Brasil: Escândalo deixa governo Temer por um fio

Denúncia de que presidente teria dado aval a obstrução da Lava Jato elimina resquícios de legitimidade popular de um governo que, ao longo de um ano, viveu sob a sombra constante de crises e escândalos.

Michel Temer: um ano depois de assumir Presidência, governo tem apenas 4% de aprovação

O Brasil vive nesta quinta-feira (18/05) um terremoto político com a notícia, revelada na noite da véspera, de que o presidente Michel Temer teria dado seu aval à compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha para frear as investigações da Lava Jato.

A denúncia tem potencial para implodir o governo, nascido do impeachment de Dilma Roussef, erguido sob a sombra de uma crise permanente, índices irrisórios de aprovação e que falhou em todas as tentativas de ganhar legitimidade popular.

Para analistas políticos e observadores, se confirmado o conteúdo da denúncia, a pergunta não é mais “se”, mas “quando” e “como” o governo Temer vai cair: não haveria mais operação de engenharia política para salvar o atual presidente.

“Este caso é a arma fumegante contra Temer”, opina o cientista político Gaspard Estrada, do Instituto Sciences Po, de Paris. “É muito mais grave do que qualquer coisa que apareceu no governo Dilma: é um presidente em exercício agindo diretamente para fraudar a Justiça. E parece haver provas bastante concretas.”

Segundo a denúncia, publicada originalmente pelo jornal O Globo, Joesley Batista, um dos controladores do frigorífico JBS, gravou Temer concordando com pagamentos para manter o silêncio de Cunha.

Na conversa, gravada pelo próprio Joesley, o dono da JBS conta a Temer que pagava a Cunha e ao doleiro Lúcio Funaro, um dos operadores presos na Lava Jato, para que ficassem calados. Ao ouvir isso, o presidente teria dito: “Tem que manter isso, viu?”

O áudio é parte da delação dos executivos da empresa, homologada nesta quinta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF). Na sequência da decisão, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, autorizou abertura de inquérito para investigar a conduta do presidente.

O dilema de Temer

Brasília ainda aguarda a íntegra das gravações, mas a situação, na avaliação de especialistas, fica insustentável para um governo que, um ano depois de assumir, tem apenas 4% de aprovação e que, para 92% da população, leva o país para o caminho errado.

“A lógica sugere que Temer não tem mais condições de continuar”, afirma Estrada. “É o tipo de coisa que fere um governo mortalmente. Neste caso, seria a chance para eleições antecipadas. Mas o candidato mais bem posicionado nas pesquisas é justamente o ex-presidente Lula. Vai ser preciso esperar ver o que a elite política vai fazer a partir desse novo escândalo e se vai favorecer em peso a saída de Temer”, completa o analistas da Science Po.

A oposição não só defendeu o impeachment, como um de seus deputados já protocolou um pedido pedindo a abertura de um processo de impedimento de Temer. PDT, PT, PCdoB, PSOL, Rede e PSB pediram a renúncia ou o afastamento de Temer e a realização de eleições diretas.

Mas não foram só oposicionistas que se pronunciaram contra Temer: o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado, que é aliado do governo, defendeu a renúncia do presidente e a realização de eleições antecipadas para a Presidência e o Congresso.

Para Carlos Pereira, professor visitante da escola de governança Hertie, em Berlim, diante da gravidade do caso, não parece existir cenário realista que inclua a permanência de Temer no governo.

“Temer deve estar agora enfrentando um dilema. Se renunciar, pode sofrer consequências jurídicas imediatas, ficar sem foro privilegiado, arriscando ir para a cadeia pouco depois de deixar o cargo. Ele deve estar se perguntando agora: ‘Jogo pensando na história ou tentando me proteger?'”, comenta Pereira. “Parece muito provável que ele renuncie. Se não o fizer, ainda há uma chance de o julgamento do TSE em poucos dias decidir a questão.”

O escândalo atinge o governo às vésperas de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começar a julgar, em 6 de junho, a ação que pede a cassação da chapa Dilma – Temer, eleita em 2014.

“Corruptos não sabem o que fazer”

A denúncia reforçou a suspeita de que o governo tem uma postura duvidosa em relação à Operação Lava Jato e que teria sido montado de forma a preservar seus aliados – e o próprio presidente – das investigações.

