Os oficiais saíram de Brasília no começo da noite de segunda-feira
RIO – Todos os militares da Força Nacional que vão reforçar o policiamento no Rio já estão no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) da Polícia Militar, em Sulacap, na Zona Norte da cidade. Os oficiais saíram de Brasília no começo da noite desta segunda-feira e chegaram nesta terça.
Eles chegaram em dezenas de picapes e em pelo menos cinco ônibus da Força Nacional. Foi necessário fechar a via em frente ao Cefap, a Avenida Marechal Fontinele, para que o comboio pudesse entrar na unidade. Os militares desembarcaram na pista central do quartel carregando mochilas e foram encaminhados aos seus alojamentos.
Ao todo são 300 homens da Força Nacional que vão ajudar no patrulhamento do Rio, inicialmente, por 90 dias, segundo publicação no Diário Oficial da União. O prazo, no entanto, poderá ser prorrogado, caso seja necessário. A equipe atuará em ações de policiamento ostensivo integradas à Polícia Militar. Além do efetivo que desembarcou no estado nesta terça, o estado já contava com o apoio de outros 125 homens da Força Nacional.
Em nota, a secretaria de Segurança do Rio afirma que desde a semana passada vem “alinhando com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Governo Federal os detalhes para a atuação do contingente” no Rio:
“A Secretaria de Estado de Segurança informa que desde a última semana vem alinhando com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Governo Federal os detalhes para a atuação do contingente da Força Nacional de Segurança Pública no estado. Por uma questão estratégica, este detalhamento vem sendo feito de forma reservada, mas prioriza o controle dos índices de criminalidade e a atuação qualificada e integrada das polícias, reforçando as diretrizes de preservação da vida e dignidade humana”, afirma a nota.
Fonte: O Globo
17 Comments