“Os seres humanos terão que abandonar a Terra em 100 anos se quiserem sobreviver” – Stephen Hawking

Stephen Hawking fez um alerta seríssimo: a humanidade deveria estar pensando seriamente num plano para fugir dos problemas que estão por vir.

O físico teórico, considerado uma das vozes mais importantes da ciência, adverte que o futuro dos seres humanos está no espaço, e que devemos pensar em colonizar outro planeta, se quisermos sobreviver.

Para ele, o grande inimigo que nos expulsará do planeta não é apenas a mudança climática, mas também a Inteligência Artificial (IA), que define como “a melhor ou a pior coisa que pode ter acontecido para a humanidade”.

Em relação ao lado positivo desta criação que está revolucionando o mundo, o físico assegura que ela pode nos ajudar a enfrentar as doenças e a pobreza, e também pode servir para desfazer alguns danos causados à natureza, em decorrência da industrialização.

No entanto, ele alerta que devemos nos preocupar com a possibilidade de que “as empresas com fortes Inteligências Artificiais e grandes volumes de informação, implementem suas habilidades e recursos com más intenções”. Além disso, outra preocupação é “que tipo de educação poderemos oferecer quando a IA substituir os humanos numa grande quantidade de trabalhos realizados pelo homem, atualmente”.

Para o cientista inglês, a inteligência artificial poderia ser a nossa ruína se as máquinas se levantassem e nos alcançassem na corrida evolutiva. É isso que ele assegura na série de documentários “Expedição Terra Nova”, que o canal de televisão BBC vai começar a transmitir, conforme informa o The Sun.

Stephen Hawking já havia expressado estes medos na terceira edição do ‘Festival Starmus’, que foi celebrado em Tenerife, Espanha, em setembro do ano passado, e que contou com a sua presença. No evento, ele garantiu que “não poderemos sobreviver sem abandonar nosso frágil planeta”, e indicou que a mudança climática era a grande inimiga da humanidade.

Foto: © Flickr/ Lwp Kommunikáció

WTB

Fonte: YAHOO

45 Comentários

    • Existem os dutos de lava e lá poderíamos viver. Só precisamos controlar a fusão termonuclear. Esta sim é a tecnologia chave que nos permitirá viver onde quisermos.

      • Hum , vejamos se entendi ; Defecamos e envenenamos nosso planeta , a populaçao humana cresce como ervas daninhas , consumimos recursos naturais com total despreso pela sua utilizaçao racional , cultivamos guerras e colecionamos armas de destruiçao em massa , para a natureza o homem eh um MIDAS inverso , tudo que o humanos toca vira merda , esgotos ,desmatamentos , poluiçao atmosferica e luminosa , e algum iluminado sugere que a humanidade mude para um planeta esteril ,kkkk, usando fusao termonuclear ,kkkkk , nao tem jeito cara-palida , a extinçao eh o futuro que aguarda o HOMEM , as pessoas podem ter uma falsa sensaçao deque ouve avanços tecnologicos consideraveis nestes ultimos 150 anos , mas ha cientistas que afirmam que oque houve realmente foram avanços HORIZONTAIS ,ou seja , toda tecnologia que eh considerada de ponta hoje , foi descoberta e testada no minimo a cem anos atras , nao houve avanços verticais na area de exatas ( area que poderia criar meios para povoarmos outros planetas ), recentemente com novos programas de computador e telescopios atuando fora da atmosfera ,descobriu-se que a certeza da velocidade da expansao do universo estava ERRADA ,buracos de minhocas ,dobras e outras TEORIAS continuam como teorias a mais de 60 anos , nao haverah tempo habil para cairmos fora desta joia transformada rapidamente em latrina pelos seres humanos , a exatas teve um inicio similar a um disparo de fuzil , explodindo ,acelerando e agora vivemos no tempo da desaceleraçao , avanços horizontais ,e pra finalizar , boa parte de recursos destinados para pesquisas de cunho futuristas , estao sendo destinadas para resolver problemas,resolver nao , remediar , adiar , problemas atuais ! Os aceleradores de particulas e as sondas interplanetarias ora procuram por formas de produzir energia mais barata , ora procuram por minerios que podem ser transformados em energia , ou seja , sempre priorizando a vida confortavel , consumidora e suicida , entao macacada ,ja era , agora eh nossa vez , segundo cientistas esta serah a quarta grande extinçao em massa e tamu nela , que delicia , um suicidio coletivo !