Se confirmado, o áudio pode ser a base de um processo criminal ou de impeachment contra o presidente. Temer chegou a ser citado nas delações da Odebrecht, mas não poderia ser julgado como presidente por eventuais crimes cometidos antes de seu mandato. O encontro com o executivo da JBS aconteceu em março passado, no Planalto.

Para o professor Carlos Pereira, também é possível fazer uma leitura mais otimista disso tudo: “O episódio mostra que os corruptos não têm mais controle sobre os mecanismos de controle. O Ministério Público, a imprensa livre, a polícia estão fortalecidas.”

“Temos um presidente acossado por suspeitas, e essa elite política decadente não sabe o que fazer. Temer não foi o único presidente ou ex-presidente acusado de tentar interferir no trabalho da Justiça. Os mecanismos de controle estão explicitando o modus operandi deles. Não existe mais ambiente para continuar agindo assim. Os políticos corruptos não sabem mais o que fazer.”

Após a revelação de um áudio, também nesta quarta-feira, em que o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, pede 2 milhões de reais a Joesley Batista, dono do frigorífico JBS, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu afastá-lo do mandato. A Procuradoria Geral pediu a prisão do tucano.

O dono da JBS relatou ainda, segundo o jornal, que o ex-ministro Guido Mantega, também investigado na Lava Jato, era seu contato dentro do PT. De acordo com Joesley, com esse político era negociado o dinheiro que seria distribuído aos membros e aliados do Partido dos Trabalhadores.

Fonte: DW

O rei está nu

Quando políticos não se constrangem em pedir propina nem mesmo em meio às investigações da Lava Jato, perde-se a capacidade de dimensionar a podridão do sistema, opina Francis França, editora-chefe da DW Brasil.

Foto: Andressa Anholete/AFP/Getty Images

O governo Temer já começou envolvido em uma série de escândalos, com boa parte de seu gabinete investigado na Operação Lava Jato, mas até agora a figura do presidente parecia blindada das acusações. Isso mudou nesta quinta-feira, com as revelações de que Temer teria consentido ao pagamento de propina em troca do silêncio do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Com os novos desdobramentos, Michel Temer deve perder seu bem mais precioso: o apoio no Congresso. Nas primeiras horas após a revelação do que se chamou de “bomba atômica no Planalto”, a própria base aliada do presidente defendeu sua renúncia.

É um sinal surpreendentemente claro, visto que até agora muitas falhas do governo foram toleradas. A democracia brasileira assistiu à blindagem de figuras investigadas por corrupção, a conflitos de interesse e a reformas profundamente impopulares que avançam a toque de caixa graças a apoio concedido em troca de favores políticos. E durante esse baile que já dura mais de um ano, segue-se comentando sem assombros sobre a nova roupa do rei.

Pois hoje finalmente ficou claro que o rei está nu. E isso não deveria surpreender ninguém, afinal, o fisiologismo e as negociatas são moeda corrente no Congresso desde sempre, e explícitas pelo menos desde o escândalo do mensalão. O apoio no Legislativo nunca vem de graça e geralmente custa caro ao contribuinte.

Agora quando políticos não se constrangem, nem mesmo em meio às investigações da Operação Lava Jato, em pedir propina a investigados, perde-se a capacidade de dimensionar a podridão do sistema. Conforme avançam as investigações, mais os poderosos trabalham para garantir a própria impunidade.

Neste momento, a Polícia Federal prestou um valoroso serviço à população brasileira, ao colher indícios concretos de conduta criminosa. Não apenas declarações, mas áudios e vídeos. Provas. Que haja mais operações controladas como esta.

Pois diante dos fatos sucumbem os argumentos. Se o áudio em que diz “Tem que manter isso, viu?” se refere de fato à compra do silêncio de Eduardo Cunha, Temer não tem escolha a não ser renunciar. Se não o fizer, espera por ele uma sentença no TSE, que a essa altura já não deve mais se sentir compelido a prezar pela governabilidade.

A crise política já se arrastou por tempo demais. O Brasil precisa agora encontrar uma maneira de sair deste beco sem saída em que se meteu desde 2014 – e as revelações sobre Aécio Neves mostram que o destino não teria sido melhor caso o resultado da eleição presidencial fosse diferente.

