Voa o jato comercial chinês C919

O jato de passageiros C919 decolou do aeroporto internacional de Pudong em Shanghai nesta sexta-feira 5/5, em um voo inaugural de uma hora e 20 minutos.

A realização deste projeto simboliza o poder industrial de uma superpotência emergente e seu sonho de dominar uma nova era tecnológica.

Uma vista do interior do novo COMAC C919

O voo do C919 que levou 11 anos para ser desenvolvido, é o primeiro passo de Pequim em direção à independência da Boeing e da Airbus, uma vez que tenta substituir todas as 6.000 / 6.800 de suas aeronaves ocidentais a um custo de cerca de US $ 1 trilhão.

“A importância é enorme, é a primeira aeronave de passageiros de grande porte fabricada na China”, disse Xiong Yuexi, especialista em design de aeronaves na Universidade Beihang de Pequim, à Reuters antes do lançamento.

“Tem um grande impacto para o povo chinês e no mercado interno.”

A comemoração: membros da tripulação do primeiro voo do C919 celebram ao saírem da aeronave.

A COMAC fabricante do C919 está em processo de montagem da segunda e terceira unidades.

A empresa recebeu 570 pedidos de aeronaves de 23 clientes nacionais e estrangeiros, disse o jornal estatal People’s Daily .

As agências reguladoras de segurança na Europa, nos EUA e em outros lugares, ainda precisam certificar o avião antes que ele possa ser vendido fora da China.

Foto: 1°-  Andy Wong

Com informações do Mail Online

 

 

8 Comentários

  1. Mais um produto no mercado que certamente será muito estigmatizado no início, mas, se for bom terá seu lugar ao sol !
    Mas tenho uma dúvida que certamente será respondida pelos colegas.
    As turbinas dessa aeronave são chinesas ou importadas daqueles tradicionais fornecedores ocidentais?

    • ……….as turbinas desse avião comercial chinês são da marca CFM, uma joint-venture entre a SNECMA francesa e a GE Aviation americana….tanto a COMAC chinesa ,fabricante desse avião quanto as fabricantes russos do MC-21 da United Arcraft Corporation, um consórcio formado pela Yakovlev e a Irkutsk colocam turbinas americanas ou européias pra vender no mercado ocidental,porém deve tbm haver turbinas comerciais russas mas não sei se existem chinesas……………….

  2. Parece uma aeronave muito boa. A Boeing e a Airbus devem ter ficado de cabelo em pé pois o seu maior mercado (e maior do mundo também) tem um concorrente local que conta com incentivos governamentais e “patriotais” para fazer frente a esta dupla. Pelo preço ele já larga na frente, vamos ver se a assistência e garantias de serviços vão valer a pena, ainda lembrando que ele tem que ser homologado nos EUA e Europa para ser um competidor mundial.

  3. Acredito que num futuro próximo, quem voar no mercado interno chinês, terá grande chance de sentar em uma poltrona do C919. 570 pedidos, nada mau!

  4. Quando uma Emirates compra deles, ai eu passo a acreditar em um futuro pra aeronaves ching lings…

Comentários não permitidos.