Argentina treme diante da crise brasileira

“Quando o Brasil espirra, a Argentina tem uma pneumonia”. A frase está instalada em Buenos Aires e é usada até mesmo pelo presidente argentino, Mauricio Macri, herdeiro de uma fortuna com estreitas ligações com o Brasil, por causa de seu envolvimento significativo no setor automobilístico.

A crise brasileira estremece a economia do vizinho do sul e também a política, já que os argentinos vivem um ano eleitoral crucial, com uma recuperação incipiente e ainda fraca, que pode ser muito afetada pela instabilidade de seu grande parceiro comercial. Quando o Brasil está bem, representa 30% das exportações argentinas. Nos últimos tempos caíram, e só agora começavam a se recuperar timidamente. A crise brasileira é vivida na Argentina como se fosse um assunto da política local. Praticamente todas as emissoras de rádio e televisão prepararam programas especiais na noite da quarta-feira para tentar explicar o assunto e as consequências que isso pode acarretar para o país austral.

Mauricio Macri é um aliado chave de Michel Temer. O argentino foi o primeiro líder a cumprimentar o brasileiro rapidamente quando este assumiu após o impeachment de Dilma Rousseff, e o primeiro a viajar a Brasília para demonstrar seu apoio. Seu Governo está tentando manter a prudência mas não disfarça sua enorme preocupação. “O Brasil é nosso principal parceiro. Isso nos preocupa. Mas temos confiança de que as instituições brasileiras saberão resolver esta situação”, afirmou Norberto Frigerio, ministro do Interior. No Japão, onde Macri está em viagem oficial, as notícias estão sendo acompanhadas com inquietação por sua equipe. “Acreditamos que as instituições brasileiras são suficientemente fortes para administrar esta situação”, reiterou a chanceler argentina, Susana Malcorra, em Tóquio.

Na Argentina já se especula diante de todo tipo de cenário, e tanto o Governo como a oposição encaram a situação como uma batalha crucial que atinge a política interna. Uma volta de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência nas eleições de 2018 seria um panorama político complicado para Macri, porque animaria os peronistas que estão tentando se reorganizar para regressar ao poder. O eixo Lula-Kirchner foi fundamental para a década dourada da esquerda latino-americana. O brasileiro participou de vários comícios na campanha de 2015 na Argentina para apoiar o peronismo contra Macri. Mas há, sobretudo, uma questão mais profunda. No atual ciclo latino-americano, com exceção do Equador, assistimos a um lento gotejar de governos de esquerda saindo do poder. Isso é ideal para a consolidação de Macri como líder regional de uma guinada para políticas mais ortodoxas. Uma mudança de tendência no Brasil deixaria o presidente argentino mais isolado em um momento em que ele precisa de aliados.

Em todo caso, a principal preocupação imediata é econômica. A bolsa e a moeda locais começaram a cair com as primeiras notícias vindas do país vizinho, e a tendência continua, ainda que sem um naufrágio total. A Argentina depende muito do Brasil, teve um superávit comercial com seu vizinho de 4,33 bilhões de dólares em 2016 e de 2,5 bilhões em 2015, provocados pela desaceleração econômica. Estima-se que o declínio deste mercado represente pelo menos um ponto de queda do PIB argentino. A Argentina precisa urgentemente que o Brasil volte a crescer.

“É uma má notícia para a Argentina. Calcula-se que para cada ponto que o Brasil ganha em seu PIB, o da argentina cresce 0,25%. Principalmente porque os brasileiros representam boa parte de nossas exportações industriais, apesar de agora elas serem apenas 15% do total”, explica Dante Sica, diretor da consultora Abeceb e especialista nas relações econômicas entre os dois países. “Isso está demonstrando a fragilidade da recuperação do Brasil. Na Argentina há setores muito atingidos, além do automobilístico. Por exemplo, quase 40% das peras e maçãs de Río Negro (uma província na Patagônia) são exportadas para o Brasil. Temer escolheu o caminho de não renunciar, o que pode tornar sua saída mais lenta. A recuperação econômica será mais lenta do que o esperado e as reformas fundamentais vão continuar suspensas, como a trabalhista e a da previdência”, conclui.