A democracia brasileira precisa de novas lideranças, porque nem mesmo eleições neste momento parecem capazes de livrar o país da crise ética em que se encontra. Só uma profunda reforma política, com a instauração de macanismos de transparência e controle, pode reverter esse cenário sombrio. Os políticos corruptos precisam ser responsabilizados por seus crimes contra o país. E parar de cometê-los.

Francis França

  • Francis França, editora-chefe da DW Brasil

Fonte: DW

 

 

56 Comentários

    • ze povinho você é um esquerdalha que votou no aecio never
      seus heróis cunha caiu , aecio caiu Fernando Henrique senil

      esses dias atrás estava defendendo temer , veja como você é manipulado
      sobre o juiz seletivo
      esses JBS foram direto a PGR e ao FACHIN denunciar pois sabiam que o juiz é da turma do aecio afinal o pai dele foi fundador do psdb da cidadezinha do interior de Curitiba
      sentou em cima dos processos robustos e cheios de podres e ficou atrás de pedalinho de tripex a 3 anos procurando

      enquanto a policia federal de brasilia pegou o aecio em um mês apenas

      sabe o que significa que a quadrilha estava se sentindo protegida . estava fazendo as corrupções costumeiras

      moro não tem condições de julgar mais ninguém lembre da foto dele como o aecio e para de jogar contra o pais por suas ideologias capengas

      quer saber do juiz seletivo , procure matérias sobre o BANESTADO , ele era o juiz da época em que os tucanos eram os chefes do poder na republica das bananas da época

      chora na cama que é lugar quente

      • Precisava de um textão desses só pra dizer que vc é lula e eu supostamente sou aécio ???… rsrsrsrssss… ridículo… o dia que eu votar em socialista podem me internar… 🙂

      • kkk para de ser escorregadio você confirmou isso
        quando viu que aecio poderia ganhar da dilma começou a fazer campanha assume seus atos
        esquerdalha rsrsrs

    • Você pode até negar,mas você defendia esse governo sim,e agora você quer creditar as ações deles aos outros que você sempre atacou e que estão fora do poder ?

      Admita que você defendia esses que ai estão,você pode até admitir ter errado mas você os defendia sim !

      • Pereira, vc é um quadrilátero… o que importa é o pêndulo… o PÊNDULO… e ele está voltando pro nosso lado… sorry… 🙂

  1. Temos que ter novas eleições urgentemente… e todos aqueles que estiverem sob suspeita de CORRUPÇÃO não poderão concorrer… isso é o mínimo que temos que exigir desse Congresso leniente com marginais…

    • Para ser justo: não só o CN, o STF também, passa muito a mão na cabeça dos mais diversos tipos de marginais que usurpam os poderes delegados a eles e tripudiam sobre a nação… depois reclamam do descrédito popular… mas penso que eles sequer ligam pra isso… se acham deuses…

      • o STF a maioria ali dentro foi colocado a mando dos esquerdistas, por isso soltam os bandidos.

        não duvido o Temer, Dilma, Lula e outros políticos serem presos, e o STF soltar todos como já fez com o agente cubando do dirceu.

    • Eleições só depois do Lula preso meu caro ZN.

      Lembre-se: ‘não subestime a capacidade do brasileiro de fazer mer**’

    • “Zé Ninguém
      18 de maio de 2017 at 16:38

      Temos que ter novas eleições urgentemente… e todos aqueles que estiverem sob suspeita de CORRUPÇÃO não poderão concorrer…”

      kkkkkk….ai vai ser muito complicado viu…todos os candidatos a presidência de hoje tem suspeita de envolvimento com alguma sujeira…até daquele doria já descobriram um monte de podres do passado…

      • QUALQUER cidadão brasileiro IDÔNEO (se exclua fora dessa… rsrrsrssss) pode concorrer, meu caro tergiversador profissa… desde que não esteja comprometido com a Justiça e esteja em gozo de seus direitos políticos… tava pensando em uma certa pessoa não ligada a essa corja política que ai está, mas vc já vislumbrou o passado porque está anexado a ele de modo comercial/ideológico, não é mesmo ???… 🙂

