Em colapso, indústria naval já demitiu quase 50 mil e tem dívida bilionária

Dos 40 estaleiros instalados no País, 12 estão parados e o restante opera bem abaixo da capacidade; sem encomendas e com sócios envolvidos na Operação Lava Jato, setor não lembra em nada a euforia de investimentos após a descoberta do pré-sal

Renée Pereira

Símbolo de um Brasil que tentou repetir o crescimento dos anos 70, o setor naval entrou em colapso. De um conjunto de 40 estaleiros instalados no País, 12 estão totalmente parados e o restante está operando bem abaixo da capacidade instalada. Sem encomendas, com o caixa debilitado e, em alguns casos, com sócios envolvidos na Operação Lava Jato, cinco desses estaleiros entraram em recuperação judicial ou extrajudicial. Dos tempos de euforia, sobraram uma dívida bilionária para pagar no mercado e quase 50 mil trabalhadores demitidos, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval).

Entre os estaleiros que ainda estão em operação, uma parte é voltada para a construção de embarcações fluviais, como barcaças, ou de transporte de passageiros, como os catamarãs comuns no Norte do País. A indústria voltada para a construção de plataformas e navios offshore, que nasceu para atender as demandas da Petrobrás, está em contagem regressiva, com os últimos projetos em fase final de construção. Alguns grandes estaleiros têm pouco mais de dois meses de trabalho e depois podem engrossar a lista de estabelecimentos parados.

A euforia de investimentos em estaleiros começou no governo Lula, com a descoberta do Pré-Sal pela Petrobrás. A partir daí, começaram a pipocar projetos de novos estaleiros em todo o litoral brasileiro, uma grande notícia para o governo que queria gerar emprego e turbinar a economia. Para quem aceitasse o maior porcentual de conteúdo local nas embarcações, o governo se propunha a financiar até 90% do projeto.

De 2007 para cá, algo em torno de R$ 45 bilhões foram desembolsados do Fundo de Marinha Mercante (FMM) por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e demais bancos públicos e privados para financiar o setor.

Até 2014, a política do governo se mostrava positiva, apesar de alguns atrasos na entrega de projetos. A essa altura o setor empregava 82 mil pessoas e desenvolvia uma enorme cadeia produtiva. Mas, com a Operação Lava Jato, que atingiu em cheio a Petrobrás, queda no preço do petróleo e derrocada da Sete Brasil, empresa responsável pela contratação de navios para a estatal, a indústria naval brasileira desmoronou com uma sequência de cancelamentos de encomendas de embarcações. “Foi a tempestade perfeita”, diz André Carvalho, da Veirano Advogados.

Para complicar a situação, a Petrobrás fez um pedido à agência reguladora do setor (ANP) para reduzir os porcentuais de conteúdo local na construção de uma plataforma para o Campo de Libra, alegando que a produção no Brasil encarece em 40% o produto. “Os investimentos foram feitos baseados na política de conteúdo local. A eliminação seria muito complicada”, afirma Rodrigo Mattos, diretor da Alvarez & Marsal (A&M).

A crítica é que a crise veio num momento em que a curva de aprendizado estava crescendo, com milhões de reais investidos em treinamento de pessoal. “Pior. A crise pegou alguns estaleiros ainda na curva de investimentos”, diz o presidente da A&M, Marcelo Gomes. É o caso por exemplo do Enseada Paraguaçu, que tem como sócia as empreiteiras envolvidas na Lava Jato Odebrecht, OAS e UTC, além da japonesa Kawasaki. Com 82% das obras concluídas, o estaleiro está parado e em recuperação extrajudicial.

A solução tem sido buscar novas atividades para a área. O presidente da empresa, Fernando Barbosa, afirma que a opção em análise é a criação de um polo industrial e logístico. Outros estaleiros seguem o mesmo caminho e buscam reestruturar suas atividades, como o Inhaúma (RJ), afirma Sergio Leal, do Sinaval. No caso do Estaleiro Rio Grande, também em recuperação judicial, a solução em estudo é criar uma unidade produtiva isolada e vender em leilão a parte que inclui todos os equipamentos. “Se nada for feito, em dois anos estará tudo destruído”, diz Leal.

DNT 16-05-2017 RIO GRANDE – RS / ESPECIAL DOMINICAL / ECONOMIA OE / CRISE ESTALEIROS – Equipamentos, pecas e aco no estaleiro Rio Grande da Ecovix no município de Rio Grande, interior do estado de Rio Grande do Sul. Em dezembro de 2016 a empresa demitiu de uma so vez cerca de 3200 funcionários mantendo em seu quadro apenas o necessário para a manutenção – FOTO DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO

Nem o básico. Jorge Roberto Peixoto da Fonseca, de 46 anos, é uma das vítimas do colapso que vivem os estaleiros no Brasil. Há dez anos, ele deixou o Rio de Janeiro para se aventurar na implementação do polo naval de Rio Grande. Foi trabalhar na Ecovix, dona do Estaleiro Rio Grande, que em dezembro do ano passado demitiu cerca de 3 mil funcionários, depois de ter seus contratos rescindidos com a Petrobrás.

Fonseca foi um dos dispensados pela empresa, que em seguida entrou em recuperação judicial. Desde então, o desempregado vive um pesadelo.

Com 26 anos de carreira na área de tubulação, ele já passou por grandes empreendimentos como a Refinaria Abreu e Lima, projetos da Companhia Siderúrgica Nacional e uma fábrica da Nissan. Hoje, no entanto, não consegue nenhum emprego. “O máximo que consegui foi um bico de limpador de fossa”, afirma Fonseca.

O mesmo acontece com a mulher dele, Maria Angélica Rocha de Oliveira, de 49 anos. “No Rio, trabalhei no Itaú, numa indústria farmacêutica e em empresas de telemarketing. Aqui não consigo emprego nem como caixa de supermercado. Eventualmente aparece algum trabalho de faxina.”

Fome. Para sobreviver, os dois contam com a ajuda do filho de Maria Angélica, que ainda vive no Rio, e de vizinhos. “Tem dia que a gente não tem nem o que comer”, diz ela, que sofre de hipertensão e precisa seguir uma alimentação saudável por recomendação médica. “Eles me pedem para comer bastante fruta. Não temos dinheiro nem para comprar o básico.”

O aluguel do imóvel onde o casal vive com uma filha adolescente está atrasado há dois meses. “E já pediram para desocupar a casa”, afirma Fonseca, que ainda acredita na recuperação do setor naval de Rio Grande. Na semana em que a reportagem do Estado esteve na cidade, ele e outras dezenas de desempregados protestavam na frente do estaleiro da QGI, que ainda está em operação, em busca de trabalho.

FONTE: Estadão

108 Comentários

  1. Triste realidade, mas que em nome de Jesus vai passar pois o mau jamais triunfará e já vemos a justiça divina sendo feita e muitos peixes grandes sendo pegos.

    • Pior que quem paga o pato são os trabalhadores. Os empresários continuam ricos.
      Veja o exemplo da mulher do Cunha que quer repatriar o fruto do roubo do Cunha depositado em conta na Suíça.