“O Brasil estava jogando contra demais nos últimos anos. Estamos exportando a metade dos carros que se vendia em 2013”, explica Marina Dal Poggetto, diretora da Bein, umas das empresas de consultoria mais respeitadas do país. “Chegaram bons números do Brasil no primeiro trimestre. Mas se a atual situação durar seis ou sete meses, teremos um grave problema. Se não a resolverem rapidamente e o novo presidente mantiver a mesma linha econômica, nem tanto. Agora mesmo há uma reação exagerada do mercado”, defende. Dal Poggetto acredita que, a princípio, a crise brasileira possa trazer até uma consequência imediata positiva para a Argentina. O peso argentino, que está muito alto – fazendo com que Buenos Aires seja, de longe, a cidade mais cara da América Latina – está se desvalorizando levemente, arrastado pela crise brasileira. “Isso vai dar um respiro ao Banco Central argentino. O problema é se a situação se prolongar.Ainda mais, em um ano eleitoral. Apesar disso, o que realmente apresenta um risco para a Argentina é o que pode acontecer com a economia dos Estados Unidos se os problemas de Trump continuarem. Temos aí um coquetel explosivo”.

CARLOS E. CUÉ

Foto: Adriano Machado / Reuters – Presidentes Maurício Macri e Michel Temer em um encontro em Brasília. 

Fonte: El País

 

65 Comentários

    • dois colaboradores norte americano . os dois com vairas denuncias de corrupção das mais variadas

      o treme falou que a economia estava melhorando

      vejam de um ano para ca 980 mil desempregados , no ultimo mês voltaram ao trabalho 56 mil

      eles esta devendo rsrs

      ele diz abaixei a inflação , ninguém compra nada como eles vao aumentar o preço tudo encalhado

      mandou o povo sacar o FGTS , mas o dinheiro que o temer falou que iria aquecer o mercado interno esta pagando os juros dos bancos

      o golpe foi para BANCOS ITAU BRADESCO , SANTANDER ETC , o golpe foi para mercados especulativos BOLSA DE VALORES AGIOTAS
      O GOLPE foi para empresas de gás e petróleo ESTRANGEIRAS , comprando sondas da petrobras por 9 POR CENTO DO VALOR TOTAL

      veja esses sim ganharam agora você COXINHA E MORTANDELA rsrsrs

      vocês vao morrer abraçado na republica das ratazanas

      O EXERCITO ficou em cima do muro , poderia ter entredo convocado eleições gerais para o ano que vem
      tirava esses entreguistas seria uma opção

      o exercito poderia ter pedido impedimento ou renuncia e diretas já poderia ser uma segunda opção

      mas ficou em cima do muro mesmo vendo o governo mais entreguista depois de FHC

      esse Kassab quer privatizar o satélite e vocês deixam que covardia , esse Kassab cheio de denuncia delatado e enlatado !!

      • Justiça Poética… Tiraram uma presidenta honesta, para porem uma quadrilha.

        E mesmo com provas eles não vão preso….

        Quanto as forças armadas ao deixarem um verdadeiro Herói mofar na cadeia O cientista Othon pai do programa nuclear brasileiro… deram bem tom de quem eles são…

  1. Dois criminosos se encontrando .. um é um notório sonegador e o outro é um notório golpista corrupto … o que eles tem em comum.. a admiração dos comedores de alfafa .

    • Mais outra piada de salão na festa suruba braZil.
      .
      “CHATEADO” COM HUCK CANDIDATO, SILVIO SANTOS DIZ QUE VAI CONCORRER À PRESIDÊNCIA
      .
      HAHAHAHAHAHAHAHAH … valeu seus coxinhas por mais uma dessas …HAHAHAHAHAHAHAH ….

    • Entre; Silvo Santos, Bolsonaro,Luciano Huck,Roberto Justus … qual desses dois seria o mais doido de todos o suficiente para tocar fogo no que restou do braZil ?

