Brasil: Satélite de comunicação é lançado com sucesso

Satélite será o primeiro operado pelo governo. Além de garantir comunicações militares seguras, ele levará internet a regiões remotas. Este é o maior investimento do programa espacial do país nesta década.

Lançamento da empresa Arianespace em junho de 2016

O Brasil lançou nesta quinta-feira (04/05) seu primeiro satélite geoestacionário para defesa e comunicações estratégicas, o maior investimento do programa espacial brasileiro nesta década. O lançamento foi feito do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

O centro de controle da empresa lançadora de satélites Arianespace considerou a decolagem um sucesso. Depois do lançamento, o satélite foi separado do foguete que levou o equipamento para o espaço. O satélite levará cerca de dez dias para alcançar sua posição final.

Após testes, o controle operacional do equipamento, que é o primeiro deste tipo a ser operado e controlado pelo governo brasileiro, será repassado para as Forças Armadas. O satélite, além de permitir comunicações militares seguras, deverá expandir o acesso à internet rápida para locais do país onde há pouca infraestrutura.

Foto: @Arianespace

Com 5,8 toneladas e 5 metros de altura, o satélite ficará posicionado a 36 mil quilômetros de altitude e cobrirá todo o território brasileiro e o Oceano Atlântico. Ele deverá operar por 18 anos.

O satélite vai operar nas bandas X e Ka. A primeira é uma faixa de frequência destinada exclusivamente ao uso militar, correspondendo a 30% da capacidade total do satélite. Já a banda Ka será usada para comunicações estratégicas do governo e implementação do Plano Nacional de Banda Larga, especialmente em áreas remotas.

A construção do satélite foi autorizada em 2013 e contou com um investimento de 2,7 bilhões de reais para sua operação. O projeto é uma parceria entre os ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O equipamento foi adquirido pela Telebras e construído pela franco-italiana Thales Alenia, que aceitou transferir a tecnologia ao Brasil.

Fonte: DW

 

 

 

46 Comentários

  1. