Israel desenterra projeto de lei que cria “Estado-nação judeu” e discrimina minorias

Duas semanas antes da visita oficial do presidente norte-americano, Donald Trump, o Governo de Benjamin Netanyahu desenterrou este domingo um projeto de lei de caráter constitucional que define Israel como um “Estado-nação judeu”, em um movimento que ameaça discriminar minorias.

O texto legal que será votado no Knesset (Parlamento) prevê que o árabe deixe de ser considerado língua oficial, apesar de se tratar do idioma de um quinto da população, e só reconhece o direito à autodeterminação do povo judeu.

O primeiro-ministro israelense parece estar compensando de antemão seus parceiros de coalizão mais nacionalistasem vista das previsíveis concessões que o presidente Trump exigirá para o reatamento do diálogo com os palestinos, paralisado há três anos. Netanyahu tenta forçar, desde 2011, a consagração da identidade religiosa hegemônica do país em uma lei fundamental, apesar de a declaração de independência ter definido Israel como Estado judeu há 69 anos.

No fim de 2014, as divergências políticas acerca da aprovação da lei levaram à ruptura da coalizão que sustentava o Governo e à realização de eleições antecipadas. Agora, o polêmico texto legal ressuscita após a formação do Gabinete mais direitista da história de Israel. Foi revisada, contudo, a redação original que colocava os valores religiosos acima dos democráticos ao dar prioridade à lei judaica sobre outras fontes do Direito.

“O Estado de Israel é a pátria nacional do povo judeu”, reza o projeto aprovado pelo Comitê Ministerial de Legislação, o órgão que encaminha os textos ao Knesset. Os cidadãos árabe-israelenses, os palestinos que permaneceram no Estado hebreu depois da partilha do território do mandato britânico acordada pela ONU em 1947, verão revogada a co-oficialidade de seu idioma no projeto, que declara o hebraico “língua oficial” e se limita a declarar, sem maiores detalhes, o direito dos cidadãos de usufruir dos “serviços públicos em um idioma que lhes seja acessível”.

Obstáculo para a paz

Nos últimos meses, Netanyahu vem exigindo que Israel seja reconhecido como Estado judeu antes de aceitar a retomada das negociações. Os palestinos rejeitam essa condição, já que implicaria a renúncia aos direitos de milhões de refugiados que se viram forçados a abandonar suas casas e suas terras depois da fundação de Israel. O presidente da Autoridade Palestina,  Mahmoud Abbas, já alertou de que essa imposição “representa um obstáculo no caminho para a paz”.

Ayman Odeh, líder da Lista Conjunta de partidos árabes no Knesset, descreveu o projeto de lei do “Estado-nação judeu” como “a tirania da maioria sobre uma minoria de cidadãos de segunda classe”. A ministra da Justiça, a nacionalista religiosa Ayelet Shaked, qualificou a legislação como um “passo necessário para que Israel seja um Estado judeu e democrático”. Em um relatório enviado ao Governo e citado pelo jornal Haaretz, o Instituto para a Democracia em Israel alertou que a proposta põe em risco os direitos das minorias.

Em artigo publicado em março no EL PAÍS, o ex-ministro israelense das Relações Exteriores, Shlomo Ben Ami, afirmou que “Netanyahu está fazendo retroceder a qualidade democrática de um país que tem um vínculo vital com o Ocidente”. “Após meio século ocupando o território palestino”, argumentava o político trabalhista sefardita, “Israel está sucumbindo a seus mais profundos impulsos etnocentristas”.

JUAN CARLOS SANZ

Foto: Reuters – O presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier, e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, em Jerusalém.

Fonte: El País

 

40 Comentários

    • Pois é, vamos mais além, quantos ateus tem na Arábia Saúdita, quantos casamentos gays é realizado na arábia saudita……, quantas manifestações são realizadas pro feministas na arábia saudita…..

    • E agora é a vez do jacozinho fazer a sua republiqueta em um “lojinha” de souvenir religiosos .. HAHAHAHAH..
      .
      Só lembrando que lá há apartheid para os árabes e leis estilo das teocracias de caráter misogínica … um governo anti-semita à céu aberto as vistas para quem quiser vê . 😀

      • kkkk mas o sr. deve estar possesso da vida, hein! 😀

        Está tendo que concordar com a aprovação da nossa nova lei de migração mesmo sabendo que quem o promoveu foi um canalha PSDBista e que muitos pró Dilma o estão defendendo!! 😀

        Que chato: o partido comunista/fabiano PSDB chegou primeiro. 😀

        Chato ter quer bater palmas pra ele não é verdade! Mas tudo bem afinal, proliferar o islamismo no Brasil é o que importa…

        😀

  1. Acontece que Israel foi fundada para os judeus, então é natural que eles vão adotar esse projeto.

    • Alessandro correto! Nada mais natural que definir sua identidade. Não tem nada de xenofobia nisto. Não fizeram antes porque não tinha apoio da maior potencia mundial. Os árabes esperneando ou não isto iria acontecer, esta no sangue dos israelitas evidenciar quem é o filho da promessa , suas origens, e está no sangue do Árabe lutar por direitos iguais mesmo sendo o bastardo, esta briga ira para muito e muitos anos e nunca acabará por mãos dos homens, simples assim. é uma Luta por identidade , é luta por auto afirmação , é uma mistura de questões politicas, religiosa e espiritual.

