PROSUB: França decide investigar venda de submarinos da DCNS para o Brasil

PARIS (Reuters) – Promotores franceses lançaram uma investigação sobre um contrato de 6,7 bilhões de euros firmado em 2008 entre a fornecedora de produtos navais DCNS e o Brasil, que incluiu a venda de cinco submarinos, disse uma fonte próxima à investigação neste domingo.

A investigação, iniciada em outubro do ano passado, analisa a potencial “corrupção de autoridades estrangeiras”, disse a fonte, confirmando uma reportagem do jornal francês Le Parisien.

A investigação está relacionada à Lava Jato, iniciada em 2014 e que já investigou suspeitas de corrupção envolvendo centenas de políticos e figuras públicas, disse o jornal sem citar fontes.

A DCNS negou qualquer irregularidade.

“Não temos nenhuma relação com a Lava Jato. A DCNS respeita escrupulosamente as regras da lei ao redor do mundo”, disse um porta-voz à Reuters.

Em sua conta oficial no Twitter, os procuradores disseram no dia 12 de maio que falaram com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e visitaram órgão de combate à corrupção, mas não fizeram referência à investigação citada pelo Le Parisien.

Em 2015, o jornal Folha de S. Paulo noticiou que a polícia federal estava investigando potenciais irregularidades no programa militar brasileiro para construir um submarino nuclear em parceria com a França até 2023.

O jornal não disse se a DCNS, na qual a França controla 62 por cento e o grupo de produtos militares eletrônicos Thales <SATCFP.PA > possui 35 por cento, está sendo investigada.

Fonte: Reuters

40 Comentários

  1. Se bobear a DCNS pegou dinheiro com a JBS e agora esta com medo da vaca ir pro brejo, coitado do comandante Braga (sic) vai ter seu sonho adiado !

  2. Sabem um tal de Minsitro da Defesa Nelson Jobim? Conhecem este nome? Bem, ele está sendo cotado para substituir o Michel Temer se este for impedido ou renunciar. Escrevam, pode acontecer o absurdo de termos três Presidentes impedidos na seqüência se o Boneco de Olinda assumir. Este está mais enrolado neste esquema dos submarinos que muita gente ai na lava jato.

    • Pior que isso será ter o Rodrigo Maia como presidente, um cafajeste prepotente, arrogante e comprometido com interesses apátridas

      • Esse ai … o Rodrigo Maia … já é um dos candidatos da GLOBO … já irão venerá-lo .. o que a GLOBO manda a macacada de auditório faz .

      • Lucena eu também não gosto da programação da globo, sabe o que eu faço? Pego o controle remoto e mudo de canal.
        Ninguém aguenta mais ler aqui vc falar de porcaria de globo, não estamos nos anos 80, vira o disco.

      • Anônimo, faz a mesma coisa, não leia os comentários dos quais você não gosta….

        É feio ficar dando xilique e tentar calar alguém por não gostar do conteúdo do comentário

        Mas de fato, Rodrigo Maia vai ser um fiasco… Pior que isso só se o supremo dar nova redação ao Art. 81 da Constituição, já que o mesmo não foi regulamentado até os dias de hoje…

        A única saída é a votação da PEC de eleições antecipadas…

      • Meu caro Fabio Vargas você aqui se apresenta como jurista e advogado e, diante disso causa estranheza que venha questionar que o art. 81 da CF “Não tenha sido regulamentado até hoje”. Ocorre que o aludido artigo da Carta Fundamental é norma constitucional de eficácia plena ou seja, prescinde de regulamentação por lei, complementar ou ordinária.

        De igual forma você expressa temores de que o Supremo “dê nova redação” ao artigo anteriormente citado. Ocorre que o STF simplesmente não pode fazê-lo visto não ser legislador positivo. O que poderia haver era uma mutação constitucional, quando a corte atribui outro significado ao mesmo, geralmente alargando-o tal como feito no art. 226 para incluir as famílias homoafetivas.

        Entretanto o pior mesmo é quando você defender como “única saída” a aprovação da PEC que institui eleições diretas para os dois últimos anos de mandato. Como operador do Direito você deveria saber que referida proposta de emenda é de um casuísmo oportunista que, se aprovada for, apenas terá o condão de enfraquecer a força normativa da carta magna, algo que a história já mostrou inúmeras vezes ser a porta para uma sociedade ingressar nas trevas do populismo e do autoritarismo. E não custa lembrar que a par das vedações constitucionais às emendas previstas no Parágrafo primeiro do art. 60 (Intervenção federal, estado de defesa ou estado de sítio) a melhor doutrina desaconselha emendas à CF em momentos de grave crise política tal como o que estamos passando agora.