      • Nao se desespere Terapode, no centro de nossa galaxia existe um enorme buraco negro que estsa engolindo todas as estrelas e planetas que existem nela. Se e a terra, se e Marte, Plutao, ou um outro planeta em torno de uma outra estrela, vao tudo desaparecer nesse buraco negro. Isto da conforto e esperanca. Nao e preciso ser negativista.

      • Porra meo! Que pessimismo! Sobrou alguma coisa em seu estômago embrulhado? Até entendo que a situação nacional não está pra peixe, mas vamos apostar no melhor para a humanidade. E não é verdade que os avanços da ciência e da tecnologia foram apenas horizontais.

      • Gostei teropode;

        De todos que li, este foi seu melhor comentário. Um dos únicos a fazer sentido para mim.

        Abraço;

  1. Estranho so isso 100anos o ser humano e um desastre mesmo por isso todo mês tem uma matéria da nasa de planetas exoplanetas,anã ,pesquisas tai um dos motivos de muita gente questionar que a cada dia a nasa vem com uma noticia ,e os meteros,e a suposta historia do planeta 9 nibiru,hercobolus,planeta x de que algo forte esta influenciando o cinturão kuiper

  2. Mas como seria isso se o próprio ser humano diz que não tem tecnologia para daqui a 100 anos viajar mais rápido que a velocidade da luz,e também o fato de que se tem um planeta habitável sera difícil chegar nele ???????????? são perguntas que nem froid explica so Deus sabe futuro da humanidade amem que Deus tenha misericórdia dos pobres humanos

    • Você de longe imagina que já conhecemos toda a ciência e que com o passar do tempo só iremos aprender detalhes da natureza? Existem estrelas, pequenas anãs vermelhas, que vivem há bilhões de anos mais que o Sol e muitas delas devem ter planetas rochosos na zona “cachinhos dourados”. Portanto, podem existir planetas bilhões de anos mais velhos que a Terra com civilizações milhões de anos à nossa frente. Lembre-se que a Relatividade nunca estará errada, porém ela está conectada ao nosso estado tecnológico atual. A evolução tecnológica futura levar-nos-á a novas extensões de toda nossa ciência atual e aí como prever o que virá?

      • Vc nao mencionou o s milhares de anos LUX , mesmo que o homem consiga viajar neste velocidade ( somente enrgia consegue atualmente tal proeza )iriamos levar no minimo mil anos nesta viagem , nao ha como comprovar que a RELATIVIDADE nunca estara errada , boa parte dos consensos foram questoes fechadas por “acordos” cientificos, das teorias levantadas no apice destes pensamentos , nao se concluiu nem 5% destas teorias , a ciencia atual com suas teorias ,conclusoes e reavaliaçoes nao esta MUITO longe das ideias FILOSOFICAS Gregas de 2300 anos atras !

      • Olavao, o homem da religiao que pratica a suruba homosexual. Never mind, vao tudo desaparecer no buraco negro que existe no centro da galaxia, da via lactea.

      • Veja (desculpe o palavrão!) GRAVITATION, Misner,Thorne and Wheeler, p.412 Box 17.1 o que eles tem a dizer acerca de teorias físicas que se complementam e nunca estão erradas, mas que se estendem através de uma rede de princípios de correspondência. A mecânica de Newton NÃO está errada, apenas não se aplica quando se faz medidas no domínio do nano, à velocidades elevadas, em sistemas referenciais muito extensos na presença de campos gravitacionais (mesmo fracos) ou em objetos muito densos e compactos (estrelas de neutrons e buracos negros).