  2. (…) Para complicar a situação, a Petrobrás fez um pedido à agência reguladora do setor (ANP) para reduzir os porcentuais de conteúdo local na construção de uma plataforma para o Campo de Libra, alegando que a produção no Brasil encarece em 40% o produto. “ (…)
    .
    .
    Más vem cá ? … o conteúdo nacional não era uma das críticas dos golpistas ? .. e desde quando a mídia golpista se preocupa com o pobre trabalhador ? … a reforma trabalhista e previdenciária é um bom exemplo disso .
    .
    Esses hipócritas golpista que vivem se preocupando com o povão… HAHAH .. até parece …HAHAHA… comovente com suas lagrimas de crocodilo … realmente é coisa de asquerosos.
    .
    Os bancos como o Itaú estão rindo a toa assim como todo o capitalista especulador … o VASA JATO simplesmente QUEBROU a base da engenharia brasileira, sua empresas de base simplesmente estão sendo torpedeadas impiedosamente pelos malditos golpistas .
    .
    .
    VALEU COXINHAS !
    .

    • NYT APONTA EFEITOS COLATERAIS DE LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO NO BRASIL: POSSÍVEL ‘BERLUSCONI’
      .
      Reportagem do jornal norte-americano destacou um possível efeito colateral da luta do Brasil contra a corrupção: a desestabilização da política nacional, levando a um vácuo de poder a ser preenchido por lideranças populistas, como Silvio Berlusconi, bilionário empresário que ocupou o cargo de primeiro-ministro durante nove anos na Itália; o The New York Times traça um paralelo com a Operação Mãos Limpas no país europeu, que inspira o juiz Sergio Moro
      .
      http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/6575744/nyt-aponta-efeitos-colaterais-meio-luta-brasil-contra-corrupcao-possivel

      • KPMG INFORMA MORO: NÃO HOUVE ILÍCITOS DE LULA NA PETROBRAS
        .
        Depois da PricewaterhouseCoopers, maior empresa de auditoria do mundo, que em abril desse ano já havia isentado o ex-presidente Lula de irregularidades na estatal ao longo de seu mandato como presidente, agora foi a vez da auditoria independente KPMG, que respondeu a um requerimento feito pelo juiz Sergio Moro, da Lava Jato, com o mesmo teor; “Não foram identificados pela equipe de auditoria atos envolvendo a participação do ex-presidente da república, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, na gestão da Petrobras que pudessem ser qualificados como representativos de corrupção ou configurar ato ilícito”, diz o comunicado da empresa, que auditou as contas da estatal entre 31.12.2006 e 31.12.2011
        .
        http://www.brasil247.com

      • Moro vai responder: ‘ISTO NÃO VEM AO CASO”
        ou então repete o que disse a Carmem Lúcia do STF: “CONDENO SEM PROVAS PORQUE A LITERATURA ME PERMITE.”

    • “EU NÃO FAÇO NADA DE ERRADO, EU SÓ TRAFICO DROGA”, DIZ PERRELLA A AÉCIO
      .
      Um novo trecho da gravação de uma conversa entre os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Zezé Perrella (PSDB-MG) foi divulgado; Aécio telefonou a Perrella no dia 13 de abril para cobrir fidelidade do aliado e reclamar de declarações em uma entrevista; Perrella justificou suas falas com o caso do Helicoca: “Qual a maneira que eu encontrei de rebater essas coisas que eles falam de mim do helicóptero até hoje?”, afirma; e completa, adiante: “Eu não faço nada de errado, eu só trafico droga”; Aécio ri
      .
      http://www.diariodocentrodomundo.com.br
      .
      .
      **********************
      .
      Eis o candidato dos coxinha .. seria um grande traficante de drogas transformando o braZil em uma grande Medelim , para quem dizia que o Brasil iria se transformar em uma Cuba com o ParTido no poder …HAHHAHAHAHA ..
      .
      Já imaginaram um cara desse na presidência ? …, se como senador dos coxinhas o elemento faz o que faz .. imaginem ele na presidência ? .
      .
      .
      VALEU COXINHAS !

      • “TEM QUE TIRAR ESSE CARA”, DISSE AÉCIO SOBRE CHEFE DA POLÍCIA FEDERAL
        .
        O senador afastado Aécio Neves afirmou, em gravação feita pelo empresário Joesley Batista, que pressionou Michel Temer por mudanças na Polícia Federal, incluindo a substituição do diretor-geral do órgão, Leandro Daiello; em conversa anexada ao acordo de delação premiada do dono da JBS, Aécio disse a Joesley que o governo deveria aproveitar a crise gerada pela Operação Carne Fraca para a troca; “Não vai ter outra [chance]. Porque nós nunca tivemos uma chance onde a PF ficou por baixo, né?”, disse o empresário; Aécio concordou: “Aí vai ter quem vai falar, ‘é por causa da Lava Jato’. [O governo pode responder] ‘Não, é por causa da Carne Fraca'”, rebateu; recém-indicado por Michel Temer para o Ministério da Justiça, Torquarto Jardim já indicou que pretende atender o pedido de Aécio rever o comando da PF
        .
        http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/05/1888511-tem-que-tirar-esse-cara-disseram-aecio-e-joesley-sobre-chefe-da-policia-federal.shtml
        .
        .
        ****
        .
        Vocês já perceberam uma coisa .. contra os heróis dos coxinhas … as provas são contundentes e para predê-los é uma dificuldade … imaginem que, para prender um político da esquerda … basta ele ser da esquerda, é isso que é a “justiça” seletiva faz … se prende não
        ao por provas más, por uma questão ideológica… o braZil aos poucos está indo para um precipício profundo … graças a Quem ?
        .
        .
        VALEU COXINHAS .

      • Ter que escolher entre a terrorista e o traficante, parabéns ao povo que colocou esses dois, só sei que nem mesmo fui votar.

  3. “o governo se propunha a financiar até 90% do projeto.”

    FARRA com o dinheiro público para a tal “demonizada” elite

    “A euforia de investimentos em estaleiros começou no governo Lula, com a descoberta do Pré-Sal pela Petrobrás.”

    Eike Batista que o diga né rsrs.. o maior especulador de “descobertas” de jazidas de gás e petróleo que esse país teve.

    “A partir daí, começaram a pipocar projetos de novos estaleiros em todo o litoral brasileiro”

    Todo mundo querendo pegar sua fatia do bolo, enquanto isso o povão recebendo migalhas.

    “De 2007 para cá, algo em torno de R$ 45 bilhões foram desembolsados do Fundo de Marinha Mercante (FMM) por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e demais bancos públicos e privados para financiar o setor”

    como diria o Milton Leite: “que beleeeza” A prova da FARRA ! Quanto será que nossos políticos levaram de propina desse montante, pra enganar o Brasil nessa outra mentira que foi “o avanço da indústria naval ?”

    “Mas, com a Operação Lava Jato, que atingiu em cheio a Petrobrás, queda no preço do petróleo e derrocada da Sete Brasil”

    Acabou a MAMATA, a operação começava ali a pegar os bandidos, e bandido bom só vive com o dinheiro dos outros.

    Sou a favor da nossa indústria, mas não da FORMA como foi. Essa gente não sabe seguir em frente sem ajuda do governo (usando o nosso dinheiro)

    Pergunta pra algum micro, pequeno e médio empresário brasileiro, se eles tem a MORDOMIA, FARTURA, e BENESSES que os grandes tem como o nosso dinheiro com o governo.

    é uma safadeza sem tamanho, deixa um pequeno empresário de pagar alguma contribuição ao estado pra ver só, é multado sem dó e piedade, e com juros lá na lua.