        Ademais o slogan “Diretas já” como sabemos é na verdade um cavalo de tróia para o “volta Lula” afinal, caso a CF/88 seja obedecida e o calendário eleitoral cumprido, é bem provável que o Iluminado de Garanhuns esteja inelegível em 2018, ainda mais agora que ele foi hexa denunciado….

        Por fim, o amigo anônimo está certíssimo…

      • Prezado S-88, infelizmente preciso descordar.

        De fato o Art. 81 tem eficácia pela, porem seu paragrafo 1º, o qual prevê o instituto do pleito indireto convocado em até 30 dias após a vacancia do cargo nunca foi regulamentado.

        “§ 1º – Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.”

        E justamente sobre isso existe um movimento dentro do STF para “corrigir” está questão.

        Nossa corte constitucional não passa de um grande órgão político que se acostumou a usurpar as competências legislativas do Congresso Nacional. Congresso este extremamente ineficiente, que regulamentou pouco mais de 1/3 da Constituição Federal em quase 30 anos de vigência da Carta Magna.

        Como constitucionalista devo concordar com sua analogia do Art. 60, §1º da CF as previsões dos institutos “Intervenção federal, estado de defesa ou estado de sítio”, mas para que esse efeito seja válido é necessário a promulgação de um deles, ficando isso a cargo da imaginação da administração.

        Perante nossa situação calamitosa, só um sopro de representatividade poderia nos retirar do buraco.

      • Fábio Vargas, o parágrafo primeiro apenas necessita de regulamentação por lei para como as eleições indiretas devam se realizar. Não há na espécie maneira da regulamentação confrontar o mesmo estipulando eleições indiretas.

        Quanto ao STF, uma vez que se trata de uma corte constitucional e sendo a Constituição a Carta política de uma nação, nada mais natural que seja um órgão eminentemente político. E não se trata de “usurpação de competência” mas sim de ter sido chamado a atuar pela sociedade ante ao fato do congresso apenas dedicar-se aos próprios interesses.

        Por fim não há como esse “sopro de representatividade” ser a saída pois além de ser frontalmente contra o espírito da carta política, irá apenas e tão somente enfraquecer a sua força normativa e permitir, em um lance de casuísmo oportunista, que as mesmas forças políticas que engendraram o maior esquema de corrupção da história e provocaram o caos econômico que deixou um saldo de 14 milhões de desempregados, possam ter um atalho para voltar ao pode na figura de um caudilho populista que tem feito de tudo para escapar da justiça.

      • rodrigo maia cara de porquinho da índia , esta também delatado em corrupção , ele não aquenta o tranco
        o que ele serve é para arquivar processo de impedimento e colocar para votações leis ridículas

        caindo o ratazana chefe temer macaco corrupto velho senil fica mais fácil retirar esse rodrigo cara de capivara

        o que não pode é o temer continuar

      • Concordo contigo, prepotente, arrogante, se acha ele e seus quadrilheiros acima da lei e da ordem, que não tem uma Constituição a ser cumprida, e metido a boy. Já era para ter sido afastado da Câmara ou preso. E Cesar Maia, pai dele não é diferente.

  3. Geralmente quando os barcos afundam os guabirus(ratazanas) são os primeiros cair fora… basta vê o caso dos barquinhos dos golpistas ; Temer,Aécio … o que tem de ratos da panelas agora dizendo que nunca imaginara que estes eram corruptos … só passaram acreditar depois que a GLOBO golpista disse … é impressionante … rsrsr hoje a GLOBO diz que o bom é esse congresso conservador corrupto deve eleger o presidente .. e que as DIREITAS JÁ não é bom para o braZil .
    .
    Se me lembro bem, na última foi eleição para presidente … foi direta e democrática e mesmo assim, os chorões amante da cultura do golpe …motivados na conversar do mega corrupto e mafioso Aécio ajudaram fazer um golpe levando o pais ao caos… pois este Aécio, só por pirraça de perdedor, fez com que sacanearem o pais inteiro ! … na base do panelaço … VALEU COXINHAS … OBRIGADOOO …

    • O atual presidente foi eleito junto com sua antecessora , portanto , o mal já vem de muito tempo …. Se houve propina neste caso , todos sabemos nos bolsos de quem caiu ….
      Devemos deixar a hipocrisia de lado , largar o revanchismo e a raivinha política de lado , pois a culpa é de quem votou nesta camarilha que se aboletou no poder e que se apropriou dos bens da união , dos estados e dos municípios .
      Então , largue esta churumela toda de lado e olhe para o próprio umbigo , pois quem votou nesta turminha foi você também …

      • o temer falou que era vice DECORATIVO , quem deu moral para ele tomar o poder foi as pessoas vestidas com a camisa da CBF pulando em volta do pato da fiesp

        não aceita a realidade , isso foi a apenas um ano atrás já esqueceram

        vice decorativo .virou o presidente ingênuo .

