O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repudiou nesta quinta-feira a indicação de um conselheiro especial, feita pelo Departamento de Justiça, para investigar possíveis laços de sua campanha presidencial de 2016 com a Rússia, chamando-a de “a maior caça às bruxas” da história dos EUA.
Os comentários desafiadores de Trump no Twitter contrastaram com sua declaração comedida de quarta-feira à noite, depois que o ex-diretor do FBI Robert Mueller foi indicado como conselheiro especial, na qual disse que “uma investigação minuciosa irá confirmar o que já sabemos – não existe conluio entre a minha campanha e nenhuma entidade estrangeira”.
O vice-secretário de Justiça, Rod Rosenstein, nomeou Mueller após uma sucessão de acontecimentos chocantes que agravaram questionamentos sobre uma suposta interferência russa na eleição e um possível conluio com a campanha de Trump.
Eles incluem o fato de Trump ter demitido o diretor do FBI, James Comey, de ter debatido informações confidenciais sobre o Estado Islâmico com o ministro russo das Relações Exteriores e relatos de que o presidente havia pressionado Comey para que este encerrasse uma investigação sobre seu ex-conselheiro de Segurança Nacional Michael Flynn.
Em seus tuítes, o republicano se queixou de um funcionário que ele mesmo indicou ter nomeado um conselheiro especial.
“Com todos os atos ilegais que aconteceram na campanha de (Hillary) Clinton e no governo de Obama, nunca se indicou um conselheiro especial!”, escreveu, inicialmente errando a grafia da palavra ‘conselheiro’ ao se referir ao ex-presidente Barack Obama e à ex-candidata presidencial Hillary Clinton e se corrigindo mais tarde.
“Esta é a maior caça às bruxas de um político na história americana!”, acrescentou Trump, que na quarta-feira disse em um discurso que “nenhum político da história” foi tratado pior ou mais injustamente do que ele tem sido.
O senador democrata Amy Klobuchar respondeu: “Esta é uma caça à verdade”.
As ações norte-americanas subiram, já que dados econômicos auspiciosos encorajaram os investidores a voltarem ao mercado um dia depois de Wall Street testemunhar a maior venda em oito meses, causada pelos temores de que uma turbulência política possa minar iniciativas presidenciais como os cortes de impostos, que os investidores creem favorecer o crescimento econômico.
Rosenstein, o número 2 do Departamento de Justiça, escolheu
Mueller em meio a uma pressão crescente no Congresso por uma investigação independente que vá além de inquéritos já existentes da Polícia Federal dos EUA e do próprio Congresso sobre a questão russa.
Democratas e até correligionários republicanos de Trump elogiaram amplamente a indicação de Mueller, mas o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, disse que mesmo assim Comey deveria comparecer diante de comitês congressionais que o convidaram a prestar depoimento.
Nancy Pelosi, a democrata mais graduada da Câmara dos Deputados dos EUA, disse que uma comissão independente para investigar a questão da Rússia ainda é necessária para evitar uma interferência da Casa Branca.
Um tema crucial que Mueller pode ter que abordar é se Trump cometeu uma obstrução da justiça, delito que poderia ser usado em uma eventual tentativa de pedir um impeachment contra o presidente no Congresso de maioria republicana.
A Rússia negou a conclusão de agências de inteligência norte-americanas de que o país interferiu na campanha eleitoral para tentar fazer a votação pender a favor de Trump. O presidente republicano tem mostrado irritação com a suposição de que a Rússia desempenhou algum papel em sua vitória eleitoral de novembro e vem negando qualquer conluio entre sua campanha e Moscou.
Flynn e outros assessores de campanha de Donald Trump mantiveram contato com autoridades da Rússia e outras com laços com o Kremlin através de ao menos 18 ligações e emails durante os últimos sete meses da corrida presidencial de 2016, noticiou a Reuters nesta quinta-feira.
Doina Chiacu / Susan Heavey
Foto: Chris Kleponis-Pool/Getty Images
Reportagem adicional de Mark Hosenball, Susan Heavey, David Alexander e Amanda Becker
Fonte: Reuters
O Trump tem o vaza jato dele ? … vamos esperar o quê as maluketes pro-Bolsonaro acham disso ? .. a hipocrisia é o norte dessa gente xucra
“Existem situações em que até os idiotas perdem a modéstia.”