    Quero mais é que se explodam esses CORRUPTOS !! Viveram a nossas custas e sempre estão rindo da cara nossa cara

    essa é só mais uma prova que Lula e sua corja mentia descaradamente, sobre aquele papo furado de “elite branca” e blá blá blá…. o cara se aliou a eles pra assaltar os cofres públicos, e na hora que o cerco se fechou, como todo bom bandido faz, é sair “correndo” pra esconder a grana que roubou, em nome de uma falso “patriotismo” de levantar a indústria naval brasileira

    Esses caras nunca se importaram com nada nesse país, é tudo uma CAUSA pra eles, como eles usam as mulheres, negros, gays e etc. apenas para ENGANAR e ROUBAR em nome do ParTidão, esse sim sempre foi o projeto deles !

    Daqui a pouco vão aparecer os socialistas de araque (aqueles que atacavam a elite do país) e vão me acusar de ser entreguista por escrever isso, na verdade a intenção é DEFENDER a mesma elite que eles juram que odeiam rsrs.. e massacrou os cofres públicos do país.

    Viva a lava jato, viva o Moro, pq ladrão bom tem que estar na cadeia !! Pelo menos até o STF soltar rsrs..

    • Tu torces o pescoço da verdade até ela botar um palmo de língua para fora! Tem dó cara! Quer dizer que a corrupção começou no governo do PT? A quem queres enganar? Já esqueceu da plataforma guaribada no governo FHC que afundou? O vendedor está por aí lépido e lampreiro e ninguém fala mais dele. Quem quebrou os estaleiros foi o atual governo do PSDB (PMDB é só fachada) e o verdugo de curitiba.
      Os desempregados brasileiros agradecem pelo empenho dos coxinhas e robôs remunerados!

      • Você não tem argumentoss para dizer que o PSDB, DEM, PMDB são partidos​ mais honestos​ que o PT. Rapaz ou você é burro ou é pago pra fazer propaganda aqui. Sem noção e cego, esses políticos, não importa o partido são umas ratazanas, não só o PT, mas os caras da sua direita estão todos com o rabo preso, temer, Aécio, Serra motoserra, Alckmin, José Agripino, Rodrigo Maia….etc. O problema não é o partido, é o sistema de longe ilegal, influência estrangeira nas instituições do país. Si informe, o seu ódio por um determinado partido é do tamanho da sua ignorância e cegueira.

      • Eu NUNCA disse que eram diferentes do pt… até porque TODOS, absolutamente TODOS padecem do mesmo estigma esquerdóide… o próprio molusco disse com todas as letras que ele e o motosserra “tinham inventado um novo jeito de fazer política, se perpetuando no poder alternadamente… se vc não enxerga isso é porque vc é tão demente quanto seus alinhados… eu dispensaria ter que responder esse tipo de gente desonesta intelectualmente… mas no seu caso vou abrir uma exceção… talvez porque se trata de um neófito no assunto…

      • Depois que os ídolos dos coxinhas foram todos desmascarados, o mantra deles é: “TODO POLÍTICO É IGUAL “. Coitados eles não tem humildade nem para reconhecerem o próprio erro.
        Até agora, depois de 15 anos de devassa total nada encontraram contra o LULA, portanto, até que se prove o contrário ele é diferente e não pode ser comparado ao Aécio e companhia.

      • “”depois de 15 anos de devassa total nada encontraram contra o LULA, portanto””

        Encontraram milhares de coisas contra o Lula, só não encontraram um documento assinado com o nome dele.

      • “Luiz
        29 de maio de 2017 at 21:43

        Você não tem argumentoss para dizer que o PSDB, DEM, PMDB são partidos​ mais honestos​ que o PT. Rapaz ou você é burro ou é pago pra fazer propaganda aqui”

        os 2 mesmo…rs…

      • Mariano

        não, a corrupção não começou com o PT, mas a corrupção com fã clube sim !

        FHC e os outros ladrões que antecederam a ele, era amadores perto do Lula e sua corja comunista, e não confunda isso que estou dizendo como uma defesa, pois eu não tenho corrupto de estimação.

        chega de dar dinheiro pra vagab#%¨% em nome de um patriotismo que não existe, vão TRABALHAR como a grande maioria do povo brasileiro faz se querem dinheiro !

      • Seu ——–
        O psdb quebrou os estaleiros? Aeh?? Mas eles ja fecharam as portas enquanto a Dilbandida era presidente, animal…
        O verdugo de curitiba? O Moro? Vc entao eh contra a Lava Jato? Deve ser a favor do chefe da quadrilha e de toda a corrupçao. Mais um vermelhinho ——-

      • A velha chantagem emocional mortadela: vc é contra só o partidão… rsrssrsrsrsssss… como se os demais partidecos socialistas fossem diferentes… 🙂

      • “”Quem quebrou os estaleiros foi o atual governo do PSDB (PMDB é só fachada) e o verdugo de curitiba.””

        Está enganado.

  4. lamentavelmente esse é o preço pago quando o Estado Brasileiro é tomado de assalto pelo conluio entre um ParTido político (híbrido de seita fundamentalista e OrCrim) e um cartel de empreiteiras visando se perpetuar no poder e usando como fachada um suposto projeto nacional-desenvolvimentista.

      • E o pior é o PSDB …que transformou a Justiça em um departamento partidário … só quero ver os esqueletos do armário do poder judiciário braZileiro …o que vai ter de juiz e promotor se escondendo debaixo do birô … rsrsr ..em especial os de São Paulo e Curitiba … são tudo umas ……. F R A U D E S ….. essa gente que se pousa de puritano e de moralista … realmente são umas … F R A U D E S

      • EM GRAMPO, AÉCIO PRESSIONA CHEFE DA PF PARA ACESSAR INQUÉRITO DE FURNAS
        .
        Senador afastado Aécio Neves (PSDB) aparece em gravação da operação Patmos, da Polícia Federal, pressionando o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, para ter acesso a depoimentos que o acusam de ter recebido propina da estatal Furnas Centrais Elétricas; demonstrando irritação com a dificuldade em obter depoimentos do caso Furnas junto à Polícia Federal, Aécio ligou para o chefe da corporação, delegado Leandro Daiello Coimbra, e pediu que marcasse um encontro a fim de tratar do tema que era de seu interesse; “O delegado se negou a entregar à defesa, ontem, a cópia do depoimento que ele já tinha colhido, tá?”, queixou-se Aécio a Daiello; leia íntegra do diálogo
        .
        http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/grampo-mostra-aecio-pressionando-cupula-da-pf-para-ter-acesso-a-inquerito-furnas/

      • Junto com nossa classe política e outros bandidos, essa tal Globo também é uma das coisas que mais nos destroem.
        O dia que essa Globo sumir (como a antiga Manchete e outras sumiram) nosso país vai passar a respirar aliviado. É um verdadeiro tumor em nossa nação.

      • A “grobo” esquerdalha globalista está a serviço da desconstrução nacional… pra essa gente, quanto pior, melhor… eles pretendem elevar a sacanagem contra o povo brasileiro a níveis atmosféricos… é claro que essa imundice midiática sempre soube dos esquemões e até acho que participou ativamente como abafa pra esconder essas e outras tramoias em que está metida, como empréstimos estatais sem garantias…

  5. certo .. mas vejamos pelo lado pragmático da coisa … desses 40 estaleiros quantos realmente são funcionais ou q estejam equipados pra q possam oferecer preço e condições de mercado ”’reais” ? .. ou q possam de fato competir com o mercado externo ?….. fundo do poço …. n ?

