Ministro da Defesa Jungmann confirma interesse da Rússia em acordos sobre Base de Alcântara

O ministro da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, falou com exclusividade à Sputnik Brasil sobre as perspectivas de acordos com Moscou no âmbito da aguardada visita do chefe do Estado Maior e do ministro da Defesa russo.

Jungmann participou do evento em homenagem aos mortos na Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (8) e comentou as perspectivas das relações entre Rússia e Brasil no setor de Defesa. O ministro confirmou o interesse da Rússia e de outros países como Israel e EUA em projetos conjuntos na utilização do Centro de Lançamento de Alcântara.

“Nós estamos retomando Alcântara. Já estamos com a minuta de um novo acordo de salvaguardas e alguns países têm manifestado interesse, dentre eles a Rússia, mas também Israel e EUA, e é possível que outros países mais. E o Brasil também, empresas brasileiras manifestaram interesse em participar, o que é ótimo”, disse Jungmann à Sputnik Brasil.

“Eu espero que esse interesse que a Rússia tem demonstrado se transforme efetivamente  em um acordo e que juntamente com outros países e o Brasil a gente possa explorar a melhor base de lançamento de foguetes em termos geográficos do mundo, ela fica em Alcântara, no Maranhão”, afirmou o ministro da Defesa. 

Raul Jungmann observou também que a vista do Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, ao Brasil “deverá aprofundar essas negociações”.

“Mas independente da visita dele, havendo interesse da Rússia, em nível de chefe do Estado Maio conjunto, em nível da Aeronáutica […] estamos abertos e estamos conversando com todos os países que manifestem o interesse. Tanto mais países existam, melhor para o projeto de Alcântara”, completou.

https://soundcloud.com/sputnikbrasil/exclusivo-jungmann-confirma-interesse-da-russia-em-acordos-sobre-base-de-alcantara

© Foto: Divulgação/MD

Fonte: Sputnik News

43 Comentários

  1. Não. Se preocupem pois eles irão. Entregar tudo para os estados unidos
    Isso de falar que estão tratando com outros países e retórica vazia
    Para fazer tipo somos enteguistas mas negociamos com o mundo todo
    Na verdade sao entreguistas e ja tem dono e o dono e oa estados unidos

    • Realmente, esses entreguistas sao a escória. Entregaram o pre-sal, os lençois de agua, estao arrombando os trabalhadores e aposentados, essa obediencia aos EUA se deve em razao de terem se beneficiado com o golpe, e em troca de outras regalias e de muito dinheiro.

      • Miguel, esse papo de golpe, mimimimim blablabla já deu, passa pra outra. Desde 1900 e bolinha todo o governo que esta no poder privatiza empresas publicas, inclusive a Dilma e o Lula ladrão, isso é um fato. E o pior as que nao sao privatizadas sao roubadas até praticamente ficarem a beira da falecia, vide a Petrobras. Isso nao quer dizer que eu apoio privatizacoes de empresas estratégicas, mas vamos ser menos cinicos.

      • Daniel,
        O seu comentário implica que eu defendo o governo anterior ou anteriores. Meu comentário se refere ao governo atual, predador, que condiz a realidade vigente. Si você gosta de defender golpista e bandido o problema é seu. Si se sentiu ofendido, o problema também é seu.

    • Alessandro coitado ,onde leste que a Rússia quer as nossas Reservas ,aponte a FONTE ,vamos lá , onde leste isso ?

