Vídeo: Incidente com o Imbel IA2 da PMESP.

 

Imagem meramente ilustrativa

O incidente ocorreu com o fuzil IA2 da Imbel, durante testes da Polícia Militar do Estado de São Paulo em Presidente Prudente. Aguardamos a apuração das causas e a manifestação e resposta da Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL.

90 Comentários

  1. Quem somos nós pra criticar os produtos bélicos made in china, as pistolas Taurus é algo que não se deve nem comentar, e o novo fuzil IA-2 da Imbel, que não passa de um MD-64 com partes de Plástico nem se fala.

  2. Eiiita Brasil além de corrupto fabrica material bélico de baixa qualidade, mas ainda dá tempo de consertar este defeito.

  3. Tampa da caixa da culatra encaixada erradamente durante a montagem, ou o mais provável, detonação do cartucho antes do trancamento da arma – visivelmente não executou as medidas de segurança que o caso requer, certificando-se que o cartucho havia sido extraído e ejetado previamente – ou talvez, a combinação de ambas.

    Nos dois casos, o problema não é da arma, e sim da pecinha que fica atrás dela.

    Aí não tem tecnologia que funcione.

      • A .50M2HB é uma arma legendária e tem esse mesmo problema, com consequências graves de ferimentos ou até mesmo fatalidades, basta que não esteja calibrada corretamente.

        O cartucho detona antes do trancamento, a caixa da culatra estufa toda pros lados, a tampa voa que ninguém acha mais.

        Me parece que havia um cartucho encavalado, o “campanha” não executou as medidas de segurança para extrair o cartucho, é necessário um exame visual e inclusive o tato, colocando o dedo na câmara para se certificar que não há cartucho alojado.

        Quando o sistema foi à frente, levou consigo o cartucho não ejetado, causando sua detonação fora da câmara.

        Nada disso foi feito, erro grotesco do atirador.

      • Poise, o problema é na hora do combate. Duvido que as AK47 dos traficantes tenham esse tipo de problema

    • Eu acredito que esta havendo uma campanha contra o IA2, diria até que esta havendo sabotagem por parte de alguns,com o intuito claro de ”acabar’ com essa arma, esse vídeo não prova nada, pois se pode tirar várias conclusões sobre ele,tais como imperícia do atirador na montagem da arma, ou até mesmo algo orquestrado com o intuito de prejudicar o produto como eu disse antes !

      A única maneira de se saber a verdade é através de uma perícia técnica da arma, ai chegaremos a uma conclusão se foi defeito de uma única arma, de um lote, imperícia do atirador, sabotagem ou defeito do projeto do IA2 . Porque não estávamos lá na hora do vídeo !

    • Munição defeituosa, projétil parou no cano, faltou verificação obrigatória em um caso como esse. Simplesmente manejou outro cartucho na câmara de deu no que deu. Destruiu propriedade do estado.

      • Correto , prefiro acreditar que a peça atras da carabina estava com defeito ,pois se os erros grotescos foram intencionais , ai sim eh uma vergonha para a corporaçao , somente quem manuseia este tipo de armamento consegue observar os 7 erros de operaçao e segurança , me recuso acreditar que esta havendo sabotagem dentro da corporaçao , prefiro acreditar na impericia do militar !

    • Pode ter sido problema da arma sim.
      O projeto de qualquer armamento atual prevê que ele não dispare antes do trancamento completo. E assim é com o IA2 e até com o FAL. Arma não trancou, não deve disparar.
      A .50 Browning realmente tinha este problema que possibilitava o disparo antes do trancamento, mas isso existia devido ao armamento possibilitar um ajuste tanto de folga do cano como de tempo de disparo.
      Ao menos no EB já houve uma “repontecialização” onde o atirador não precisa mais ficar fazendo estes ajustes, e diminuindo quase completamente a chance de ocorrer disparo sem trancamento completo.

    • Sim, acho difícil ser um problema da plataforma iA2 em geral porque a imbel sempre fabricou produtos de ótima qualidade e mesmo que fosse um problema da plataforma lembre-se de que até o m16a1 apresentou inúmeras falhas em seus primeiros anos no Vietnã

  4. Manejo errado do jumento que estava operando o fuzil! Mesmmo aconteceria com os ” menzos ” que criticam aquilo que nunco operaram e nem tem capacidade para tal.

