SEGURANÇA PUBLICA: POLÍCIA CIVIL ANTECIPA AÇÕES CRIMINOSAS, APREENDE ARSENAL DE ARMAS E PRENDE DUAS PESSOAS

Sugestão Carlos Augusto

Florianópolis – Hoje pela manhã, 5, a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) realizou uma coletiva sobre a apreensão de um arsenal de armas que foi apreendido na tarde desta quinta-feira, 4, nas comunidades de Novo Horizonte, na área continental, e Papaquara, no Norte da Ilha. As apreensões são decorrentes da última operação da DRACO/DEIC, que cumpriu 112 ordens de prisão expedidas. Duas pessoas foram presas. Segundo o Diretor da DEIC, Adriano Bini, a operação foi imprescindível para evitar mortes na região norte da Capital.


O Caso

A Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com apoio da DENARC – Divisão Especializada de Combate ao Narcotráfico da Diretoria de Investigações Criminais (DEIC), antecipou trabalhos em andamento, e nos últimos três dias, realizou diligências investigativas na tentativa de localizar um depósito de armas na Região Norte da Capital, de propriedade de uma organização criminosa. O grupo criminoso pretendia invadir a comunidade Vila União, na madrugada de hoje, fazendo uso do armamento.

Durante as diligências, na Comunidade Novo Horizonte, um homem de 37 anos de idade, natural de Lages, com passagens por roubo, falsidade ideológica e participação em organização criminosa, foi preso em cumprimento de dois mandados de prisão, sendo um por sentença condenatória pelo crime de roubo e outro de prisão temporária.

Já na Comunidade Papaquara, outro homem, de 25 anos de idade, com passagens por tráfico de drogas, associação para o tráfico, participação em organização criminosa e porte de arma de fogo, foi preso em decorrência de mandado de prisão temporária. Ambos os indivíduos eram alvos de investigação da Polícia Civil – DRACO/DEIC, a qual deflagrou no dia 20 abril uma operação que visava o cumprimento de 112 mandados de prisão temporária expedidos pela Vara do Crime Organizado da Capital.

Com o aprofundamento dos trabalhos de campo, os Policiais Civis encontraram enterradas em um terreno baldio na Comunidade Papaquara, dois fuzis M4 calibre 5,56 x 45 mm, marca COLT, de origem Americana, uma submetralhadora Taurus MT-40, calibre .40 SW., de propriedade da Polícia Civil do Paraná, uma espingarda calibre 12 e uma pistola HK USP calibre .45 ACP, de fabricação alemã e utilizada por forças especiais de vários países, além de munições de calibres diversos e um rádio comunicador.

Com base nos dados obtidos do armamento, passou-se a verificação da origem e compartilhamento de informações com outras Unidades da Polícia Civil de Santa Catarina, bem como com a Polícia Civil do Estado do Paraná. As investigações e as diligências de Campo foram coordenadas pelo Delegado Antonio Claudio de Seixas Joca, titular da DRACO/DEIC, que ressaltou a importância do trabalho da equipe policial civil, no sentido de antecipar as ações realizando a retirada de arsenal bélico e a prisão de dois alvos que vinham sendo investigados das ruas, evitando, assim, mortes na região norte da Capital Catarinense, pois as investigações apontam que o grupo criminoso pretendia invadir a comunidade Vila União utilizando o armamento.

Na manhã de hoje, na sede da DEIC, participaram da coletiva de imprensa, o Delegado Joca, o Delegado Pedro Henrique de Paula e Silva Mendes, titular da DENARC, e o Delegado Adriano Krul Bini, Diretor da DEIC, onde foi apresentado o armamento apreendido.   O Delegado Joca ressaltou a importância da parceria e constante troca de informações entre as Forças Policiais e Prisional nesse caso, especialmente com setores da Secretaria de Justiça e Cidadania e DINI/SSP com a equipe da DRACO/DEIC, a qual resultou nessa ação exitosa.  Ao final, o Delegado Bini parabenizou os esforços dos Policiais Civis da DRACO e DENARC – DEIC e, ainda, agradeceu a presteza e o apoio prestado pelos integrantes do Canil da Polícia Militar e Canil da Guarda Municipal de Florianópolis nas diligências.

Fonte: Polícia Civil do Estado de Santa Catarina – PCSC

5 Comentários

  1. Ou seja não o cotidiano armamento apreendido no Brasil no geral AK 47 de origem Russa.
    É importante a identificação da rota de origem se Paraguai ou alguma conexão que utiliza rota maritima.
    Enquanto isso a Globo citou apenas ontem o que ja venho citando aqui a alguns dias a existencia da facção TCPM Terceiro Comando Puro Militar atuante principalmente no 16 BPM.
    Ver o relações publicas da PM desdenhar dos fatos justificando improcedencia das provas é a constatação do corporativismo. Mesmo com tantas divulgações inclusive de videos em redes sociais mostrando a conivencia no repasse de drogas e armamentos e na logistica da proteção e ate o cumulo do transporte embarcado em blindado.
    Depois não entendem porque a população os repudiam e não se sente nem protegida e nem representada por uma corporação com altos indices de desvios,descumprimento da lei e praticas criminosas.
    A segurança publica necessita se fazer de exemplo para ser exemplo no cumprimento das leis e da constituição.
    Bandido é bandido e policia é policia. Nunca bandido é policia e policia é bandido.
    Em um momento tão sensivel da nação é necessario profunda depuração nos meios de segurança.

  2. …………na Bolívia nos últimos dois meses se aprenderam muitissimos fuzis e pistolas que vinham da Flórida passando por portos peruanos com destino a Santa Cruz de la Sierra……com certeza viriam para o Brasil………..

  3. Enquanto tivermos essa CONSTITUIÇÃO COMUNISTA em voga NADA MUDARÁ… os boçais internacionalistas globalistas querem a todo custo acabar com a PM e PJC e formar um corpo só desconstituído de doutrina militar que não dará conta de combater guerrilhas urbanas… acabará tudo nas mãos do EB pra resolver a questão se os globalistas conseguirem o que querem… agora, se liberarem as amarras legais e realmente quiserem resolver a questão, a PJC bem aparelhada pode por fim em muitos marginais como fizeram no caso do matemático… naquele momento tive orgasmos de felicidade e muita orgulho da PJC carioca por ter nos livrado um ser que valia menos do que o gato enterra…

Comentários não permitidos.