Ex-diretor da CIA diz que Rússia interferiu “descaradamente” nas eleições

Em audiência no Congresso, John Brennan afirma que russos fizeram contato com a campanha de Trump antes do pleito de 2016, mas diz não saber se existiu conluio. Preocupado, ele conta ter alertado Moscou sobre ingerência.

Brennan chefiou a agência de inteligência americana de 2013 a janeiro deste ano

O ex-diretor da CIA John Brennan afirmou nesta terça-feira (23/05), em audiência no Congresso dos Estados Unidos, que a Rússia interferiu de forma “descarada” nas eleições americanas do ano passado, inclusive mantendo contato com a campanha do presidente Donald Trump.

“Deve ficar claro para todo mundo que a Rússia interferiu descaradamente no processo eleitoral presidencial de 2016, e que colocou em prática essas atividades apesar dos nossos fortes protestos e explícitas advertências para que isso não fosse feito”, declarou o ex-funcionário.

Brennan, que foi diretor da agência de inteligência americana de 2013 até janeiro deste ano, quando Trump assumiu a Casa Branca, disse ter sido uma das primeiras autoridades americanas a advertir Moscou sobre suas atividades, pedindo ao governo para que parasse de interferir nas eleições.

O ex-diretor disse ter conversado sobre o assunto com Alexander Bortnikov, chefe do Serviço Federal de Segurança (FSB), a agência de inteligência russa, em telefonema em 4 de agosto passado. Bortnikov, por sua vez, teria dito que comunicaria as preocupações ao presidente Vladimir Putin.

Em sessão pública no Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes, que investiga a suposta ingerência russa nas eleições americanas, Brennan reconheceu pela primeira vez publicamente ter ficado preocupado com possíveis laços entre Moscou e a campanha republicana.

“Eu encontrei e tomei conhecimento de informações de inteligência que revelaram contatos e interação entre autoridades russas e pessoas americanas envolvidas na campanha de Trump”, afirmou Brennan. “Fiquei preocupado com os esforços russos de subornar esses indivíduos.”

“Isso criou dúvidas na minha cabeça sobre se a Rússia foi ou não capaz de obter a cooperação desses indivíduos”, disse o ex-diretor da CIA. Ele acrescentou, no entanto, que não tem conhecimento sobre se os esforços russos foram bem-sucedidos. “Eu não sei se tal conluio existiu.”

Segundo o ex-funcionário, mesmo sem provas concretas de que houve, de fato, vínculos entre o Kremlin e a campanha do presidente americano, as informações coletadas eram “dignas de uma investigação”. Ele não deu mais detalhes sobre esses dados, alegando que estão sob sigilo.

Na semana passada, o Departamento de Justiça americano nomeou um conselheiro especial, o ex-diretor do FBI Robert Mueller, para supervisionar a investigação sobre a suposta interferência russa no processo eleitoral, incluindo uma possível ligação entre o governo em Moscou e a eleição de Trump.

A oposição democrata vinha pedindo há semanas a nomeação de um conselheiro especial independente para esse inquérito, sobretudo depois que Trump demitiu de maneira inesperada, em 9 de maio, o então diretor do FBI, James Comey, que estava à frente das investigações.

Fonte: DW

18 Comentários

  1. “a CIA já não é mais a mesma”

    Alessandro 😀

    Esta CIA realmente se tornou hoje uma piada mesmo…não tem mais profissionalismo de antes…prova disso que a inteligência Russa conseguiu se infiltrar no pais e até interferir nas eleições…sabotar um candidato para favorecer outro…e conseguiram o objetivo…o candidato que queriam esta no poder…rs…isto sem falar dos Chineses que roubam, espionam e hackeiam a torto informações e segredos de todo tipo…principalmente tecnológicos dos programas militares deles…pff… 🙂

  2. As declarações desse senhor são dúbias ora afirma que os russos interferiram descaradamente no processo eleitoral ,ora diz não ter provas concretas do conluio russo com o Trump !
    No final tudo não passa de especulações !

  3. – o que era DÚVIDA, agora CRISTALIZOU-SE.
    os RUSSOS interferiram deliberadamente nas eleições norte-americanas atuando em favor da eleição de TRUMP.

    e AGORA ESTE QUER A TÍTULO DE AÉCIO, RODRIGO MAIA, TEMER, LULA, JUCÁ obstruir a JUSTIÇA – AS INVESTIGAÇÕES

  4. A propósito: R. Azevedo ‘pediu as conta’ (traduzindo: foi demitido) 😀

    Menininho rola b**** dos quatro empregos é amicíssimo da irmãzinha do Aécim!!!

    Hahahahahaha a máscara FABIANA do comunalha caiu! O tempo é o sr. das verdades! Viva a operação Lava-jato! Viva Sérgio Moro!

    • A irmãzinha dele era a “eminência parda” da propaganda (interferia em todos os jornais, revistas e rádios para só noticiarem coisas boas sobre ele).

  5. Será que ele tem informações sobre a vitória “apertada” de Dilma no Brasil?
    Eu queria ver a Rússia interferir nas nossa urnas eletrônicas. Só os tupiniquins mesmo para saudarem isso como um avanço tecnológico.

    • rsrsrssrssss… vc já viu a lista que o Kanitz fez dos arranjos de direção do Estado nacional praticados pelo Temer ???… em seis meses ele arrumou o que o pt+psdb não fizeram em 3 DÉCADAS… e agora a Globo tá querendo derruba-lo a todo custo… sabe-se lá por qual motivo escuso… há muitos “algos” de podre no reino das jabuticabas… 🙂

      http://blog.kanitz.com.br/presidente-temer/

      • GLOBO ,FAMÍLIA MARINHO, NOM apoiam ao PT ,a NOM usa o PT ( porque usa a Esquerda ) e se APOIA na ONU !
        Uma Pergunta para que e quais as Funções da ONU ,parece que são os Direitos dos Manos , Casamento Gay , Gay possa escolher o banheiro que queira usar ,etc , e o Português ,tomou posse e tirou Férias ?

  6. Talvez a Rússia saiba que a Hitlery Clinton, que provocou desestabilizações políticas e sociais na Líbia, na Tunísia, no Egito, na Síria e no Iêmen, e que criou e apoiou o Estado Islâmico, seria uma governante incômoda e que provavelmente acabaria provocando mais guerras e confusões do que alguém que estaria disposto a atingir outros objetivos.

  7. eta, mundão bao sô,
    Já sei quem foi o professor do promotor de SÃO PAULO, que acusa sem PROVAS , mas cheio de CONVICÇÃO. SÓ FICOU UMA DÚVIDA, FOI A PEDIDO OU MANDADO MESMO.

    • A propósito Ilya-Relojoeiro-Professor-Xarliane o seu ídolo o Aiatolá do ABC agora é hexa! 6x réu! Não é à toa que vocês comedores de pão com “mortadela” querem antecipar as eleições!

Comentários não permitidos.