      • Já imaginaram o Silvo Santos na presidência ? …para o seu ministério eles chamaria quem para compor ? … ele bem que poderia chamar : O ratinho ( cultura ),o cabeleireiro Jaça ( defesa ),Danilo Gentile( comunicação ),o bonzo ( economia ), Alexandre Frota ( Justiça ) e para pasta de educação a Rachel Sheherazade ..e a propaganda do seu governo será...” roletrando” … já que a propaganda de governo.. ” quem quer dinheiro “ ..rsrsr … o corrupto e golpista do Temer já usa e abusa .. HAHAHAHAH..

      • Lucena,você é chato, mal educado , feio e não usa ralph lauren !
        Fique sabendo que o Doria vai ser presidente do país e terá como vice o Chiquinho Scarpar, para seu desgosto, seu feio !kkkk
        (Isso é uma brincadeira , grande abraço a você Lucena )

      • Pode deixar que o Lula destruirá o que sobrou do país (terminará o que começou) junto com os políticos que recebem mesada da JBS, Roubedrecht e de outros crápulas. Aí, sim, seremos iguais à Venezuela e Cuba.

      • Monarquista tendencioso ideologico kkkkkk ou faz de conta que não encherga que o sistema Brasileiro é cléptocrata er quev a justiça eleitoral Brasileira é a chefe da quadrilha usando de alquimia para tornar licito o ilicito.
        Em terras Brasilis gritar que quer dinheiro jogam fuzis e distintivos pro alto e av cadelagem babá logo o ovo.

      • Warpath .. rsrsr … quando você saiu para bater panelas para derrubar a Dilma .. quem você pensou no lugar dela ? .. Temer,Cunha ou o Aécio ?.. explica para o titio quem você pensou no lugar da Dilma ?

      • Eu sai? Eu bati panela? 😀

        Não prezado: fiquei vendo o circo pegar fogo e rachando o bico de rir da cara de vcs por terem VOTADO no Temer e dizendo que NÃO tinham votado! Foi hilário! 😀

        E sobre quem entraria no lugar, pensei o seguinte: legal, agora cai por terra o PT mas será q o povo não vai perceber que PMDB/PSDB é EMBUSTE? Fiquei realmente com este receio e esta foi a minha preocupação! Graças a Deus a grande maioria acordou e percebeu que PSDB é tão ESQUERDA quanto PT! 😀

        E depois, claro, fiquei rachando o bico de rir vendo o PT (et caterva) pagar pseudos-intelectuais para dizer que era ‘tática’ do PSDB dizer que o PSDB era de esquerda e que repudiava a direita (sendo que tem um vídeo do Dória em q ele diz que é 1.000 vezes Hillary e que PSDB NÃO É partido de Direita e sim, partido da social democracia) 😀

        Foi um desespero geral da classe política ver o povo enxergar a verdade. Aí vieram várias teorias, de que direita é utopia, de que não interessa se é de direita ou de esquerda e direita chucra e blábláblá…. (os famosos ‘isentões’). Foi hilário! 😀

        E graças a Deus, a casa já CAIU para o Temer (votado por vcs esquerdistas) e já caiu mais ainda para aquele EMBUSTEIRO do Aécio Neves para desespero maior da cúpula ESQUERDISTA do PSDB!! 😀

        Justamente eles (Temer com o PMDB e Aécio com o PSDB) que estavam trabalhando para dificultar a continuidade da operação Lava-jato e até mesmo, barrá-la! 😀

        E vcs mostrando fotinha do HONRADO juiz Sérgio Moro com as figuras políticas… tsc tsc tsc… e a fotinha do Sérgio Moro com o Leandro Karnal? Não vão mostrar não? 😀

        Satisfeito? Vc debocha ($$) da cara das pessoas que realmente querem o país livre desta corja nojenta. Mas esqueça prezado. O povo já está ciente do que está acontecendo (vide o que aconteceu em uma das manifestações na paulista onde o Alckimin e demais políticos PSDBistas foram VAIADOS ao tentar subir no palanque para fazer coro hipócrita contra o PT).