  2. Vai depender da oferta .. agora se for a apresentada na LAAD de 2011 .. e o q precisamos .. TT envolvida .. tudo q e preciso e n temos pra de fato Alcântara ser o q sonhamos .. 2 problemas ; E Russo ( ideologia ainda impera ) . e o fato do Brasil tb teria q obrigatoriamente investir pesado na base ..50/50% …. ainda espero ler a proposta de Israel … e pelo visto .. nem ”’dando” a base de presente os EUA tem la mt interesse aki .. acho q ficamos nessa .. entre Russia e Israel

  3. sabe oq eu acho engraçado, é o cidadão reclamar que não pode fazer acordos e entregar bases nossas para os EUA, mas pode para a Rússia e chamar quem pensa diferente de “entreguista” rsrs… qual a diferença ?

    eu quero que o Brasil seja auto suficiente e não entregue a base pra ninguém, mas já que somos um país atrasado, com um classe política filho da ég#$ que faça o melhor acordo que seja para o B R A S I L

    eu não to nem ae se vai ser pra Rússia, Israel ou EUA, quero o melhor para o Brasil, sem essa choradeira de “entreguista, entreguista, entreguista” parece choro de perdedor, moleque mimado que não consegue entender que isso são negócios, e o país que será parceiro tbm precisa ter algum ganho.

    to vendo muito vagab#$% aki no Brasil (esses sim os verdadeiros entreguistas) cúmplices de bandidos, querendo dar pitaco onde não deve, pq tá dodói pq ainda não aceitou a realidade, tá na hora de acordar pra cuspir né !

    • Alessandro , os mesmos que estão falando em entreguismo são os mesmos que estão entregando de graça as nossas reservas de nióbio aos chineses , mais aí não é entreguismo , entreguismo também não é entregar as instalações da petrobras aos bolivianos de graça , você por acaso viu alguma dessa gente levantar cartazes pra dizer ”A PETROBRAS É NOSSA” o famoso discurso deles , enquanto entregavam na calada da noite !!

      • é um bando de vagab#$% se fazendo tontos, cúmplices da roubalheira que seus ídolos vem fazendo no Brasil.

        para eles os fins justifica os meios, gentinha desclassificada.

      • Mais um que Chineses que controlam as nossas Reservas são os americanos e ingleses ,conseguiram criar imensas Reservas em cima delas e ainda ditam seu valor de mercado na Bolsa de Londres ,onde os ingleses não produzem uma só grama , Este papo do Bolsonaro já esta me irritando , os chineses importam Nióbio ,não o controla , e nós que não desenvolvemos tecnologias parta turbinas ,etc ,coisa que a Ucrânia antes e a Rússia nos propuseram!!

      • Errata :Mais um que diz que a China quer controlar nosso nióbio . EUA e RU com suas ONGs conseguiram que o desGoverno brasileiro criasse Reserva indigenas em cima de Reservas de Nióbio ,Ouro,etc em Roraima ,

    • O motivo é simples. A Russia não tem 300.000 fuzileiros navais e 10 porta-aviões nucleares, diferente dos EUA que se quiser toma isso aqui em uma semana para proteger seus investimentos.

    • Esse é um verdadeiro analfabeto funcional kkkkkkk asa coisas que ele escreve e afirma não passam de caganeiras ideologicas kkkkkk

  4. Eu acho engraçado esse pessoal… Agora pode entregar tudo pra Rússia.. é melhor ser capacho de russo ou chinês do que capacho americano.

    Não da pra entender a mente desse pessoal… provavelmente pensam com a bunda.

  5. Embora tenhamos um dos mais antigos programas espaciais existente na atualidade,já fomos suplantados por nações cujos programas são mais recentes que o nosso, é o caso do Irã,Índia e Coréia do Norte,só para citar alguns !
    Tudo isso se deu pela falta de vontade e visão política de nossos governantes,mas mesmo assim isso não é motivo para ”alugar-mos” a Base de Alcântara, há anos vem se veiculando que somente o aluguel de nossa base a alguma nação estrangeira, podera viabilizar o nosso programa espacial ,oque repito,não é verdade !
    Parcerias são sempre bem vindas sejam com quem for, desde que sejam justas e não ponham em risco nossa soberania, mas mesmo assim ainda não resolverão nossos problemas,a única soluçáo esta no desenvolvimento nacional de nosso programa, pois nínguém irá nos ensinar o caminho das pedras !