    • Amigo não se pode analisar o caso somente comparando o preço de venda dos produtos. Tem fatores que devemos levar em conta tais como:
      1. Quantos empregos diretos e indiretos produzem no pais um produto fabricado aqui e outro no exterior?
      2. Quanto de imposto o pais arrecada com o produto produzido aqui e o que vem do exterior?
      3. Quanto é investido em renovação do parque industrial a compra de um produto nacional/
      4. Principalmente há que se observar que o produto nacional é pago em real e o produto importado é pago em dólares. Portanto comprar tudo do exterior causaria um tremendo rombo na balança comercial.
      O FHC quando foi presidente tinha essa mentalidade de comprar lá fora porque era mais barato. Resultado acabou com todas as estatais, com a agricultura, sucateou as industrias nacionais e no final entregou o pais ao PT totalmente endividado.
      CONCLUSÃO : O BARATO AS VEZES CUSTA MAIS CARO.

  6. Nossa gente é outra, caro ESQUERDOPATA… nenhum desses que ai está ou esteve tem a nossa aceitação… a CACA é EXCLUSIVAMENTE suas… sorry…

    • Zé pequeno,
      Quanta baboseira, mais uma vez você aqui defendendo bandido, agora vai me dizer que o Aécio, o Temer, o Renan, o José Serra, o Alkmin, e todos os outros envolvidos em corrupção são inocentes. Essa direita que você tanto defende é pior que todos os partidos de esquerda e de aluguel juntos. Sinceramente, como dizia o finado Enéias, si tem um P é corrupto. Inocência sua ou falta de inteligência.

      • Vc é ——- Vc acha que algum desses que citou sao direita? Nao tens nem ideia do que é direita. Isso ae é tudo tucano que por definiçao é centro-esquerda. E a “direita” nao vai fazer manifestaçao de apoio quando pegam Cunha, Aecio, etc. Bem diferente da esquerda safada que adora defender seus bandidos. Esquerda autoritaria, Luleco ja avisou que vai prender jornalista se voltar. Ditadura igual do Maduro.

      • Pois é Pedro… é com esse tipo de CAVALGADURA que temos que discutir diariamente… só eles que conseguem ver diferenças ideológicas e políticas entre FHC e LULADRÃO… entre DILMANTA e MOTOSERRA… é com essa gentalha que acha que sabe alguma coisa que temos que conviver… lamentável para o país…

      • E o que é direita e quem é direita no Brasil? essas definições são coisas do passado. haja vista que, hoje há países na Europa governado por socialistas que são piores do que os capitalistas.
        Atualmente a diferença que se deve observar é o tipo de política que o partido adota. Se vai ser um capitalismo selvagem onde os bancos dominam tudo ou se um capitalismo mais brando regulado pelo estado.

      • CAPITALISMO REGULADO PELO ESTADO !!!… EEEEEEEEEEECA !!!… Estado é somente para segurança pública e defesa externa… o que passa disso é falcatrua…

      • O verdadeiro capitalismo não tem outro senhor que não o mercado. Mesmo os bancos não fogem a regra…

        Só tem dois tipos de capitalismo de fato: o laissez-faire ( vertente liberal ), ou o capitalismo de Estado ( normalmente com altas doses de keynesianismo ).

  7. Esses mega hiper e “inteligentes” empresários brasileiros só vivem as custas do povo, não era isso que os socialistas de araque pregavam na era Lula ?

    Pq defendem essa gente agora ? Pq atacam a lava jato se estão desmantelando essas quadrilhas que roubavam dinheiro público junto com os políticos ?

    é tanto empresário vagab#$¨% que ficou mais rico do que já era, a nossas custas com seu suado imposto, pq defendem essa gente ? é isso que eu não entendo.

    “em nome da pátria e da indústria naval brasileira”

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    BOBINHOS !!! como são BOBINHOS úteis !!

    chego até ficar com uma certa pena, mas já passou rsrs..

    “Eles fingem que são patriotas, e nós fingimos que acreditamos”

    ( Vampeta )

    • DEFINIÇÃO DE COXINHA tá na internet atribuído a Renata Sorrah, portanto é de domínio público, estou apenas transcrevendo:

      “coxinha é o próprio bichinho de estimação do bandido. Votou no Aécio, foi pras ruas protestar contra a derrota que sofreu, balançou o rabinho para a aliança dele com Cunha e Temer, fez dancinha pedindo o impeachment da Dilma, rosnou nas redes sociais. E agora, quando a casa caiu, se finge de morto. Bem adestrado”

  8. O nacional dessnvolvimentismo nao funciona por aqui, porque em nossa terra impera o estrangeirismo da elite e o desprezo pelo povo, sendo que o grosso da nata de nossa elite e formado por descendentes de estrangeiros vindos no inicio do final do imperio a tempos depois.
    Eles nada fazem pelo pais a nao ser sugar, sugar e sugar enquanto eles imperarem nos seremos servos.

  9. Culpado de tudo isso foi os militares de 64 a 85, por não ter fuzilado os políticos presos envolvidos em terrorismo como a Dilma e seus “companheiros” olha só o que eles teriam evitado do Brasil ter passado.

  10. Nem queria votar mais no Lula, mas depois que esses vermes destruíram tudo que foi conquistado nos últimos 15 anos, agora vou fazer campanha de graça pra ele, ou se o Moro tirar ele da eleição faço pra quem ele indicar.
    Chega desses vermes traidores da pátria destruindo nosso país!

    • Nunca votei no Lula em primeiro turno, minha preferência foi e continua sendo o Ciro Gomes, inclusive achava que o PT deveria ter colocado o Ciro para concorrer a presidente, mas preferiram a Dilma.
      Entretanto sou obrigado a reconhecer que o Lula é um político honesto, até que apareçam provas consistentes e não apenas “ele sabia” essa é minha opinião.
      E o povo sabe disso é tanto que não querem eleições diretas porque correm o risco de ter que engolir o 9 dedos novamente ou quem sabe o Ciro Gomes. Nenhum dos dois seria bom para os corruptos do PSDB/PMDB/DEM.

      • “Entretanto sou obrigado a reconhecer que o Lula é um político honesto,”

        O Ministério da saúde adverte: Pão com “mortandela” faz mal ao cérebro….?

      • rsrsrsrsrsrsssss… são tão safados que usam o mesmo cinismo de seu ídolo de nove dedos… como não chamar socialistas de BANDIDOS HIPÓCRITAS ???… não há como…

  11. ao pessoal mais a direita, me indiquem um nome direitista conservador que seja confiavel para votar, que nao esteja comprado pelas malas de propina do nosso governo. nao vale o dr eneias, que já morreu, nem o bolsonaro friboi, nem alguem envolvido e fianciado por qualquer forma de contravençao. pelo menos um . grato!

    • O xodó dos coxinhas agora é o Bolsonaro, o plano “B” da Globo é o Luciano Hulk que já anda apagando todas as fotos que fez com os corruptos.
      Com esses candidatos não tem luz no fim do túnel para a “direita” brasileira, que não é nem um pouco direita.

  12. Amigos comentaristas, tirando as questões ideológicas -partidárias , alguém poderia dar uma solução ou soluções para o problema dos estaleiros? tecnicamente falando. sem rodeios. pois todos possuem ideias que desejo compartilhar e aprender. Gratos.

