Ministro da Defesa Raul Jungmann: Militares devem ter idade mínima para aposentadoria

Jungmann em encontro com correspondentes internacionais em Brasília (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

O Ministro da Defesa, Raul Jungmann., afirmou nesta quarta-feira (17) que a reforma da Previdência para os militares incluirá idade mínima, mas que não deve chegar aos 65 anos para homens e 62 para mulheres, como a do regime geral proposto pelo governo Michel Temer.

Jungmann falou sobre o tema durante café da manhã com jornalistas de veículos estrangeiros.

“Deve haver uma idade mínima. Se deve fixar uma idade mínima para militares”, disse o ministro.

Jungmann ressaltou, no entanto, que para continuarem ativos, os militares precisam estar em boas condições físicas. Ele explicou que é esse um dos motivos para que a categoria seja incluída num regime previdenciário diferente do que para as demais categorias. “Do militar se exige uma plena capacidade”, explicou.

De acordo com Jungmann, o Conselho Militar de Defesa se reunirá nesta quinta (18) para discutir o assunto e tentar chegar a um consenso sobre qual seria a idade mínima para os militares.

A intenção do governo é estabelecer para eles o mesmo que foi oferecido às polícias: uma idade mínima geral de 55 anos tanto para homens quanto para mulheres.

Conforme a Reuters adiantou em janeiro, o governo havia decidido internamente que a reforma dos militares teria de incluir idade mínima, tempo maior de contribuição e teto para o pagamento da aposentadoria.

Inicialmente, a intenção era que a idade mínima fosse a mesma dos demais servidores, assim como o tempo de contribuição e o teto de R$ 5.578, como o do INSS.

O governo, no entanto, encontra muita resistência. As negociações estão sendo feitas em um grupo de trabalho desde o final de 2016 e já há a decisão de ser menos rígido com os militares.

Prevista para ser enviada ainda em maio, a proposta só deverá chegar ao Congresso depois que a reforma geral da Previdência for aprovada na Câmara dos Deputados.

Inicialmente, as Forças Armadas não passariam por nenhuma mudança. Atualmente, os militares se aposentam com salário integral, sem idade mínima e com 30 anos de contribuição.

Fonte: G1

8 Comentários

  1. Esse regime de aposentadoria militar merece diferenciação, mas o dinheiro deveria sair da previdência, deixando os recursos restritamente destinados a custeio de projetos, manutenção e aquisições de meios para as forças. As aposentadorias de militares na reserva e pensões de viúvas consomem quase todo o orçamento da pasta de defesa. Acho muito difícil o governo golpista acabar com essa conveniência , afinal, sem o apoio dos militares, os entregistas não tem a mínima chance de se manterem no poder.

  2. ministro de um governo corrupto com um presidente golpista nao tem moral para falar de nada de aposentadoria de ninguem

    aposentar sim os politicos lesa a patria

    e o aebrio em março recebendo propina sabendo que o juiz da lava jato e seletivo achou que nada iria acontecer

    mas os delatores dessa vez nao foram presos pela lava jato e se anteciparam e foram direto no STF

    e agora onde fica aquela frase ,

    eu nao tenho culpa votei no aecio rs

  3. PUXA VIDA ! … acabaram de jogar aquilo que fede no ventilador do presidente dos coxinhas .. a JBS acabou de lascar os heroizinhos dos patifes e hipócritas dos golpistas paneleiros …PUXA VIDA !!! .. ai meu D’us ! ..e agora ? … quem vai nos defender dessa “gente do bem” ? … hahahhaahha….

  4. mlitar barrigudo deveria ser retirado da ativa com salario minimo. Da vergonha ser brasileiro no exterior e ver esses comandantes militares com barriga da pansudo comedor de churrasco e bebedor de cerveja sem fazer exercicio fisico para queimar o excesso de calaria.

  5. entra político, sai político e nada é feito. Nosso assunto é aposentadoria dos militares e o que vejo é muito blá, .blá. blá…. os militares não possuem certas regalias com muitos pensam. Diferente dos funcionários civis, volta e meia são transferidos para diferentes unidades. PNR cobrado é de 30 % dos vencimentos. Há aqueles que estudam e precisam para melhorarem , ter uma nova profissão, ou subirem de posto. oficiais R1 custam caro ( desde colégios militares , passando pelas academias) estudos posteriores são feitos periodicamente. temos IME,ITA…tudo deve ser colocado no papel. um garoto começa no colégio militar aos 15 anos(ensino médio, três anos e mais quatro para academia para completar o superior)se não me engano. contemos este tempo, mais trinta anos. MB aprendiz de marinheiro aos 16 mais trinta anos. temos de profissionalizar as forças e serviço obrigatório para àqueles que não passarem nos concursos. Inclusive seria melhor termos prova para soldado do EB e a ESA passa a ser concurso de aperfeiçoamento. Conjecturas. Abraços.

    • Concordo com as considerações e…
      Políticos safados até não poder mais. Nossas FFAA precisam é de mais recursos. Querem economia pois que façam em Brasília cortando da própria carne nesse Congresso de Senadores e Deputados vampiros, que não justificam em nada, absolutamente nada, suas regalias… SAFADOS.

      Todo mundo sabe que vida militar mesmo na paz é fudida, é cheia de regras, obediência extrema aos superiores (disciplina e hierarquia), e na guerra suas vidas não valem nada para si, ou seja, elas são unicamente para a defesa da Pátria.
      Sou da opinião que ao invés de tirar direitos dos militares o que se deveria fazer é aumentar seus ganhos e qualidade de vida. E claro que com todo um acréscimo de qualidade no resultado de suas atividades militares.

      Eu não me vejo jogado numa trincheira, matando gente, obedecendo qualquer patente acima de mim cegamente, portanto aos que se dedicam de corpo e alma a essa lida, todo meu respeito e grande apresso.
      Cada vez dá mais nojo desses políticos idiotas de nosso país. Que geração perdida de políticos essa atual, só tem lixarada. O que os militares tem haver com a crise econômica brasileira, ou com sua solução? Nada. Políticos SAFADOS… No fundo essa medida restritiva de direitos dos militares brasileiros visa seu enfraquecimento.

Comentários não permitidos.