        A era de vcs está começando a ruir! Estamos no começo mas lutaremos até o final!

        E novamente: parabéns à Lava-jato e a todas as pessoas do bem envolvidas na operação!
        E viva o juiz Sérgio Moro!

        😀

        P.S – quem votou na Dilma VOTOU no Temer! Chora! 😀
        P.S – vcs devem estar louquinhos para ver o Rodrigo Maia (DEM) assumir a presidência do país, fala a verdade! 😉

      • Warpath, falo tudo cara, o Lucena não sei como não se toca. O fato é que a maioria dos Petebas são alienados políticos, para eles o Lula e Dilma e companhia são santos. Lucena para com isso cara, as coisas são simples, basta tirar a venda dos olhos.

      • Warpath …o teu Serginho … deve ter tirado foto com muita gente boa e má .. desde a vovozinha dele até o mais sem vergonha dos sem vergonhas … como é o teu candidato, o Aécio Neves.
        .
        O problema de vocês coxinha … é que na hora da porca torcer a rabichola ai logo cai fora … tá na cara que você bateu panela SIM ! … não adianta desfaçar .. dando rabiçaca pro titio tá … 😉
        .
        O teu Serginho … tem informações privilegiada sobre o VASA JATO e com certeza sabe muito bem dos modus operantes do teu candidato perdedor Aécio e do presidente dos coxinhas e mesmo assim não fazia objeção de sair ao lado destes .. como ele fez a não apertar a mão o doidão do Bolsonáro ..rsrsr… a não ser que o teu Serginho seja um tremendo inocente , para não dizer outra coisa . 🙂 …. Que nem o outro lá do STF .. o Gilmar Mendes .. este até uma festa em casa fez para receber os “honoráveis” dos coxinhas , como o Temer,Aécio,cunha .. etc..etc .

      • Ta ai embuateiro cracudinho paneleiro zumbi do vaso sanitario entreguista Paulistano GRAÇAS A … existe lava-jato pq teus entreguistas nazi-fascistinhas sempre varreram tudo pra debaixo do tapete.
        Ja comeu sua coxinha industrializada puro bromato hoje ? Lembre-se cracudinho funcional vc tem apenas 15 minutos kkkkkkkkk

  2. Nós o povo brasileiro, é quê temos de estar preocupado.Só tem ladrão e vagabundo, quem vai assumir o mandato se Temer, também safado sair?

  3. Espero que TEMER continue ,tenho certeza que estas Denuncias agora e jogadas na REDE ESGOTO , foram premeditadas para estancarem as Reformas. Todos sabem que os Procuradores e o Judiciário principalmente estavam trabalhando contra elas ,juntos com demais Castas de Funcionários Públicos que nada produzem ,mas vivem Encastelados ,explorando o Trabalhador sempre Iludido e fazendo Jogo contra !

    • Interessante como todos voces que antes se valiam do instrumento hibrido legitimador Globo agora chamam de esgoto.
      Este comportamento é tipico do desespero de chutar pro alto a fonte provedora kkkkkkkk
      E sabe quando Brasil e Argentina realmente trabalharão juntos,nunca ! O maximo que pode rolar É A ESCAMA.
      Vejam o desespero de quem diuturnamente vivia endeuzando um embusteiro midialitico hibrido como Deus e ja por varios dias nem citam o nome dele estão mais desesperados em substituirem as moscas mortas por moscas novas a serem introduzidas na podridão esculachada https://www.youtube.com/watch?v=srOAZy5zUJ8
      E a saia justa que a inteligencia de Estado se meteu ao revelar o que OS GOLPISTAS ENCOBRIAM kkkkkkkkkk

  4. O plano da esquerdalhada não vai dar certo,vcs acham q enganam quem? Diretas jà,só se for,pensam que o povo é besta e não tà enxergando o que tà ou quem tà por tràs desses irmão ex-açougueiros criminosos e corruptores,que no governo de Luladrão receberam muito dinheiro do BNDES,e agora vem com essa gravação cheia de mistérios e dúvidas,entrapment é ilegal.
    Tromer vai fazer o memo que Dilmanta e contratar o “notàvel e grandioso adevogado” Tomas Turbando Pinto pra defendê-lo do impcheament.
    E não esqueçam é Luladrão em 2018 na cabeça e no presídio.

