Trump critica Alemanha e promete mudança

Após Merkel questionar confiabilidade dos EUA, presidente americano reclama de déficit comercial e baixa contribuição à Otan. Chanceler federal alemã reitera importância de parceria transatlântica.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente dos EUA, Donald Trump, durante cúpula do G7

A Alemanha voltou a ser alvo de duras críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (30/05). O magnata manifestou no Twitter sua insatisfação em relação aos temas comércio e defesa, horas depois de a chanceler federal alemã, Angela Merkel, indicar que os laços entre ambos os países mudaram.

Trump reclamou do déficit comercial americano com o país europeu e do que considera uma baixa contribuição financeira por parte dos alemães à Otan.

“Temos um ENORME déficit comercial com a Alemanha, e eles pagam MUITO MENOS do que deveriam à Otan e à forças armadas”, escreveu Trump na plataforma online. “Muito ruim para os EUA. Isso vai mudar”, prometeu.

As declarações de Trump prometem abalar ainda mais as relações entre os dois países e sugerem uma resposta aos recentes comentários de Merkel sobre o governo de Trump e as possíveis implicações para a aliança transatlântica.

No último domingo, ao fim da primeira viagem internacional de Trump como presidente, a chanceler federal alemã alertou para o fato de que EUA e Reino Unido já não podem ser considerados parceiros completamente confiáveis.

Na segunda-feira, foi a vez do vice-chanceler federal e ministro do Exterior alemão, Sigmar Gabriel, chamar as medidas do presidente americano de políticas “míopes”, que “enfraqueceram o Ocidente” e prejudicam interesses europeus.

Na cúpula do G7 encerrada no último fim de semana, na Itália, Trump rejeitou a pressão dos demais membros do grupo para se comprometer com o Acordo do Clima de Paris e repreendeu 23 dos 28 integrantes da Otan por “ainda não pagarem o que deveriam” para financiar a aliança.

Dias antes, na Arábia Saudita, Trump fechou um acordo sobre venda de armamentos no valor de 110 bilhões de dólares pela próxima década, que inclui navios, tanques e sistemas antimísseis.

Gabriel disse na segunda-feira que “qualquer um que acelere as mudanças climáticas ao enfraquecer a proteção ambiental, que venda mais armas para zonas de conflito e que não queira resolver conflitos religiosos politicamente está pondo em risco a paz na Europa”.

Nesta terça-feira, Merkel reiterou sua visão de que a Europa deve “tomar seu destino nas próprias mãos”. No entanto, dois dias depois de sua declaração polêmica em relação aos EUA, ela salientou a “extrema importância” da aliança para a Alemanha.

Fonte: DW

7 Comentários

  1. ““Temos um ENORME déficit comercial com a Alemanha, e eles pagam MUITO MENOS do que deveriam à Otan e à forças armadas”, escreveu Trump na plataforma online. “Muito ruim para os EUA. Isso vai mudar”, prometeu.”

    “Palmas para Trump! O bolso é a parte mais sensível do corpo humano e em acabando o dinheiro, acaba também parte do “investimento“ socialista.” – Cláudia Wild.

    Eh sr. Trump. Vamos ver se o sr. FAZ mesmo né! Pq se seguir a linha que o sr. está adotando lá na CN (desfile de PA’s ao invés de sentar o aço no país) não vai dar em nada. Porém, do contrário, vai ser legal ver a muçulmanada reclamando pelos ‘benefícios que lhe são de direito’….. hehehehe 😀

  2. Resolver conflitos religiosos no oriente médio politicamente? Vai sonhando! Pra fanático religioso, conflito só se resolve quando a outra parte está queimando no mármore do inferno. Até quando estes eurobambis vão ficar tratando este conflito como se fosse algo possível de resolver por métodos filosóficos? São sociedades e modos de vida tão opostos que não abrem qualquer possibilidade de acordo. Simples assim. Infelizmente.

    • Sr Lemes os EuroBambis e AmericaBambis numca tiveram interesse Resolver conflito algum Seja em Africa seja na America do Sul muito menos no Medio Oriente. Pelo contrario eles os Bambis tenhem interesses em tais conflitos e no tal fanatimos religioso ou tribal e cultural. So assim eles'” Bambis'” governam manipulam roubam exploram e ainda lucram com venda de armas fora a riqueza depositada em bancos na Europa e America vindas desses paises. Simples assim: dividir para dominar.

  3. Aquilo que afirmo a muitos anos se evidencia agora,a Chucrutinha vai sentar no colinho do Xing Ling.
    Situação desesperada é a da França,se fez escudeira do unilateralismo corsario agora sente-se a Teen na eminencia de ser estuprada por um Urso kkk
    E a Rainha Careca ? Ah a Rainha Careca olha aterrorizada pro continente esperançosa que seu super “amiguinho” ao qual por 2 vezes ela ensaiou deixa-lo na mão vir com seus super rebocadores rebocar a UK para a costa daq Florida kkkk

Comentários não permitidos.