  2. Será que os defensores de bandido vão aparecer falando mau da Lava Jato de Sérgio Moro,dizendo que ele persegue o Luladrão e a DilmANTA,pau que bate em Chico também bate em Francisco,ele está só fazendo seu trabalho com extrema competência,agora é a vez do Temer e Aécio,não era Moro que vinha pegando leve com Aécio era o STF,diga de passagem quase todos nomeados por Luladrão e DilmANTA.Cadeia para Luladrão ,DilmANTA,Temerário,Fumacinha e quase todos os nossos Congressitas,Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

      • Vi seu video,a primeira pergunta do juiz Moro está correta em um casamento quando dos conjuges compra algum imóvel tem que ter anuancia do outro,somente não acontece isto quando o casamento é com separação total de bens o que não é o caso,já na segunda pergunta do juiz realmente teve uma forçação de barra do juiz Moro,mas ninguém é perfeito ele se inrritou com as contantes interferência do advogado,mas que bandido que confessa seus crimes,eu sou mais indignado com Lula porquê no alto dos meus 49 anos vi e ouvi ele falar que não haveria corrução no seu governo o que é pura mentira,eu não me insento de falar votei no Lula nas duas vezes que ele foi eleito,votei uma vez na Anta também,por pura falta de opções,mas também sai as ruas pedindo o impedimento da Anta,todo e qualquer bandido deve pagar pelos seus crimes,já fui pró comunismo ,mas na minha geração isto era normal,mas depois cresce para para pensar ,se livra da influência dos professores de história e se vê que tudo é coisa de professores que vivem com uma mente presa no passado,podem me chamar de Coxinha mas prefiro isso do que ser manipulado,fala o que penso não o que me obrigam a falar e não tenho medo de mudar de opinião desde que me provem que estou errado,quero viver em um pais decente e obrigado pelo seu video devemos nos degladiar no nivel das idéias obrigado Maquina pór tudo,vão se os aneis ficasse os dedos.
        Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

  3. E aí pessoal 😀

    A Lava-jato é vendida? A Lava-jato é teleguiada? 😀

    Aécim vai cair PRIMEIRO que o Lula! 😀

    E aí? Lava-jato é da CIA é dusamericanus feio bobo?

    😀

    • os vermelhinhos só falam isso apenas pra justificar a roubalheira de seus ídolos.

      essa gentinha desclassificada não estão nem ae para o Brasil.

      quem tem corrupto de estimação é esquerdista, cidadão de bem, quer bandido na CADEIA !

      • Essa bateu na lata dazisquerdices ambulantes… rsrsrssrrsrrsrssss… cadê os que vivem dizendo que somos aecim até o fim ???… rsrsrrsss… que todos os S da vida política vão pros infernos jurídicos… todo castigo pra socialista, de boutique ou não, é pouco… 🙂

    • “O Brasil já está em RUPTURA CONSTITUCIONAL. É o MESMO processo ( com agentes “diferentes”) que atravessou toda a história da República. O plano é levar essa ruptura ao limite para convocar nova Constituinte.” –
      Prof.º L.Rocha.

      P.S. – e a nova constituição (genuinamente comunista) está prontinha! Tempos mais negros ainda virão! Estejamos atentos.

      Sds.

  4. Isso não é espanto, todos já sabiam que isso ia também acontecer com Temer.. Apenas estávamos querendo que as coisas chegassem sem maiores trancos até as eleições de 2018.
    Pois “todos” os atuais políticos estão manchados pela corrupção – ativa, passiva ou “não vi nada, me deixem em paz, que também os deixo”. Quem não sabe disto?
    Temer então, com longa data de político profissional, ou seja, que fez da carreira política seu meio de vida, não estaria contaminado de alguma forma? Claro que sim.

    Na saída de Dilma já deveria ter tido novas eleições… Porém… O Universo é sábio… Este intervalo com o Temer é para dar oportunidade para mais sujeiradas terem sido feitas e finalmente saírem para fora, fazendo cair de vez a ficha da indignação popular com esses Políticos Brasileiros Pilantras. Temer não vai tarde, vai na hora certa.
    Acorda de vez Brasil!!!!

    Precisamos de eleições gerais, mas não só isso, precisamos de uma limpa em todos esses safados, que ninguém vote em político antigo. Seja do partido que for.