    • E ele nao TERAH , se ele existir realmente ,ele aguarda este momento com grande ansiedade , a Biblia deixa isto bem claro e ponto final , e caso ele nao exista realmente , tamu ferrados do mesmo jeito ,kkk, ai eque nao podemos contar nem com misericordia ,kkkk, bicho eh extinçao e pronto !

  3. A caçada pelo Planeta Nove, um objeto hipotético do tamanho de Netuno além de Plutão, tem agitado a comunidade científica desde o ano passado, quando dois astrônomos da Caltech defenderam a ideia. Esses intrépidos cientistas, Mike Brown, melhor conhecido como o cara que “matou” Plutão, e Konstantin Batygin estão atualmente liderando uma busca por esse gigante escondido. Recentemente, uma rede de cientistas cidadãos seguiu o exemplo. O problema, é claro, é que ainda não o encontramos. Então o que será necessário?

    No ano passado, Brown e Batygin pareciam bem confiantes de que encontraríamos o misterioso objeto alguma hora nos próximos anos. Desde o começo, sua defesa de um novo planeta foi recebida com ceticismo, já que os astrônomos (entre outras pessoas) têm defendido a ideia de um “Planeta X” há anos. Ainda assim, a demonstração dos pesquisadores de que um planeta massivo pode ser responsável pelas órbitas curiosas de seis objetos conhecidos no Cinturão de Kuiper motivou a comunidade científica a levar mais a sério a ideia do Planeta Nove.

    “Se você disser ‘nós temos provas do Planeta X’, quase qualquer astrônomo dirá ‘de novo isso? Esses caras são loucos’. Eu diria também”, Brown falou à Science Magazine, em janeiro de 2016, logo após a pesquisa detalhando suas hipóteses ser publicada. “Por que isso é diferente? Isso é diferente porque dessa vez estamos certos.”

    Durante o ano passado, Brown e Batgyin expandiram seu time de pesquisa e, atualmente, estão se equipando para observações no final do ano. De acordo com Brown, o “lado errado do céu” é para cima agora, o que quer dizer que a parte do céu onde o Planeta Nove pode estar só é visível durante o dia, o que é bem inconveniente quando você está tentando fazer uma descoberta em ciência planetária.

    “O que nós ficamos a maior parte do ano passado fazendo foi tentar uma combinação de modelos em computador e olhar para os objetos reais no sistema solar e realmente descobrir onde ele está”, Brown disse ao Gizmodo. “Temos uma região modestamente precisa de onde procurar. É cerca de 800 graus quadrados de céu, que é uma área bem grande de céu, mas é melhor do que ter que olhar a coisa toda.”

  4. Outra ajuda para os caçadores de planeta é que sua rede de apoio é imensa. Em um novo projeto chamado Backyard World, uma rede de cientistas cidadãos pode olhar através de muitos filmes de “flipbook” feitos de imagens capturadas pela missão Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), da NASA, com a esperança de achar o Planeta Nove, que os astrônomos dizem que deve ser um pouco azulado.

    “Estou muito otimista de que vamos conseguir achá-lo logo, já que temos tanta gente procurando por ele”, Brown afirmou. “E fizemos um trabalho muito bom de saber onde procurar.”

    “Por que isso é diferente? Isso é diferente porque dessa vez estamos certos.”

    Ainda assim, nem todo mundo está confiante de que o Planeta Nove seja encontrado tão cedo ou que sequer exista. Um novo estudo de um time de cientistas na Queen’s University, em Belfast, defende que a descoberta de um pequeno planeta chamado 2013 SY99, que em sua trajetória mais próxima está a 50 unidades astronômicas de distância (uma unidade astronômica é a distância da Terra ao Sol), pode tirar nossas esperanças de descobrir esse planeta. Depois de fazer modelos de computador do sistema solar, os pesquisadores concluíram que, se o Planeta Nove existisse de fato, ele provavelmente teria alterado a órbita do SY99 tanto que nós não conseguiríamos vê-lo.

    “Modelos de computador de fato mostram que o Planeta Nove pode ser um vizinho hostil a planetas pequenos como o SY99: sua influência gravitacional mudaria drasticamente sua órbita, jogando-o para longe do sistema solar completamente, ou alterando sua órbita tanto que nem conseguiríamos enxergá-lo”, Michele Bannister, autora do estudo, escreveu no site The Conversation. “O SY99 teria de ser um de um enorme conjunto de pequenos mundos, continuamente sugados e arremessados para fora pelo planeta.”

