China matou e prendeu de 18 a 20 informantes da CIA

“New York Times” diz que Pequim desmantelou rede de informantes da CIA no país entre 2010 e 2012, prendendo ou matando cerca de 20 fontes.

A China matou ou colocou na prisão de 18 a 20 fontes de inteligência dos Estados Unidos entre 2010 e 2012, quando uma rede de espiões que levou anos para ser montada foi desmantelada, informou o jornal americano The New York Times neste sábado (20/05).

O diário afirmou que as operações de espionagem americanas no país asiático ficaram comprometidas por anos. Investigadores da agência americana estão divididos sobre se alguém infiltrado na CIA entregou as fontes em solo chinês ou se os chineses invadiram o sistema de comunicação que a agência de inteligência usa para falar com suas fontes.

O jornal americano ouviu dez funcionários atuais e antigos, que falaram sob condição de anonimato e descreveram como Pequim sistematicamente desmantelou os esforços de espionagem da CIA. Eles disseram que a ação foi um severo revés para a rede de inteligência dos EUA, que vinha funcionando em seu nível mais alto em anos.

Ao menos uma dúzia de fontes da CIA mortas

A CIA recebeu informações de alta qualidade sobre o governo chinês até 2010, quando começou a receber menos dados. As fontes começaram a desaparecer no início de 2011, reportou o New York Times. Segundo o diário, ao menos uma dúzia de fontes da CIA foram mortas, incluindo uma que foi baleada na frente de colegas numa clara advertência para qualquer outra pessoa que pudesse estar espionando. Várias outras foram presas.

CIA e FBI iniciaram uma investigação para tentar descobrir o que estava acontecendo e, por fim, centraram-se num cidadão sino-americano que trabalhava numa divisão que supervisionava a China e que deixou a CIA pouco antes de a agência começar a perder suas fontes. Ele chegou a ser interrogado, mas negou todas as acusações.

A violação foi considerada particularmente prejudicial, com o número de informantes perdidos semelhante ao daqueles que morreram na União Soviética e na Rússia depois de informações passadas a Moscou pelos espiões Aldrich Ames e Robert Hanssen, afirmou o New York Times.

Em 2013, o FBI e a CIA concluíram que a China não tinha mais a capacidade de identificar agentes americanos, de acordo com a reportagem. Desde então, a agência de inteligência dos EUA vem tentando reconstruir sua rede de espionagem no país asiático.

Deutsche Welle

Fonte: Terra

34 Comentários

  1. Si o Brasil fizesse o mesmo a lista de envolvidos incluindo colaboradores e informantes saltaria para a casa dos milhares, incluindo políticos, importante membros do governo, delegados federais, serviço de inteligência, militares, juízes, promotores, jornalistas etc. Aqui no Brasil o sistema está totalmente infiltrado e controlado, difícil é encontrar alguém em posição de poder que não seja colaborador. A Turquia fez um excelente trabalho em expurgar o a banda podre do seu governo. Não se trata de direita ou esquerda, a questão é quem está realmente comprometido com os interesses do Brasil é quem está jogando em favor dos interesses americanos no país. Pelo que se vê nos noticiários a maioria dos integrantes do governo do Brasil trabalha para servir interesses pessoais e de terceiros. Triste….

    • Usando da mesma lógica poderíamos fazer o mesmo com você meu caro “Lord Franklin” afinal você se mostra claramente a serviço de um grupo político que não apenas perpetrou o maior assalto aos cofres públicos “despaiz” como também provocou o caos econômico que deixou 14 milhões de brasileiros desempregados e que tenta deslegitimar as instituições e o Estado de Direito para voltar ao poder na figura do seu líder, o Aiatolá do ABC.

      Que tal?

      • O seu não iria leva-lo para o trisplexs… rsrsrsrssrss… lá não aceitam pulguentos esquerdistas do baixo clero… 🙂

