O novo avião de passageiros russo MC-21 realizou no domingo (28) seu primeiro voo. A decolagem aconteceu do aeroporto da Fábrica de Aviação de Irkutsk, uma subsidiária da Irkut Corporation, na região da Sibéria.
“A missão de voo foi concluída na íntegra. O voo ocorreu normalmente, e não há questões que impeçam a continuidade dos testes”, declarou o piloto de testes Oleg Kononenko, que estava no comando do novo modelo.
O voo, com duração de 30 minutos, atingiu 1.000 metros de altitude e velocidade máxima de 300 km/h.
A aeronave utilizada nos testes iniciais é o MC-21-300, o maior da nova família de aviões comerciais russos. Tem capacidade para 211 passageiros e autonomia de voo de até 6.400 km. Os preços oficiais ainda não foram divulgados.
Além de concorrer com aviões comerciais da Boeing e da Airbus, o MC-21 também deverá substituir os antigos modelos Tupolev Tu-134 e Tu-154.
O portfólio atual de pedidos de MC-21 é de 285 aviões. O principal cliente é a russa Aeroflot, que planeja incluir 50 novos aviões do tipo a sua frota. Em abril, o diretor-geral da companhia, Vitáli Saveliev, disse aguardar os primeiros três aviões em 2019.
O primeiro voo teste do MC-21 estava programado para dezembro de 2016, e sua montagem em série havia sido planejada para iniciar em 2017. Mais tarde, o primeiro voo foi adiado para abril e, enfim, para o final de maio.
ÍGOR RÔZIN
Edição: Plano Brasil
Fonte: Gazeta Russa
Muito provavelmente será comprado “na marra” pela Aeroflot, que como a fabricante do aparelho também é estatal. Contudo fora da Rússia não vejo muitas chances visto ter de concorrer com 737 e A-320 embora pessoalmente eu ache que ele é superior ao xing-ling COMAC C-919
Esse avião representa um avanço enorme dos russos
rompe com os padrões tradicionais de design e produção
Se vingar, será merecido
Dentro da Rússia ele tem um bom mercado dado as centenas de Tu-154 que precisam ser substituídos. Fora dela é que a coisa complica em virtude da posição privilegiada dos concorrentes.