  5. Bannister disse ao Gizmodo que, embora as descobertas do time não tenham desacreditado completamente a ideia do Planeta Nove, ele deixa a legitimidade desse mundo hipotético abalada.

    “O Planeta Nove é uma ideia divertida, é empolgante, mas está levando um pouco de crédito demais no momento”, ela falou ao Gizmodo. “Nós temos esse problema interessante… então essa solução radiante aparece na hora e é chamada Planeta Nove.”

    Brown, por sua vez, leu a pesquisa de Bannister e disse que ele e Batgyin haviam previsto que astrônomos encontrassem objetos iguais ao SY99. Ele disse que descobrir esses objetos na verdade ajuda a ideia de que o Planeta Nove está por aí.

    “Sinceramente, se eu pudesse controlar o futuro, eu gostaria que um desses projetos de cientistas cidadãos encontrasse o Planeta Nove.”

    “A razão inicial de acreditarmos inicialmente que o Planeta Nove existia, e existem muito mais motivos agora, é que os objetos mais distantes do Cinturão de Kuiper estavam nessas órbitas excêntricas que apontam todas na mesma direção”, ele disse ao Gizmodo. “Uma das coisas que dissemos quando anunciamos isso um ano atrás era que ‘nós prevemos que, conforme continuemos a encontrar mais e mais objetos distantes do Cinturão de Kuiper, eles também sejam empurrados nessa direção’. Então estivemos esperando pela chegada dessas descobertas, e essa está exatamente onde foi prevista.”

    É tão raro que existam discussões planetárias tão deliciosas quanto essas sobre o Planeta Nove. Mas, sério, se esse planeta está por aí, é apenas questão de tempo até alguém encontrá-lo. Brown espera que seja um dos cientistas cidadãos.

    “Eu os amo”, ele disse. “Sinceramente, se eu pudesse controlar o futuro, eu gostaria que um desses projetos de cientistas cidadãos encontrasse o Planeta Nove. Seria divertido eu mesmo encontrá-lo… Mas seria legal se conseguíssemos encontrar novas formas de encontrar essas coisas, como usar o poder dos cientistas cidadãos e da análise de dados. Eu adoraria essa história.”

    Imagem do topo: Caltech/R. Hurt

    • Como eu disse lá atrás se uma civilização tiver controlado a fusão termonuclear, um planeta rochoso, mesmo longe de sua estrela mãe, pode sustentar uma pequena civilização avançada em seus tubos de lava. Vou mais além: um planeta errante (sem estar ligado gravitacionalmente a uma estrela) serviria, perfeitamente, como nave espacial.

  6. Tudo que este presunçoso fala os tapados acreditam!…Impressionante como qualquer bobagem que este cara fala as pessoas levam como verdade absoluta e inquestionável…ele quer aparecer ai fala estas asneiras e a mídia o coloca em evidência….esse pseudo cientista que só sabe escrever livrinhos que nenhum físico de verdade leva a sério só sabe fazer declarações idiotas…Albert Einstein era o cara… um físico excepcional que revolucionou a ciência…esse camarada ai é um fanfarrão que só fala absurdo que não pode comprovar!!!…Não se fazem mais Gênios como antigamente…

    “DEUS não joga dados.”

    “A VERDADEIRA ciência COMPROVA a existência de DEUS.”.

    “A ciência sem religião é manca. E a religião sem ciência é cega.”

    Saudades de Albert Einstein …

    • ué o Lula disse que é a alma mais honesta viva nesse país, e tem tapado que acredita rsrs.. tem tapado em tudo que é lugar meu caro.

      até tapado que ainda acha que FHC é de direita, tem tapado que acha que foram os americanos que roubaram a Petrobras, que deram dinheiro público para os empreiteiros aki do Brasil, e tem tapado que acredita nesse físico ae.

      tapado por tapado, esses que acreditam nessas bobagens científicas, ainda fazem menos mal a humanidade, do que esses tapados políticos que são cúmplices das falcatruas deles.