    CM

    • Me dá um burro preto desses, e eu te dou 800 metros de lambuja, vou usar apenas as miras fixas orgânicas da arma.

      Nem precisa ser uma Lapua, basta uma CBC mesmo, vais saber o que é um “lixo”.

      Boa noite a todos.

      • Me dá um HK 416, ou AR -10 molecote ,,,,e vamos pra pista,,,,,no fim você paga a prenda ,,,,,fala bobagem não filha ,,,,,seja uma poeta e feche a matraca ,,,,,,

      • “Spectre
        15 de maio de 2017 at 12:06”

        então aquele caça f-16 deve ser fabricado por aqui…a porcaria vive dando falha e caindo…rs….

      • EU ,,,**Não disse** que produto nacional não presta ,,,,leia com atenção cabra da peste ,,,,eu acho o ia2 uma porcaria ,tecnologia ultrapassada ,,,Quanto a ,,,F-16 ,,Voce tá misturando tudo ,,,,para,, para

      • Troll ,porque na escolha de um Palhaço ,escolheste este ? Palhaço por Palhaço usaria o Carequinha , amigos das Crianças,Engraçado e Inteligente !

    • Se tivesse tanto comunista aqui como vejo os adjetivos nos comentários daria pra fazer uma revolução aqui na Bananalândia.

      • E que comunista e preguiçoso rsrs, espera que outros façam a revolução por eles rsrs primeiro tentaram com o proletariado (Não virô), agora tentam com a bandidagem….

        Os comunistas de antigamente davam tiros pelo menos, os de hoje estão dendo munto e as bund….

      • rsrsrsrssrsrsssssss… é que tem muito comunista enrustido no país dos ignorantes que eles próprios não sabem que são essa imundice… 🙂

  5. Como a Imbel faz um projeto “novo” de fuzil e não faz nele uma alavanca solidária de retém ou um botão anti pane? Até o AK-47 com seus quase 80 anos tem alavanca solidária.

  6. Das porcarias de fabricação brasileira a inbel era a única com menos BO agora um fuzil desmancha nas mãos de um policial .nos tempos que policial usava 38 e carabina não acontecia isso .ou melhor nos tempos que as fábricas tinha vergonha na cara e fabricava armas de qualidade .

  7. Acontece com toda arma, até em filmes os EUA mostram suas armas travando ou dando defeito.Quado desenvolvemos algo aqui e ocorre um tropeço, normal no desenvolvimento de qualquer produto, vem um monte de babacas criticar. Para se andar só, antes do êxito se tropeça, cai. Esses comentários maldosos são um desserviço ao desenvolvimento não só da Imbel, como de toda indústria bélica nacional e à nação. Vamos parar com esse complexo de inferioridade, como diria Gil, gente estúpida.

    • Concordo com vc Ronaldo em gênero e numero.
      Infelizmente em nossa sociedade convencionou-se a acreditar que o que vem de fora é o suprassumo, que Israel, Estados Unidos, Alemanha, etc. tem os melhores produtos de defesa, e que principalmente eles nunca erram.
      Senhores assistam o youtube, vejam o que os soldados falam do FUZIL americano do período, foi apenas durante a utilização do mesmo e futuras atualizações que o mesmo se tornou o que ele é hoje!!!!!!!
      Mas, aqui em BANANIA!!!!!

      Quando não é a esquerda gritando VIVA LA REVOLUCIONNNNNNNNNNNNNNNNNN

      Temos a direita gritando, VIVA O PRODUTO ESTRANGEIROOOOOOOOOOOOOOOOO
      QUE É MUITO MELHORRRRRRRRRR

      Dai, tem a cara de pau de vir aqui cobrar do empresariado brasileiro.

    • Sim , mas me parece que estao utilizando a Carabina ,nao o Fuzil e alem disso este acidente especifico mostra que houve uma falha da muniçao , reparem que ela nao foi expelida e o atirador efetuou um novo disparo , ocorreu a explosao sem maiores danos ao atirador mas : A policia de SP deveria abrir uma sindicancia e investigar tambem os envolvidos neste incidente , reparem na frase dita por quem filmava , ele ja esperava pelo acidente , reparem que o atirador tambem nao efetuou a inspeçao na arma apos a primeira falha , ele deveria ter conferido se havia muniçao na camara e ele nao fez isto !

