Força Aérea israelense substitui sua frota de varredura do mar com sistemas de aeronaves não tripuladas Heron 1 da IAI para patrulha marítima

A Força Aérea Israelense (IAF) está substituindo suas aeronaves tripuladas de patrulha para varredura do mar com os sistemas de veículo aéreo não tripulado (UAS) da versão marítima do Heron 1 (Shoval) da Israel Aerospace Industries (IAI).

 A IAF encomendou sistemas aéreos não tripulados Heron 1 equipados com radar marítimo e payload eletroóptico que os tornará mais aptos a desempenhar seu papel em missões diárias de patrulha marítima e coleta de dados de inteligência. O modelo marítimo do Heron 1 consiste em uma avançada payload eletroóptica — a MOSP, fabricada pela divisão TAMAM da IAI e incluindo o radar aéreo leve de vigilância marítima da ELTA. Os Herons marítimos proporcionarão uma proteção abrangente de fronteiras navais e infraestruturas estratégicas de acordo com as necessidades operacionais.

Shaul Shahar, vice-presidente executivo da IAI e gerente geral do grupo de Aeronaves Militares, declarou: “O Heron 1 provou sua capacidade de atuação em missões de patrulhamento marítimo de longa distância com grande resistência. Graças às suas características únicas e à atualização de payloads, o Heron 1 oferece uma melhor solução para missões de patrulha marítima que é superior às existentes na IAF”.

Israel Aerospace Industries:

A IAI Ltd. é a maior empresa aeroespacial e de defesa de Israel. Líder em tecnologia e inovação com reconhecimento mundial, especializa-se no desenvolvimento e fabricação de sistemas de tecnologia de ponta para utilização no ar, espaço, mar, terra, segurança cibernética e segurança nacional. Desde 1953, a empresa tem fornecido soluções avançadas para governos e clientes em todo o mundo, incluindo: satélites, mísseis, sistemas de armas e munições, sistemas não-tripulados e robóticos, radares e C4ISR, além de outros. A IAI também projeta e fabrica jatos executivos e aeroestruturas, realiza revisão e manutenção de aviões comerciais, e converte aviões de passageiros em aeronaves de reabastecimento e de carga.

Fonte: Rossi Comunicação

9 Comentários

  1. Esse é o futuro, gastar com aviões tripulados é caro demais e os não tripulados fazem a mesma coisa, além de não precisar de piloto treinado ao custo de milhões.

  2. – Israel não serve de parâmetro.
    Eles não tem uma costa a patrulhar que mede 8.600km,de extensão, e 200 milhas a contar da costa marítima Terra).

    Lá é tudo minúsculo : área de superfície de Israel 20.770 km²
    – Area de superfície do Brasil 8.515.767,049 km2,

    Ajuda, mas não tem como dispensarmos o uso de belonaves e navios varredores, como tb navios patrulha para proteger, e cobrir a nossa orla marítima.

    • Não é bem assim. O tempo on station desses UAVs é bem maior do que de qualquer aeronave tripulada e sem as limitações de fadiga da tripulação. Essa é uma tendência já apontada a pelo menos uma década.
      O futuro para a guerra naval também é não-tripulado.

      • Concordo. Os vants poderiam patrulhar nossa plataforma continental 24 hrs por dia, 7 dias por semana a a um custo infinitamente menor do que com patrulheiros tripulados… e, ao encontrar sinais de problemas, um NaPa seria deslocado ao local para averiguar, sendo atualizado da situação pelo vant….
        Pelo tamanho da costa brasileira, basta contratar a quantidade necessária… inclusive isso daria escala de produção ao Falcão, por exemplo, reduzindo seus custos de aquisição e manutenção.

      • Roberto,

        Um navio de patrulha somente poderia interceptar se já estivesse na zona do sinistro… Isto é, ele terá que estar no mar.

        Como disse ao Doug, o VANT é um complemento. Ele não é o elemento principal da patrulha; não há como ser, já que não pode fazer o que os navios fazem.

        O mais lógico é o investimento em uma rede integrada de vigilância, que inclua radares OTH em solo, os navios de patrulha e os VANT.

      • Doug,

        Um VANT pode ser considerado um excelente complemento, mas não substitui navios em si…

        Alcance, capacidade de carregar armas, etc… Não há como comparar…

    • Exato. Israrel tem 400 km de comprimento por 80 de largura é uma realidade muitíssimo diferente da nossa. Más como complemento principalmente na função de patrulha e se utilizando de plataformas nacionais (pois elas já existem) seria ótimo. Este é o futuro.

Comentários não permitidos.