. Estão no site do Siaf (Sistemas Integrados de Acompanhamento Financeiro).

  16. Logo,logo vai aparecer um certo santo do pé de barro ,dizendo tb que é indio das terras de garanhus,e que ele e sua quadrilha,ops tribo,estão sendo perseguidos e caçados,por terem feito tantas falcatruas,ops benfeitoras ,e precisam de ma resrva pra viverem em paz com a sua ideologia,digo seus costumes,do tamanho da américa latina,pois só assim estarã a salvos dos homens de terno.

  17. “Guaranis-kaiowás fazem apelo no Parlamento Europeu”

    Se vinguém dos colonizadores e migrem em massa para la, a Eurobambi esta toda arreganhada mesmo.
    Agora se ficarem aqui se portem como cidadãos e vão fazer algo de útil e produtivo das vidas a não ser beber pinga o dia inteiro e fazer pedágio ilegal (Extorsão) em rodovias federais sob arcos flexas e facões.
    E parem de serem massa de manobra e jagunços do MST em troca de garrafas de pinga assim com parem também como o “mimimi meus antepassados mimimi” SEUS ANTEPASSADOS ESTÃO MORTOS VIRARAM ADUBO NÃO IMPORTAM MAIS, assim como os meus, os dos quilombolas, dos italianos de todo mundo.

    • Acabar com os índios é relativamente fácil… é só deixar os “missionários” esquerdistas mudarem a religião e os costumes deles para o socialismo e o álcool chegar até as aldeias… morrem como moscas… o fim deles será a esquerda “salvadora” os exterminarem… abram os zóis indiaiada… não deixem esquerdistas chegarem até vcs… será o seu fim…pra vcs é melhor conviver com fazendeiros do que com sociólogos… 🙂

  18. Aqui nao ha nacionalismo , mas partidarismo , mas desde 1985 somente tivemos Governos Entreguistas , sendo Avalusados pelo STF e debaxo das Vistas dos Bolas Murchas dos Militates .

    • Fato !!! Tem que chutar o traseiro dessas Ong’s daqui , que se mande o EB tirar este povo na marra e de lambuja os falsos e corrúptos indios que só sugam o país e já venderam terras afins que são do povo brasileiro pois pra mim a maioria deles não se enquadra nisto pois só pensam em si mesmos quando pedem terras do tamanho de cidades pra não fazerem nada e depois vender. Hipócritas traidores(sei que não são todos).

    • Nao se trata de dar cartaz, amigo; essa farsa foi MONTADA por europeus e estadunidenses… o índio esta dizendo lá o que foi instruído a dizer por esses mesmos europeus que os ouvem…

      • “Jose luiz esposito
        3 de junho de 2017 at 14:09

        Onde estao os SEM VERGOMHAS do STF , EXECUTIVO , LEGISLATIVO E JUDICIARIO ?????”

        estão aparelhados pelos os mesmos que estão por trás destes índios…aliciando e instruindo…

      • Todos esses que vc citou e as ONGs alimentadas com muita verba pública durante o desgoverno do Sr. molusco da silva… esse sim, TRAIDOR DO POVO BRASILEIRO…

  19. Estes indios servem de massa de manobra de ongs e partidos politicos,va passar na terra deles,falo porquê já tive de passar nestes meandros,um monte de cachaceiros,tem que se pagar pedágio nas rodovias que cruzam seus limites,terra alugada para mineiradores,cheio de ongs querendo nossas riquesas,melhor reservando para eles tirarem da gente no futuro,aqui no Mato Grosso do Sul vi uma merda muito grande numa reserva perto de Dourados, os Indios fazem uma bebida a base de milho se não me engano chamada XinXim.Direto eles se reunem todos os homens da aldeia para encher os canecos com isso,as indias me falaram que neste dia elas fogem para o mato e avisam a todos os estranhos para não aparecer nem por perto visto que depois de beberem isto eles saim estuprando as mulheres e crianças,neste dia o povinho das Ongs vazam.Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

  20. A FUNAI, outro órgão público que suga recursos públicos injustificáveis, poderia ter menos de 10% de sua verba e funcionários (mamadores do nosso dinheiro) para executar um bom trabalho. Por quê?
    Porque ela está fora de suas atribuições de monitorar apenas a verdadeira gente selvagem das florestas. Vem a anos se dedicando unicamente a fragmentar nosso país ao defender uma casta de brasileiros traidores.
    Já está mais do que na hora de haver uma séria CPI na FUNAI, botando na cadeia seus inúmeros pilantras, que são completos alienados culturais, vendidos a ideologias estrangeiras cínicas, são centenas de picaretas se escondendo atrás de uma máscara de ambientalistas e humanistas.
    FUNAI de Calhordas e intelectuais imbecis, mas aparelhada, com nosso próprio dinheiro, para nos desfazer.
    CPI JÁ!

  21. Os irmão Villas-Bôas já denunciavam esse futuro sombrio. Logo logo vão pedir um intervenção para salvar as “nações indígenas” contra o malvado Brasil.
    é o fim!

    • reparem em como tentam demonizar os índios neste pais…colocar a sociedade contra eles e vice-versa…em como tentam semear em nossas mentes e corações que o índio é vagabundo…o índio é preguiçoso…o índio é corrupto…o índio é ruim…o índio é bandido…que o índio não presta e não vale nada…que o índio é um inimigo e ameaça…e não as Ongs estrangeiras que estão por trás deles e dos quilombolas…reparem como tentam disseminar em nossa sociedade uma fobia contra eles…pois o que maquinam é colocar a nossa sociedade em conflito com os índios…o que intentam é um conflito entre a nossa sociedade e os índios…para insuflar o separatismo…

      • Quem não prestam são os ESQUERDISTAS que criam essas ONGs BANDIDAS a serviço de externos… são esses que insuflam índios e quilombolas contra a nação brasileira… passem todos ao fio da espada… não deixem escapar um entreguista esquerdista sequer… o futuro da nação agradece…

Comentários não permitidos.