Defesa & Geopolítica

COLÔMBIA vai se integrar ao SISFRON, divulga imprensa local

Posted by

Durante toda a manhã desta terça-feira (9), os ministros da Defesa Raul Jungmann (Brasil) e Luiz Carlos Villegas (Colômbia) estiveram reunidos junto com os comandos das Forças Armadas dos dois países. A pauta, que buscou criar um plano conjunto para o combate ao crime organizado nos 1.100 km de fronteira comum, resultou no anúncio de integração da Colômbia ao sistema de vigilância de fronteiras desenvolvido pelo Brasil – o Sisfron, conduzido pelo Exército Brasileiro (EB). A notícia foi divulgada na mídia colombiana.

“Nós temos a vontade de combater o crime organizado e troca de informações. E, nesse sentido, vamos integrar a fronteira sistema de vigilância do Brasil, que tem grande experiência e tem satélites e radares”, disse Villegas. De acordo com ele, a Força Aérea colombiana vai trabalhar em conjunto com o EB no sistema. O ministro anunciou ainda que um funcionário especial da polícia na Embaixada da Colômbia em Brasília será designado para trabalhar na capital brasileira no combate ao crime organizado.

Os dois ministros discutiram ainda parceria nas missões da Marinha na Antártica. Segundo um release divulgado pelo MD antes da reunião, “as ações das forças de segurança brasileiras e colombianas serão pautadas pelo serviço de inteligência e os dois países buscarão também o controle do garimpo ilegal e o combate a associação de grupos criminosos do Brasil e da Colômbia”.

HISTÓRICO
O primeiro encontro bilateral entre os dois países ocorreu no Brasil, em janeiro deste ano, quando os ministros acordaram ações no sentido de não permitir que os dissidentes das Forças Revolucionárias da Colômbia (FARC) atuem na região fronteiriça. Foi definido um reforço nos 1,4 mil km de fronteira para combater aos crimes transfronteiriços e anunciado ainda o combate à imigração ilegal, bem como o apoio das Forças Armadas brasileiras no processo de desminagem de parte do território colombiano.

 Fonte: Com in. de El Tiempo via IDS

5 Comments

shared on wplocker.com