    • Nazistinha o tirinho do Brazil S.A. ja saiu pela culatra e vc apenas late gruindo o cachorro morto kkkkkkk

      • O isentão (da esquerda) descaradamente defendendo Lula! 😀

        Sua máscara caiu “embuateiro cracudinho paneleiro zumbi do vaso sanitario entreguista”.

        Não engana mais ninguém!

      • Cracudinho Pasulistano ja comeu sua coxinha industrializada cheia de bromato vc tem apenas 15 minutos pra isso baba ovo kkkkkkkk Faça que nem o Aécio envolva tambem o nome da propria mãe para se justificar kkkkkkkkkk

  5. Perito da bolinha de papel de Serra é usado por Folha e Estadão para desqualificar gravação de Joesley e Temer

  6. com a policia federal,a lava jato em cima os caras nao se contrangem em andar com malas de dinheiro pelas ruas chegando a serem filmados pela policia até as notas de dinheiros estavam monitoradas…2 milao pra um, 500tao pra outro…o brasil é terra boa pra ratos de diferentes ideologias, mas todos unidos no saque ao dinheiro publico. grana tem bastante, só nao é para a naçao.

  7. Com tanta grana saindo da JBS, dá para concluir que o preço da carne poderia ser bem mais baixo (aqueles caras lucram demais).

    Subornando autoridades, fica fácil ser capitalista.

    E o Lularápio com fazendas na Argentina, Pará, etc, mostrando que comunista é capitalista de compadres (tipo o que ocorre entre as oligarquias dos sertões e o povão miserável): atraso, crimes e miséria.

  8. ARGENTINA E BRASIL quando realmente trabalharem juntos ,nos camos Cientificos e Tecnologicos nao vai ter para ninguem , mas a anos é só Retorica .

    • Isso é pura balela temos nada com eles e eles nada com a gente meros interesses comerciais e tudo o mais é pura escama

  9. Ainda tem “cangalhas” por aqui votando na escravidão do feudalismo global? Cadê as provas contra o Lula? Será que tantos anos de vasculhar a vida do cara e ainda tem provas ocultas? Cadê as contas no exterior que o Departamento de Estado dos EUA não consegue encontrar? Cadê os títulos de propriedade das fazendas? Cadê os imóveis? Cadê o dinheiro oculto no colchão dele que foi levado e rasgado pela Polícia Federal? Qual é já estou cheio de caluniadores que sustentam mentiras propaladas pela mídia famigliar. Vocês são cristâos? Ou tem alguma religião séria?

    • Os unicos que verdadeirtamente tiveram suas vidas devassadas ate mesmo antes da autorização da justiça são justamente os tidos como comunistas.
      E agora vermos um traiodor da extrema direita entreguista se fazer de vitima em video ate envolvendo o nome da propria mãe para se justificar é a barbarie moral,o inaceitavel.
      Agora as cadelas começam a chorar se fazendo de vitimas como acusavam fazer seus alvos kkkkkk
      Se acalme cidadão tudo o que se tem registrado,gravado e documentado ainda nem foi mostrado.
      O minimo que se poderia fazer para tirar a nação de fossa imunda é a restauração da monarquia parlamentarista.
      Voce não se curva a um rei mas se curva a analfabetos bandidos que lhe enganam e lhe roubam e como um otario ainda sorri chamando isso de democracia.

  10. Agora aparecem os “juristas de plantão” da mídia famigliar a defender a intocabilidade da Constituição Federal e querer justificar a eleição de um Luciano Hulk, indiretamente, por esse congresso cheio de patifes denunciados em mil e um escândalos. A moça (CF) deu para toda a tropa do exército invasor dos golpistas e agora querem defender a pureza e a vestalidade dela…

  11. Ptralhas ,pt o partido que mais roubou na história deste país não há como negar isso tanto é que é o partido comunista + rico da América Latina ,esses burros de baixo intelecto só repetem a mesma coisa (foi golpe) não tem capacidade de escrever outras palavras de argumentar com ninguém.
    Chora pt istas já saíram do poder ,chora ,chora ???

