Polícia Militar de SP prepara compra inédita de armas no exterior

A Polícia Militar de São Paulo prepara uma licitação internacional inédita para comprar armamento. A previsão é adquirir 5 mil pistolas .40 para a tropa de choque, que inclui a Rota (grupo de elite da polícia). A corporação já obteve autorização do Exército Brasileiro (EB) para a compra internacional e aguarda parecer final da Procuradoria Geral do Estado. Por ser algo inédito em São Paulo, a corporação também realizou audiência pública em março para apresentar detalhes técnicos do armamento que pretende adquirir. Segundo a gestão Geraldo Alckmin (PSDB), nove empresas mostraram interesse na disputa.

Com efetivo próximo de 90 mil agentes e orçamento de R$ 14,8 bilhões por ano, a PM paulista é a principal compradora de armas do país – desembolsou R$ 29 milhões nos últimos cinco anos. A autorização do Exército é considerada um entrave porque, pelo Estatuto do Desarmamento, de 2003, não é permitido adquirir armamento importado quando existe similar nacional, como ocorre com as pistolas.

A PM obteve a liberação do Exército para lançar uma disputa internacional porque a Taurus foi impedida de realizar novos contratos com a corporação por dois anos. A sanção, imposta à empresa pelo governo paulista em outubro passado, deu-se após problemas na execução de um contrato para fornecimento de 6 mil submetralhadoras .40. A empresa não teria conseguido resolver os problemas técnicos das armas, por uma compra realizada em 2013. Procurada, a Taurus não quis comentar seu impedimento. Disse apenas, em nota, que acompanha a licitação da PM.

POLÍCIA FEDERAL
Nos últimos anos, outras instituições, como a PF (Polícia Federal), foram atrás de armamento importado. O governo federal montou em 2013 um grupo de estudos para analisar as armas nacionais diante de notícias pelo país de acidentes com armas. A partir do estudo, ao qual à Folha teve acesso, foram sugeridas, entre outras medidas, a realização de licitação internacional, já que a qualidade do produto nacional estaria em “patamares inadequados e inferiores às demandas operacionais” necessários.

OUTRO LADO
Procurada, a empresa Taurus não quis comentar os motivos que levaram a Polícia Militar de SP a impedi-la de participar de novas licitações no Estado. Em nota, disse apenas que acompanha o caso. “[A Taurus] procura sempre contribuir para o aparelhamento das forças policiais e, seguindo essa política, acompanha o processo de licitação da PM-SP.” Na resposta aos questionamentos, a empresa não admite nenhum tipo de problema em suas armas. Diz que as notícias a esse respeito fazem parte de uma campanha. “A empresa é alvo de uma campanha difamatória, movida por interesses comerciais e financeiros, que lança mão de informações incorretas para atingir sua reputação.” Ainda sobre a qualidade das armas, a nota da empresa diz que “o Exército Brasileiro fez avaliação completa do processo produtivo da Taurus e de suas armas e não encontrou falhas de projeto ou fabricação que sejam responsáveis por acidentes com armas de fogo.” “Laudos técnicos realizados de acordo com as normas em vigor também têm confirmado a ausência de responsabilidade da Taurus por tais incidentes.”

Procurada, a Secretaria da Segurança não deu os detalhes que levaram ao impedimento da Taurus. Mandou para a reportagem trecho de uma publicação do Portal da Transparência, que já havia sido enviada à Folha pelo Palácio dos Bandeirantes na última sexta (12), na qual diz que a sanção se deu “pela inexecução total ou parcial do contrato”. O secretário da Segurança, Mágino Alves Barbosa Filho, também não quis falar sobre o assunto.

Fonte:Folha de SP

20 Comentários

  1. Vejo isso com muita desconfiança, sinceramente não se pode acreditar em mais nada nesse país
    .
    A Taurus faz sucesso nos EUA, segundo algumas publicações sendo inclusive usadas por agentes do FBI, e aqui sofre ataques de todos os tipos, mesmo alegando que todo o seu processo de fabricação é acompanhado pelo exército brasileiro que é o mesmo órgão que poderá dar ou ja deu a PM Paulista licença para importação do armamento , a reportagem não deixa isso claro pois ora afirma ter dado ora diz ser um entrave as pretensões da PM/SP.

    E tudo aponta que sera a austríaca Glock quem ganhará a licitação, tamanho tem sido o lobby dessa empresa em nosso país, inclusive a matéria da Folha qui exposta já se configura um lobby a seu favor!

  2. A Taurus não sofre ataques aqui, as pistolas dela já lesaram vários policiais, simples assim, tomara que não fique somente nas 5 mil, que toda PM paulista use Glock, Beretta, ou qualquer outra de fora.

  3. Detalhe que os supostos problemas da TAURUS só ocorrem praticamente com a PM de SP, nunca ouvi nenhum caso nas FA (eles fazem as devidas manutenções em seus armamentos), a própria PF que mudou para GLOCK, nunca mostrou os supostos problemas com a TAURUS.
    Infelizmente o Brasileiro só dá valor a produtos de outros países, quero ver daqui uns dois anos quando essas GLOCK da PM-SP começarem a dar pau por falta de manutenção o que eles vão alegar.
    Tenho uma PT 809 com muito orgulho. Viva a industria nacional.