    • sergio,

      A única forma de lidar com essa situação é com encomendas… Não há outra solução…

      Até se poderia pensar em usar o governo para levanta-los, mas haja grana pra tudo; não tem grana sobrando pra subsidiar quem não produz… Aliás, subsidiar pode ser o primeiro passo pro desastre, se isso não é bem medido…

      O melhor a fazer, é deixar a história seguir o seu curso… Ao menos, os estaleiros que sobreviverem a essa nova hecatombe serão estaleiros consolidados.

      • com encomendas que se depender do temer nao vai existir

        o guerreiro pediu uma soluçao

        a soluçao seria eleiçoes gerais
        pois os politicos que ali estão sao corropidos

        sobre nao ter dinheiro essa e a maior mentira política pois 500 mil por semana

        estamos falando apenas do cunha temer

        2 milhoes por mês para aecio

        veja apenas 3 politicos

        e olha os valores de apenas uma empresa brasileira

        temos 500 deputados uns 80 senadores

        nao tem dinheiro pois estao desviando de varias formas e etc

        ou derruba a republica das ratazanas ou eleiçoes gerais

        os politicos 80 por cento se dizem empresarios fazendo leis em benefício próprio

        o exercito pode sim causar efeito

        mas esta mocorongando

      • Eleições gerais não resolvem nada… Pode ser eleito o cara mais limpo do mundo que o congresso ainda será o mesmo, já que não se prevê eleição de parlamentares.

        Ademais, estamos a pouco mais de um ano das eleições federais. Se o atual Presidente cair, mais fácil seguir a Constituição ( pra melhor ou pior, é o que temos; e é melhor ter isso que nada )… Afinal, independente de tudo, pouco importa agora… Aliás, no congresso mesmo tem nomes que se salvam e poderiam manter a casa até ano que vem…

        O problema não se resume as dezenas de bilhões desviados em corrupção, mas as centenas de bilhões que o Estado deve… E não adianta simplesmente meter o pé na escora da barrada e dizer que não vai pagar…

        Quanto a forças armadas, esquece… Os comandantes já disseram mais de uma vez que vão seguir a Constituição.

      • rr 90 por cento do povo quer eleições diretas pois não confiam no congresso ladrão

        você se esquece que o sistema brasileiro é presidencialista o que faz com que o presidente tem muito poder sim
        um deles é o VETO

      • 99,9% do povo brasileiro quer a destituição de TODO o quadro político… Soltariam rojões se todos os partidos não mais existissem…

        Um Presidente tem tanto poder que pode ser derrubado pelo Congresso… Aliás, o próprio Congresso pode derrubar vetos do presidente…

      • Acabou com o pézito de alface, caro RR… rsrsrssrsrsss… ele adora apanhar… parece mulher de malandro… 🙂

    • “sergio ribamar ferreira
      30 de maio de 2017 at 6:42 ”

      solução nenhuma importa mais ser discutida pois tudo isso ira para as mãos/controle dos estrangeiros…é o mesmo que estão fazendo nos correios….estão mantendo tudo parado ou mal funcionado para justificar “privatização” para os estrangeiros….é uma vergonha uma das maiores nações do mundo ser facilmente dominada e controlada por empresas ou pais estrangeiro….mais vergonhoso ainda é o conluio da maioria dos militares com tudo isso…

      • correto maquina estai deixando tudo desandar para poder fazer igual na epoca do fernando henrique cardoso rsrs eu quase escrevi fernando de mello , collor rsrs

        mas a tatica é a mesma eles deixam tudo desandar para poder vender e serem socios dos compradores mas socios minoritarios

        esses politicos sao um bando de TIRIRICA

        É ISSO estamos sendo governado pelos mais boboca bossais e medrosos do mundo

        o EB PODERIA tirar o presidente fechar o congresso e ficar ate as proximas eleiçoes 2018

        pois a esquerda e tanto a direita supostas pois na verdade nao existem esta agora se segurando pois estao todos envolvidos de alguma forma uns muito mais e uns um pouco menos

        a republica já caiu só nao ve quem acredita ainda que eles os ladroes vao conseguir resolver essa patifaria

      • Botar a culpa nuzamericanos resolve tudo, né, maquineta ???… isso irá trazer nossos estaleiros de volta… 🙂

  13. a operação hipócrita a jato foi quem quebrou os estaleiros e não apenas ele mas todo o resto da cadeia produtiva brasileira

    e nem adianta ficar defendendo a hipócrita a jato , postando comentários com vários Nicks diferentes se o IP da maquina é o mesmo

    juiz seletivo sentado em cima de varias provas desde o caso do Banestado
    queriam fechar a lava jato com o pt dentro ,mas tomaram na cabeça

    malinha de 500 mil para cunha e temer POR SEMANA e o cangaceiro esta la ainda

    e pior AS FORÇAS ARMADAS PRESTANDO CONTINECIA PARA LADRAO

    aecio esta solto , Fernando Henrique solto , aloisio 500 mil solto e por ai vai serralio , angorá , botafogo , etc etc e tal

    as empresas brasileiras são é vitimas dessas quadrilhas republicanas , pois se não pagar eles fazem a famosa BURRUCRACIA

    ELES ATRASAM AS EMPRESAS aquilo é uma máfia um câncer , e as forças armadas não tem 1 com vontade para nada aceita de boa

    a jbs pedia pelo amor de deus para o aecio parar de sugar eles

    os estados unidos querem mais eles querem uma guerra civil no brasil igual tentam na Venezuela ,

    aonde conseguiram na síria , libia e iraque

    coxinha era so massa de manobra igual a turminha dos vinte centavos todos vieram formados pelo facebook um bando de ameba .

    bem feito falava que o petista iria ter que trabalhar rsrs agora eles é que estão nos 14 milhões de desempregados ali tem tudo preto pobre boy classse media bossal , classe c, d , e

    comércios com vendedores com a mao não queixo , lojas de roupas que se você passar em frente as vendedoras parecem putas tentando puxar você para dentro

    lava jato com juízes ganhando 500 mil 150 mil , 80 mil caso do mouro , e porai va ministério publico aquele que fez acerto com os estados unidos para processar as empresas brasileiras , ganando em media 150

    esses não tem problema

    e para o EB que irão tirar a aposentadoria pois depois que tirarem a do civis , eles irão gradativamente igualar ,

    esta ai vendo o brasil ser depredado roubado vendido entregado e fica ai

    só serve para sustentar corrupto ladrão no poder ?

    • “”a operação hipócrita a jato “”

      Hipócrita é você, porque foi a Dilma e a graça foster que anunciaram o prejuízo de 60 bilhões com a corrupção na petrobras.

      Mais a confissão do Marcelo odebrcht dizendo que deu o dinheiro para campanha do Lula e da Dilma.

      O que vale a sua palavra se a própria Dilma assumiu o prejuízo?

      • alemão deagol sua familia veio fugida para o brasil por que ?

        por que era fugindo de guerra como nazistas ou fugindo de guerra como judeus alemae

        de brasil vc nao entende nada poodle europeu

        citizen turistinha

        ate a rede esgoto ja soltou os valores pagos a classe judiciaria vai se informar procura no google
        para de ser preguiçoso

        e a Petrobrás hoje esta sendo fatiada só um apatrida igual a vc finge nao ver

      • “”e a Petrobrás hoje esta sendo fatiada só um apatrida igual a vc finge nao ver””

        Ah pé de cão, é verdade.