  6. Russia tem bons foguetes, agora gostaria de maiores detalhes sobre a proposta israelense. O Brasil poderia projetar com dois parceiros em paralelo, atenderia o ocidente e o oriente.

  7. Que vergonha! Até Israel um micro país dando lição de tecnologia no gigante eternamente deitado. E com interesse de usar nossa base.
    Pergunta:
    Os EUA cedem Cabo Canaveral para potências estrangeiras?
    A França cede Kourou para potências estrangeiras?
    Claro que não!
    Quem quiser lançar satélites, naves, que gastem e muito para isso e que se danem.

    Já Banania (e nessas notícias este nome é apropriado) escancara as portas para a concorrência.
    O que tínhamos que fazer é criar nossos próprios lançadores (com muito suor e neurônios como todo mundo) e alugar espaço neles. Como bem faz a Agência Espacial Europeia com seu Ariane.

    Temos o melhor ponto de lançamento de artefatos para o espaço – mas não o usamos… Piada! Vamos então deixá-lo na mãos dos outros, e ganharmos uma gorjeta… Piada!

    E como alguns falam – “Entreguistas”, sempre entregando nosso ouro!!!

  8. Em cinco anos de administração americana Alcântara se alçará a melhor estação de lançamento do mundo… se a derem aos russo ela terminará como começou… nada mudará… russo não investe dindin fora da Eurásia… FATO…

  9. Falou tudo. Banania ou melhor Brusundanga. FhC e PSDB governaram com o antigo PFL mais PMDB; Lula gorvernou com o PT e mais o antigo PL e PMDB; Dilma com PT e PMDB. por favor não me venham falar que existe direita no país. Existe sim Esquerda , Centro Esquerda , Centrão. Mais específico: PT,PSDB e PMDB o resto são partidos satélites. Direita que eu saiba foi do saudoso Enéas e este morreu faz tempo. Nós temos sim, mais de vinte cinco anos de roubalheira, mentiras e entreguismo sem contar com a incompetência visto termos apostado em Educação de baixa qualidade( sem investimento, proposital). e continuarmos com a esquerda e oligarquias decadentes e corruptas.

    • sergio ribamar ferreira o que a globo fez em voces se chama pensamento associativo se eu sou corrupto e mau carater e dizer para todo mundo 100vezes que sergio ribamar ferreira e homossexual quando as pessoas verem um sergio ribamar ferreira vao pensar em um homossexual ! captse como os corruptos tornam os honestos em corruptos!

  10. sergio ribamar ferreira
    para ti tudo que a de ruim e esquerda e a verdadeira direita do empresario e exemplo de competencia ! para uma classe media que ate estuda mais nao tem disernimento os analfabetos funcionais manipulados pelo grande capital e cada dia do golpe perdem mais direitos e se torna mais cara os serviços basicos !
    Nao entende que para ganhar o povo tem que se fazer de social se nao ganhao o povo(como doria rei do camarote vestido de gari) parque para a maior parte da elite se sentir parte de povo e ofença e uma vida de classe media seria degradante,se lembra o deboche da globo com a curta vida de classe media do eike.

  11. O Brasil pode operar em conjunto Alcântara com mais de um país, afinal a Base de Alcântara é apenas o sítio de lançamento e a priori não precisa necessariamente ser operado por um usuário, cabendo ao Brasil gerir a utilização, quando dos lançamentos, na verdade o negócio é utilizar para ganhar o dinheiro que faz girar a máquina e não ficar com ela parada dando prejuízo, Israel, USA, Rússia podem utilizar cabendo ao Brasil organizar a utilização.
    Basta de ideologias que atrapalham muito os negócios.

