Rússia propõe que Brasil integre missão de paz na Síria

Moscou, Teerã e Ancara tentarão criar zonas de exclusão monitoradas por outros países; grupos rebeldes são contra

Rússia, Irã e Turquia assinaram um acordo para criar zonas de exclusão na Síria e, assim, isolar grupos terroristas no país afetado pela guerra. Moscou propõe colocar países não envolvidos diretamente no conflito para fazer parte de operações de paz e o Brasil foi mencionado como alternativa, uma vez que a missão do País no Haiti está chegando ao fim. Além das tropas brasileiras, foram mencionadas como possibilidades as da Índia e de países do ex-bloco soviético, como o Cazaquistão.

Pelo projeto elaborado em Astana, no Casaquistão, apoiado pelo governo de Bashar Assad, quatro “zonas desmilitarizadas” seriam criadas e monitoradas por soldados de uma missão internacional.

Um fator que impede a concretização desse acordo é sua rejeição pela oposição síria. Os rebeldes alegam que as zonas de exclusão seriam indícios de que o país poderia ser dividido em zonas de influência entre iranianos, turcos e russos. As áreas estariam na província de Idlib, em Ghouta, no norte de Homs e na fronteira entre a Síria e a Jordânia. Atividades militares nessas áreas apenas poderiam ocorrer contra grupos considerados terroristas. 

Staffan de Mistura, o mediador das Nações Unidas para a questão da Síria, declarou que o acordo era “um passo na direção certa” e que anúncio era “de extrema importância”. As zonas de exclusão seriam usadas para permitir que pessoas possam se refugiar de conflitos e receber ajuda humanitária. A esperança do mediador da ONU é de que os primeiros passos comecem a ser tomados antes de meados do ano. Embora De Mistura tenha manifestado apoio ao acordo, qualquer envio de tropas ainda teria de passar pelo crivo do Conselho de Segurança da organização.

O presidente da Turquia, Recep Erdogan, indicou hoje que as zonas de exclusão teriam potencial para “resolver 50% da guerra”. O presidente dos EUA, Donald Trump, chegou a mencionar a possibilidade. 

Um dos problemas a ser superado se refere a quem monitoraria essas zonas. Assad rejeitaria qualquer envolvimento turco ou dos europeus, enquanto a oposição se recusa a aceitar tropas russas ou iranianas. Por isso, segundo fontes russas, a proposta de trazer tropas de países que, ao longo dos anos, adotaram uma posição de menor envolvimento na guerra síria, entre elas a do Brasil.

 O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que não houve nenhum comunicado ao País nesse sentido, mas que a tradição brasileira é “só participar dessas missões sob a égide da ONU”. Jungmann reforçou ainda que “essa decisão, caso se confirme a notícia, é do presidente Michel Temer”. Fontes no ministério da Defesa disseram ao Estado que há disposição para participar de operações internacionais.

Tropas. As Forças Armadas brasileiras mantêm cerca de 1.500 militares em dez diferentes missões da ONU. O maior grupo, com cerca de 850 soldados, está no Haiti. Equipes menores atuam em Chipre, Libéria, Timor Leste, Saara Ocidental, Costa do Marfim, Líbano, Colômbia, Equador e Peru. Ao longo dos últimos 70 anos, a participação do Brasil em mandatos armados das Nações Unidas mobilizou cerca de 68 mil homens e mulheres.

De acordo com um oficial do Exército, veterano das operações no Haiti, há um ano o governo fez saber à ONU da disposição de, após o encerramento do trabalho no Haiti, no segundo semestre, manter o envolvimento de tropas e recursos em novas missões de manutenção de paz e estabilização regional.  

