Presidente dos EUA volta a exigir mais dinheiro em cúpula da OTAN

Em sua primeira cúpula da Aliança Atlântica, Donald Trump reforça exigência de “enormes somas” devidas por 23 dos Estados-membros. No entanto, segue evitando se comprometer pessoalmente com cláusula de defesa mútua.

Secretário-geral Jens Stoltenberg e Trump na cúpula da Otan em Bruxelas

O presidente americano, Donald Trump, voltou a pressionar os demais países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta quinta-feira (25/05), para que paguem mais à aliança, a fim de compensar “pelos anos perdidos”.

Falando em Bruxelas, em sua primeira cúpula da Otan, o político republicano afirmou que 23 dos 28 membros devem “enormes somas de dinheiro”, o que “não é justo com o povo e os contribuintes dos Estados Unidos”. Ele também instou os chefes de Estado e governo presentes a combaterem o terrorismo e a priorizarem a gestão da imigração.

“Os senhores têm milhares e milhares de pessoas jorrando em seus diversos países e se espalhando por toda parte, e em muitos casos nós não temos a menor ideia de quem elas são”, alegou.

Durante sua campanha presidencial, Trump citou repetidamente a imigração descontrolada como um dos motores da criminalidade e do terrorismo. Após a posse, tentou proibir o ingresso nos EUA a partir de seis países de maioria muçulmana.

Manchester gera atrito anglo-americano

O chefe de Estado americano abriu a cúpula pedindo um momento de silêncio pelas vítimas do atentado a bomba da segunda-feira, na cidade inglesa de Manchester, que ele classificou como “um ataque bárbaro e vicioso contra nossa civilização”.

Antes do encontro, em comunicado escrito, ele tachara de “profundamente preocupante” os vazamentos de dados sensíveis sobre o crime que matou 22 pessoas para a imprensa dos EUA, enquanto o serviço secreto britânico ainda mantinha sigilo, a fim de preservar as investigações. Trump assegurou que está pedindo ao Departamento de Justiça e a outras agências de seu país para “lançar uma revisão completa desse assunto”.

Os revelações ilícitas de inteligência provocaram indignação entre autoridades e público britânicos, assim como a decisão da polícia de Manchester de preservar dos americanos as informações sobre as investigações em curso. Anunciou-se, ainda, que a primeira-ministra Theresa May pretende confrontar Trump sobre as suspeitas de que funcionários dos EUA estariam por trás dos vazamentos.

Líderes mundiais reunidos no novo quartel-general da Aliança Atlântica

Otan, obsoleta ou não?

Esta quinta-feira marcou também a inauguração do novo quartel-general da Otan em Bruxelas, cujos oito edifícios alongados de aço e vidro, entrelaçados como dedos, simbolizam a função da aliança como ponte entre os dois lados do Oceano Atlântico.

Lá, a chanceler federal alemã, Angela Merkel, e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, inauguraram um memorial feito com partes do Muro de Berlim, representando os esforços aliados para acabar com a divisão da Europa e a Guerra Fria. “A Alemanha não esquecerá a contribuição da Otan para reunificar nosso país. É por isso que damos nossa contribuição à segurança e solidariedade na aliança comum”, disse a chefe de governo.

Trump desvelou um fragmento de um dos prédios do World Trade Center destruídos nos atentados de 11 de setembro de 2001, também uma homenagem ao Artigo 5º da Otan, a cláusula de defesa mútua que compromete os aliados a irem em defesa de qualquer um dos 28 membros que seja atacado.

“A Otan do futuro deve incluir um foco maior no terrorismo e imigração, assim como nas ameaças da Rússia e das fronteiras leste e sul da Otan”, declarou o presidente americano.

Na prática, até o momento ele tem se recusado a se comprometer pessoalmente com o Artigo 5º, que foi ativado uma única vez desde a assinatura do Tratado do Atlântico Norte, justamente após os ataques do 11 de Setembro em Nova York e Washington.

Entretanto, segundo o porta-voz de Trump, Sean Spicer, a presença do líder americano no evento já enfatizaria os “compromissos e obrigações de tratado” da Casa Branca. Embora durante sua campanha o republicano tenha atacado a Otan, tachando-a de “obsoleta”, em abril declarou que ela só precisava ser “atualizada” para encarar ameaças modernas, como migração e terrorismo, e que “não é mais obsoleta”.

Fonte: DW

 

 

24 Comentários

  1. “””Os senhores têm milhares e milhares de pessoas jorrando em seus diversos países e se espalhando por toda parte, e em muitos casos nós não temos a menor ideia de quem elas são”””
    –Nāo seram Libios..Iraquianos Sirios Yemenitas que os senhores ajudaram a destruir e levar caos aos seus paises com invenções de guerras na falsa promesa de liberdade e Paz? Eles agora procuram a paz e liberdade prometida a custo de sangue e destruiçāo roubo. E hoje os senhores vendedores de liberdades e paz figem nāo saberem quem sāo essa gente ? Viva a vossa liberdade e paz.