    Entretanto a imprensa internacional, principalmente a anglo-saxônica, parece querer botar fogo no país. É quase como se vissem a grande oportunidade de desfazer, fragmentar, nossa nação. Espero estar errado.

    • “Precisamos de eleições gerais, mas não só isso, precisamos de uma limpa em todos esses safados, que ninguém vote em político antigo. Seja do partido que for”
      _
      Concordo prezado, porem desacredito, .Brasileiro vota com os intestinos, não dá para esperar nada de eleições neste país, ate porque povo que elege corrupto e vitima, povo que reelege corrupto e cúmplice.
      Collor, Maluf, Calheiros, Dirceu, Palloci…em Osasco o prefeito eleito saiu de um presidio para asumir, em Embu das artes um membro do PCC conhecido há anos foi eleito com mais de 70% dos votos em troca de gasolina batizada gratis, cestas basicas e outras mixarias, pesquise quem e Nei Santos, que ja cumpriu ate pena por roubo de cargas….

      • então capa preta o prefeito que é do pcc então você sabe a coalisão que o elegeu , então foi a coalisão do psdb ok

        e agora o psdb filiado embutiu via temer o novo ministro do stf que era advogado da facção

        so para lembrar .

        eleições diretas e por mim podia ser tudo novo mesmo ai eu concordo

  5. …………………..como disse o John Lennon: the dream is over ( o sonho acabou)…..o “cidadão” já falou que não renuncia…..então é impeachment………..

  6. C A D E I A nesses ladrões safa#$% !! Temer a tua hora vai chegar tbm

    chega de passar a mão na cabeça dessa gentinha, quem protege bandido é cúmplice.

  7. É como falei antes … se tem algo positivo no governo do golpista e corrupto do Temer é somente uma coisa : ” A justificativa do nariz de palhaço que os paneleiros, vulgos coxinhas, usam ” 😀
    .
    Fico só imaginando se caso o Aécio tivesse ganhado as eleições de 2014 .. tendo como seu vice Aloisio Nunes ( o pit-bull ) ? .. (outro golpista delatado por corrupção)… haveria panelaço ? .. saberíamos até onde a máfia da politicagem do braZil e o crime organizado do tráfico de drogas estão inseridos na vida política do braZil ?.. saberíamos sobre a suruba do PSDB ? … já que os hipócritas golpistas só falam da suruba do ParTido .
    .
    Só para registrar que ; o Temer é sim o presidente dos coxinhas .. nem que seja presidente postiço … já que o presidente de coração dos paneleiros é/foi o Aécio Neves; o chorão . 😉
    .
    A pergunta que se fazb também é … : vão abrir a caixa de pandora de FURNAS ? …a do heliococa ? .. só lembrando que .. caso mexam no esgoto de FURNAS ..rsrsr .. irão encontrar o nome do Bolsonaro junto com a do; Aécio,Cunha,José Cerra,Alkmim, … etc ..etc ..só “homens de valor” para as melhores famílias conservadora do braZil …HAHAHAHA… aliás … esse congresso conservador que está ai …rsrsr .. entrou para a História brasileira … como o maior congresso mais corrupto que este pais já teve .. ou que se tenha conhecimento . 😉
    .
    .
    Já andam colocando por ai que se prender o Aécio,Temer …tem que prender o LULA ! .. com provas ou sem provas … que bico de sinuca heim ? … para os playboys de Curitiba .. HAHAHAH….

      • e o pior é que ele mesmo se auto contradiz no seu texto rsrs..

        ele fala, “e se o aécio tivesse ganho, haveria panelaço…..” t

        talvez realmente não haveria, por isso que FOI BOM o impeachment, pois estão descobrindo todas as maracutaias, inclusive do Aécio que ele tanto suplica no seus textões rsrs…

        mas o menino tá chorando no seu textão, pq descobriram o esquemão do Lula primeiro (seu ídolo) e queria ver o Aécio preso e seu deus livre governando numa boa, oh, que dó da criançinha rsrs…

        sabe oq eu vejo no textão da criança acima, mi, mi, mi, mi…..

        como bem disse o Warpath, o PT não inventou a corrupção, inventou a corrupção com fã clube.