Segundo o militar ouvido pelo Estado, o País não recusaria o envio de pessoal para o Líbano, onde a Marinha mantém um navio liderando a força-tarefa internacional que garante a segurança do Mediterrâneo na área sob jurisdição libanesa. O time participa da qualificação dos quadros navais locais e apoia ações de repressão ao tráfico de armas e de pessoas.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=_UmH0W-KdhY[/embedyt]

Caso pudesse escolher a missão, no entanto, a opção seria por um encargo no oeste da África, considerado estratégico. O cenário mais atraente seria a participação na Missão Multidimensional de Estabilização do Mali (Minusma), criada em 2013 pelo Conselho de Segurança para garantir a recuperação do país, devastado por conflitos externos e pela ação de dois violentos grupos jihadistas, o Ansar Dine, ligado ao Estado Islâmico (EI), e a Al-Qaeda no Magreb Islâmico. As Forças do Brasil ainda não têm experiência operacional nesse tipo de ambiente. / COLABOROU CARLA ARAÚJO

Fonte: ESTADÃO

45 Comentários

  1. Furada. Zona quente demais. As regras de engajamento dos capacetes azuis são restritas demais para esse tipo de TO.

    • De pleno acordo …. saiam fora dessa m..
      Antes de reforçarmos zonas de exclusão na Síria temos que primeiro criar zonas de segurança e paz em nossas grandes capitais e suas favelas tomadas por bandidos e traficantes mais perigosos que esses rebeldes…

  2. Já temos uma zona de conflito com rebeldes narcotraficantes e terroristas (——-) no Rio de Janeiro.Ocupação já de todas as favelas do RJ.
    __________________________________________________
    [ Comentário editado ]

    — Normas para participação e postagem de comentários.
    — Serão consideradas transgressões graves e passíveis de punições as seguintes quebras de regras:

    * Pratica, indução ou incitação de preconceito quanto à origem, raça, etnia, sexo, orientação sexual, cor, idade, crença religiosa ou qualquer outra forma de discriminação.
    — Plano Brasil
    Mais detalhes aqui: http://www.planobrazil.com/normas-do-pb/

    • Veio recheado do teu nazi-fascismo propagado em redes sociais e logo tomou um bumba do modera heim Alexandre Frota kkkkkkk

    • …………..realmente ali na Síria a bôca é quente e não dá pra encarar nesse momento da pacificação das favelas….porém é certo que a ONU um dia,no futuro, chamará o Brasil pra conflitos desse tipo….e o Brasil mandará tropa, tenho certeza…………….

  3. É nessas horas que se faz necessário um autêntico navio especializado em assalto anfíbio.

    É a missão para o NDM ‘Bahia’.

  4. libano e moleza se não o brasil rato malandro ja teria fugido do assunto na epoca ,quanto a síria so se os americanos mandarem ai o brasil capacho ,escravo yank aceita tranquilo

    • Perceba no artigo acima que são os russos a apontarem a ajuda brasileira e não os americanos.
      Concordo que somos influenciáveis e dependentes dos americanos, ainda, para muitas coisas, mas não somos pau mandados de ninguém. Estude mais sobre nacionalismo e FFAA.

      E, sim, nossa participação conciliatória e pacificadora entre oposição e situação na Síria é mais do que bem vinda.
      Não se esqueçam do brilhante trabalho de conciliação de opostos que era realizado pelo nosso falecido diplomata Sérgio Vieira de Mello, quando trabalhava no Iraque.

      • vivente se você sabe a historia do diplomata brasileiro morto no iraque por uma bomba na região chamada de área verde

        e que se especulava na época que ele o sergio vieria seria o novo precidente da ONU

        E naquela época cogitou que foi um ataque de falsa bandeira para matar o brasileiro

        você se lembra .

        melhor beneficiário estados unidos pois elegeram o coreano do sul um pau mandado que saiu recentemente
        alias o brasileiro nem era para ter ido para o iraque
        foi a maior casa de cabloco que fizeram para ele

        sobre o que o rogelessa falou concordo o brasil é pau mandado dos estados unidos

        não tem nada a haver por ser síria iraque ou qualquer coisa

        o governo que esta hoje segue a risca o que vem dos estados unidos segue ordens deles

        esquece esse papo de as forças armadas blabla bla

        ela ta na mãos do políticos e de estrelados falando em aposentadoria

      • Concordo com grande parte de suas colocações, principalmente com o chega para lá no nosso diplomata que tinha feito um bom trabalho no Timor. Foi tudo muito suspeito.

