Otan considera restaurar comando da Guerra Fria para deter Rússia

Rússia: a aliança permanece focada em melhorar as defesas dos aliados contra a Rússia (Alexander Zemlianichenko/Pool/Reuters)

Sugestão Iuri Gomes

Especialistas alertaram que a frota de submarinos da Rússia, é cada vez mais capaz de operar no Ártico e no Atlântico Norte sem ser detectada

Bruxelas – A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pode restaurar um comando naval da Guerra Fria, para conter o aumento das atividades de submarinos russos no Ártico e proteger as rotas marinhas do Atlântico, de acordo com diplomatas e autoridades familiarizadas ao assunto.

As discussões sobre trazer de volta o antigo Comando do Atlântico da Otan indicam que a aliança permanece focada em melhorar as defesas dos aliados contra a Rússia, apesar da demanda do presidente americano, Donald Trump, por um maior foco nas políticas antiterroristas.

Autoridades militares das nações da Otan, incluindo o presidente do Estado-Maior Conjunto, o general Joseph Dunford da marinha americana, reuniram-se em Bruxelas e receberam um briefing sobre a revisão do comando, incluindo opções por um posto no Atlântico.

Planejadores miliares e especialistas de defesa alertam que a frota de submarinos da Rússia, é cada vez mais capaz de operar no Ártico e no Atlântico Norte sem ser detectada, ao passo em que a habilidade da Otan em monitorar tais atividades tem diminuído desde a Guerra Fria.

O desenvolvimento do estratégias para proteger as rotas do Atlântico tem ganhado importância em meio a uma ressurreição dos planos da Guerra Fria para movimentar rapidamente pesados equipamentos militares dos EUA para a Europa no caso do confronto com a Rússia.

Se isso acontecesse, os submarinos russos poderiam complicar a proteção dos comboios americanos, segundo especialistas de defesa. Fonte: Dow Jones Newswires.

Fonte: Exame

5 Comentários

  1. Querem a todo custo ressucitar a Guerra Fria. A Rússia tem uma fração proporcional do poder da outrora URSS. E em nada se assimila a dualidade ideológica ao qual o mundo se dividia. O mundo pós gurra fria ficou mais imprevisível e complexo. O vencedor de primieira hora da Guerra Fria começou a diminuir seu espaço e influência gradativamente, abrindo as portas para um mindo multipolar. Perder no próprio jogo é difícil, então é melhor virar o tabuleiro e jogar com as regras as quais estavam ganhando. Demonificar a Rússia não é mais tão fácil, com advento da internet é possível a supremacia mas não o monopólio da informação.

  2. kkkkk,
    os europeus sao piadistas ,kkkkk, estao sendo invadidos pela Arabia saudita e pelo Paquistao e querem deter eh a Russia ,kkkk, que otarios !

    • kkkk os europeus sao suditos dos norte americanos que sao suditos dos israelitas. Tudo esse barulho e para criar condicoes psicologicas para a populacao aceitar enormes gastos publicos com a industria belica, isto e o Complexo Industrial Militar braco armados dos Banqueiros Financistas, necessitam guerras para justificar gastos militares kkk

  3. Logo a URSS,quê por um gesto de boa vontade nas relações entre os povos, retirou o Exército Vermelho da Alemanha e outros países conquistados.Não me conformo até hoje com esse fato,só criaram cobras para morder mais tarde.Mas o Putin tem o antídoto contra esse mal, e se acharam quê a URSS perdeu se deram mal pois a Rússia quê nasceu é muito mais forte,aprendeu com os erros e é mais forte no cenário internacional atual.

  4. Ladrão e todos aqueles que roubam o duo e sangue do povo,tando faz PT ou PMDB, PSDB ou qualquer outro partido, todos eles merecem ter todos os bens confiscados e mas todos os políticos até às caucinhas das mulheres e as cuecas dos maridos tudoooooooo, dos puxa saco de comunista ou de capitalista liderados pelos anglosaxoes ou seja pelo EUA.

Comentários não permitidos.