  12. Eu acho que nas mortadelas dos esquerdoPaTas tem algo a mais,um alucinógeno muito poderoso pras tamanhas imbecilidades na defesa de Luladrão e sua corja.

    • Eu acho que nas coxinhas industrializadas Paulistanas acrescentaram crack a massa pq são todos zumbis analfabetos funcionais kkkkkkkk

  13. infelizmente a esquerda deixou um legado negativo que levará talvez décadas pra arrumar esses países que foram governados por eles.

    • Esquerda e direita nesta republica de ratazanas são apenas quadrilhas a espoliarem a nação e o povo ou vc ainda tem alguma duvida militante kkkkkkkkkkkkkk
      Prendam todos,acabem com todos os partidos são todos bandidos.

  14. Aécio Neves é um bandido tão sem escrupulos que divulgou hoje 23/05/2017 video no Twetter se justificando que apenas pediu emprestimo para custear defesa.Ele é tão safado e sem nenhum escrupulo o fdp ENVOLVEU ATE O NOME DA PROPRIA MÃEç
    Para a porra toda ate que se decida primeiro mo que fazer com todos esses bandidos investigados que não possuem moral nenhuma para julgarem e decidirem nada em nome do Brasil e dos Brasileiros
    Fora Aécio,Fora Temer,fora bando de bandidos traidores entreguistas.

  15. O que tem de namorado chorando no ombro da garoupa por causa do molusco que caiu do galho, deu dois suspiros e depois fedeu… 🙂

  16. Ajeitem seus bumbunzinhos no sofá pois o show esta apenas começando e justiça e segurança de estado estão pressionados pela população revoltada.
    Prendam todos são todos bandidos. São todos traidores.

  17. Viva a plutocracia cléptocrata a instituir lavagem de dinheiro e caixa 2 como modus operandis capitalista.
    Não é so mno Brasil que bandido de alto nivel tem blindagem do sistema nos EUA tambem.
    Quem rouba o povo se transforma em icone de properidade.
    Pode começar a rasgar-se Blue Eyes agente Illuminati traidor entreguista,o harakiri baiano é o que lhe resta assim como tambem a toda sua cadelagem acompanhante kkkkkkkkkk
    Chora Bananeira
    Bananeira chora
    Chora bananeira Aécin cracudinho vai embora kkkkkkk
    EU AVISEI QUE O TIRINHO SAIRIA PELA CULATRA.
    Ninguem curte bandidos e muito menos traidores e quem os curti tambem bandido é estilo Ivanhoe o cavaleiro que tem perna de mulher kkkkk
    Ivanoé Ivanoé O cavaleiro que tem perna de mulher
    Sua espada e seu brasão é feito de papelão
    Sua banha e sua gordura é pura rapadura kkkkkkkkkkkkk

  18. OLHEM AI O FALSO MORALISMO COMEÇANDO A IR PELO RALO
    Nazista tambem gosta de propina kkkkkkkk

    Ao explicar R$ 200 mil da JBS, Bolsonaro admite que PP recebeu propina: “qual partido não recebe?”

    Por Jovem Pan
    fonte: Letiares Vieira/Jovem Pan

    O comentarista Jovem Pan desafiou o deputado do PSC a comparecer aos estúdios da rádio para um debate de ideias e opiniões

    Na “Consulta aos Doadores e Fornecedores de Campanha de Candidatos” no Tribunal Superior Eleitoral, dados dão conta de que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) recebeu R$ 200 mil do grupo JBS durante sua campanha de 2014.

    Os dados mostram também que o deputado teria encaminhado o dinheiro como doação ao seu partido, que na época era o PP.

    Em participação no Jornal da Manhã desta terça-feira (23), o deputado explicou o ocorrido e deixou claro, apesar de não ser sua intenção, que o dinheiro não foi devolvido à Friboi, mas sim ao seu partido.

