O Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais (BtlArtFuzNav) realizou o exercício de tiro de artilharia no Campo de Instrução do Gericinó (CIG), no Rio de Janeiro (RJ), no período de 17 a 20 de abril, com uma bateria de obuseiros 105mm. Foram empregados 92 militares, 12 viaturas operativas e quatro obuseiros 105mm L118 light gun, que tem a capacidade de bater alvos a até 21 Km de distância.
Esse exercício foi a primeira oportunidade que oficiais fuzileiros navais inscritos no Estágio de Qualificação Técnica de Artilharia tiveram para participar de uma atividade de tiro real de artilharia de campanha. A última vez que o Corpo de Fuzileiros Navais realizou tiro real de artilharia no CIG foi em abril de 2000. O Campo de Instrução passou 13 anos interditado e foi oficialmente reaberto em maio de 2016.
FONTE: MB
Não ia desequilibrar a balança comercial do Brasil e nem mudar o preço do dólar se comprassemos 24 obuseiros 155 mm para os Fuzileiros Navais ,,,,,muito pelo contrário é obrigação , falta é vergonha na cara da M.B. , e isso é pra ontem
Meu Pai Esteve nessa Unidade por quase Toda a carreira dele !!
Entrou em 1970 e foi até 1995 !!! Com Algumas passagens pela TrRef e pelo BtlVtrAnf !!!
Eu servi no BTL ART FUZ NAV de 1995 até 1998.
Meu Pai entrou como Sd e foi até SO !!! Ele foi do Tempo dos Antigos 105 e 155 !!! Ele Sempre Diz q pros Fuzileiros Era um Absurdo o Uso dos 155 pois eram MUITO Pesados para Desembarcar dos Navios e sair das Praias !!!
O L118 casa muito bem com as necessidades do CFN… O EB é quem precisa de um novo Obuseiro rebocado de 155mm.
Realmente, o EB, como FN estão mnuito mal de artilharia.
Depois de ver foto da Corea do Norte que colocou de 300 a 500 obuseiros – auto pro-pulsados ou não, na praia, a gente fica com vergonha, mesm o sabendo que não vivemos o armistício que eles vivem. Mas seria importante dobrarmos o percentual de investimento nessa área, a militar, para recuperarmos o tempo perdido, e assim diminuir nossas lacunas.
Prezado Bardini
Que tal este Caeser Francês?
[img]http://indotrucker.com/wp-content/uploads/2016/01/Caesar-6×6.jpg[/img]
Ou melhor: http://www.defesanet.com.br/eurosatory/noticia/15730/CAESAR-%E2%80%93-AVIBRAS-e-NEXTER/
É um bom sistema, mas também é caro.
Penso que seria mais vantagem neste caso trazer mais unidades de M109 A5+BR. São necessários pelo menos mais 32 ao EB.
Poderíamos trazer também um bocado de viaturas municiadoras, coisa que não possuímos.
De resto, o EB poderia muito bem substituir boa parte das peças de artilharia rebocada por M118 e alguns M777.
O EB investiu muito no Morteiro Pesado Raiado. Já é um alento a artilharia.
Caesar seria interessante para o CFN, por conta do peso, mobilidade e pelo menor número de unidades necessárias.
É o que eu acho.
M118 = L118…
O US Army tem milhares M 198 sendo gradativamente substituídos pelos M 777, que cairiam como luva no EB.
Precisamos de mais Obuseiros e Sistemas Astros, uma decente artilharia antiaérea, caças, submarinos… enfim precisamos de muito armamento e equipamento de qualidade para nossas Forças. País com as dimensões territoriais imensas necessitam de Forças Armadas adequadas para dissuadir qualquer intervenção externa e também problemas de ordem interna.
Não só os fuzileiros tem que tomar vergonha na cara o EB também os seus obuseiros são da guerra do Vietnã se tem não condição de comprar uma grande quantidade numa tacada vamos comprar aos poucos.
O L 118 Equipa quantos GACs do EB ?? 4 ou 5 no Máximo ??
Já é uma aquisição de mais de 20 Anos !! Pq Não se Adquirem mais ??
Poderiam equipar um GAC no Amapá; onde foi criada uma Brigada de Selva Só q SEM Unidades de BiaAAAé e SEM GACs SÓ Infantaria e BLogs !!