Nelson Rodrigues.
Eu avisei aos apoiadores do Bolsonaro , não colem Bolsonaro ao Bozo americano , mas me ofenderam a vontade , isto tem ja quase dois meses , depois copiando o Bozo e a Maritaca francesa passaram a Ataques Racistas e Odio Religioso , a DIREITA brasileira da NOJO a maior parte é Idiota e ou Analfabeta Politica , a onda dela e ser contra a Lei de Imigraçao , uns Vetdadeiros Doentes Mentais .
E como ficou mais do que claro a esquerda brasileira é burra, incompetente e corrupta…..
O Trump é o típico fanfarrão, fala demais, diz que faz e acontece e isso e aquilo, agora vamos ver como ele vai se sair dessa ?
“O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota.”
Nelson Rodrigues.
“Em nosso século, o “grande homem” pode ser ao mesmo tempo, uma besta!”
Nelson Rodrigues.
Trump, o impeachment o espera! E caso ocorra será a prova de que a Democracia americana, a despeito dos seus 241 anos, está com o corpinho da Kate Upton. E ninguém vai dizer que foi “gópi”…?
Levando em consideração …rsrrs.. a históricos de assassinatos de presidentes por lá … como foi com o JFK em plena luz do dia e que até hoje há muitas dúvidas sobre o(s) verdadeiro ( os ) autores do crime … realmente os EUA tem um bom histórico de tipo de uma “democracia séria” ..heheheh … logo quem ? .. o maior fomentador de golpe do planeta …HAHAHAHAH.. olha … quem tocou no assunto de golpe aqui foi você .. HAHAHAH…realmente .. só podia ser coisa de quem entende do assunto e é do ramo ..HAHAHAHAH..
Ver esses nazi-fascistas que faziam corinho para a eleição de Trump agora frustados unicamente oor esquizofrenia ideologica ao descobrirem que ele não é um coxinha e sim um mortadela calabresa paga o preço do ingresso para ver a comedia kkkkkk
Minha familia mora la tenho parentes Americanos e enquanto as as cadelinhas subservientes Tupiniquins esquizofrenizam cadelices ideologicas la o povo Americano esta se borrando de medo de uma guerra contra a Coreia do Norte o que dira de uma guerra contra a Russia.
E o prosseguimento da comedia é ver a CNN e a Globo quererem implantar um terceiro turno la nos EUA simplesmente porque não aceitam o resultado de uma eleição decidida por um colegiado eleitoral corrupto sem moral e vicioso kkkkkkk
Vou ainda dizer uma coisa da psicologia do povo americano , em um conflito a primeira bomba que os atingir , entrarao em panico desesperado , não terão condiçoes alguma de sobrevivencia e resistencia , enquanto faziam guerras longe casa , o azar era do combatente , mas isto praticamente acabou , ate os Terroristas os pegarão, e seu Povo é. Cagao! !!
Falou o “ispefialisfa”…rs!
e a coreia do norte sempre soube disso !
Isto ficou comprovado no Catrina meu caro. Os mormons tem um poder de articulação de atenderem grandes calamidades mais rapidamente em qualquer parte do planeta do que o governo Americano atender o proprio povo em seu proprio territorio.
As redes deles vinham sendo jameadas e interferidas desde o final da decada de 90 e so a 4 anos passaram a acusarem a China.
Microsoft no Brasil passa fome viva o Pirate Bay kkkkkkkkkiki
Foi a Corea do Norte que causou o ataque hacker global usando virus roubado pela NSA kkkkkkkkkkk esses fanfarões não tem mais nada o que inventarem kkkkkk e a cadelice Ocidental acredita kkkkkkkkk Microsoft se vc depender de Brasileiro pra se enriquecer vai é morrer de fome kkkkkkk Viva o Pirate Bay kkkkkkk
Os mortadelas morrem de ódio duzamericanos só porque lá eles tem que trabalhar… aqui é o paraíso para os mortadelas friboi… 🙂