ADSUMUS: Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais (BtlArtFuzNav) realiza exercício de tiro de artilharia

O Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais (BtlArtFuzNav) realizou o exercício  de tiro de artilharia no Campo de Instrução do Gericinó (CIG), no Rio de Janeiro (RJ), no período de 17 a 20 de abril, com uma bateria de obuseiros 105mm. Foram empregados 92 militares, 12 viaturas operativas e quatro obuseiros 105mm L118 light gun, que tem a capacidade de bater alvos a até 21 Km de distância.
Esse exercício foi a primeira oportunidade que oficiais fuzileiros navais inscritos no Estágio de Qualificação Técnica de Artilharia tiveram para participar de uma atividade de tiro real de artilharia de campanha. A última vez que o Corpo de Fuzileiros Navais realizou tiro real de artilharia no CIG foi em abril de 2000. O Campo de Instrução passou 13 anos interditado e foi oficialmente reaberto em maio de 2016.
FONTE: MB

14 Comentários

  1. Não ia desequilibrar a balança comercial do Brasil e nem mudar o preço do dólar se comprassemos 24 obuseiros 155 mm para os Fuzileiros Navais ,,,,,muito pelo contrário é obrigação , falta é vergonha na cara da M.B. , e isso é pra ontem

  2. Meu Pai Esteve nessa Unidade por quase Toda a carreira dele !!
    Entrou em 1970 e foi até 1995 !!! Com Algumas passagens pela TrRef e pelo BtlVtrAnf !!!

  3. Meu Pai entrou como Sd e foi até SO !!! Ele foi do Tempo dos Antigos 105 e 155 !!! Ele Sempre Diz q pros Fuzileiros Era um Absurdo o Uso dos 155 pois eram MUITO Pesados para Desembarcar dos Navios e sair das Praias !!!

  4. O L118 casa muito bem com as necessidades do CFN… O EB é quem precisa de um novo Obuseiro rebocado de 155mm.

    • Realmente, o EB, como FN estão mnuito mal de artilharia.
      Depois de ver foto da Corea do Norte que colocou de 300 a 500 obuseiros – auto pro-pulsados ou não, na praia, a gente fica com vergonha, mesm o sabendo que não vivemos o armistício que eles vivem. Mas seria importante dobrarmos o percentual de investimento nessa área, a militar, para recuperarmos o tempo perdido, e assim diminuir nossas lacunas.

    • Prezado Bardini
      Que tal este Caeser Francês?
      [img]http://indotrucker.com/wp-content/uploads/2016/01/Caesar-6×6.jpg[/img]

  5. O US Army tem milhares M 198 sendo gradativamente substituídos pelos M 777, que cairiam como luva no EB.

  6. Precisamos de mais Obuseiros e Sistemas Astros, uma decente artilharia antiaérea, caças, submarinos… enfim precisamos de muito armamento e equipamento de qualidade para nossas Forças. País com as dimensões territoriais imensas necessitam de Forças Armadas adequadas para dissuadir qualquer intervenção externa e também problemas de ordem interna.

  7. Não só os fuzileiros tem que tomar vergonha na cara o EB também os seus obuseiros são da guerra do Vietnã se tem não condição de comprar uma grande quantidade numa tacada vamos comprar aos poucos.

  8. O L 118 Equipa quantos GACs do EB ?? 4 ou 5 no Máximo ??
    Já é uma aquisição de mais de 20 Anos !! Pq Não se Adquirem mais ??
    Poderiam equipar um GAC no Amapá; onde foi criada uma Brigada de Selva Só q SEM Unidades de BiaAAAé e SEM GACs SÓ Infantaria e BLogs !!

Comentários não permitidos.