EUA usam Coreia do Norte como um dos elementos da ‘guerra’ contra Rússia

Pyongyang declarou que os Estados Unidos estão tentando impedir a cooperação econômica entre a Coreia do Norte e Rússia.

Especialista russo, Vladimir Terekhov, comentando o assunto para serviço russo da Rádio Sputnik, expressou a opinião de que as ações de Washington são, em uma medida considerável, dirigidas contra a Rússia.

Os EUA tentam obstaculizar a cooperação econômica entre Moscou e Pyongyang apresentando “acusações falsas” depois do lançamento da ligação por balsa entre os portos de Vladivostok e Rason, afirma o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte em comunicado divulgado pela mídia norte-coreana.

O comunicado destaca que os EUA, “com apoio de seus cúmplices, tentam interromper a cooperação russo-norte-coreana e sufocar a Coreia do Norte economicamente”. O representante da chancelaria norte-coreana destacou que a comunicação por balsa é um negócio normal entre dois países.

O início da comunicação entre as cidades portuárias da Rússia e Coreia do Norte foi aceito de modo negativo pelo Japão, cuja entrada nos portos da Coreia do Norte é proibida devido às sanções impostas contra Pyongyang. A cidade de Rason com o porto Rajin se tornou entretanto uma zona econômica exclusiva e “uma cidade especial”, o que pressupõe a realização de comércio livre.

Vladimir Terekhov, especialista em assuntos do Círculo do Pacífico, considera que os EUA se dão conta do perigo da pressão militar sobre a Coreia do Norte, por isso tentam usar meios econômicos. Contudo, segundo Terekhov, as ações de Washington são dirigidas em grande medida contra a Rússia.

“Os EUA escolheram meios econômicos para resolver o chamado programa nuclear da Coreia do Norte. Apesar de as autoridades norte-americanas declararem que os meios militares também estão em cima da mesa como, por exemplo, um ataque inesperado contra fábricas de armas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, mas isso é muito perigoso”, explicou o analista.

Washington escolheu o rumo das restrições econômicas, que tornarão quase impossível a vida na Coreia do Norte, mas, como sublinhou o especialista, as ações são dirigidas na sua maioria contra a Rússia.

“Se trata de mais um elemento da guerra de propaganda contra a Rússia que o Ocidente está realizando, e agora tenta incluir nela a situação em torno da Coreia do Norte”, concluiu Terekhov.

Fonte: Sputnik News

 

2 Comentários

  1. …………….não creio que o Trump tenha bolado essa história toda ,,,,duvido muito que a Rússia deixe de comerciar com os norte-coreanos pois sua fronteira é grande e tbm cheia de pontos onde a mercadoria passaria numa boa, escondida …. os EU não podem monitorar toda fronteira o tempo todo e a Rússia apenas e tão somente quer VENDER pois está acossada por sanções e necessita de grana….Rússia e China podem jurar de pés juntos que não venderão aos norte-coreanos mas na hora H mesmo jamais isso ocorrerá……………..

Comentários não permitidos.