Chefe do Estado-Maior do Exército da Nigéria visita o Quartel General do Exército

No período de 24 a 29 de abril, o Tenente General Tukur Ysuf Buratai, Chefe do Estado-Maior do Exército nigeriano, e comitiva estiveram em visita ao Quartel-General do Exército (QGEx). Em sua chegada, a comitiva da Nigéria foi recebida pelo General Amin, Chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx).

O objetivo da visita foi intensificar o intercâmbio bilateral e discutir as possibilidades de cooperação entre o Exército Brasileiro e o Exército da Nigéria e, também, estreitar as relações com os representantes das Nações Amigas, fortalecendo os laços de amizade e troca de experiências entre os militares dos dois países.

Durante a visita, o General Buratai e comitiva foi ao Comando de Operações Terrestres (COTER), ao Comando de Operações Especiais, em Goiânia, ao 6º Grupo de Múltiplos de Foguetes (GMF), em Formosa, além de participarem de atividades coordenadas pela 5ª Subchefia do EME.

Imagens meramente ilustrativa

O General AMIN, Chefe do EPEx e o Coronel Barros de Oliveira, Subchefe da Assessoria de Gestão de Portfólio (AGP) realizaram uma palestra sobre o Portfólio do Exército e apresentaram os Programas Estratégicos do Subportfólio Defesa da Sociedade.

A comitiva estrangeira foi recepcionada pelo Gen Div AMIN, Chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército (EPEX), e pelo Cel R/1 RAULINO, Diretor de Mercado da IMBEL, sendo em seguida conduzida ao estande de exposições de Material de Emprego Militar (MEM) montado na área externa do QG Ex.

Na oportunidade, a comitiva conheceu equipamentos e sistemas de armas utilizados pelo EB e teve contato com alguns produtos IMBEL: o Fuzil IA2 5.56X45mm e (7.62×51 mm , alguns modelos de Pistolas como a MD1 GC 9 mm, facas de campanha e o rádio TPP-1400. Na ocasião a comitiva recebeu folders com especificações técnicas dos equipamentos produzidos pela Empresa.

Encerrando o programa, a comitiva foi conduzida à sala de reuniões da 5ª Subchefia do Estado Maior do Exército (EME), onde assistiu às apresentações do MD sobre a Política de Exportações de MEM e de fomento à Base Industrial de Defesa (BID), e da IMBEL, abordando a sua estrutura e portfólio de produtos. 
O evento proporcionou à BID nacional, em particular à IMBEL, reais possibilidades de estreitamento das relações comerciais com a Nigéria.

A comitiva foi recebida pelo Comandante de Operações Especiais, General de Brigada Sérgio Schwingel.  A visita ao COpEsp possibilitou à comitiva conhecer a missão, as capacidades e as atividades desenvolvidas.

O evento constou de uma palestra de boas vindas ministrada pelo Cmt Op Esp e uma palestra ministrada pelo Comandante do 1º Batalhão de Forças Especiais, Tenente-Coronel Paulo Edson Santa Barba, com a finalidade de apresentar as capacidades contra terrorismo do COpEsp. Na sequência, a comitiva visitou uma exposição de materiais de emprego militar, o túnel de vento, e assistiu uma apresentação no simulador de queda livre, finalizando as atividades com uma demonstração de uma entrada tática no estande de tiro. 

Militar nigeriano portando o Fuzil de Assalto IA2 (5.56x45mm) durante o Estágio Internacional de Operações na Selva (EIOS)

 

3 Comentários

  1. Ultimamente tem surgido inúmeras oportunidades de negócios para nós, espero que tenham competência para torna-las realidade!

  2. …………….Penso que o Brasil por vezes perde oportunidade por não ser mais proativo em vendas de armas em relação a países da Àfrica, América Central e até mesmo Caribe……tendo um bom produto com um PREÇO em conta se mantém um cliente cativo, do qual poderão vir outros mais…..na época da ENGESA fomos melhores………..outrossim,essa tal de lavajato, do modo e publicidade como está sendo feita, só prejudica o País…………………..lastimável…….

Comentários não permitidos.