    • Caro colega, boa noite. Discordo de você quando diz: “Detalhe que os supostos problemas da TAURUS só ocorrem praticamente com a PM de SP, nunca ouvi nenhum caso nas FA (eles fazem as devidas manutenções em seus armamentos)”. Sou soldado da PMPR desde o ano de 2012, quando foi adotada a PT 840. Naquela ocasião durante minha escola de formação nossas pistolas novas apresentavam diversos problemas tais como duplo disparo, algumas até quase disparando em rajada, e como aconteceu com a minha arma, vindo a rachar a retaguarda do ferrolho, no “batente do cão”, mais precisamente no local onde o cão martela o percussor. Sendo que em todas as nossas pistolas eram realizadas manutenções periódicas.

  4. TEM QUE PARAR COM ESSA PALHAÇADA DE RESERVA DE MERCADO… não interessa o porque… a opção tem que ser do consumidor, seja ele pessoa física, jurídica ou o Estado através de seus gestores… reserva de mercado é a pior coisa que pode existir para a economia e tecnologia de um país… deve vencer quem apresentar o melhor produto… simples assim… fica a critério das indústrias de armas melhorarem seus produtos para terem melhor chance de vende-las…

    • Mas a palhaçada toda esta no órgão fiscalizador,é ele quem diz se o produto esta apto a entrar no mercado ou não,e pelo que tudo indica e já é de praxe no BRASIL esse órgão esta viciado, corrompido e fazendo lobby em favor de um produto que passará por uma licitação comandada por ele !

      • FATO… isso não era para ser assim… se existe o CONTRAN para regulamentar os automóveis porque não um órgão CIVIL específico para dizer que armamentos os CIVIS devem e podem adquirir depois de uma avaliação TÉCNICA ???…

  5. De repente parece que só existem Taurus e Glock no mundo, a meu ver a Glock deveria também ser impedida de participar da licitação, pois o lobby pro Glock já contaminou a lisura do processo .
    Ou então dispensarem a licitação e comprarem as Glock direto.

    • Larga de parcialidade, Pereira… não tem essa de lobby da Glock não… ela só tem melhor qualidade e melhor preço que as nacionais… é só as nossas apresentarem iguais qualidades que tão no páreo também… esse mimimi pseudo-patriótico de vcs chega a parecer doença… por isso que temos que dar graças ao COLLOR por ainda não estarmos produzindo fuscas, kombis e chevettes… se dependesse de mentes iguais a de vcs, estaríamos mesmo é andando de carroça puxadas pelos militontos mortadelas e bebendo cuba libre… 🙂

      • Eu estou sendo parcial ? kkkk, não existe pior cego que você meu caro Zé Ninguém,como eu disse antes, a matéria da Folha aqui exposta já se configura um lobby pro Glock !
        Tomara que você não saiba oque é licitação,porque se você souber. você além de Zé Ninguém é um safado !

        A matéria diz que existem nove empresas na disputada, você por acaso vê o nome delas aqui, há algum comparativo,desenhos,infográfico ou demais comparações entre elas e a Taurus? Não, você só vê a Glock!

        Essa disputa é entre Taurus e GlocK?, Não, não é, então como você pode dizer que a Glock é melhor sem saber quem são as demais concorrentes ?

        Você esta dizendo isso é porque é parcial, você é quem vive de mimimi, e depois quer dar uma de gostoso, fala em livre competição desde que a sua preferida ganhe ,fique com o seu lobby enrustido ! Que eu vou continuar defendendo a lisura de uma licitação onde todos tenham chances iguais e vença o melhor !

        Meus caros são nove concorrentes no páreo, mas tudo indica que as cartas estão marcadas !

      • Ok cowboy, você confirmou não saber nada de licitação, e lisura não existe no seu dicionário ! Grande abraço !

  6. Gostava da PT 100 da Taurus. Comigo nunca deu problema. As 24/7 acho uma merda (opinião pessoal), já vi alguns incidentes de tiro em estandes (diversos com armas novas e manutenção adequada) – isso abala a confiança no armamento. A Glock é confiável porque funciona bem mesmo sem manutenção adequada, o que vai ao encontro das necessidades da polícia militar que, com exceção do choque, não fica aquartelada (o que ocasiona a manutenção ruim por parte dos policiais – muitos só fazem manutenção de primeiro escalão). A Taurus no exterior parece ser fabricada com padrão melhor do que a nacional (tenho amigos nos eua que afirmam isso). Acredito que a Glock não vai ganhar a licitação pela ausência de trava externa (ferrolho) o que avilta o edital.
    É o que eu acho amigos. Lembro que a pm efetua combate real, a confiabilidade da arma (pistola ou fuzil etc) é imprescindível. Em situações de vida ou morte só quem já derrubou um inimigo em troca de tiros real entende essa importância. Nesse caso, mesmo que eu ache importante incentivar a indústria nacional (não podemos ficar na mão de fabricantes estrangeiros – vide Argentina e os seus mísseis Exocet na guerra das Malvinas), acho justo uma licitação internacional.

Comentários não permitidos.