Segurança Publica: General Carlos Alberto dos Santos Cruz vai mapear esquema de segurança no Rio

O general-de-divisão da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz – Givaldo Barbosa / Agência O Globo

RIO – Escolhido pelo governo federal para conversar com as autoridades de segurança pública do Rio, o General-de-Divisão da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz, de 65 anos, tem fama de ser um militar linha dura. Ele assumiu a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) no último dia 20 de abril depois de ser escolhido pelo ministro da Justiça Osmar José Serraglio.

O general tem na bagagem o comando de uma operação única na República Democrática do Congo: foi mandado para lá em abril de 2013 para caçar, prender e matar aqueles que o Conselho de Segurança da ONU considerava inimigos. Pela primeira vez, desde 1948, a ONU alterava o conceito de manutenção da paz para imposição da paz.

No Congo, à frente de 22 mil homens de 20 diferentes países e com um orçamento de US$ 1,5 bilhão, foi bem-sucedido. Segundo militares ouvidos ontem pelo GLOBO, o general foi lembrado pela ONU para atuar na África depois de outra operação espinhosa, desta vez no Haiti. No comando de 12 mil homens, foi mandado para lá em 2006 e ficou até 2009. Sua missão: tomar a favela Cité Soleil, um enclave de criminosos em Porto Príncipe, a capital do país. Foram quase dois dias de batalha, com baixas civis duramente criticadas por organizações humanitárias.


Segundo o Ministério da Justiça, o general está sendo enviado ao Rio para mapear a situação do estado e traçar um diagnóstico da segurança pública. Ontem, um dia após o Rio se tornar refém de uma guerra entre traficantes na Cidade Alta, em Cordovil, o Ministério da Justiça decidiu enviar, num primeiro momento, cem agentes da Força Nacional de Segurança e cem da Polícia Rodoviária Federal para o estado.

O general Santos Cruz é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e iniciou sua carreira militar em 1968, ao ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), onde concluiu o curso em 1970. Cursou a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), tendo sido declarado aspirante a oficial de Infantaria em 1974. Desde então desenvolveu uma extensa carreira.

Atingiu o posto de general de divisão de março de 2009 e no retorno ao Brasil, foi comandante da 2ª Divisão de Exército e subcomandante do Comando de Operações Terrestres. Passou para a reserva em novembro de 2012. Em seguida tornou-se assessor especial do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Fonte: O Globo

20 Comentários

  1. ……………….bem. tomara que o general Santos Cruz consiga fazer um bom trabalho,mas tem que levar em conta que TUDO não só depende dêle mas do apoio incondicional do Ministério da Justiça e da capacidade da tropa sob seu comando…votos de êxito…..

  2. Se deixarem ele trabalhar aí poderà ter uma luz pra a insegurança do Hell de janeiro,agora se houver interferência de ONGs,esquerdoPaTas,políticos e etc, protetores de bandidos.

    • Fato …
      Se Deixar o Respeitado General Santos Cruz e sua Equipe trabalhar.
      Resolve em menos de dois anos.
      Coloca as Ong – Direito Humanos – Politicos companheiros[as] de Escudo dos Soldados.
      Parabens ao Glorioso Exercito do Brasil
      Deixe os Homens do Verde Oliva trabalhar.

  3. Vamos falar a verdade amigo, o problema no Rio é epidêmico, uma epidemia de Insegurança Pública .Sabe, uma vez lendo um estudo norte americano sobre as causas principais sobre a desgraça que se abateu sobre o México, e entre elas estava lá : Corrupção e falta e / ou nulo trabalho de Investigação.
    Entende ? Não adianta botar soldado para passear de blindado , fechar as esquinas, trocar tiros com alguns traficantes, isso é enxugar gelo e politicagem.
    Já disse tantas vezes que não adianta dar paulada no rabo da cobra, tem que atacar a cabeça ou cabeças dela. Agora será que ninguém sabe quem são os patrões da droga no rio de Janeiro, as rotas usadas para abastecimento de armas , munição e drogas ??
    Se não sabem, terão que fazer um trabalho de investigação e inteligência, afora isso vão desgastar o nome do General gratuitamente.

  4. Reconheço toda espertiase militar dele mas experiencia militar não condiz com adequada doutrina de segurança publica para o RJ.
    Temos no RJ inumeros especialistas com curso superior em ciencias politicas com especialidade tanto militar quanto em segurança publica mais adequados.
    O RJ não precisa de demagogos e sim de investimento,adequação,capacitação,melhorias de meios e acrescimos nas policias.
    Aqueles que vinham com experiencia do Haiti apenas para dar descanso as tropas federais locais contavam nos dedos o dia e a hora de irem embora.
    É tudo bem mais profundo e muito mais complexo do que um massonico tyraidor entreguista pode sugerir.

    • Meu caro até concordo contigo, mas agora antes de se ter um retorno com tudo que dissestes ser necessário(caso efetuem estes investimentos), precisa se remediar o fato de por trocentos anos não o fazerem e a cidade estar tomada por milicias\facções. E particularmente acredito que se derem liberdade de ação ao general, o Rio será em breve uma verdadeira cidade maravilhosa. O cara é bom, joga duro.

      • Concordo que se derem carta branca ao General Santos Cruz, inclusive para operar as mudanças e os expurgos necessários no aparato policial militar e civil do Estado do RJ, ele resolve esta parada em uns dois anos.

