COLÔMBIA vai se integrar ao SISFRON, divulga imprensa local

Durante toda a manhã desta terça-feira (9), os ministros da Defesa Raul Jungmann (Brasil) e Luiz Carlos Villegas (Colômbia) estiveram reunidos junto com os comandos das Forças Armadas dos dois países. A pauta, que buscou criar um plano conjunto para o combate ao crime organizado nos 1.100 km de fronteira comum, resultou no anúncio de integração da Colômbia ao sistema de vigilância de fronteiras desenvolvido pelo Brasil – o Sisfron, conduzido pelo Exército Brasileiro (EB). A notícia foi divulgada na mídia colombiana.

“Nós temos a vontade de combater o crime organizado e troca de informações. E, nesse sentido, vamos integrar a fronteira sistema de vigilância do Brasil, que tem grande experiência e tem satélites e radares”, disse Villegas. De acordo com ele, a Força Aérea colombiana vai trabalhar em conjunto com o EB no sistema. O ministro anunciou ainda que um funcionário especial da polícia na Embaixada da Colômbia em Brasília será designado para trabalhar na capital brasileira no combate ao crime organizado.

Os dois ministros discutiram ainda parceria nas missões da Marinha na Antártica. Segundo um release divulgado pelo MD antes da reunião, “as ações das forças de segurança brasileiras e colombianas serão pautadas pelo serviço de inteligência e os dois países buscarão também o controle do garimpo ilegal e o combate a associação de grupos criminosos do Brasil e da Colômbia”.

HISTÓRICO
O primeiro encontro bilateral entre os dois países ocorreu no Brasil, em janeiro deste ano, quando os ministros acordaram ações no sentido de não permitir que os dissidentes das Forças Revolucionárias da Colômbia (FARC) atuem na região fronteiriça. Foi definido um reforço nos 1,4 mil km de fronteira para combater aos crimes transfronteiriços e anunciado ainda o combate à imigração ilegal, bem como o apoio das Forças Armadas brasileiras no processo de desminagem de parte do território colombiano.

 Fonte: Com in. de El Tiempo via IDS

5 Comentários

  1. Sou a favor desta colaboração reciproca,mas desde que não se passe informações vitais de pontos onde estão sendo monitorados e quais os sensores fazem a cobertura nos mesmos,pois fatalmente alguém infiltrado fica sabendo e começam a burlar sistemas de sensoriamento ou mesmo zonas mau cobertas ou mesmo descobertas causando liberdade ao inlicito.Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

    • Passam dados para forças armadas Colombianas,que repassam para traficantes.
      Os colombianos passam informações para forças armadas do Brasil, que repassam para o PCC e o CV.
      Simples assim.

  2. Também sou a favor desta cooperação, mas o que vai adiantar sendo que a nova “lei” de migração deixa qualquer um da pior espécie entrar aqui e até ser deportado pode ficar solto por até 2 meses, com os mesmos e até mais direitos que o próprio brasileiro.

  3. Parabens pela iniciativa..
    Simples Assim …
    Rastreando tudo e todos[as].
    O Grande Irmão Brasileiro ,dentro da Grande Aldeia Global
    Parabens …

  4. Não seria viável essa cooperação, considerado que a Colômbia é plataforma de controle americana e posto de apoio logístico no continente, e se esses terao acesso ao sizfron, os americanos também terão, mas acho que já tem. Algumas das estações de radares foram fabricadas pela Raytheon. Então não faz a menor diferença nesse sentido. Tá tudo dominado. Kkk

Comentários não permitidos.