      • PÉ DE CÃO – Pelo que eu sei, as pessoas vestidas com a camisa da CBF queriam o impeachment da Dilma, ninguem estava gritando viva Temer, até porque aquelas pessoas não votaram na Dilma/Temer.

      • daniel , o impedimento da dilma foi tramado por esses golpistas aecio temer e etc e tal grupos como o mbl ganharam dinheiro do pmdb psdb gravaçoes comprovam cunha etc

        o ze povinho vestidinho fantasiado com a camisa CBF nao sabia de nada

        pois é massa de manobra , a verdade ate hoje eles nem sabem
        mas como massa de manobra recebeu na testa junto com nariz de palhaços

        gravações demostram que o dinheiro pode ter vindo da friboi

    • Então “mortadelas” e mais esquerdismo seria a solução?

      Aumentar a dose de veneno e não aplicar o antídoto resolverá a situação do país?

      Lembrando: quem votou na Dilma, votou no Temer, que faz parte do PacoTe.

      E os pirracentos da derrota da presidanta continuam com o papo do “gópi”. Hahahahaha! A mortadela tem efeito alucinógeno?

      Então a Dilma afunda o país e quem disparou o torpedo foi o Aécio?
      .

    • Eu procuro me basear sobre os fatos .
      .
      Primeiro _ se volta no presidente;
      .
      Segundo _.. o vice corrupto, conspirou com ajuda da mídia e dos paneleiros para derrubar o presidente eleito em uma eleição direta e democrática;
      .
      Terceiro _ um vez no poder, o usurpador procurou fazer um governo baseado na agenda do PSDB, as promessas do Aécio Neves para o seu eleitorado coxinha e levou o braZil nesse mar bravio tormentoso e sem um norte a seguir.
      .
      Quando a máscara caiu … ai as ratazanas cai logo fora do barco .. coisa bem tipica de roedores .

      • Alguém sabe onde anda o animador de torcida organizada .. # nós somos todos cunha … do MBL o tal de Kim Kataguiri um dos líder dos coxinhas .. aquele que apoio o Temer .. será que ele também anda dizendo que …“Quem voltou na Dilma também voltou no Temer “ .. o novo mantra dos paneleiros …HAHAHAHAH ..

      • LUCENA, mantra ou não é a verdade, vocês votaram na Dilma, mesmo sabendo do que esse PT era capaz, e digo isso desde o mensalão do PT, onde só alguns foram pegos os demais ficaram livres, para continuar a roubalheira(Lula, Zé Dirceu). Hoje eu admito que eu votei errado, o bandido do Aécio nao era a melhor opção, poderia ter votado em branco, eu tenho a humildade para admitir isto, ao contrario de voces mortadelas, que culpam os outros pela cagada que vocês também fizeram em votar na Dilma/Temer, vocês são completamente alienados ao PT. Eu não entendo o que passa em suas mentes.

      • Daniel Tokarski .. você se lembra quais foram os motivos para o impeachment de Dilma Rousseff ?
        .
        http://brasil.elpais.com/brasil/2016/03/31/politica/1459453388_280149.html
        .
        .
        Agora compare com os motivos do golpista Temer … é até covardia .
        .
        .
        No caso da Dilma foi mais político … motivado por um bando de canalhas como o Cunha,Aécio e o Temer .
        .
        Já a do Temer… realmente é caso de polícia mesmo .
        .
        É só comparar os pecados da Dilma com a do Temer .. e além do mais … só do tempo em que todo mundo é inocente até que prove o contrário. .. e isso serve para TODO MUNDO ..não só para o LULA, como inclusive para o Aécio e para o Temer também .