        CHORA mais, que tá pouco rsrs…

      • Alessandro ….as vezes vemos aquilo que queremos vê .. nem que seja uma miragem .. como no caso dessa ai … onde você viu uma contradição minha ..HAHAHAH… não tenho dúvida nenhuma .. caso o teu Aécio não perdesse para a Dilma .. nem haveria a necessidade de certa ” pessoas” usar nariz de palhaço ..HAHAHAHAH…
        .
        A cada dia que passa … a Tchurma fica em polvorosa .. seus santos de “pau-oco” se derrete um mar de lama e o ” fenômeno” ganha tamanho de gigante nas ruas a cada dia … HAHAHAHAH .. se houve DIRETA JÁ ! … com esse bicho papão nas ruas .. vai ser PENTA ! .. e não tenho dúvida isso.. caso não haja outro golpe escondido nas mangas dos sacanas … HAHAHAH…

      • Que legal né! 😀

        E vc viu a data? 07122016!!!

        E agora o Aécio vai PRESO!! (?????)

        Vc e o fã-clube fizeram um excelente trabalho de lembrar esta foto pois, com a queda do Aécim cheirandim, cai na escória da humanidade, a tese cis-lixo de que o Aécio et caterva psdbista eram intocáveis, de que o Aécio et caterva psdbista estavam mancomunados com o ‘esquema’ da Lava-jato!

        Chora meu caro! Chora vc, chora o isentão (da esquerda) e chorem todos vcs esquerdistas (mencheviques e bolcheviques). To vendo que terei um excelente final de semana!! 😀

        Viva a Lava-jato. Todo apoio para o juiz Sérgio Moro! E Lula na cadeia (pra desespero do fã-clube) !

        😀

    • HAHAHAHAHAHAH… esses caras são umas comédias …HAHAHAHAHAHAH… igual a isso ..só pagando um ingresso no circo …. …HAHAHAHAHAHAHAHAH….

      • hahahahahaha verdade!

        “A Lava-jato é PSDBista” “A Lava-jato é tele-guiada” “A Lava-jato é dusamericanus feio bobo”

        😀

  8. De novo:

    E aí pessoal 😀

    A Lava-jato é vendida? A Lava-jato é teleguiada? 😀

    Aécim vai cair PRIMEIRO que o Lula! 😀

    E aí? Lava-jato é da CIA é dusamericanus feio bobo?

    😀

    Hein? 😀

    • os cúmplices dos bandidos estão desesperados, tão pegando todo mundo sim, era só uma questão de tempo pra chegar no Aécio e Temer.

      acontece que o fã clube ae, não aceita que chegou primeiro no apedeuta rsrs..

      mas se Deus quiser, TODOS vão ser pegos

      e VIVA a lava jato, VIVA o impeachment !!

  9. “Um povo que não tem nada mais que seus divertimentos, não se divertirá por muito tempo”
    J.K.Chesterton.

    _______
    30 anos de nova republi(queta)ca, tirando o topetudo de minas (unico que prestou) todos os presidentes eleitos envolvidos na lava jato, Sarney, Collor, FHC, Lula,Dilma, Temer…todos ladrões…o General Medici tinha toda razão.

  10. Podiam colocar todos na mesma cela. Aécio, Lula, Cabral, Dilma, Temer, Cunha e quem mais vier.
    Só não faz sentido é esses caras futuramente serem eleitos.

  11. Colocar na Constituição como Primeira Lei prissão perpetua e confisco de todos os bens de qualquer funcionario publico envolvido em corupção,super faturamento de obras suborno, qualquer tipo de crime desvios de verbas publicas e de parentes envolvidos sera que eles aprovam tal lei.

    • Meu velho o dia que essa lei sair, ou metade dela, nosso país vira o mais desenvolvido do mundo em meia década apenas. Pois esse país é tão rico, mas tão rico, que a 517 anos vem sustentando piratas, ladrões, canalhas, e mesmo assim continua gerando riquezas, o dia que elas retornarem para o povo, o mundo verá o surgimento da mais rica e bem sucedida população.
      Apenas temos que deixar de sermos bonzinhos com bandidos.

      • Obrigado pelo comentario ViventtBR eu acredito que esta é a hora certa para lutarmos pela criação de tal lei e implantação de tal lei sera que os demais seguidores do Plano Brasil apoiariam a lei se os chefes militares não estiverem do lado dos criminosos a lei pode ser implantada ainda este ano.