  2. os poodles europeus tem que dar mais dinheiro mesmo rsrsrs

    é aquele negocio são países submissos aos mandos norte americanos , é bom a Alemanha começar a fazer seu dever de casa formando um exercito mais próximo ao europeu do que ficar ai de boi de piranha dos estados unidos

    pois ai vem a Clinton e tenta arrumar confusão com os russos e eles os poodles europeus serão envolvidos em uma disputa que apenas favorece os estados unidos

    • Pė de Cāo Poodles aparte. O maior Poodle dos EUA logo logo aparece ai feito um chihuahua defender o bom nome do seu dono——>

    • “PÉ DE CÃO
      25 de maio de 2017 at 17:30

      os poodles europeus tem que dar mais dinheiro mesmo rsrsrs

      é aquele negocio são países submissos aos mandos norte americanos , é bom a Alemanha começar a fazer seu dever de casa formando um exercito mais próximo ao europeu do que ficar ai de boi de piranha dos estados unidos ”

      PUTIN CONTA UMA VERDADE EM FORMA DE PIADA A MERKEL :

      https://www.youtube.com/watch?v=EA-asd1Lmfs

      • Putin tem culhoes. Traduzindo – Se hover uma guerra os europeus serão bucha de canhão para os americanos. Como de costume.

      • A Rússia não tem fronteira com os EUA.

        O poder dos Russos não vai muito além das suas fronteiras, ou seja, Europa.

        São os europeus que tem que se preocupar, se Putin tivesse coragem de fazer alguma coisa seria contra os seus vizinhos não contra os Estados Unidos.

      • Se não existisse OTAN ele tentaria fazer em outros países o mesmo que faz na Ucrânia.

        Putin já provou que não merece a confiança dos Europeus, mentindo na questão da Ucrânia.

  3. “””O presidente americano, Donald Trump, voltou a pressionar os demais países-membros da OTAN para que paguem mais à aliança, “”
    A bandeira da Bruxa Má ( Russia) ja nāo esta a colar..esta a falir.. agora è hora de apelar contra o terrorismo.
    Terrorismo esse que uns e outros membros da OTAN sāo directamente ou indirectamente criadores e financiadores.

    • “”A bandeira da Bruxa Má ( Russia) ja nāo esta a colar..esta a falir.. “”

      Então você tem que informar melhor. Pelo contrário, desde de a década de 1990 os europeus não estiverem tão preocupados com a Rússia.

  4. Senhor Trump , abre este olho ateh no branco , preste mais atençao na sua BELA eslava , nao perca tanto tempo com a OTAN , a grana deles esta empenhada nos pacotes sociais , sim , tao gastando grana preta para alimentar terroristas e seus filhotes e olha que eles procriam como coelhos ,a europa choca e alimenta filhos de serpentes !

  5. Trump esta certo, a Europa hoje com exceção da Polônia e uma grande piada.
    Que os eurobambis afundem no inferno da guerra cultural e assimétrica, pelo menos vão no futuro servir de exemplo as outras nações do que não se deve fazer.

  6. Opoiado Tio Trump que paguem pela defesa e segurança que recebem ou que deem seus jeitos e se virem sozinhos esse continente corsario que se fez por milenios disseminando saques,genocidios e pilhagens mundo afora.
    Xupa elas todas Tio Trump,elas gostam kkkkk

  7. São engraçados os apoiadores do BOZO TRUMPALHÃO , propriamente não apoiam ,se agarram as seus ideais NaziRacistas !!

      • e vc caro zé povinho

        posso falar assim
        mais um entreguista
        disfarçado de direita mas nao passa de um eleitor do aecio never

      • EU NÃO TENHO CORRUPTO DE ESTIMAÇÃO, caro pézito… posso errar e aprendo com meus erros… mas vcs insistem na mesma caca e querem fazer passar coco como doce de leite… tem melancia querendo que agora engulamos aquela jaca cearense do ciro gosma… tais brincando !!!… a cagada que ele e o irmão fizeram no Ceará tomou até as capas das revistas nacionais de informação… só mal intencionados apoiam essa caterva… sorry… 🙂

      • ze povinho
        escolha do males o menor

        você se diz direita mas vota no psdb ,

        fazia discurso rsrs ,mas quando o aecio passou a frente da dilma mudou todo o discurso de direita rsrs

        e virou um aecista de primeira e hoje vem chamar os outros de esquerda esquerdalha kkk você é tudo isso e mais um pouco e além desses é diretalha tudo junto

        resumo não engana ninguém .
        alias você e esses outros metidos a direita que são tudo eleitor do aecio psdb rsrs

        vai catar coquinho .

      • srsrsrsrsss… o pézito é um analfa político funcional… ele jamais entenderá o que é o PÊNDULO JUDAICO… isso que dá ser deseducado pela pátria mãe petralha… rsrssrsrsrssssss…

Comentários não permitidos.