    • Vcs são da área militar ou policial ???… se não forem, contenham-se porque não sabem NADA… o Brasil produz sim coisas muito boas mas outras nem tanto… no quesito armamento portátil de repetição ou automáticas temos muito que melhorar… vejam o caso da Taurus… líder em revolveres e armas longas… a sua linha PT100 e 940 de pistolas são muito boas… comprovadamente resistentes e seguras… já as novas NÃO VALEM NADA… um perigo… esse caso da Imbel é novidade para mim, mas vale o mesmo raciocínio das Taurus: ERRO DE PROJETO… é preciso amadurecer e testar ao infinito projetos novos… não dá para por em produção armas recém saídas da prancheta… vai dar merda… eu particularmente não gosto de armas com cão embutido… e arma de assalto sem alavanca solidária não me convence… enfim, esse fuzil não agradará a todos e precisará de mais testes e comprovações… e cobrar melhorias é ajudar as empresas nacionais a melhorarem seus produtos e terem maior competitividade no setor… ficar calado é que não dá perante erros primários de produção que, claro, podem e devem ser corrigidos…

      • O Esporte preferido do brasileiro Colonizado ,é elogiar o Gringo principalmente um velho conhecido ** MUI AMIGO ** ,e ridicularizar o que é nosso ,mesmo que o defeito fosse de projeto ,deveria incentivar seu progresso . Reparem na Campanha contra a TAURUS ,mesmo que tenha acontecido em um só produto da Empresa ,tem até uma Família de Candidato ,que sai da Política para a Oposição a Empresa !

      • Quem esconde a própria caca é o gato e azisquerdas meu caro… por isso passamos por maus bucados durante essas últimas 04 décadas… criticas construtivas são necessárias e bem vindas… as pessoas inteligentes crescem com elas… já os que usam viseira de couro NÃO… saudações…

  8. A polícia brasileira tá bem arrumada bandidos com armas de última geração e já os nossos policiais que arriscam a vida com armas de brinquedo,o politicaiada tomar vergonha da armas que proteja os policiais sem eles ficarem na dúvida se a arma vai funcionar ou vai terminar morto,que as armas dos macacos essas não falham.

  9. A polícia brasileira tá bem arrumada bandidos com armas de última geração e já os nossos policiais que arriscam a vida com armas de brinquedo,o politicaiada tomar vergonha da armas que proteja os policiais sem eles ficarem na dúvida se a arma vai funcionar ou vai terminar morto,que as armas dos malacos essas não falham.

  10. Kkkkk agora falem mal do Taurus ART 5.56mm !
    E olha que esse equipamento foi testado no Caex, Sisgs etc..
    A mesma oportunidade que a Taurus não teve com seu modelo.
    Inbel, super estratégica para o EB !!!
    Graças a nosso bom deus que o soldado não se feriu !!!

  11. Erro do usuário, esqueceu de enfiar o dedo no “buraquinho” da arma, não calibrou o sistema de dobra espacial da arma…; ?

    Sério, essa coisa vai ter que ser operada por conscritos que mal sabem o lado que fica a culatra, e tem gente que fica inventando desculpa querendo defender o porquê essa porcaria explode na cara do usuário! Já que é assim, melhor ficar com o FAL mesmo. Pelo menos já está pago e não tem tanto perigo de arrebentar na cara do pobre do conscrito.

  12. Certamente foi imperícia do atirador, pois pela lógica, sendo defeito da arma, teríamos inúmeras menções ao problema!

  13. Acho esse incidente dentro da normalidade, o produto já é testado por outras forças policiais e pelo EB. Pessoal vamos com calma, antes avacalhar com a arma em comentários, tenta pesquisar o número.ero de acidentes. A Arma​ não é unanimidade mas é um bom produto.

    Abs

    • ………qualquer máquina tem conserto ,atualização etc……aliás já se previa que talvez houvesse defeitos na arma ………como bem falou o caboclo ” Pelo menos tem o registro agora!”…….ora,leva pra Imbel pra ver o vídeo e a arma acidentada faz uma análise comparativa com outras distribuídas âs FFAAs, verifica qual o defeito e corrige….defeitos não são eternos e existem para serem superados……tem uma pá de gente agourando, desejando a pior das urucubacas pro fuzil….quanta mente negativa……

  14. Ao que parece era a arma em questão ,ou seja, essa usada no vídeo, que estava com problemas , tanto que o “narrador ” diz:”_Será que é essa que estava com problema? ”
    Como eu disse antes, só uma perícia técnica poderia solucionar nossas dúvidas , e tal fato poderia ter acontecido com qualquer produto veterano ou novo no mercado .
    O IA2 tem muito que cresce ainda, mas é nítida a má vontade por parte de alguns com esse produto !

