Helibras entrega dois primeiros H225M do ano

Exército e FAB recebem as primeiras das 4 unidades previstas para 2017

A Helibras entregou dois novos H225M no mês de maio. As aeronaves que seguiram para o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são as primeiras unidades dentre as quatro previstas para entrega em 2017.

O primeiro helicóptero, do Exército, é o quarto em configuração operacional, com sistemas exclusivos para as operações do Exército, e a nona aeronave do modelo recebida pela Força. O helicóptero ficará baseado em Taubaté, no 1º BAvEx.

Já o H225M da FAB, também o quarto em versão operacional para a Força, seguiu para a Base Aérea do Rio de Janeiro somando agora 10 helicópteros do modelo à disposição da Força Aérea.

Com essas duas unidades, a Helibras já contabiliza 28 H225M entregues do contrato de 50 unidades do programa H-XBR, que tem previsão de conclusão em 2022.

Ao todo, a empresa deverá entregar quatro unidades do H225M para as Forças Armadas até o final de 2017. “Estamos cumprindo todas as etapas dentro dos prazos estipulados e confiantes no programa. Nossas equipes reúnem todo o conhecimento necessário para os trabalhos e estamos dentro do cronograma com todas as unidades das Forças”, disse o presidente da Helibras, Richard Marelli.

Os H225M das Forças Armadas são fabricados em Itajubá desde a inauguração da nova linha de produção da empresa, em 2012. Com o objetivo de atingir um importante nível de conteúdo nacional, a Helibras desenvolveu uma cadeia de suprimentos e fornecedores locais que atualmente conta com 37 empresas brasileiras, além de seu Centro de Engenharia próprio que desenvolve sistemas de missão específicos para os diferentes helicópteros de cada Força.

Outro importante marco do H225M neste ano inclui a qualificação da versão naval H225M, prevista para o segundo semestre.

Fonte: Helibras

33 Comentários

  1. E a bendita (maldita?) mgb bixada? Até quando estes helicópteros, apesar de novos, vão ter que ficar voando com restrições? É ridiculo isso! Compramos e pagamos os olhos da cara pra helibrás “MONTAR” estes helicópteros, e temos que nos contentar em utiliza-los de forma meia boca. Quando a toda poderosa airbus vai dar uma soluçao para esta mgb podre? Até quando vamos continuar como cordeirinhos, pagando e recebendo estas aeronaves sem exigir uma solução? Já tem mais de um ano que o helicóptero ec-225 caiu na Noruega depois de perder seu rotor principal, e até hoje nada da aibrus aparecer sequer com a causa do acidente.

      • Não me conformo é com a falta de uma gama de armas , um 20mm e lanças foguetes misturados com misseis ,,,,apoio e limpeza para desembarque dos soldados ,,,,

      • Mas para o Brasil é tudo limpo. Que custava virem armados, juntar o útil ao agradável. digo ataque e transporte.
        Realmente no Brasil é tudo meia-boca, pois tb fazemos que pagamos – e eles fazem que entregam, isto a gota dota

      • Spectre, ainda há restrições sim! Uma das principais é a exigência do fabricante para que a cada dez hora voadas faça-se uma inspeção na mgb. Isso não é coisa rápida, demora e implica em diminuição da disponibilidade.

    • Esse comentário é de um visitante do site poder aéreo.
      Acho que esse problema foi solucionado.
      Na LAAD 2017 conversei com o piloto do UH-15A que estava em exposição em um dos pavilhões e toquei no assunto da MGB e do acidente na Noruega. Ele confirmou que até a troca das MGB`s houve sim um cuidado na operação que restringiu alguns voos mas, que agora, foi sanada e eles estão liberados para operação plena. Além do mais, segundo a opinião deste piloto, a aeronave tem atendido plenamente as missões e ele, pessoalmente, está muito satisfeito em voar a máquina e tem orgulho disso.
      Aí eu brinquei com ele: ” Você tem certa inveja do pessoal do Esquadrão Guerreiro e seus SH-16 Seahawk?
      Ele disse que pilotou o Seahawk e também é uma máquina fantástica mas que tem outra importância na Força Aeronaval que não é concorrente do UH-15A, os dois se complementam.

      • igortepe, esse visitante do poder aéreo deve ser um fanfarão! Como pode ter havido a troca das mgb se nem descobriram o que causou o problema até hoje? Está um verdadeiro jogo de empurra entre a airbus e a agência de prevenção de acidentes da Noruega. Até agora (mais de um ano depois do acidente!), ninguém apareceu sequer com o porque do rotor ter saído voando sozinho. Como pode ter uma solução sem que tenham descoberto o problema?

      • o EC-225 q caiu era novo ? estava com a manutenção em dia ? vamos la .. tirando esse ai q caiu e mais uns 2 acidentes com o ”EC-225” .. ha algum outro acidente registrado ? .. quantos envolvendo o UH-60 ou o NH-90 nesses últimos 5 anos ?