        Se a empresa não tivesse sido roubada e mal administrada isso não aconteceria…

        E foi roubada por todos os políticos de todos os partidos. Inclusive o que você defende.

        Você foi enganado, assim como todos nós.
        Isso que você tem que ter honra de assumir!!!

      • melhorou o discurso ja assume que nao tem santo na politica antes era apenas culpa to pter rs

        mas voce esta errado sobre a petrobras estar ruim das pernas antes da operaçao hipocrita a jato

        ela financiava e crescia em muitos pontos no brasil e no mundo

        roubada ela é desde a sua criaçao e nao apenas ela

        tem partidos que fazem o pais crescer e desenvolver e tiram uma lasca e tem partidos igual o do aecio que nao faz o brasil crescer nao constroem nada e vendem o que tem a preço de banana para seus laranjas

      • “”de brasil vc nao entende nada poodle europeu

        citizen turistinha””

        Haha!

        Certo é você que conhece o mundo pela tv e quer dar opinião sobre o que não tem a menor ideia!!!

        Só quem tem a sorte de viajar sabe como vocês estão sendo enganados nesse Brasil.

      • deagol eu conheço o brasil , nunca tive tesao, de sair do meu pais

        meus parentes vao para oktoberfast ,na alemanha so para encher a cara
        e nao é por ser meus parentes que passo pano falo na cara deles , viajam para se embebedar , outros turistinhas pela europa outros turtas indo nessa de estudar fora ou intercambios

        eu nao tenho vontade nem de ir no paraguai argentina bolivia rs venezuela cuba , russia estados unidos europa ,

        mas brasil eu respiro ,
        por isso te chamo de cityzem turist pois voce como turista nao respira nem lá nem cá

        entendeu , quem sai da sua terra natal por outros cantos nao para

        um nacional alemao odeia a angela merreca mas voce adora RS
        , isso demostra o mau que fizeram para voce de deixar o seu pais

        voce acha que é um cidadao do mundo SQN.

    • “”lava jato com juízes ganhando 500 mil 150 mil “”

      Tem fonte????

      Parece mais uma mentira espalhada pelos desonestos defensores de corruptos.

      • minha amiga disse que o avô dela era nazista perdeu a guerra e passou na africa e casou com uma negra e veio para o brasil

        por isso te pergunto curiosidade .

      • Não sei o que as famílias tem a ver com a discussão.

        Eu não vou desrespeitar a sua que nunca me fez nada. Desejo saúde!!!

        De novo:

        Tem fonte para dizer que juízes da lava jato ganham 500 mil?

        Que algum juiz envolvido é corrupto?

        Ah, tem foto do Moro com o Aécio?

        É Verdade!!!

        Mas também tem foto do lula com todos os ladrões e corruptos do Brasil. Muitos deles amigos e aliados.

        Inclusive o sítio que só ele frequentava estava sendo reformado por corruptos, para ele usar.

        Só não tem papel com assinatura dele porque tudo foi feito com o nome de outros e o que tinha pode ter sido destruído com um fósforo de 50 centavos.

        E que falar do Moro ainda???

        E você sabe que isso é verdade, só não tem coragem de assumir.

      • deagol me responde a pergunta , que te fiz , é sem maldade .

        pois as minhas eu respondi entra no google e pesquisa sobre valores pagos a juizes e para o sistema judiciario um dos mais caros do mundo
        e um dos mais INEFICIENTES DO MUNDO tambem

        O moro acabou de se dizer impedido em um processo contra o jornalista que foi caçado por ele , apenas o primeiro ato faltam varios outros

        com o tempo o seu ultimo heroi ira cair a mascara

        o do aecio ja caiu rs

        sobre o mouro ele sentou no processo do temer do aecio e de outros tucanos e foi em cima apenas do pt que tambem nao é santo ,mas nao é tao lixo igual ao pmdb psdb
        ok

        na verdade a lava jato foi mais ou igual ,prejudicial do que a propria corrupçao
        veja nao entenda que nao gostaria de ver todos corruptos presos
        mas o modo que fizeram atacaram foi as empresas e nao os corruptores
        pois esses DEPOIS DE DELATAREM MUITOS ESTAO LIVRES
        mas os empregos o comercio os investimentos foram por aqua a baixo

        me responde a pergunta ,nao tem pegadinha nenhuma , so fiquei curioso pois minha amiga citou a dela , achei interessante perguntar para voce

        nao estou te julgando , NAO POR ISSO rs
        responde !

  14. O povo brasileiro tem a memória curta ……antes do Pt ….o FHC quebrou o Brasil com aquele papo que 1 real valia 1 dólar manteve o real valorizado artificialmente pra ganhar a eleição e ter justificativa pra entregar o file das empresas estratégicas do Brasil para o FMI quebrou 3 vezes, o dinheiro do povo brasileiro (governo ) acabou e no outro dia 1 dólar valia = 4 ,80…..entregarão tudo a preço de pinga Pará fmi….agora já sabe pq o traidor FHC é tratado como herói !!!!! ……o que o temer ta fazendo é só a continuação do governo FHC que acabou em 2002 quee ele nao conseguiu aprovar na época !!!! Eu lembro muito bem como era o Brasil em 2002 ….tinha só 4 marca de carro : fiat ,volks,ford,Gm. E ninguém tinha cartão de credito ……resumindo antes de 2002 o Brasil era o paraíso kkkkkk !!!!!!

    • pior o exercito vendo esses politicos transformarem o brasil em puta americana o povo com eles junto em escravos

      e ficam ai fingindo que os politicos ladrões são legitimo e não podem ser retirados do poder

      • o ze povinho voce diz que sao todos iguais

        igual é um caminhão cheio de japones ou um onibus cheio de melancia

        voce votou no aecio e agora vem com esse papo que é tudo igual entao por que nao votou na dilma

        essa republica nivelada por baixo SIM
        essa republica tem corrupçao em todas as esferas SIM
        essa republica tem apatridas e traidores ,entreguistas SIM
        mas escolha entao o menos pior e voce VOTANDO NO AECIO nao vem fugir disso

        votou no maior jagunço que podia ,nao vem se dar de sonso agora nao

        piorou o brasil depois do golpe ou melhorou ???

        vou te responder PIOROU .

      • Piorou pra quem tava roubando de mãos cheias como o seu pessoal do pt e cia… agora tá mais difícil… uma pena pra vcs… 🙂

    • Quem se lembra sabe bem que o dólar só chegou a 4 reais quando chegou no mês das eleições, que mostrava o lula na frente, por medo de que o pt iria radicalizar e descontrolar a economia como era antes do plano real, mas no geral o dólar no FHC era mais baixo do que hoje em dia.

      • FHC O dólar era patamar baixo ? e o salario mínimo então rsrs era mais baixo que o suvaco da cobra

        o soldado do EB GANHAVA MEIO SALARIO MINIMO o fhc

        vendeu quase tudo que podia não contruiu nada e agora esta com os golpistas pois no voto não ganham mais tentando vender a preço de banana o que sobrou e o que foi contruido no governo de terceiros

        compara quanto o povo importava na época do fhc , com o quanto o povo importava na época do pt

        sem maldade mas fhc , é um boneco de Olinda

      • Tem que privatizar mesmo, foi a única coisa boa que o FHC fez, estatal nunca funcionou no Brasil e nem nunca vai funcionar, só serve de fonte de corrupção para os políticos e vida fácil para funcionários públicos que ganham uma nota sem nem trabalhar direito. A Embraer e Vale cresceram muito depois que foram privatizadas e deram muito mais dinheiro pagando impostos e criaram mais empregos do que quando eram estatal.