  15. rapaz….eu acho que aquele caça f-16 deve ser fabricado por aqui também….a porcaria vive dando defeito e caindo…rs…

    • cesar antes de mas nada boa tarde o que pode ter acontecido varias coisas como a colocacao da caixa da culatra o policial nao fez corretamente a inspecao tato visual quando estamos atirando tanto paro tiro de careira ou regulagem do armamento sempre tem um armeiro para solucionar o problema nesta caso esse policial deveria ter levantado a mao e dizer incidente de tiro e quando a arma da um problema ai sim o armeiro iria checar a arma vc viu no video que um desprepa fala essa arma e a que esta dando problema .entao meu amigo sao varias coisa a ser colocadas no que aconteceu mas eu estou falando como militar das forcas armadas nao como policial militar um agente de seguranca do estado eu nao sei como e feito os testes de armas com eles grande abraco

      • Obrigado Américo, suas explicações nos fazem entender melhor oque possa ter ocorrido e como lidar nesses casos, mais uma vez obrigado e grande abraço !

  16. Engraçado é que esses defeitos só acontecem com a PM e a PC,não hà relatos pelos militares,estranho . Duvido que essas policias tenham treinamento e manuntenção melhor do que o dos militares.
    E outra as policias usam o IA2 no modelo fuzil ou carabina?

    • a quase 200 anos o policial militar é militar e nunca mudou então a relatos sim por militares…as Polícias Militar e Civil desempenham missões reais todos os dias em trocas de tiros constantes…Não se escondem atrás de apenas um papel parado no barranco tendo a certeza que ninguém vai atirar contra sua vida … saber um pouco mais do que é estar na linha de frente todos os dias sem saber se voltará pra casa é só pra quem vive essa realidade… Procura saber o que é o GATE,ROTA,E COE,BOPE entre outras, e suas missões reconhecidas internacionalmente e que também já deram cursos a Militares da própria forças Armadas pois não existe melhor curso do que aquele que é praticado todos os dias.

    • Talvez porque soldados atirem apenas 3 ou 4 tiros antes de serem considerados “treinados”, e se no caso da arma explodir nas mãos deles, o caso será abafado pra não pegar mal para o Exército?

    • Vc está equivocado, caro Kornet… as polícias brasileiras tem treinamento para dar a manutenção correta em seus armamentos… o que se pode deduzir do vídeo é que houve um incidente de tiro que deverá ser investigado sua origem… no mais, um armamento de guerra como um fuzil não pode ser tão melindroso a ponto de apresentar pane mesmo com uma manobra equivocada do operador… ele deve apresentar opção de manobra que reverta a situação de pane… senão, não serve para nada, pois manobras equivocadas são uma constante nos teatros de operação tanto policiais como militares… e não se tem segunda chance com armas que emperram e que se tem que desmontar para coloca-la novamente em pronto emprego… saudações…

  17. Meus caros,

    gostaria de dizer que, o FAL um fuzil em calibre 7,62x51mm que tem a fama (merecida) de ser um fuzil bastante confiável, simples de se manter e operar e também preciso, infelizmente necessita de um substituto.

    As mudanças no campo de batalha nos últimos anos o deixaram em desvantagem em relação aos novos fuzis presentes no mercado internacional. As batalhas em campos abertos com engajamentos entre 200 e 600 metros deram lugar aos combates em cidades, com becos e ruelas, onde o combate se dá desde uma luta corporal a no máximo 200-300 metros, situação onde o tamanho e o peso do FAL, 1,10m e 4500g (vazio), respectivamente, atrapalham de certa forma o desempenho do combatente.

    E, é aqui que entra o fuzil IA2 da Imbel.