    • Volta pra escola positronico… aprenda a diferenciar ESTADO de NAÇÃO… ai vc pode vomitar a vontade suas desinterias psicóticas… 🙂

    • Estado é a organização política de uma nação-povo, enquanto nação é a formação de identidade nacional, cultura, povo e língua, por exemplo, a Venezuela é uma nação com Estado de Direito suspenso, ou seja o Estado venezuelano vive uma suspensão de direitos e garantias básicas mas não deixou de ser uma nação por isso.

      O mesmo ocorre com israel, a Nação Israelense existe desde 1949/50 no entanto o Estado é pluralista ou seja, a organização política da nação (Estado) abrange várias culturas como o texto diz, com a nova mudança passa-se a unir o Estado (organização da nação) a Nação (valores culturais, religiosos), transformando assim o Estado em Estado-Nação onde o judaísmo e seus valores se igualam e/ou sobrepõe ao Estado.

      • Magistral aula, caro Tenente Mathias… precisamos de mais pessoas de conhecimento como o Sr. demonstra ter para sanear esse nobre espaço de ilações e conjecturas desconstrutivistas… saudações…

      • Obrigado amigo, realmente esse tópico confundi a maioria, eu mesmo somente fui saber a diferença entre Estado e Nação após formar-me em Administração Pública. Saudações das Minas Gerais.

      • Estado e uma PJ de Direito Publico
        Eu achava que Israel já fosse um Estado

        Quer dizer que Israel não é um Estado?
        Mas Se eles tem representação na ONU ?

      • Como citei acima, Israel assim como Brasil é reconhecido pela ONU como Nação Soberana (Entidade de Direito Internacional / não existe Pessoa Jurídica Internacional) a organização do Estado compete a nação por meio de lei nacional, no nosso caso a nossa constituição define o modelo do Estado Brasileiro que é o Estado de Direito na forma de república presidencialista federativa, um exemplo notório dessa separação é o Principado de Andorra que é uma nação dividida entre dois Estados, a França e o Vaticano onde a teocracia do Papa (Que nomeia o Bispo de Urgel) é dividida com o presidente da França, sendo assim existem dois modelos de Estado na mesma nação, a República Francesa e a Monarquia Absoluta do Vaticano.

  2. Benjamin Netanyahu apesar de ser uma cobra criada defende o seu povo nao so o deus dinheiro como quase todo ocidente !
    so quero ver se Mark Zuckerberg vai fazer campanha mundial no facebook contra ´´íntolerançia e xenofobia´´ contra como na eleiçao do trump !

  3. A questão é Israel deixar seu carater democrático e tornar-se um estado teocrático. Sendo exceção no contexto Geopolítico ao qual se insere no Oriente Médio se tornará regra com Turquia também se enveredando por este contesto. Pessoalmente não gostaria de viver em um estado teocrático ao passo que superação do estado teocrático ao estado democrático de direito nasceu com o renascentismo no século XIV e adentrou a portas do século XX. É uma nova era do extremos.

    • Carater democratico kkkkkkk nunca quem pratica xenofobia institucionalizada pode rotular-se de democracia kkkkkkk viva Pato Donald Trump o primeiro Aiatola Neo-Pentecostal sapatinho de fogo a institucionalizar teocracia no continente Americano kkkkkkkkkkkk

  4. E voltaram as origens.
    O que esperar de um povo alicerçado na xenofobia contida ate mesmo na Torá,na antiga lei Judaica que proibia-os de interegirem com outros póvos.

      • Ele sabe disso, amigo!

        Ele é um isentão (da esquerda) que, vendo a ascensão do Bolsonaro, faz coro contra à mudança do status quo político no Brasil.

        E tem uns ‘cumpanheros’ Fabianos aqui tbm (que mudaram de nick) que fazem a imagem do PSDB como sendo um partido de ‘direita’ elevando a personalidade do super outrora conhecidíssimo prefeito Dória… 😀

        P.S. – reza uma lenda por ai que o Luciano Hulk (dono do canal Porta dos Fundos) irá se candidatar à vice-presidência em 2018 pelo PSDB… rs! E ainda acusam a lava jato de ser partidária. A mesma atingiu personagens de praticamente todos os partidos políticos (fazendo o PSDB (partido globalista) procurar pessoas desconhecidas no meio político para continuar sua permanência no poder…)

        Abra o olho Brasil!

      • bolsonario ! e outsider doria e luciano hulk kkkkk
        boa ! agora vai para galeraaaaaa ……
        da veja onde tuas opinioes inuteis encontra eco!

      • Errou rude sr. mav. Mas pode ser que em breve, a revista fabiana globalista (Veja) publique sim uma matéria a respeito.