      • Respondendo sua pergunta: Sim, era novo e estava com a manutenção em dia. Se há algum outro acidente registrado? Como este helicóptero está proibido de voar no offshore na Europa e como o resto da frota mundial dessa aeronave está voando sob restrições do próprio fabricante desde que ocorreu este acidente a mais de um ano atrás, então a resposta é não. Tem mais um ano que o rotor principal do EC-225 norueguês saiu feito banana da casca, matando todos os tripulantes, e até hoje não foi sequer dada uma explicação para o ocorrido, solução então? Só diretivas do fabricante com restrições de vôo e inspeções que encarecem a operação e aeronave e diminuem sua disponibilidade.

  2. os helis contrato do governo anterior

    era para estarmos discutindo a compra de helis de ataque

    mas hoje iremos discutir se esse governo trambiqueiro vai liberar dinheiro ? para a continuidade dos projetos

    esse golpe atrasou o brasil

    o aebrio never vai se dar mau
    fe em Deus

  3. Lemes, em breve, assim que a lava Jato chegar na Airbosta, nós vamos colocar os pingos o devidos “is deste negócio e não vai demorar.
    Iogortepe, ou tu entendeu tudo errado ou o piloto foi abduzido por alienígenas, explico:
    Não houve substituição ate´´e o presente momento de MGB, mas sim do pinhão da transmissão, ou seja, só trocaram o problema de lugar, tanto é que isto foi anterior ao acidente na Noruega.
    Há uma TO da Airbus para realizar uma inspeção do óleo e dos filtros da transmissão(são dois, um de saída e outro de retorno) a cada dez horas. Há também TOs estabelecendo limites de velocidade relativa, curva e G.
    Recentemente saiu um relatório do Min da defesa Francês, que cita a disponibilidade do Caracal e 13%, ou seja, abaixo do c……u do cachorro.
    Todo mundo sabe que isto aí foi mais um tranbiques da ORCRIM PT.

    • Pra um heli q vive voando .. aja manutenção em..
      13% de uma frota de 6 helis q estão sendo exaustivamente usados .. principalmente no Mali .. ou n ?
      quanto a questão de e maracutaia no negócíos .. vamos dar tempo ao tempo
      poderia citar quanto foi mesmo o valor dos 3 UH-60”M” q o EB orçou a 2 anos atras ? acho q foi 180 mi de doletas .. sem sonda revo .

  4. não é atoa que esse helicóptero é conhecido como “kombi voadora”

    mais uma herança maldita do governo petralha, que comprou essa mer#% pra desviar dinheiro público. Espero ansiosamente que a lava jato chegue nessa porcaria.

    E antes que algum socialista de araque venha falar que sou “entreguista” pq estou sendo contra os interesses da helibrás, pq a indústria brasileira de defesa em primeiro lugar e blá bla blá… essa mer#% ae é francesa !

      • nacionalização de um produto CARO e INEFICIENTE

        dinheiro meu, seu e todos os contribuintes brasileiros que foi usado de forma corrupta, para uma tranqueira voadora, apenas como pretexto para enriquecimento ilícito, e projeção de poder partidário no Brasil.

        então eu que peço, pare de escrever mer#% e se informe antes, se vc gosta de pagar caro por um produto de péssima qualidade, é problema seu, depois não reclama do custo Brasil e ser feito de otár#% pelos políticos brasileiros.

      • Caro onde ? ineficiente em q sentido ? poderia ser mais especifico ? ou so ta comprando discurso alheio ? .. poderia fazer o favor de comparar preço de um UH-60L pra essa ”kombi” ?? pra ficar ciente … recentemente o EB orçou 3 UH-60 M em nada mais nada menos q 180 mi e doletas .. e então ? quanto a FAB pagou nos ”harpoon” mesmo? sentiu a realidade ?
        fosse algo entubado estaríamos de MI-171 .. ok ?

      • Quem tá dizendo isso é vc é os especialistas de internet e, me mostre um militar falando que ele é ruim… deprimente… só deram elogios pro bicho, cumpre sua missão q é transporte e ponto, tem a aviônica mais moderna dentre todos nossos helis, deixa de ser fanatico

  5. A pergunta que não quer calar: porque um país continental e riquíssimo como o nosso não tem engenheiros capacitados por nossas hiperultramegas supostas dominadoras do conhecimento, universidades públicas que gastam BILHÕES do suado dinheiro do contribuinte para absolutamente NADA, que sejam capazes de projetar e desenvolver um heli multipropósito só pra começar, sem que tenhamos que pedir penico pra estrangeiros e arrancar o couro das costas para paga-los por material que não tem desempenho a contento ???… respostas…