    Meus caros, a IMBEL tentou uma modernização do fuzil, juntamente com a conversão para o calibre 5,56x45mm, uma munição menor e mais leve, que possibilita que o infante leve mais munição sem prejudicar seu desempenho em campo. Porém o resultado, o fuzil denominado MD-2, não agradou ao Exército, já que este era pesado e com um sistema de funcionamento inadequado para o menor calibre adotado.

    Posteriormente, a IMBEL lançou no mercado o fuzil MD-97, que para manter um menor custo, utilizava muitas peças iguais ao do FAL. O MD-97 foi usado por algumas tropas de brigadas de operações especiais do Exército, pela força de segurança nacional e muitas forças policiais em vários estados brasileiros. Mas de fato o modelo não foi uma unanimidade em termos de confiabilidade, sendo que o Exército optou por pedir o desenvolvimento de um novo fuzil que estivesse dentro dos padrões encontrados nos mais recentes projetos nesse gênero de armamento.

    Desse desenvolvimento surgiu o IMBEL IA2, uma família de fuzis em 2 calibres, o menor e mais leve, 5,56x45mm, e o maior e mais pesado, porém também mais potente e preciso, o 7,62x51mm. É importante ressaltar que os dois fuzis apresentam mecanismos de funcionamento distintos, sendo que o primeiro em calibre 5,56x45mm opera com o mesmo sistema do MD-97, porém com as deficiências desse último sanadas, e o fuzil em calibre 7,62x51mm utiliza o confiável sistema do FAL.

    Mesmo assim, alguns detalhes mecânicos foram alterados, como por exemplo o extrator que teve seu desenho modificado para melhorar o processo de ejeção dos cartuchos deflagrados e o posicionamento do percussor. Em resumo, pode-se dizer que o IA-2 é uma versão melhorada dos seus antecessores, eliminando características indesejáveis. Como, por exemplo, o uso de polímeros na construção de partes da arma (IA2) reduziu o seu peso de 4500g (do FAL) para 3700g, e a adição de trilhos do tipo picatinny, que possibilita o acoplamento de diversos acessórios, como miras do tipo red dot, holográficas, telescópicas, lasers, lanternas, empunhaduras, lançadores de granadas, etc. Vieram para enriquecer o produto.

    O fuzil IA-2 é, sem dúvidas, um ótimo fuzil, isto está provado pelo simples fato dele ter conseguido passar pelos rigorosos testes do Exército.

    Uma característica desejável hoje em dia, no entanto, foi deixada de lado: a possibilidade de troca dos calibres com a simples troca de algumas peças da arma, tendo em vista que o Exército (e demais forças armadas, que também irão adotá-lo para que exista uma padronização no armamento básico) não deixará de utilizar o calibre 7,62x51mm, mais eficaz em longas distâncias e locais com muitos obstáculos (selva).

    Pode-se afirmar que o IA2 é um fuzil moderno, porém não é errado afirmar que não se encontra no mesmo grupo que os melhores e mais modernos fuzis do mundo atualmente. Isso é fato.

    Entretanto, ele ainda é um projeto recente e mudanças podem ocorrer para deixando ainda mais capaz. A conclusão é de que nossas forças armadas estarão muito bem servidas com o IA2. Porém, estarão melhor servidas com algumas características que ainda serão adicionadas ao projeto. E elas viram, acreditem!

    Grato.

  18. Por isso que temos que ter COMPETIÇÃO na indústria armamentista nacional… claro, como fazem os americanos, tornando-se sócios das empresas que porventura resolvam aportar por aqui ou tendo acesso ao projeto por parte das FAs, tudo previsto em lei…

    • desde de quando Clientelismo é desenvolvimento?!…fomentar a indústria nacional traz a concorrência e o desenvolvimento da tecnologia de ponta nacional…consolida a independência e o desenvolvimento do pais….tem que haver concorrência sim…mas entre nossa indústria nacional…pois nos eua a indústria nacional é valorizada, fomentada e investida…e a concorrência é feita entre elas…

      • Se esse negócio de fomentar a industria nacional fechando ela pra concorrência internacional, nossos rifles e pistolas seriam os melhores do mundo e a Gurgel seria maior que a Volkswagen nos dias de hoje.

        Sempre lembrando que a nova pistola padrão americano é uma SiG (alemã) e o rifle é um FN SCAR (Bélgico) e ninguém por lá está chorando que deviam escolher pistolas e rifles ” de procedência nacional”.