  12. O Brasil vem andando sobre a lâmina de uma katana japonesa desde o governo
    Sarney ,entre idas e vindas alguma coisa melhorou , o PIB , as reservas cambiais,
    entre outras poucas, mas o que não muda é a disposição de se optar sempre pelo
    errado , a pior maneira de se fazer as coisas,tomar o atalho ao invés do caminho,
    sempre a ideia do curto prazo e do imediatismo.Todos os partidos estão destruídos,
    A pergunta é: se não existem partidos , como existirão candidatos. Talvez o STF
    consiga

  13. kkkkkk cadê os chupetas da direita alegando que Lula foi o maior ladrão que esse país já viu?
    Agora estão abandonados de paí e mãe burguês, tendo que ir morar na rua junta com a grande parcela excluída da sociedade nacional.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Em terra de piratas quem tem um olhe é rei !!!

    • Ele foi, não… ele é… e adivinha quem indicou o mordomo pra vice ???… ele “póprio”… tentou fazer graça mas não tem veia judia pra isso… melhor tentar outro hobby, fox… 🙂

  14. Caro Zé ninguém, já ouviu falar no Dom Pedro e sua Quadrilha lusitana ?
    Pois é meu caro, tudo começou nessa época, pois chegaram aqui e roubaram as terras dos nativos sul americanos com pedrinhas coloridas.
    Após isso, escravizaram os Africanos, pois eram muito preguiçosos para trabalharem.
    Desse caldeirão cultural conturbado, surgiu uma sociedade mista preconceituosa ( para não dizer racista), e desigual.
    Com enorme desvio moral, onde a ética sofre flexões de acordo com os interesses próprios.
    Pois foram eles que retiraram literalmente uma montanha de ouro e pedras preciosas dessa republiqueta.
    Agora veja o reflexo disso tudo, derrubaram um governo eleito pelo povo, por legisla para esse povo, e ir contra a burguesia.
    Ai a burguesia preconceituosa colocou no poder um semelhante seu e que atende seu interesse, porém esse semelhante é mais corrupto que os anteriores, e não vemos ninguém manifestar contra isso.
    Resumindo caro Zé ninguém, temos os políticos e país que merecemos, pois os mesmos são cria da sociedade que servem, não sendo nenhuma quimera materializada onde estão por vontade própria.
    Passar bem !!!

    • Eu tinha uns 12 anos quando meu professor de história mentiu pra mim… ele xerocou esse mesmo textículo e entregou para nós, alunos, criarmos “senso crítico”… só que esse modal da história é tão ridiculamente hipócrita que até crianças de 12 anos perceberam que se tratava de um embuste… o tiro saiu pela culatra… a exceção de meia dúzia de incautos e desavisados que compraram essa pérola da desinformação esquerdista, todos os demais se formaram e se tornaram pessoas normais… os outros agora são militantes do pcdob ou já caíram na real e hoje são políticos dezisquerdas e estão na lava jato… 🙂

  15. Viaje como quiser em seu “ópio” ideológico zé ninguém !
    Eu particularmente prefiro trabalhar com a realidade e a rasão.
    E a realidade e rasão Brasileira é a seguinte, indiferente de partido de esquerda ou direita ( até porque aqui no Brasil na existe isso, e sim dominados e dominantes, corruptos e corruptores ), só há mal carácter e corruptos, preocupados apenas com o benefício próprio,
    E o povinho iludido que defende essa ralé , que deveriam estar amargando prisão perpetua com serviços forçados; para devolver parte do que roubaram a nação.
    Não passam de massa de manobra, iludida com um ópio ideológico ridículo e sem sentido, que se faz cego aos fatos atuais.
    Esse eternos senhores de escravos, que não se sentem bem com a revolução modernista e humanista da sociedade;
    múmias que só servem para juntar pó e bicheiras !
    Passar Bem !!!

  16. MIMIMI, MIMIMI,MIMIMI… assim caminha a cadelagem vermelhuxa… rsrsrsrssrsss… o trisplexs 2×2 tá esperando o inquilino… em breve… 🙂

Comentários não permitidos.