    • Roberto B.
      22 de maio de 2017 at 8:03

      Então , largue esta churumela toda de lado e olhe para o próprio umbigo , pois quem votou nesta turminha foi você também …

      M. Silva
      22 de maio de 2017 at 9:17

      Então “mortadelas” e mais esquerdismo seria a solução? ”

      enquanto os pilantras da “direita e da esquerda” gozam com as fortunas que roubaram vcs tratam política e ideologia como torcida de futebol…quem ainda hoje segue e leva a serio estas quadrilhas e suas “ideologia” não passa de massa de manobra…tudo hoje baseia-se apenas em guerra de interesses…e enquanto vcs se digladiam e se matam por eles …eles riem da cara de vcs e do pais…é uma republica de bananas mesmo…rs….

      • mas não adianta…fazer um povo que viveu séculos na base do voto do cabresto e do coronelismo entender essas coisas é impossível…é cultural…são séculos de uma cultura arraigada na mentalidade…a maioria dos brazileiros nasceu para puxar carroça mesmo…termos/expressões como “curral eleitoral” não foram cunhados por acaso para descrever o povo deste pais…

  4. Qual os Maiores escandalos Mundiais de Propinas ou supostas Propinas pelo mundos , mos ultimos 30 anos ???

    Por Fabricantes e seus Colaboradores de material de segurança e belicas….tem alguma materia ???

    Quais ???

  5. Lembro que a Marinha tinha anunciado a escolha do U214. Depois o “chefe” em uma de suas “decisões políticas ” escolheu o Scorpene.

    • Exatamente, seria a continuação estratégica e logica as já bem sucedidas construções dos U212 (Clase Tupi e o Tikuna) Mas dai A Roubebrech ofereceu o por baixo dos panos para o partidão. E por pouco o Bêbado e o safado do Sarkosy não nos entubam Rafales a custo de F35 também, acontece que os brigadeiros da FAB não são tão safados quanto os almirantes da marinha.

      E tem ex presidente ai que se dizia pai dos pobres, mas na verdade era rameira dos ricos.

      • Essa é a verdade dos fatos… quem distorcer o que vc falou é mentiroso… sabíamos disso a anos… mas só agora a coisa vazou… ainda bem… assim o povão passa a separar o joio do trigo… “E tem ex presidente ai que se dizia pai dos pobres, mas na verdade era rameira dos ricos”…

  6. Espero que a verdade venha à tona.
    Lamentável que uma instituição como a Marinha esteja envolvida nessa sujeira.
    Vemos como o estado hoje é refém das empresas privadas corruptas.

  7. Luladrão vai colocar a culpa na finada,que tinha uma grande admiração pelos franceses e outras asneiras que os idiotas úteis amam ou então é coisa dos marcianos a serviço da CIA pra barrar a candidatura do “salvador da pàtria”que ele tão bem arruinou.

  8. …………o sistema está tão podre que já não garante a governabilidade ………todos os poderes corroídos pela corrupção…….na solução desse problema o impeachment não serve pois demora muito e causa prejuízos econômicos ao país………..só com eleições diretas……o país não pode ficar como um navio à deriva…………….diretas….e rapidão!………………

  9. Então quer dizer que cada submarino destes custou 3?
    Que com o dinheiro deste porto dava para fazer dois?
    Imaginem, isto e alucinação dos promotores franceses, este negocio de “um por baixo dos panos” não acontece no brasil.
    😛

  10. sera que a empresa francesa vai investigar igual investigou os trens tucanos da aslton francesa

    pois se for igual isso demora uma década

    não estou preocupado com isso e sim em forças externas as nossas tentarem a todo custo parar o projeto

    mas fé em Deus que o temer com seu entreguismo vai cair

    sobre os direitalhas rsrsrs coisa que duvido que sejam , pois como falar dos esquerdalhas se vocês votaram no aecio never o cara que participava de convenções comunistas rsrs

    psdbestas esquerda chamando o pt de esquerda , acorda o psdb é esquerdalha e não tem um coxinha que não votou nele

    seu REI AECIO caiu o jagunço do senado a irma TA NA MAO e o priminho ta guardado

    seu outro rei CUNHA rsrs esse já esta no x5

    qual o próximo rei da direita ??? temer rsrsrs o INGENUO RSRS

    OU O BOZONARO rsrs ,
    marina soros silva , rsrs
    doria , que estava com o cara da mala de dinheiro em nova York que invade terreno publico que não paga iptu são Paulo a mais de 15 anos ???

    quem sera que esses coitados que acham que são de direita vao ter como heróis ??

    fundação do psdb saiu do pmdb por que na época dizia que queriam se distanciar da corrupção

    e hoje vai morrer aguarradinho ao pmdb por causa da corrupção deram uma volta mais o filho voltou a casa dos seus pais rsrs

Comentários não permitidos.