      • A FN é uma subsidiária do Grupo Herstal também proprietário do U.S. Repeating Arms Company (Winchester) e da Browning Arms Company….A FN é a matriz de duas empresas estadunidenses…a FN Manufacturing e a FNH USA…

        é impressionante a cara de pau destes Sockpuppets…lá é feita e estimulada a concorrência sim…mas entre as empresas nacionais e estratégicas deles…entre a indústria nacional deles…participações de alguma empresa estrangeira são casos isolados a parte…não são regras ou exigências…pois eles priorizam a indústria nacional deles…investem em suas indústrias e não em estrangeiros…

        senhores…reparem na apologia agressiva e extensiva ao posicionamento de entreguismo, submissão e subserviência a estrangeiros…enquanto que todo e qualquer posicionamento pela independência, soberania e desenvolvimento deste pais é rechaçada ou atacada…

        ao longo da historia a nossa nação sempre foi alvo incansável de maquinações, sondagens, espreitas e movimentações obscuras por parte desta gente…historicamente a soberania de nossa nação sempre foi alvo e vitima de incursões desta gente…

        mas reparem como tentam sempre denegrir ou inferiorizar a nossa indústria nacional e setores de nossa economia…os feitos, a historia ou o legado deste pais…como usam sempre de discursos para inferiorizar ou desmerecer a nossa nação, identidade ou cultura…enquanto que sempre enaltecem determinado país estrangeiro e sua cultura…enquanto que sempre fazem uma agressiva guerra de propaganda e lobby da indústria de armas desta gente estrangeira…

        são elementos recrutados com um único fim…como os marxistas…subverter a nossa sociedade e colonizar nossas mentes e corações…degradar nossa sociedade e erradicar todo e qualquer espírito de patriotismo ou nacionalismo…consiste de um trabalho de subversão para modelar o entreguismo, a submissão e a subserviência a estrangeiros nas mentes e corações de nossa sociedade…

        nosso pais esta completamente tomado e nossas forças armadas aparelhadas…Povo Desprotegido…

      • [mas reparem como tentam sempre denegrir ou inferiorizar a nossa indústria nacional e setores de nossa economia…]
        A economia está em frangalhos graças ao esquerdismo que desviou bilhões do povo e a industria nacional acabou de explodir na mão daquele soldado.

        Seu Gurgel lhe manda lembranças.

      • A FN Herstal é belga, e não americana… A agregação da Winchester e da Browning é que formam o Grupo Hestal, mas ainda com sede na Bélgica, até onde sei…

        Os americanos normalmente não tem receio de importar o que lhes convêm… Fazem questão de procurar o melhor pelo mundo onde suas relações permitem, e investir pesado em quem tem o que eles querem. Caso do LAV-25, veículo 8X8 que é o padrão sobre rodas dos fuzileiros americanos e é um derivado do ‘Piranha’ suiço, fabricado sob licença no vizinho Canadá. Outro caso é o canhão L-44 de 120mm da Rheinmetall alemã, do qual derivou o M256 para o carro ‘Abrams’, e é fabricado sob licença nos EUA. Por fim, há a concorrência do novo caça de treino da USAF ( programa T-X ), na qual estão concorrendo empresas de várias partes do mundo associadas a empresas americanas ( muito similar ao projeto FX-2 ).

        Claro que vão fazer o possível para fomentar sua própria industria, mas se precisar apelar para produtos de fora, eles não pensam duas vezes… Isso, aliás, é uma forma de fomentar o desenvolvimento local, agregando novas tecnologias ao seu parque industrial.

  19. Lendo os comentários a cima só chego a uma conclusão a maioria não sabe o que está falando, o operador e o armamento não possuem nenhuma culpa sobre o ocorrido.
    Se alguém entende alguma coisa calculem as dimensões de .223 (transformem e milimetros) e entenderão oque acontece quando se utiliza munições de dimensões maiores.
    As munições tem o diâmetro maior e no momento que a espoleta percurtiu ocorreu dilatação no cartucho e teve explosão na câmara.
    Os gases não tinham por onde sair e saiu pelo carregador e culatra.
    O único problema ocorrido nesse caso foi de munições inadequada, munições .223 REM manuseadas ao invés de munições 5,56 mm.