      • Usando os ensinamentos de Goebbels. Repetindo a mentira em vã tentativa de torná-la uma falsa verdade. O PT esteve no poder 15 anos e elevou o pais em todos os quesitos (é fato e está gravado nos relatórios dos bancos e do IBGE).
        De 1500 ao ano 2002 o Brasil foi dominado pela direita (a corrupção começou no império e continua até hoje) e o FHC entregou o Pais quebrado, devendo ao FMI e com PIB de 400 bilhões de dólares,
        O PT em 15 anos elevou esse PIB para 3 trilhões de dólares, o salário foi o mais alto da história e o desemprego o mais baixo (só 5%).
        Após dois anos de boicote do governo Dilma, quando se associaram políticos, empresários e a imprensa para inviabilizar o governo. Por meio de um golpe com o apoio do judiciário colocaram no lugar de uma Presidente honesta um individuo dos mais corruptos.
        Agora quando tudo desanda os coxinhas querem defender a sua burrice afirmando que o Temer recebeu o pais quebrado. É bom lembrar que o PGR declarou que o PT nunca interferiu na lava jato, isto é a maior prova de que a Presidente Dilma não tinha o que temer. (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/04/procurador-da-lava-jato-diz-que-pt-e-o-unico-que-nao-impede-investigacoes.html)
        Ora o pais não estava quebrado, pelo contrário, quebrou coma subida do Temer e dos corruptos que tentaram acabar com a Lava Jato e não estão conseguindo.

    • Na Turquia só de juízes foram mais de 2 mil pra CADEIA…..aqui seriam muito mais….mas muito mais meeessmo…

      • Incluindo vocês a serviço da Rússia, China ou qualquer outro país do outro lado do mundo que odeie o ocidente.

      • Você conhece a Turquia tão bem quanto conhece Estados Unidos, Rússia e Alemanha então não sabe do que está falando.

  2. Ainda não perceberam ;nós nunca prendemos ou apontamos somente um Agente Estrangeiro da CIA ,ou de outra entidade de algum País MUI AMIGO, no BRASIL ,e ou mesmo brasileiros entreguistas e colaboradores de Gringos , mas não é por não os ter , vemos as TVs do Sistema Globo ,ali a única coisa brasileira é a língua !

    • o temer foi acusado de ficar comunicando segredos para embaixada americana

      e esta la ate agora pode cair por outros crimes mas esse de ser informante passou batido

      monarquia antes tarde do que nunca

      • Não fale mal do SEU Presidente… vc votou para que ele estivesse onde se encontra… seja digno, não um traidor como seu ídolo de nove dedos… aliás, a única coisa certa que vc fez nos últimos anos, mesmo sem saber… 🙂

  3. A china mata os traidores e o Obama e demais liberais perdoavam, que nem aquele cara que vazou segredos da NSA e teve a pena reduzida drasticamente e está solto só porque mudou de sexo. Não é preciso ser gênio para saber onde vai pipocar de traidores graças a esses liberais doentes, não é atoa que vazou aquelas ferramentas da NSA que hackearam computadores do mundo todo.

    • de forma alguma esse que vc citou caguetou o governo americano para ajudar chines , brasileiro ou qualquer outra raça

      mas sim para alertar os próprios americanos pois essa lei de segurança tirou direitos garantidos na constituição deles

      ele caguetou sim o governo corrupto vendido aos interesses globalistas e de conglomerados de empresas

      essas mesmas que foram para a china em detrimento aos trabalhadores e povo norte americano

      • e você leu os 700 mil documentos que ele vazou, incluindo diversos documentos militares? Certeza que na China seria executado e não teria essa palhaçada toda de mudança de sexo que salvasse.

      • os estados unidos também matam seus cidadão desafetos

        esse ganhou repercussão , e foi acompanhado , pois senão teria virado comida de minhoca .

      • Eu sempre soube que quando o obamis chegasse ao poder iria entregar os EUA a gana de seus inimigos… só vcs dazisquerdas traidoras em todo o mundo defende esse PELEGO que se vende por qualquer trocado… quem conhece ele diz que não vale nada… faça um pesquisa séria e deixe de ser enganado, pé de alface vermelho… rsrsrsrssrsrssss…

  4. Ta certo, espião capturado bom e espião capturado morto mesmo, quem mandou não fazer seu trabalho direito.

    • Se fôssemos pendurar nos postes todo esquerdista traidor maldito, as empresas de energia levariam décadas pra limpar a sujeira de seus equipamentos de transmissão… esse país está infestado de ratos vermelhos… só McCarthy na causa pra arrumar tudo novamente…

    • Correto, espião só precisa viver pra ser torturado e liberar informações pertinentes ao torturador, depois deve ser descartado, até porque os danos que um indivíduo desse nível pode provocar a soberania de um país é imensurável, e essa visão serve para qualquer país.

