Coreia do Norte trilha caminho ‘inevitável’ para míssil que pode atingir os EUA

Diretor da Agência de Inteligência de Defesa dos Estados Unidos, o tenente-general Vincent Stewart afirmou na terça-feira que é “inevitável” que a Coreia do Norte consiga obter um míssil intercontinental, capaz de carregar ogivas nucleares, e que possa atingir o país.

A declaração foi feita durante uma audiência no Senado dos EUA. Stewart enfatizou o perigo para reforçar a necessidade de pressões para desmobilizar os esforços norte-coreanos em torno do seu programa nuclear e de mísseis balísticos.

Na audiência, os congressistas pressionaram o tenente-general e o diretor da Inteligência Nacional, Dan Coats, a respeito do quanto de tempo falta para Pyongyang ter em seu poder um míssil que seja capaz de chegar ao país. Ambos se recusaram a fazer uma estimativa.

Stewart disse apenas que os riscos estão aumentando. “Embora seja quase impossível prever quando esta capacidade estará operacional, o regime norte-coreano está comprometido e está em um caminho onde essa capacidade é inevitável”, avaliou.

Recentemente, o especialista em mísseis John Schilling estimou que a Coreia do Norte não terá tal míssil intercontinental até pelo menos 2020, e até 2025 para obter um alimentado por combustível sólido. Contudo, é possível haver uma variação nas previsões, sobretudo pela dificuldade em coleta de informações em solo norte-coreano.

Novas sanções podem incluir bloqueios

Na intenção de pressionar ainda mais o regime de Kim Jong-un, o presidente norte-americano Donald Trump pode vir a sugerir bloqueios navais e zonas com voos proibidos, de acordo com o professor da Academia Nacional Diplomática da Coreia, Shin Beom-chul.

Além disso, a chance de Pyongyang alcançar a meta de obter um míssil intercontinental pode permitir que a Casa Branca tome “medidas militares contra Pyongyang”, o que seria “a opção mais atraente sobre a mesa da perspectiva de Trump”.

Contudo, o professor disse crer que o medo de uma retaliação militar maciça dos norte-coreanos deve manter a alternativa militar em compasso de espera.

“Ele [Trump] ainda pode criar tensões militares por meio de outras opções, sem executar um ataque militar direto contra a Coreia do Norte. Ou seja, operações militares, bloqueios navais e a imposição de uma zona de exclusão podem também aumentar as tensões no nordeste da Ásia”, comentou Shin à agência sul-coreana Yonhap.

Foto: © REUTERS/ KCNA

Fonte: Sputnik News

 

10 Comentários

  1. Fazer oq.. de tanto eles pesquisarem e insistirem no “erro-tentativa” uma hora eles iam conseguir…

    Mas duvido que o Kim queira briga… o cara tá na dele e desde que chegou ao poder nunca mexeu com ninguem… o segredo é não mexer com ele (e não rir do visual do garoto)

    rs rs

    PS.: E por falar em ditadura, que coisa bizarra que fizeram com o REINALDO AZEVEDO eim…. coisa de Estado totalitário mesmo…. quanta ironia… Azevedo, que sempre acusou Lula/PT de querer implantar uma ditadura no Brasil, foi vitima de uma ação odiosa logo no Governo Temer/PSDB

    Que fique a lição pra todos nós, meus amigos: quem planta ódio, não pode colher coisa boa… isso é bíblico… quem planta ódio só colhe ódio.. e o Azevedo foi vitima daquilo que ele ajudou a semear lá atras, utilizando calunias, difamações… agredindo os outros… humilhando…perseguindo adversário politicos… apelidando as pessoas.. enfim

    É o velho boomerang da vida: vai e volta

      • e os vagabundos que eles entregaram/delataram também..pois só o que vejo nas mídias são ataques concentrados e coordenados contra a credibilidade das denuncias e provas destes delatores…enquanto os pilantras são colocados como coitadinhos, caluniados e vitimas ..rs…

      • é por isso que monarquia nunca vai dar certo neste pais senhor jose luiz…esse sistema de governo nunca funcionara por aqui…se na Espanha vemos hoje todos aqueles escândalos de corrupção e bandalheiras envolvendo a família real de lá imagina como seria aqui…não resta duvidas de que a época do Brasil Império foi a que esta nação teve mais progresso e grandeza…mas um sistema desses só funciona em uma sociedade onde o patriotismo e o nacionalismo são valorizados e ensinados…coisa que hoje não existe mais como naquela época por aqui senhor jose luiz…na época do Brasil Império o povo era diferente…era outra cabeça/mentalidade…o patriotismo e o nacionalismo tinham mais expressão…

      • Deixa seu amiguxo maluquete te ouvir falar contra a monarquia parlamentarista comunista que ele te pega pelos bigodes e te dá um beijo na boca… 🙂

  2. “Novas sanções podem incluir bloqueios”

    Essas sanções são totalmente inocuas… quem vai conseguir controlar a fronteira entre China e Coreia do Norte?

    E a prova esta ai: mesmo com sanções os caras estão desenvolvendo ICBMs sofisticados. Ou seja: deu em nada

  3. No caso do Garoto se o deixarem em paz dentro de suas fronteiras e lá que ele ficará. Quanto ao seu melhor potencial balístico, no seu caso, é melhor ter, manter e evuluir e nunca usar.

  4. Os EUA e suas políticas bestiais,sempre estragando tudo.Troço fácil,de resolver Kim Jong-um só quer atenção.Um jogo da NBA,lá resolve tudo e deixa o cara soltar os rojões dele,em paz.

Comentários não permitidos.