      • Meu caro
        O Rio de Janeiro precisa é de mais policiais,mais armamentos,mais viaturas e tambem combater a banda podre dentro das policias.
        Militares não possuem espertiase de combate para com o trafico local. Temos nas policias do RJ pessoal capacitado familiarizado com a abrangencia do problema. Temos ate tropas federais locais acostumadas com o cotidiano da criminalidade.
        Não tem como o RJ reverter o problema de segurança publica sob intervenção fiscal e impedido de contratar e concursar.As milicias são em grande parte formadas por policiais bandas podres,bombeiros,agentes penitenciarios e vigilantes,mantidas e abastecidas por partidos politicos e politicos corruptos.
        O problema é bem maior e muito mais profundo do que podem imaginar.
        Precisamos aumentar o efetivos de nossas policias e dar-lhes condições operativas. Eles tem condições e capacidade de lidar com o problema e resolve-lo.
        Chega a ser desmotivante recebermos FNS melhor remunerada e ganhando gratificação por estar aqui e os nossos policiais trabalhando ate alem da carga horaria e impedidos de receberem horas extras.
        Eu quando falo que deveriam acabar com o militarismo Estadual e criarem Policia Estadual de carreira é em uma visão de melhorar a policia unificando-a nos Estados e dando melhor condições de trabalho com melhores remunerações. Quem não tiver estudo superior fica no policiamento ostencivo e com chances de qualificar-se e subir de carreira.
        O problema de segurança publica no RJ não tem comparativo e não tem ninguem mmelhor que a policia local para lidar com ele.

      • Me desculpe, mas isso é simplista demais. Pensar que mais policiais (viaturas, etc) vão resolver o problema do Rio é o mesmo que dizer que mais cozinheiros resolverão o problema da fome na África. Não é por aí. O problema é estrutural. Temos:
        -Uma legislação criminal leniente e ultrapassada;
        -Uma lei de execução penal benevolente;
        -Sistema prisional caótico;
        -Uma sucessão histórica de governos extremamente corruptos (Brizola , César Maia, Garotinho, Cabral, etc);
        -Controle ZERO de fonteiras, por onde passa até metralhadora 0.50;
        -Uma cultura popular baseada na lei de Gerson;
        -Todos os níveis de administração pública (executivo, legislativo, e judiciário) infiltradas por agentes corruptos ;
        -Uma crise econômica nacional sem precedentes (14 milhões de desempregados);
        Nessas condições a instituição de segurança mais corrupta do país (PMRJ) pouco podem fazer. Concordo que existem porções da corporação ainda íntegras, que seriam as mais indicadas para conduzir o processo. O problema é encontra-lás.
        Mas o general Santos é um passo na direção correta, pelo menos para um diagnostico (imparcial) e o desenvolvimento de plano de ação emergêncial.

      • Seria muito interessante tanto para a segurança publica quanto para as forças armadas a criação no complexo do alemão e tem grande area pra isso na instalação de um centro de instrução e treinamento de combate de guerra urbana. Ganhariam com isso as policias ganhariam em espertiase nossas forças armadas.

  5. Vamos ver se ele vai ter pulso pra tomar as providencias necessárias porque esse quadro caótico induzido por anos de porcarias canhotas que governaram aquele caldeirão de insurgências deixaram uma situação no hell de janeiro sui generis no mundo, onde coabitam interesses escusos do setor corrupto estatal juntamente com o terceiro setor da bandidagem, alargada com a mão da internacional desestabilizadora anarco-socialista… ele vai ter que suar a camisa e ter nervos de aço… e entre ser carregado por quatro ou julgado por dois, melhor escolher a segunda opção… FACA NA CAVEIRA !!!…

  6. as ongs de esquerda não irão deixa-lo trabalhar em paz, é o tal “direitos humanos” que na vdd é dos bandidos.

    sem contar a falta de verba, agora sim o General Carlos Alberto do Santos vai ter um verdadeiro teste de fogo.

    uma coisa é comandar algo pela ONU com bastante tropas e verbas, outra é no nosso Brasilzão, se fosse pra comandar alguma expedição de obras para copa do mundo até vai, pq ae não falta verba a propina come solta rsrs…

    mas vamos torcer pra ele coloca a casa em ordem no RJ, pq vai ser difícil

  7. Deixem o General Santos Cruz trabalhar sem interferência de ongs picaretas e sociólogos canhotos de araque, e ele vai reduzir as milicias, o Comando Vermelho, a ADA e o Terceiro Comando a um bando de ratos estripados em ratoeiras verde oliva.

    General Heleno presidente.
    General Santos Cruz ministro da defesa.
    Magistrado Sergio moro na Justiça.
    Olavo de Carvalho ministro da educação.
    Henrique Meireles ministro da fazenda.
    E vocês vão ver este país se tornar uma das 4 maiores potencias econômicas do mundo seja na ponta do lápis, ou na ponta da baioneta.

  8. Apoiadísismo,infelizmente para as coisas mudarem e esse país ser sério e funcionar,tem que ter dureza;chega de picaretas,falsos caçadores de marajà,”incomPeTentas,sociólogos de fala mansa,coronéis,ilusionistas,ídolos de pé de barro,melancias,falsos patriotas e etc.
    Pra não termos que chegar ao ponto de mudarmos com ferro,fogo e sangue.

  9. O cara pra qualificar um esquizofrenico como Olavo de Carvalho como referencia tem que possuir o intelecto menor que semente de nóz moscada.
    E ser um tipico analfabeto funcional kkkkkkkkkk

Comentários não permitidos.