      • funciona assim eles destroem as empresas
        e depois colocam um laranja para comprar com dinheiro emprestado pelo BNDES

        assim que fhc fez e quer fazer de novo

        corrupto usando o pais para financiar a venda de estatais para seus laranjas

        vc disse impostos ????

        os impostos vao para o exterior paraisos fiscais e etc e tal

        lucro remedito para paises terceiros

        vendeu para eles mesmos rsrs

        fhc e um gobarchov tupiniquim

  15. Toda essa situação apenas mostra o óbvio: a economia deve ser deixada para evoluir por conta própria, seguindo a demanda que estiver realmente presente e garantida pelo mercado… Ao criar-se demanda de forma artificial, ela somente pode ser sustentada enquanto amparada em recursos estatais; indo fora, portanto, do que se julga uma economia sustentável.

    Tivessem sido os estaleiros deixados para trabalharem por conta própria a quinze anos atrás, e eles somente iriam crescer na medida do possível, obedecendo a velha oferta e demanda. Poderiam inchar e encolher, adaptando-se a situação, e não haveria esse caos.

  16. as vendas de estatais feitas pelos governos ditos “Neo-Liberais”: AES SUL (CEEE Distribuição) – vendida para a empresa estadunidense AES; BANDEIRANTE Energia – vendida para o grupo Português EDP; CELPE – vendida ao grupo espanhol Iberdrola; CEMAR – vendida ao grupo estadunidense Ulem Mannagement Company; CESP TIETE – vendida para a empresa estadunidense DUKE; CETEEP – vendida para a empresa estatal Colombiana ISA; COELBA – vendida ao grupo espanhol Iberdrola; CONGÁS – vendida ao grupo britânico British Gas/Shell; COSERN – vendida ao grupo espanhol Iberdrola; CPFL – vendida para o grupo brasileiro VBC; ELEKTRO – vendida para a empresa estadunidense ENRON; ELETROPAULO – vendida para a empresa estadunidense AES; ESCELSA – vendida ao grupo português GTD Participações, juntamente com o consorcio de Bancos Iven S.A; GERASUL – vendida para empresa Belga Tractebel; LIGHT- vendida ao grupo francês e estadunidense EDF/AES; RGE – vendida para o grupo brasileiro VBC; BAMERINDUS – vendido ao grupo britânico HSBC; BANCO BANESPA – vendido ao grupo espanhol Santander; BANCO MERIDIONAL – vendido para o Banco Bozano; BANCO REAL – vendido ao grupo ABN-AMRO, hoje sob o controle do grupo Santander; BEA (Banco do Amazonas S.A.) – vendido ao Bradesco; BEG (Banco de Goiás) – vendido ao Itaú; CARAIBA – Mineração Caraíba Ltda; CIA. VALE do RIO DOCE; EMBRATEL, TELESP, TELEMIG, TELERG, TELEPAR, TELEGOIÁS, TELEMS, TELEMAT, TELEST, TELEBAHIA, TELERGIPE, TELECEARÁ, TELEPARÁ, TELPA, TELPE, TELERN, TELMA, TELERON, TELEAMAPÁ TELAMAZON, TELEPISA, TELEACRE, TELAIMA, TELEBRASÍLIA, TELASA.

    todas essas empresas foram vendidas a preço de banana e causaram ao brazil um prejuízo de mais de 200 bilhões de dólares….quais estatais foram privatizadas que o serviço melhorou neste pais?…Telefonia, energia, transporte publico?…empresas estrangeiras e políticos corruptos enriquecem ilicitamente enquanto o cidadão comum continua com péssimos serviços e pagando impostos altíssimos…A Petrobras em 2013 era a 3º no ranking mundial….E estávamos com uma taxa de desemprego de 7.5%…eramos a sétima economia do mundo…vigésima segunda agora…mais de 14 milhões de pessoas se encontram neste momento desempregadas neste pais…saiu uma pesquisa lá fora agora dizendo que hoje de cada 3 desempregados do mundo um é brazileiro….o pais esta sendo completamente desmantelado…em todas as áreas…em todos os sentidos…de todas as formas…

    • correto , agora me diz quem defendeu o brasil contra esses ladroes que se fingem de liberais

      na verdade esses liberais estão levando a mulher no swing com o dinheiro desviado um bando de safado

      a mulher daquele ladroa ia para os estados unidos aprender a jogar tennis pensa como são um bando de luxuria

  17. no governo collor como hoje pregavam que as estatais eram improdutivas, que davam prejuízo, que estavam endividadas, que eram cabides de emprego e antro de corrupção, que sobreviviam somente devido aos subsídios governamentais, enquanto as principais empresas privatizadas como são os casos da Companhia Vale do Rio Doce e da Companhia Siderúrgica Nacional, eram empresas lucrativas e competitivas…querem restabelecer um governo assim pra continuar com isso e entregar de volta aos estrangeiros o controle/domínio de toda a infraestrutura que sustenta o pais…a geração elétrica, o fornecimento de água, de gás, de combustíveis, a indústria de alimentos…toda a base da produção nacional…tudo isso não foi feito para nos “salvar do bolivarianismo” e sim por pura e simples maracutaia…por malas de propina e poder corruptos tupiniquins entregaram a correia, a soberania, o patrimônio e as riquezas do pais a estrangeiros…

    Países sérios protegem suas empresas e programas estratégicos….Aqui a troco de propina sabotam, destroem e sepultam as nossas para depois fazerem negociatas com empresas estrangeiras…as licenças de exploração são vendidas por mixaria em
    troca de doações para campanha eleitoral e depósitos em contas pessoais
    no exterior…todos os partidos fazem isso…Não existe esquerda nem
    direita…Lula, Dilma, Temer, Aécio, Serra…A diferença está na distância em que cada um está do cofre(público)…Os partidos se tornaram a chaga do país….Não passam de facções que brigam pelo poder, com o apoio de alienados…

  18. A Vale do Rio Doce dobrou seu faturamento apenas dois anos depois de ser privatizada, além de abrir dezenas de milhares de postos de trabalho diretamente e indiretamente… A CSN mais que quadruplicou o lucro…

    País sério não protege industrias. Cria as condições pra que elas caminhem com as próprias pernas.

    País sério não vive subsidiando as próprias industrias estratégicas. Compra ações delas e, como todo bom acionista, cobra resultados.

    O paradigma econômico brasileiro é que está completamente equivocado…

    O governo pode fazer o que quiser, desde que não se meta a fazer sempre politica com economia… Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega… São todos exemplos de Estados amplamente interventores na vida privada ( que dão amplo apoio a programas sociais, chegando a ser amplamente paternalistas ) , mas que não se aventuram mais a debruçar-se sobre economia, adotando políticas altamente liberais, com sistemas jurídicos simplificados e leis o mais racionais o possível nesse setor; e isso deu uma sobrevida ao “welfare state” deles… Mesmo considerando impostos elevados, a economia liberal os mantém respirando…

    • O único setor o qual deve mesmo haver participação ferrenha do Estado é o de defesa, posto neste caso estar-se ligado diretamente a atribuição primária de um Estado.