    • os russos inseridos no programa aeroespacial Brasileiro a muito tempo ?

      igual fez com o Brasil quando a Ucrânia estava nos ajudando ?

      foram os russos que fizeram a ucrânia abandonar a o programa com a AEB se aquele programa tivesse continuado a AEB teria uma boa capacidade de criar e lançar foguetes .
      mas os russos disse que o Brasil poderia ser um grande concorrente nessa área espacial e mandou os ucranianos abandonar o programa
      e deixar o Brasil na mão e com um grande prejuízo que o fim do programa deu ,,, resumindo os ucranianos não nos passou nada mesmo tendo bilhões adiantado

      e na época isso foi uma facada nas costas do PT que tanto defende a mãe russia acabou que levando uma traição do amiguinho vermelhinho
      (( a china tbm disse que iria atrapalhar eles)) que irmandade comuna não

      • Vc esta invertendo as coisas e o faz unicamente por ideologismo.
        Quem fez a Ucrania melar foi os EUA quando os atrairam para Cabo Canaveral crescendo o olho no Cyclone.
        Falam qualquer coisa sem embasamentos movidos unicamente por convicção ideologica e acabam sempre deixando na reta.

      • O Acordo com a Ucrânia não deu certo realmente por culpa dos EUA , e depois que lá colocaram um Governo Fantoche ficou claro, por isto a coisa ficou por isso mesmo !

    • Já leste todo o Acordo que o Capacho do FHC queria assinar; até o valor do aluguel seria vetado para usarmos em nossos projetos , seria a primeira vez que um Inquilino impunha ao Locatário ,o que deveria fazer com o aluguel recebido !

  12. Quando nos livramos dos EUA ,eu dizia façam um Acordo com a Rússia ,embora aquela época ela passasse por dificuldades ,agora não , além disso ela usa bases nos Cazaquistão ,ainda longe do Equador ; mas escrevam aí os EUA tentarão um Acordo ,para atrasar ou melar o Acordo com a Rússia ,devemos estar de olho !!

    • Perfeito ,também com a Índia ,China ,devemos trazer a Argentina ,Peru , e outros países da Região , Portugal também assinou conosco acordo de intenções .

  13. ……………..os EU só querem uma parceria pra colocar o Brasil de joelhos…Tio Jacó não tem nem nunca teve tecnologia de foguete do padrão a ser lançado em Alcântara.especialmente pra passar ToT…resta Russia a qual poderia nos levar alguns passos à frente em lançamentos satélites e propulsores o que seria melhor pra nós dependendo dos acordos,lógico……vamos ver………….

  14. EUA não é parceiro para ninguém ,já entram como os donos e dando opiniões impostas, esta coisa de Manobras Conjuntas na Amazônia também não me cheira bem !!

  15. A pior coisa que existe é debater sobre um assunto com verdadeiros analfabetos funcionais que por ideologismos de forma ortodoxa contentam-se unicamente com o irrestrito contido na ortodoxia deles e destoar disso é ser taxado de comunista,subversivo,terrorista,bandido.
    Chegam ate mesmo desmerecerem aqueles que se doam por esta nação unicamente por amor incondicional tirando leite de pedra para esses subservientes escravizados entregarem tudo de mão beijada a quem nunca admitiu que desse-mos um unico passo sequer adiante.
    SÃO VERDADEIRAMENTE TRAIDORES.
    So o que vale so o que presta é o que os capachos admitem e as migalhas que seu patrão o Irmão Caim do Norte nos permitem.

  16. Coitado dos Russos ainda acreditam que conseguiram alguma parceria comercial com a repúbliqueta além da área agropecuária!
    Não perceberam que grande parcela dessa ilusória plantação de bananas ainda morre de medo do “bicho papão ” comunista kkkkkkkk.
    E só tem olhos para os lindos olhos azuis e cabelos loiros dos Lenister,s europeus ou norte americanos.
    E que nossa Guarda da noite protege o sono tranquilo do senhor do norte no trono de ferro .
    Kkkkkk

Comentários não permitidos.