        Porém, quanto a questão dos gringos e suas coleiras…
        Precisamos agregar em paralelo, a forte influência e interesses da industria armamentista, pois nem tudo é Washington quem dá as cartas.

        Impedir a construção de uma paz permanente é de grande interesse para esse ramo econômico.

        Por isso a confecção da falsa bandeira pode ter saído de outras máquinas de costura, e não da dos gringos.

        Sds para os viventes da terra do solo sagrado.

      • O CS é o Clube de Cafagestes. Eles jamais aceitarão um membro não intervencionista que prega dialogo.
        Ali ou vc tem a bunda vermelha ou a bunda azul.

  5. Isso sim seria um teste de fogo !

    A zona é quente mas poderia ser um grande aprendizado para os homens do EB…

    A missão no Haiti foi uma missão Nutella,assim como é no Líbano,acho que ganharíamos muito em participar de uma missão na Síria,seja militarmente mas também humanitariamente.

    • Defuntos nao adquirem experiencia , o melhor a fazer eh deixar isto para naçoes com menos problemas internos , atualmente o Brasil tem serios problemas com facçoes criminosas apoiadas pelo PSOL ,PCdoB e PT , estes militares farao falta aqui , estaturma ai citada esta juntamente com o PCC e CV armando e treinando sem terras e indios preguiçosos para realizarem invasoes de terras produtivas , o DAESH eh fichinha se compararmos aos terroristas destes partidos !

      • defuntos podem nao adquirir experiencia, mas seu corpo e caixao podem ser enchidos de heroina. Uma pratica comum no exercito e marines norte americanos e ainda que nao li nada a respeito,eu creio que e uma pratica comum no exercito russo tambem, pela simples razao, que a Mafia das Mafias, a Mafia Suprema e a mesma nos dois paises. So nao vou dizer qual pais, mas posso afimar que nao e China..

      • E por falar nisso Jojo o consumo de heroina la nos States voltou a explodir.
        As cracolandias que eles criaram no Afeganistão agradecem.

      • O militante nazi desconhece a participação da extrema direita exterminadora genocida nas milicias paramilitares. O militante nazi apenas buscar embutir em tudo que vomita sua esquizofrenia fascistoide.
        Viva Pato Donald Trump o primeiro Aiatola Neo-Pentecostal Ocidental kkkkkkkkkkik

  6. Furada!! A Rússia quer ferrar o Brasil, por enquanto o Brasil não e alvo de atentados terroristas mas se mandar tropas para essa região pode ter certeza que passaria a ser, ainda mais com a nova lei da imigração que deixa o Brasil de portas abertas.

    Também acrescentar mais países no meio da confusão só faria piorar as coisas, certamente morreriam soldados, mulheres e crianças e ficaria naquela de um acusar o outro.

    • O Brasil tirando os escândalos,é bem visto na comunidade internacional,faz um bom trabalho no Minustah(Haiti) e na Unifil(Líbano) com os capacetes azuis,com certeza seria bem visto pelos sírios.

      Fomos bem recebidos pelos Haitianos,que ao contrário de nós,eram hostis aos franceses e americanos.
      Outro bom exemplo foi a UNMIT no Timor-Leste,que apesar de não ter levado um contingente militar teve êxito.

      Acho que o nível de periculosidade dependeria muito da região Síria…

      • Adriano, perfeita análise. O Brasil tem o perfil para a missão dados os lados mais envolvidos. Russia, Irã, EUA e a própria Síria e rebeldes.

        Pelo perfil das missões da ONU as tropas sob o comando dela ficariam em regiões menos quentes.

        A experiência seria muito boa. Para quem não acredito aconselho estudar a operação na avela de Soleil no Haiti e suas conclusões. Muito conhecimento foi adquirido ali.

        Mas há o custo político sempre.

  7. Que tal uma missão de paz na fronteira com o Paraguai e a Bolívia para impedir o abastecimento de bandidos? Ou então no Hell de Janeiro?

    Ou será que o EB servirá de justificativa para encher o país de terroristas como fizeram com os haitianos?