  20. – Falaram tanto mal da Taurus, e se esqueceram de olhar paro próprio rabo. A imbel vai incorrer no mesmo erro da Taurus: 1º) Não reconhecer os errodas da arma; 2º) Procurar corrigir esses erros, pois asssim estaria indiretamente reconhecendo erro do projeto, e se condenando.
    É assim que vejo.
    E para não incorrer neles, necessário, promover parcerias.

  21. Antes de falar e julgar é preciso investigar e analisar com calma sem pré-julgamento, qual foi o defeito e quantos incidentes e acidentes de tiro aconteceram com o IA 2, vamos com calma.

  22. O armamento primário de um soldado não pode apresentar a possibilidade da falha demonstrada no video. O cara vai morrer certamente. O inimigo de 15 anos de idade estará utilizando um AK ou M4 que estará disponível pronto pra alvejar o infante brasileiro. A Imbel faz do militar brasileiro sua cobaia, seu experimento. O EB está pouco se importando se o equipamento pode liberar o tiro com cartucho mal posicionado na câmara, ou emperrado. Vai explodir sobre o combatente e indicar sua posição e de seus irmão de armas ao inimigo. Não pode falhar, não pode se deixar falhar e ponto final. Não me venham com desculpas fáceis e pachequismo. Não pode falhar!

    • Você foi perfeito..

      Enquanto o EB vive de treinamento, os policiais vão para o confronto todo dia com armas que são ruins e mal desenvolvidas.

      A PMESP tinha selecinado o X95 e o EB vetou…

  23. acabar com a indústria nacional de armas…dar o monopólio do mercado do pais para a indústria de armas estrangeira(como estão fazendo com os aeroportos/linhas aéreas) …acabar com o estatuto do desarmamento e liberar geral o porte de armas…estão ligando as coisas!…rs…

    fomentar a indústria nacional traz a concorrência e o desenvolvimento da industrialização e da tecnologia nacional…traz a independência e o desenvolvimento do pais…em países sérios se investe em suas indústrias e não em estrangeiros…priorizam a indústria nacional…a concorrência é feita e estimulada…mas entre suas indústrias e empresas nacionais estratégicas…

    • “”como estão fazendo com os aeroportos/linhas aéreas””

      Quem acordou as novas concessões foi a Dilma.

  24. Cometeu um erro grotesco , não verificou a arma antes de encaixar o carregador , faltou 2 golpes de segurança

  25. “Guacamole
    15 de maio de 2017 at 17:45

    Se esse negócio de fomentar a industria nacional fechando ela pra concorrência internacional, nossos rifles e pistolas seriam os melhores do mundo e a Gurgel seria maior que a Volkswagen nos dias de hoje.”

    Numa única geração a China se transformou de um país em grande parte agrário numa potência de fabricação e comércio global…A economia da China é 20 vezes maior do que era há duas décadas e está a caminho de superar os Estados Unidos tornando-se a maior do mundo…

    A Coreia do Sul bem menor que o brazil inunda o mundo com automóveis, televisores e celulares de alta qualidade….E neste pais só Clientelismo…Só compramos e pagamos…tentam nos incutir a adotar um cego e incondicional alinhamento a estrangeiros em detrimento de nossa nação e aos interesses dela…que nos conformemos em ser uma republiqueta de bananas capacha, submissa e subserviente de nações estrangeiras que não tem nenhuma outra intenção a não ser nos explorar e nos manter na correia…

    O clientelismo é uma ferramenta utilizada para enfraquecer o capital social e humano de uma determinada localidade, ou de uma nação por inteiro…Ao se privilegiar a obtenção de benefícios oriundos de entes externos a uma localidade, ocorre o enfraquecimento das relações horizontais, homem a homem; cidadão a cidadão, diminuindo a capacidade de colaboração destes indivíduos e ampliando a competição por mais recursos exógenos, e que não geram riquezas locais. Este processo gera um círculo vicioso que ao longo do tempo é capaz de desmobilizar completamente uma comunidade..Como nota característica o cliente fica em total submissão ao patrão….

    não devemos nos alinhar a nada e a ninguém e sim apenas a nossa nação…eu me lixo para estas nações, blocos e ideologias pois esta gente só esta preocupada com seus interesses…com o melhor para elas…não existe mocinho ou bandido algum…todos são abutres…mal intencionados que visam apenas se fazerem “não importe os meios”…estão se lixando para nós e qualquer outra coisa…que se danem as vitimas e danos colaterais…que se danem os civis da Síria, Ucrânia ou povo de qualquer outra republiqueta:

    mas não adianta…fazer um povo que viveu séculos na base do voto do cabresto e do coronelismo entender essas coisas é impossível…é cultural…são séculos de uma cultura arraigada na mentalidade…a maioria dos brazileiros nasceu para puxar carroça mesmo…termos/expressões como “curral eleitoral” não foram cunhados por acaso para descrever o povo deste pais….

