Defesa & Geopolítica

Uma nova geração de veículos blindados Tiger

Posted by

Um grupo de soldados russos conseguiram sair sãos e salvos de um veículo blindado Tiger que havia sido alvo de terroristas do Estado Islâmico durante operação na Síria. Após o incidente, o Ministério da Defesa decidiu só adquirir um lote adicional desses veículos, mas aumentar a verba para desenvolver uma nova geração de Tigers.

“Planejamos iniciar a produção da nova geração de veículos blindados no próximo ano. Os novos Tiger terão nova estrutura, blindagem modernizada e serão capazes de transportar mais carga”, disse à Gazeta Russa o porta-voz da Empresa Industrial Militar, que responde pela fabricações dos Tiger, Serguêi Suvórov.

Segundo informações preliminares, o novo modelo receberá um chassi de forma V e terá espaço mais confortável para a tripulação.

“Esse veículo já pode ser usado como um posto fixo de disparo, porque é equipado com módulo de combate não tripulado Arbalet e com o sistema de mísseis antitanque Kornet. Os militares podem deixá-lo em posição de combate e realizar ataques remotamente”, diz Vadim Koziúlin, professor da Academia de Ciências Militares.

Tiger com o sistema de mísseis antitanque Kornet

 

“Tiger-M” não tripulado apresentado no Fórum “Army 2016”

Após os testes do veículo na Síria, os militares também pretendem aumentar a proteção blindada do veículo. “A blindagem já está em um bom nível, mas pode ser melhorada ainda mais. Além disso, é preciso aumentar a potência do motor e melhorar a manobrabilidade do Tiger”, afirma Koziúlin.

Segundo o professor, a nova versão dos Tiger entrará no programa de aquisição estatal de 2018 a 2025. “O número de veículos que serão entregues ao Exército será anunciado pelo Ministério da Defesa após a publicação de planos para a aquisição de armamentos e equipamentos militares para os próximos sete anos”, prevê.

Versão civil do Tiger

“Os veículos blindados Tiger são conhecidos por sua versões civis que ficam estacionadas nas garagens do ministro da Defesa, Serguêi Choigu, e do vice-premiê, Dmítri Rogôzin”, diz o analista militar do jornal Izvéstia” Dmítri Safónov.

A versão civil do Tiger tem outro tipo de armadura blindada. Esse veículo custa US$ 245 mil no mercado interno, mas o preço pode variar conforme os desejos do cliente. “Não podemos instalar armamentos, mas como todo o resto é personalizado de acordo com as necessidades individuais do comprador”, diz Suvórov.

Fotos: Vitaly Kuzmin

Fonte: Gazeta Russa

2 Comments

shared on wplocker.com