  8. Nem a ditadura militar Brasileira alimentava e não participava de intervencionismos.
    Isto sugiu na idiotia Lula querendo cadeira no CS e agora pode ser aceita pelos embusteiros entreguistas que não medirão esforços para se exibirem de submissos para os escravagistas.
    Deveriamos é usar nosso conceito perante as nações e promovermos um racha na ONU por uma comunidade de nações mais igualitaria onde o voto da maioria das nações decidiriam,

    • Concordo planamente, com cada ponto de seu comentário.
      Ta vendo como tomar os medicamentos corretamente ajuda?! 😀

    • Uma correção. A cadeira no CS é um desejo antigo do Brasil. O próprio envio de tropas à Italia na segunda guerra já tinha isto em mira.

      Um comentário; na minha opinião antes da ‘estabilização’ democrática dos anos 90 na America do Sul e fim da guerra fria havia pouco espaço para o Brasil atuar internacionalmente. Sem falar que o $$ era bem mais curto.

      • Brasil que durante a Segunda Guerra Mundial estava sob um regime semi fascista pro Eixo do Getulio Vargas so entrou na Guerra contra o Terceiro Reich porque foi pressionado pelos EUA.Havia ate Plano Militar elaborado pelo Pentagono para ocupar o Nordeste brasileiro. Os navios cargueiros brasileiros que foram afundados no litoral brasileiro. que a Midia brasileira como sempre a servico dos interesses dos imperialistas ianques disse ter sido or submarinos alemaes, foi operacao bandeira falsa, os nortes americanos os fizeram e disse ter sidos os alemaes. Nao existia ONU durante a Segunda Guerra Mundial e portanto nao vejo como o Brasil poderia estar interessado em uma vaga no seu Conselho de Seguranca.

  9. se preparem caboclada…as “forças ocultas” já estão tentando fazerem aqui fabricar pretextos para seus mercenários do Daesh promoverem incursões contra o Brasil futuramente caso o pt volte ao poder…pois o Lula lidera com ampla margem de vantagem até hoje todas as pesquisas feitas de intenção de voto…enquanto que as quadrilhas teleguiadas deles nem a terceira posição conseguem/chegam nas pesquisas…já estão preparando o cenário pra fazer aqui o mesmo que estão fazendo a Venezuela e a Síria…estão vendo que não conseguirão nos desmantelar por bem…então já estão tomando as providências para que sejamos desmantelados por mal…se não querem ser desmantelados por bem…serão desmantelados por mal…é este o cenário que estão preparando para nós…as células destes mercenários já estão instaladas e espalhadas por todo o pais…preparadas e prontas, só esperando pelo o pretexto ser fabricado…vão se preparando quando o pt voltar ao poder…

      • E não se esqueça de quem foi o 9 dedos que deu uma embaixada pro Hamas organizar a lavagem de dinheiro na tripice fronteira por aqui.
        Assim como não devemos nos esquecer que o Lixo do Aloísio Nunes (Mulherzinha do Lixo do Maringuella na juventude) do PSDBosta conseguiu aprovar um projeto de lei saobre imigração que torna o Brasil a casa da mãe Joana para “refugiados Jihadistas” com passaporte tão autênticos quanto notas de 3 reais>
        Agora só falta o velho raparigueiro do planalto sancionar esta porcaria.

    • O lugar o bêbado e na cadeia, e do cheirador de Minas também.
      e que se danem as “forças ocultas, buuuuuuh”

  10. Quem quer cadeira na ONU tem que ter cacife pra embarcar numa dessa uai !!!
    Mas que na Siria é tenso e o pau ta quebrando há é !!!!
    Ideal pra operar o Ndm Bahia com os helis,Clanfs e tal . Pede uns Apaches emprestados ou equipa os Sea Hawks com Hellfires para ataque .

  11. Só se for na condição de guaritas ou elementos usados para cruzar correndo os campos minados, ou/e ainda colocarem os peitos na mira do ISIS.

