28 de maio de 2017 – Irkutsk – Rússia: Primeiro voo do novo jato comercial MS-21-300

O novo avião de passageiros russo MC-21 realizou no domingo (28) seu primeiro voo. A decolagem aconteceu do aeroporto da Fábrica de Aviação de Irkutsk, uma subsidiária da Irkut Corporation, na região da Sibéria.

“A missão de voo foi concluída na íntegra. O voo ocorreu normalmente, e não há questões que impeçam a continuidade dos testes”, declarou o piloto de testes Oleg Kononenko, que estava no comando do novo modelo.

O voo, com duração de 30 minutos, atingiu 1.000 metros de altitude e velocidade máxima de 300 km/h.

A aeronave utilizada nos testes iniciais é o MC-21-300, o maior da nova família de aviões comerciais russos. Tem capacidade para 211 passageiros e autonomia de voo de até 6.400 km. Os preços oficiais ainda não foram divulgados.

Além de concorrer com aviões comerciais da Boeing e da Airbus, o MC-21 também deverá substituir os antigos modelos Tupolev Tu-134 e Tu-154.

O portfólio atual de pedidos de MC-21 é de 285 aviões. O principal cliente é a russa Aeroflot, que planeja incluir 50 novos aviões do tipo a sua frota. Em abril, o diretor-geral da companhia, Vitáli Saveliev, disse aguardar os primeiros três aviões em 2019.

O primeiro voo teste do MC-21 estava programado para dezembro de 2016, e sua montagem em série havia sido planejada para iniciar em 2017. Mais tarde, o primeiro voo foi adiado para abril e, enfim, para o final de maio.

 

ÍGOR RÔZIN

Edição: Plano Brasil

Fonte: Gazeta Russa

3 Comentários

  1. Muito provavelmente será comprado “na marra” pela Aeroflot, que como a fabricante do aparelho também é estatal. Contudo fora da Rússia não vejo muitas chances visto ter de concorrer com 737 e A-320 embora pessoalmente eu ache que ele é superior ao xing-ling COMAC C-919

    • Esse avião representa um avanço enorme dos russos
      rompe com os padrões tradicionais de design e produção

      Se vingar, será merecido

      • Dentro da Rússia ele tem um bom mercado dado as centenas de Tu-154 que precisam ser substituídos. Fora dela é que a coisa complica em virtude da posição privilegiada dos concorrentes.

Comentários não permitidos.