      • Ate o simbolo nazista a Suastica é antigo simbolo mistico que remonta a era poré-historica do povo Saxão e re´presenta o martelo de Thor.
        Quando se ve as duas fézes sociais existentes na humanidade ou seja a politica e a religião adentra-se no racismo,preconceito,intolerancias,segregações e tudo isso pertence a extrema direita sim.
        Hoje falar de justiça social é ser comunista e ser segregador genocida é o quie é a extrema direita de Israel que foi estuprada por nazistas e hoje pratica o nazismo contra o povo Palestino.
        O que esperar de um povo que foi banido nde sua origem vagou milenios pelo deserto disseminando discordias,preconceitos,intolerancias e genecidios e que tem na propria Torá o verme segregador que impede o povo deles de interagir com outros póvos.
        A pior coisa é dabater com analfabetos funcionais preenchidos unicamente de desinterias ideologicas com tendencias nazi-fascistas pois segregacionais não admitem diferenças e multiplicidades contentando-se unicamente com um mundo unipolar presidido pelo cafetão mor.
        Me poupem fascistinhas nazi new generation.

      • Olha com todo o respeito nada do que você disse faz sentido, e sobre a suástica, a de Hitler é levemente diferente da Budista

      • Suastica budista kkkkkk é um antigo simbolo Saxão antigo mesmo beirando a pré-historia kkkkkk
        Inclusive saxões são assim como Eurasiaticos os povos mais antigos da Europa.
        Foram etnias descendentes Saxãns que migraream preo norte vindo a formar os póvos Vikings.
        Foram os Saxões que descobriram e manufaturaram o ferro destruindo tribos Vikings com armas de bronze dando inicio a era do ferro e não a mentirada biblica que a manufaturação do ferro surgiu dos Filisteus kkkkkk
        A Suastica ou o martelo de Thor é inclusive encontrada nas Runas jogo de advinhação milenar atribuida a outros póvos mas tambem de invenção Saxã.
        Eu ja debati aqui ncom um comenhtarista da Europa com a mente ainda focada em Godos e Visigodos como povo guerreiro antigo Europeu kkkkkkkkkkkkk

      • Nazismo de esquerda e Bolsolixo nazista racista de direita kkkkkkkk que analfabeto funcional verdadeiro nazi-fascista cavaleiro do Apocalipse kkkkkk Viva Pato Donald Trump o primeiro Aiatola ocidental que vai botar embaixada em Jerusalem e transformar Jerusalem unicamente Judia kkkkkk

      • Realmente percebe-se que Warpath tinha razão, nem manter um diálogo de certo nível conseguiste.. O próprio nome do partido de Hitler era explicito que era de esquerda, mas tem gente que só segue o que os outros dizem…

      • Viva Pato Donald trump primeiro Aiatola neo-pentecostal sapatinho de fogo kkkkkkk ele tambem é comunista de esquerda né kkkkkkk e ainda perco tempo retrucando analfabetos funcionais subservientes ao interesse externo kkkkkk porque ser patriota tem que ser entreguista né senão é taxado de subversivo comunista né kkkkkkkk

  5. Não estou entendendo nada.

    O que eu sei é que em Israel, existe uma diversidade religiosa muito maior do que em países árabes.

    Não sei aonde isso irá afetar as minorias??

    • querem criar o cidadao de 2 categoria la em nome de seu povo e deus e aqui no brasil e ocidente em nome do dinheiro e leis trabalhistas !

      • A única coisa que querem tirar aqui no Brasil é o pagamento COMPULSÓRIO do imposto sindical! 😀

        E vc sabe disso, sr. MAV….

      • os bestilizados estao a solta ! 1maluquinho nao retruca so fala quando achar que tem algo necessario para falar !
        porque se instigado sua FALTA de inteligencia se proliferam que nem ratos !

      • os bestilizados estao a solta ! 1maluquinho nao retruca so fala quando achar que tem algo necessario para falar !
        porque se instigados se proliferam que nem ratos !

      • O sr. deve estar muito irritado pelo emendão de feriado (que vcs chama de greve nacional rs!) não ter surtido efeito algum (a não para uma boa confraternização da ‘cumpanherada’ com direito à mortadela na chapa)..

        rs!

  6. “”projeto de lei de caráter constitucional que define Israel como um “Estado-nação judeu”, em um movimento que ameaça discriminar minorias.””
    Só rindo muito de quem é contra isso. Pois num país pulga que é Israel, ou melhor, um país muito pequeno, não devem existir minorias, pois qualquer grupo de mais de duas pessoas já fazem alarido e formam uma minoria pertubadora. Essa história de direitos exclusivos para certas minorias serve só para dividir o que não pode ser dividido, por já ser minúsculo.
    A questão não é “discriminar minorias” mas sim que não deve haver minoria nenhuma, deve existir é um único grupo nacional unido e forte nos mesmos valores, nesse pequeno país que é Israel.

  7. Não sou contra o povo Judeu,sou contra a xenofobia segregacional praticada pelo governo de Israel.
    Minha prima que mais gosto é Judia,Judia mesmo e não convertida.

  8. “Israel desenterra projeto de lei que cria Estado-nação judeu e discrimina minorias”

    Fonte: Reuters

    Mais uma “fake-news” antissemita da mídia globalista. Nada de novo no fronte. Segue o jogo.

Comentários não permitidos.