      Se mandasse para o espaço os tapados políticos, principalmente os de esquerda, acho que o mundo seria bem melhor, ou vamos dizer assim, menos pior.

      • A física teórica utiliza modelos matemáticos e conceitos físicos, juntos com técnicas de dedução como a lógica e a análise crítica com o objetivo de explicar de modo racional e prever os fenômenos físicos.

        Ele não precisa provar nada..

        No mais o Alessandro desmascarou bonito o pelego maquina troll.

      • Os dazisquerdas, para poderem afrontar o modelo clássico de filosofia cristã tentaram alçar o pensamento francês de 200 anos atrás ao mesmo nível do pensamento platônico… como se fosse possível a uma simples metodologia, também chamada “ciência” abarcar toda a profundidade do pensamento humano… deu no que deu… um vazio que azisquerdas não conseguem entender e nem se desvencilhar… é um pensamento natimorto… sem alma não há vida… deixem que ardam na esquizofrenia ateísta deles… jamais entenderão que a obra se molda ao criador e não o contrário… é que azisquerdas jamais tiveram um TOMÁS DE AQUINO… azar o deles… 🙂

      • Pois pode me incluir na enorme legião de tapados que acredita no Lula e vota nele. Tem mais, Lula não é e nunca foi comunista. A esquerda a qual Lula pertence é a mesma que criou o estado de bem-estar-social europeu ocidental, ou seja, capitalismo com regulação do mercado por parte do estado e distribuição de renda a mais homogênea possível.

      • Completando: tive um contato razoável com a filosofia e sou católico praticante. Portanto, não vai ser fácil me acusar de comunista. Ou será que tem gente por aqui que acusa o Papa Francisco de comunista? Sabem a história das revoluções russa e francesa para sequer imaginar que a Igreja Católica possa ser comunista?
        Por favor joguem fora esta etiqueta porque ela está por demais rota!

    • é engraçado como neste pais se inconformam, se revoltam e fazem protestos apenas contra os corruptos do partido rival…com os corruptos do partido que militam fazem vista grossa e abafam…nunca falam/citam nada dos partidos pilantras que militam…a falta de vergonha na cara deste pessoal é tão grande que negam que militam pra estas quadrilhas…pois são mais sujos que o Rio Tiete…mais envolvidos em corrupção e maracutaias que os petralhas…

      • partido rival ?

        eu não tenho partido, só coloquei pra vc que há tapados de todos os tipos.

        só uma coisa eu sou do contra, eu sou anti esquerda declarado, pois a maioria são lixos e vem destroçando o Brasil e parte do mundo, com o socialismo de araque.

        mas eu concordo contigo numa parte, o povo precisa mesmo se revoltar com outros partidos que vem fazendo o cidadão de otár#$, mas não se preocupe, temos a CUT e os movimentos sociais pra nos “representar” nessas horas, afinal eles são os “trabalhadores” rsrs…

    • KKKKK, vc ta surtando , na decada de 70 provaram que deus joga dados sim, o alemao estava errado , ele afirmava que era impossivel uma particula A localizada na terra estar quanticamente relacionada a uma particula B na lua por exemplo , um jovem cientista fez experiencia e compravou que isto , o problema do alemao era a sua impafia , um GENIO , mas com um genio arrogante do capeta , apos dizer esta frase ele completou com outra , muito desrespeitosa em relaçao ao cientista que teorizava sobre a correlaçao quantica !

    • pseudo cientista? eu tentei ler seu primeiro livro, que se tornou best seller, fui ate o fim, mas entendi muito pouco. A nao ser uma pessoa que estudou fisica, matematica pura e aplicada, e astronomia, pode estar em condicoes de julga-lo, nao e o meu caso. Agora eu creio, que tanto ele, como qualquer outro cientistas, quando abre a boca para falar materias fora de seu campo professional, pode falar besteira, ainda que eu nao creio que seja caso aqui.