      • Esquerdista sempre usaram a tortura contra seus opositores em todos os seus governos vermelhos… vide o tal chê, carrasco de milhares… mas aqui, onde perderam a guerra, usam a tortura como escárnio contra seus opositores… coisa de hipócritas… mas vc ao menos foi mais digno… não usou da covardia do politicamente correto…

    • é o que eu estou dizendo…todas as instituições deste pais estão tomadas e aparelhadas pela inteligência dos eua….se infiltraram em todas nossas instituições…não vai acontecer nada com estes pilantras delatados pelos irmãos donos da JBS…absolutamente nada…não só não vai acontecer nada como ainda os delatores é que acabarão presos, como os únicos criminosos disso tudo…e os negócios deles serão todos desmantelados e as empresas entregues para as mãos/controle dos estrangeiros por trás disso tudo…escrevam o que estou dizendo….

  5. Independente de qual seja a motivação, o cara ser pego em um país como a China fazendo isso e achar que a cabeça dele não vai rolar é muita infantilidade.

  6. correto a China, e se fosse o contrário tbm concordaria !

    a CIA já não é mais a mesma rsrs…

    Já o Brasil é bonzinho com todo mundo, quem se lembra que um tempo atrás um russo invadiu se não me engano um quartel lá no Amazonas (não lembro o local) e depois não deu em nada.

    agentes da CIA, e cubanos nem se fala, tá ABARROTADO aqui no Brasil

    brasileiro é traidor por natureza, anos de educação socialista pra deixar o povo com baixa auto confiança e síndrome de vira lata, socialista de araque vai dizer que é culpa “duzamericanus malvadus”, que é uma conspiração dos globalistas neo liberais rsrs.. nessa vou ter que concordar em parte, pois os globalistas e socialistas de araque brasileiros, encontraram um ideal similar, e trabalharam conjuntamente aqui no Brasil nessa questão.

    lembro de uma reportagem do Ancelmo gois que assumiu que trabalhou pra KGB aqui no Brasil, e tá cheio desses traidores brasileiros aqui, fazendo o serviço pra CIA, mossad, Cuba, Reino Unido, França, Canadá, China, se abusar até para o Suriname, e por ae vai.

    Infelizmente somos colônia mesmo, mas não é apenas dos EUA não, somos de TODO mundo, e acho difícil dessa situação mudar se continuarmos nesse modelo socialista de araque que o país caminha.

    como disse uma vez Eisten:

    “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

    REFORMAS pra ontem !!

  7. Mais uma vez eu digo é isso aí, foi uma grande perda para os americanos do norte ,mas um grande ganho à China. Viva A China
    Que aliás no ano que vem 2018 será a grande potencia mundial à bola da vez não vejo a hora da USA ficar no passado.

  8. Os que se regozijam com essa informação são os que entregarão o país a sanha internacionalista oriental… o futuro mostrará quem são… como está mostrando agora quem entregava o suor do trabalhador brasileiro para enriquecer seus financiadores… os mesmos que se diziam defensores da classe trabalhadora… BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS ESQUERDIZADOS…

  9. Bom, não sou de direita e nem de esquerda (Sou Monarquista) não aprovo o regime chinês tão pouco o brasileiro mas traição é traição e infelizmente o método mais eficaz de conter a sangria de dados é eliminando os espiões.

    Agora bancando o advogado do diabo, acho interessante os americanos denunciarem esses sumiços quando eles mesmos eliminaram centenas de espiões soviéticos ou trancafiaram eles em Cuba, nem é preciso lembrar das sabotagens ao programa espacial brasileiro que vitimou dezenas de cientistas estratégicos ao programa, qual as chances dos melhores técnicos brasileiros serem todos mortos em uma explosão misteriosa após dezenas de cidadãos americanos desaparecerem de hotéis da região após o facto?

    • Se de fato isso aconteceu assim e pelo visto as nossas instituições de informações sabiam de tudo, senão vc mesmo não teria como saber, pois ao que parece era de conhecimento público, porque não tomaram providências cabíveis ???… será que isso realmente aconteceu desse modo tão simplório ???… ou será que tudo isso não passa de uma grande teoria conspiratória ???… será que não passou de simples incompetência dos técnicos ao manipularem material explosivo sem tomar as providencias de aterramento dos sistemas metálicos que podem acumular energia residual estática e atmosférica e causar sérios acidentes como realmente parece o caso ???… se nossos órgãos de contra espionagem sabiam de tudo e nada fizeram isso seria inédito na história de nossos sistemas de informação e contrainformação…

  10. ………………teria que fazer uma “purga” no estilo do Erdogan…o que tem de espião em ONG com falsos propósitos no Brasil deve ser enorme….se fossem prêsos todos,DEZ prisões somadas, iguais à da Papuda ainda não dariam conta do número de safados que traem e espionam o país………………….

Comentários não permitidos.