    • A economia chinesa é o que é graças a investimento pesado do setor privado do Primeiro Mundo. Eles mesmos se associam com quem podem para ter o que querem… Já nos anos 80 eles começaram a abraçar o livre mercado e abriram as portas pra capital externo, e hoje são o que são graças a isso…

      Não, sr. Máquina… Buscar parcerias com estrangeiros não é o problema. E muito menos ainda permitir a entrada de suas industrias ( novamente, chineses que o digam ).

      A questão gira em torno da facilidade para se operar uma industria… Definitivamente, não há como haver progresso em países cuja legislação emperra quem quer produzir e os impostos sufocam o lucro de qualquer negócio. A Coréia do Sul, que você cita, é um exemplo claro de legislação enxuta, que permite uma forma de desenvolvimento sustentável.

      É muito fácil falar “temos que investir na nossa própria industria”, mas o problema é como. Não adianta nada simplesmente despejar dinheiro se não há possibilidade de se constituir rapidamente o negócio para concorrer, e menos ainda se o lucro potencial será devorado pela máquina estatal… Alguns até poderiam dizer “o Estado está aí pra isso”, mas aí entramos no circulo maldito do keynesianismo, que fomenta mercados artificialmente, colocando-os sob sua estrita dependência ( isso é, funciona enquanto o governo está despejando dinheiro; e sem isso, meio de produção não roda ou tem dificuldade pra continuar rodando, e simplesmente acaba ou ver-se-á tremendamente reduzido… ).

      • Não adianta, este cara entende industria nacional como monopolio, reserva de mercado, e incentivos sem fim a custo zero para seu zé fabricar isso ai que vemos no video. Um equipamento que permite tal falha não é seguro, independente como o usuário o manejar. O desenho deve ser robusto o suficiente para evitar tal falha. Impossível discutir com esquerdopata, são doutrinados a roubar de quem trabalha para beneficio próprio. O melhor dos mundos, fabrica-se porcarias, impede a concorrência externa, e vende-se a preços milionários.

  26. “Faltou dois golpes de segurança”, “não enfiou o dedinho no buraquinho”, “não chamou o armeiro pra desencavalar a arma”, “é curpa dos gringo”, “é sabotagem!”, “é culpa do usuário que não tem curso de armeiro do EB”. Fala sério, Tanta m&rd@ que se tem que ler! Essa deveria ser uma arma para infante treinar e combater! Imagine só se um infante brasileiro em uma missão de paz na Síria (estão falando em mandar gente pra lá) tivesse que ficar desmontando e remontando a arma toda vez que desse problema na munição (CBC não é lá grande coisa!)? Arma pra infante tem que ser simples, robusta e confiável. Lembrem-se também que estas armas serão usadas por conscritos que em sua grande maioria, durante seu ano de EB dão no máximo 20 (VINTE) tiros reais coma a arma. Ou o EB e a imbel resolvem fazer uma arma que REALMENTE preste, ou então é melhor passar a recrutar apenas “armeiros” e uns tais “experts” que adoram posar de sabe tudo. Recruta faz merda, sempre fez e sempre fará! A arma ideal para o infante tem que ser praticamente uma arma “ante-recruta”. Toda arma tem seus defeitos, mas parece que a imbel resolveu embutir o máximo possível deles nesse projeto meia boca.

  27. É sério que vocês acham que o policial ia arriscar um ferimento grave nele para dizer que o projeto é ruim ?

    Campanha contra o IA2 ? Putz…vocês vivem em que mundo ?

    As armas IMBEL são um pouco menos ruins que as TAURUS e aí sim aliadas a falta de treinamento ficam piores ainda. Justamente pelo policial brasileiro treinar pouco, que tem que ter armas com pouco riscos de problemas.

Comentários não permitidos.