      • Se vc não entendeu a curvatura do espaço tempo pela massa não tem condições de julga-lo… ele foi um gênio sim… muito além de seu tempo… não era um grande matemático mas tinha uma capacidade de análise e observação inegáveis… sem contar a alta perspicácia em criar modelos físicos e teóricos de fenômenos naturais que nós nem ainda havíamos observado… análise ad hominem são desprovidos de razoabilidade, senão vindo de figuras sabidamente voltadas para a desinformação do site… coisa deplorável…

    • Também não gosto muito dele, prefiro ler o que o mestre dele Roger Penrose escreve. Este sim, na minha humilde opinião é o físico mais completo atualmente vivo. Leiam The Road to Reality, que é uma síntese de tudo o que ele fez recentemente. O que eu não gosto do Hawking é que ele virou um apóstata das religiões, tipo Richard Dawkins, e que a mídia o incensa bastante. Como tudo o que a mídia incensa para mim não presta, dai minha antipatia. Entretanto, Hawking teve uma sacada de mestre que foi a termodinâmica dos buracos negros e isso é inegavelmente algo importante na teoria da gravitação

  7. Não conhecemos nem um quarto de nossos oceanos e já pensam em mudanças? Deveríamos parar de poluir e estragar a natureza com nossa ganância e deixa-la seguir seu curso. O progresso e tecnologia é de extrema importância porém as mazelas sociais e ambientais são fruto da ignorância, egoísmo e ambição desmedida.

  8. Stephen Hawking se esqueceu de citar duas coisas que também estão ajudando a naufragar a humanidade, e que reforçariam em muito sua tese:
    – O consumo de enorme quantidade de entorpecentes, e que só aumenta.
    – As redes sociais eletrônicas, que cada vez se mostram mais anti sociais. Elas estão individualizando o ser social que o homem sempre foi. Tem futuro uma humanidade individualizada? Provavelmente não. Pessoas sem famílias, irmãos, amigos, teriam forte preocupação em apertar o botão atômico? Provavelmente não.

    • Vivente ao falar que uma humanidade individualizada nao tem futuro voce esta se revelando como um cripto comunista. Cuidado Zem Ninguem pode prende-lo chegar a borracha, ate vc se confessar.

      • Aqui vc tocou num ponto crítico:
        O homem é um ser social desde sua origem como individualidade frágil perante a natureza.
        Mas a comunidade em que vive deve ser meritória. Ela continua sendo o resultado da cooperação de todos, não contradizendo suas origens sociais, porém, a cada indivíduo é dado um retorno material de acordo com seus méritos pessoais intrasferíveis, e não por simples ligações e alianças de favorecimentos.
        Imagina um índio que não sabe atirar flechas sendo elevado a guerreiro, por ter boas amizades, ora isso não existe. Há não ser claro na cabeça safada dos socialistas, que deturparam o homem social e a coletividade.
        Este é um erro grave do socialismo, misturar o indivíduo social com coletividade. Como se coletividade fosse espelho do homem social. A coletividade mesmo sendo formada por seres humanos sociáveis jamais alcançará homogeneidade, pois cada indivíduo é repositário de qualidades únicas e passível de recompensas únicas.

        Então,
        Um homem não social, individualista, vai contra a própria origem natural de nossa história.
        Perceba, que estamos chegando num ponto, em que vemos inúmeras relações afetivas com pets acontecendo, algo irracional por parte do homem, que vira as costas para seus iguais e se volta para um ser irracional. Sua individualidade extrema o está a fazer irracionalidades sociais, ou seja, um comportamento social irracional e altamente contraproducente. O presente já mostra sinais preocupantes disso, e o futuro certamente muitas nuvens de tempestades apocalípticas.
        Sds.

  9. Já se o Stephen Hawking viesse ao Brasil essa data cairia para 10 anos e a inteligencia artificial no discurso dele seria substituído pelos políticos.

  10. Esse Hacking é um falastrão. É muita mídia e pouca ciência.

    Afinal de quantas, em que esse cara contribuiu mesmo, além de escrever um livro medíocre mas que caiu no gosto da mídia?

Comentários não permitidos.