    • n temos uma unica industria de carros .. seria o básico .. projeto de poder nesse pais e roubar .. e nada mais

    • Quem é você para julgar que as universidades públicas não fazem coisa alguma? És um Prêmio Nobel, na área de ciência aplicada? Cadê os empresários, fora as estatais, que contatam as UPs para desenvolverem tecnologia? As UPs produzem sim conhecimento que poderia ser empregado pela indústria. Se você não sabe foram elas que geraram a tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas que estes FDPs de plantão no governo querem destruir. Já vi tudo isso acontecer com a indústria eletrônica no passado: criaturas da noite numa penada destruindo o trabalho de milhares de brasileiros. Você deve ter se formado em uma destas facurdades noturnas particulares vendedoras de diplomas.

      • Pára de demagogia meu caro Ilya-Relojoeiro-Professor-Farias-Mariano-Xarliane! Embora ele tenha sido radical demais é fato que pela quantidade de recursos que recebem do governo federal as nossas universidade públicas produzem, sim, muito pouco! E falo isso por experiência própria pois estudei em universidade. Você se jacta da tecnologia de perfuração em águas profundas ter sido desenvovida em universidade pública mas esquece que essa é uma exceção a regra.

        No mais você confirma de forma cristalina ser mais um burguês esquerdóide ao acusar o colega de ter estudado em “Faculdade noturna particular vendedora de diploma” quando sabemos que a imensa maioria das pessoas que estuda nessas instituições são de pessoas humildes que não têm condições de estudar para passar em uma universidade pública. Muito provavelmente você teve ou tem papaizinho que lhe pagou escola particular e lhe deu carro de mão beijada para você ficar aqui fazendo proselitismo de esquerda chinfrim….

      • Bobeira cara! Estudei na PUC e meu pai fez um grande sacrifício para pagar meus estudos e, detalhe, não ganhei carro algum, tive que comprar o meu primeiro com o suor de meu trabalho. Não estou me referindo às PUCs, Mackenzie e algumas outras escolas superiores sérias e sim àquelas de cuspe e giz.
        Muita coisa interessante foi e é feita nas universidades estaduais de São Paulo, no ITA, na UFABC (fundada pelo Lula), na UFRGS, na UFMG (é atualmente o polo produtor no país de nanotubos de carbono, grafeno e derivados), na UFPe (polo digital de Recife), na UFSCAR (materiais e baterias), etc. Tenho a certeza que estou sendo injusto com muitas outras, mas o propósito é ilustrar o que já vi.

      • Tadinho de você, Leonardo.
        És um doente, que precisa criar nicks para conversar consigo mesmo… E agora, cria personagens toscos para poder combatê-los.

        Vá se tratar, cara. A sua doença está progredindo.

      • Acaso vc é “dasumanas” ???… vc ao menos tem noção que todos os casos que vc citou foram gerados por dinheiro de empresas que tinham interesse no assunto e controlavam o desenvolvimento diretamente ???… afora isso, vc está equivocado, caro mortadela… vc se esquece do apagão tecnológico em que vivemos ???… que a resposta aos rios de dinheiro público que jorraram para as universidades públicas nesses últimos anos não corresponderam a quase nada em desenvolvimento e tecnologia para a nação ???… vc não passa de mais um mortadela filhinho de papai revoltado contra um sistema que vcs mesmos criaram… de um zé ninguém para um zé arruela… 🙂

      • Sim as universidades publicas fazem muito menos doque deveriam , gastam boa parte do orçamento com baboseiras das humanas , gastam grana com maconheiros que cursam ciencias sociais ,artes e mais meia duzia de besteirois , vc deve ser um manezao , um burrinho das humanas , as FEDERAIs deveriam se concentrar em cursos de exatas e nas ciencias biologicas e medicas , deixando as outros CURSINHOS para a iniciativa PRIVADA , sim besteirois que nao acrescentam nada a naçao deveriam ser retirados das federais , assim sobraria mais grana para diciplinas que desenvolvem e absorvem conhecimento ,o resto deixa para as particulares explorarem , bem ou mal nao fara diferença e, para entrar nestas faculdades federosas aplicar o bom e eficiente vestibular , burrinhos que procurem pucs e outras caça-niqueis ,kkkk, tem cotista levando 9 anos para colar grau em medicina ,kkkkkk, engenheiros levando 7 anos para formar ,kkk, cotistas burrinhos ou seria cotistas cubanizados ?

  6. Os engenheiros estão espalhados pelo mundo afora pelo simples fato de não serem bem remunerados por aqui.
    Problemas ( que são solucionáveis) a parte este heli me parece ser bem robusto e eficiente naquilo a que se destina. Não devemos misturar o fato da forma de aquisição dos helis(contrato) com a qualidade dos mesmos.

Comentários não permitidos.