    “Começaram as eleições de 2014. Me liga o presidente do meu partido [Ciro Nogueira, na época] e diz que vai botar R$ 300 mil na minha conta. Disse que tudo bem, mas que colocasse R$ 200 mil na minha conta e R$ 100 mil na do meu filho. Quando vi o nome da Friboi, perguntei se queriam extornar. Falei que ia para a Câmara dos Deputados, ia jogar R$ 200 mil e dizer que é dinheiro do povo, porque foi dinheiro que pegaram do PT para se coligar com o meu partido”, disse.

    Bolsonaro alegou ainda que o dinheiro que entrou em sua conta foi do fundo partidário e que devolveu o dinheiro da Friboi. “A Friboi não colocou nada na minha conta, foi o partido”, explicou.

    O dinheiro, sabidamente, veio do grupo JBS, pivô da atual crise política no Governo, mas o deputado insistiu que devolveu os R$ 200 mil ao partido e que outro valor igual foi depositado em sua conta, agora advindo do fundo partidário. “Eu aceito do fundo partidário. Dinheiro foi para outro deputado, porque o carimbo tinha que estar embaixo no papel”.

    Questionado se o partido cometeu uma ilegalidade ao repassar dinheiro da JBS para sua campanha, Jair Bolsonaro concordou e perguntou: “você queria que fizesse o que naquela época?”.

    Ele admitiu ainda que o PP recebeu propina da JBS, mas tentou ponderar: “partido recebeu propina sim, mas qual partido não recebe propina?”.

    “Eu sabia que era dinheiro da Friboi. Disse que não queria o dinheiro (…) Meu partido tem R$ 5 milhões por mês de fundo partidário e me passam R$ 200 mil. Acha que estou na pedalada? Por que você não me responde o que Alberto Youssef falou na delação? Que dois deputados do PP não pegaram dinheiro da Petrobras. Um fui eu. Queria que eu fizesse o que? Teve mais também, na ação do Mensalão, teve o caso de Joaquim Barbosa. Ele leu seu voto e leu meu nome, disse que fui único da base aliada que não fui comprado pelo PT. Isso não conta?”, justificou-se.

    Apesar de consentir com a ilegalidade cometida pelo partido a qual era filiado, Bolsonaro pediu, em tom forte, que não fosse “rotulado de corrupto”.

    O desafio

    Marco Antonio Villa e Jair Bolsonaro ficaram frente a frente no Jornal da Manhã desta terça-feira (23), por cerca de 45 minutos.

    O comentarista Jovem Pan desafiou o deputado do PSC a comparecer aos estúdios da rádio para um debate de ideias e opiniões, e para Bolsonaro, que se coloca como candidato à presidência do Brasil, discutir o futuro do País.

    Bolsonaro aceitou, e o encontro aconteceu, ao vivo. Confira a entrevista completa:

    http://jovempan.uol.com.br/programas/jornal-da-manha/ao-explicar-r-200-mil-da-jbs-bolsonaro-admite-que-pp-recebeu-propina-qual-partido-nao-recebe.html

  19. Chora bananeira
    bananeira chora
    chora bananeira nazistolandia cai agora

    kkkkkkkkkkkkkkk

    E tudo para a honra e a glória do Brasil kkkkkkkkk

  20. Ficaram todas caladinhas foi kkkkkkk se recolheram a seus casulos de insignificancia foi kkkkkkk
    A festinha esta apenas so começando e tudo que se tem e tudo o que se sabe ainda nem é de conhecimento publico kkkkkkk
    Prendam todos fechem a porra toda são todos bandidos e merdas oriundas de uma mesma nadega rasgada.

  21. Chocolate Belga o traidor entreguista esta com os dias contados e no desespero espera entregar tudo o possivel para garbosamente em um jantar dizer : – Eu fui mas levei !
    Ele sera cassado apartir do dia 08/07 e em eleição indireta assume Nelson Jobim que tem bom transito com a maioria e seguira como tampão ate 2018 se não crescer o olho no meio do caminho ja que sempre teve pretensões de entronizar-se.

Comentários não permitidos.