    • dobrou por que ??

      você se faz essa pergunta

      vou te responder temos políticos QUEBRANDO ESTATATAIS

      VOCE NAO PERCEBE ???

      POIS ouça os áudios do aecio a jbs pede pelo amor de deus para eles pararem de CHARCAR A EMPRESA
      imagina uma empresa publica na mãos dessa QUADRILHA DEMOCRATICA REPUBLICANA

      vou de falar como funciona

      eles pegam uma empresa sugam seu lucro ,quebram suas estruturas e destroem seu patrimônio

      e não investem nada quando falam em investir é desviado

      ai quando os funcionários começam a reclamar eles com a maior cara de pau dizem
      ELA NAO DA LUCRO

      E PIOR TEM GENTE QUE ACREDITA

      pegam a empresa e vendem para seus laranjas com participação pequena ,e para gringos como donos plenos poderes

      você que gosta tanto de assuntos militares nunca percebeu o modo operante dessa quadrilha ??

      RR você pode ser melhor que isso .

      o que seu pai seu avo foram cobrados de imposto para construir qualquer coisa aqui foi para mãos privadas , roubo puro e simples

      • ai quando os gringos pegam essas empresas esta la toda a estrutura em menos de 6 meses a empresa gera o que você falou o DOBRO DE LUCRO

        quando uma criança tem piolhos você mata os piolhos e não arranca a cabeça da criança

        já te disse muito técnico ,mas funcionalidade peca !!!!

      • PE

        Vai desculpar, mas se fosse como acredita, e a URSS teria sido o paraíso econômico sobre a Terra…

        “eles pegam uma empresa sugam seu lucro…”

        Pois esse é justamente um dos fatores maiores pelos quais empresa pública não dá certo…! O lucro SEMPRE termina indo pra qualquer coisa que não seja alimentar a empresa e seus funcionários, independente de ter corrupção ou não! Sempre tem algum “projetinho sei lá do que” pra torrar a grana…! Sempre vai ter um “gênio” que vai querer usar o lucro da empresa pra fazer alguma “benfeitoria” e investir no “progresso”… Teoricamente, a coisa estaria certa. Mas na realidade, sempre se corre o risco de não haver retorno do empreendimento. E no final, quando dá errado, quem acaba tendo que sustentar o prejuízo é sempre o pagador de impostos… É um circulo que nunca acaba…!

        Raríssimas vezes uma Estatal dá certo. E quando acontece, normalmente é porque teve alguma mãozinha privada operando nos bastidores ( a empresa se torna mista, terceiriza serviço, etc ); e sempre em áreas onde o retorno é normalmente garantido ( energia elétrica, petróleo, etc )…

        A finalidade de uma empresa não é somente gerar lucro, como muitos acreditam, mas gerar um produto, um bem de consumo que se julgue necessário. E para continuar competitiva e gerando esse produto que vai dar o lucro, ela deve se retroalimentar. E aquela que mais investe a si mesma, é a que estará sempre na frente, produzindo o melhor produto e colhendo os melhores frutos do mercado consumidor. Não tem sobras pra investir em outras áreas que não em si mesma. Por isso que empresas privadas sempre estão a frente de Estatais ( que normalmente racham seus lucros com o setor público ).

        Pra mim, o governo deve somente trabalhar com o que ele recebe de impostos e de participação em empreendimentos. Estatais, só se forem no setor de defesa ( que também deve contar com ampla participação privada ). Olhe o que os chineses fazem! Aliás, na China tem mais liberdade de negócios pra quem quiser fazer qualquer coisa, com opções para Join-ventures, cooperação governamental ou capital privado… Não que eu goste integralmente do modelo, mas, mesmo que aos trancos e barrancos, funciona ( só não sei até quando, já que o modelo econômico chinês é exacerbado e tende a implodir )…

    • Enquanto no brazil todas nossas empresas e estatais estratégicas são sabotadas/desmanteladas ou “privatizadas” para estrangeiros…em países grandes as empresas em dificuldades são socorridas pelo o estado…em nenhum lugar do mundo se pratica este negocio de Neo-Liberalismo…nem nos eua o pais onde mais se faz guerra de propaganda deste engodo isso é praticado…uma serie de corporações estadunidenses na época da grande recessão econômica de 2008 como a GM e Citibank foram socorridas pelo o governo estadunidense..desde que a crise de confiança se agravou e se generalizou paralisando o sistema de empréstimos interbancário mundial o governo estadunidense decidiu pôr de lado suas teorias neoliberais e passou a socorrer ativamente as suas empresas em dificuldades…

      para evitar colapso o governo estadunidense chegou a reestatizar as agências de crédito imobiliário Fannie Mae e Freddie Mac privatizadas em 1968 que agora estão sob o controle do estado por tempo indeterminado…um pacote aprovado as pressas pelo congresso estadunidense destinou setecentos bilhões de dólares de dinheiro do contribuinte a socorro dos banqueiros do pais…desde a quebra do Bear Stearns até outubro de 2008 o governo estadunidense e a Reserva Federal já haviam despendido cerca de dois trilhões de dólares para salvar instituições financeiras do pais…

      e o mais interessante de se notar nisso tudo é que nunca vemos nenhum destes ditos “Neoliberais” tupiniquins daqui fazendo qualquer panelinha contra estas praticas nestes países…mas somente contra estas praticas no Brasil…enquanto estes países sempre protegem suas empresas independente do governo que administra…aqui no brazil curiosamente só militam privatização de tudo a estrangeiro e ausência completa de qualquer forma de ajuda/apoio do estado a alguma empresa ou estatal nacional, mesma que estratégica…

      • Pra começo, neo-liberalismo é um termo totalmente fora de nexo… O que existe é o liberalismo clássico, que se configura no verdadeiro capitalismo ( o capitalismo puro ). Tudo o mais é capitalismo de Estado ou não é capitalismo de fato.

        Curioso ter citado a ‘Fannie Mae’ e a ‘Freddie Mac’… Apesar de sustentar o título de empresas privadas, elas já eram controladas pelo Estado Americano desde o inicio ( aliás, foram fomentadas originalmente pelo Estado Americano pra manter a liquidez do setor imobiliário ).

        Quanto aos programas de moradia, era uma festa…! O governo americano, por meio dessas empresas, comprava os empréstimos/hipotecas dos bancos, que, estimulados por uma política de crédito fácil, emprestavam pra tudo quanto é tipo de gente que desejasse investir em moradia. Claro que muitos desses papéis estavam podres, de dívidas de alto risco… Daí que as dívidas ruins eram também oferecidas junto com títulos bons em pacotes pra grandes instituições pelo mundo todo, que compravam na certeza do retorno. Aí, quando a especulação jogou o preço dos imóveis lá embaixo e a inadimplência chegou, foi o efeito dominó…

        Enfim, eles se configuram em prova maior de como o Estado pode prejudicar uma economia, se não age com prudência…

      • Eles jamais entenderão isso, caro RR, porque são semianalfabetos… esse raciocínio requer ao menos o ensino fundamental… 🙂

    • “País sério não protege industrias. Cria as condições pra que elas caminhem com as próprias pernas.”

      “País sério não vive subsidiando as próprias industrias estratégicas. Compra ações delas e, como todo bom acionista, cobra resultados.”

      Favor completar o raciocínio antes de discorrer sobre ele…

  19. quanto os states acham que devem intervir no mercado eles interferem, e está certo. mr trumpo foi eleito por e pra isso.

Comentários não permitidos.