    Hilário que tem até torcida de uns já projetando o envio do Bahia…. Agrale…
    Daqui a pouco vem outros defendendo o envio de AMX_M, Astros, Fuzil Imbel, Sentir M20, Saber M200/60, sob o pretexto de testar o Made in Brazil .

    Galera. De boa.
    Vão querer um filme institucional com musiquinha patriotica de fundo, ao estilo States?

  12. Uma missão dessas seria ate interessante .. mas nem uma MB equipada temos ( era e ainda e uma dificuldade impar manter ou apoiar tropas no Haiti .. imagina na síria ) .. n temos”nada” q possa fornecer apoio minimo necessário pra uma missão do tipo … mt provável q a dita missão seja integrada por tropas Chinas(criaram uma tropa especifica pra missões da ONU ) e ate indianas … a proposta Russa n e novidade .. volta e meia países lembram do Brasil pra missões do tipo … e natural . tecnicamente somos uma ”potencia” media ”independente” .. ”pacifista” .. ”’teoricamente’ sem ligações com qualquer organização militar .. como por exemplo a OTAN

  13. Seria um o belo aprendizado para o exército brasileiro ,no brasil é muito fácil ser do exército que vivem só arrumando a cama e calçadas em rodovias pelo brasil a fora .

  14. Bom se mandarem está na hora de vermos quais são as blindagens adicionais do Guarani inclusive a já citada tipo gaiola.
    Também será um ótimo aprendizado de como montar uma base central resistente a atentados. Sugiro que tudo seja feito em contêineres, alojamento e demais dependências, e usar os sacos de cascalho igual no Afeganistão para fazer o muro da base.
    Se formos mesmo para lá será um ótimo aprendizado, mas a que custo (de vidas) isso será? espero que não muitas, por que sempre tem-se vidas perdidas.
    Que não falte nada a nossos soldados para cumprir suas missões e mantê-los vivos.

  15. Hâh-hã, dai eles ficam junto com os yankes anos só bombardeando, e na hora de por os coturnos na terra querem “sangue latino” na linha de frente?
    Digam para estadunidenses, chineses e russos arrumarem outros para serem seus bucha de canhão nos seus joguinhos de guerra.

      • Tá! Vou explicar para vc “profesô de filusufia”:
        Eu estou pouco me lixando para russos e estadunidenses, por mim eles poderiam se aniquilar em uma guerra nuclear e irem todos para os quintos enquanto eu assisto na TV comendo pipoca.
        Satisfeito?

  16. O Brasil foi a primeira nação a defender o não intervencionismo e a resolução dos problemas atravez do dialogo na ONU.
    Depois do advento BRICS a Russia e a China passaram a defender a bandeira da multiplicidade,da multipolaridade que é a essencia daquilo que a diplomacia Brasileira propunha em sua posição de não intervencionismo.
    Nossa ditadura militar acompanhou esse posicionamento diplomatico e agora os entreguistas nazi-fascistas estão querendo jogar toda essa luta e suas conquistas na lata do lixo.

  17. O cara acredita que Ciro gomes é um ser pensante é menos pensante que ele… rsrsrssrsrsssssss… essa ezquerdopatia lulificada na bestialidade é uma brasa… mora ???… rsrsrsrssss… melancius melanciats…

  18. O Brasil, como sempre, gastando a pouca energia que tem com problemas dos outros… tinham que gastar essa energia toda é nos morros cariocas e passar aquele inferno a limpo… o hell de janeiro é um caso a parte no país… deixaram as favelas tomarem conta de toda a paisagem intrincada fluminense e agora pra desentocar as pragas tem que por muita gente direita em risco… o Rio é um caso de GUERRA ASSIMÉTRICA PERPÉTUA… não se resolverá com mimimi coitadista e nem com boçalidades politicamente corretas… é no AÇO… mas de forma inteligente… com muito levantamento de informações e ações cirúrgicas que visem não fazer prisioneiros… mas se depender da canalhada esquerdopata miguxas da bandidagem, o Rio não terá conserto… e dispenso cadelices conspiratórias das nádegas esquerdas e seus xororos anarco/monarquistas…

Comentários não permitidos.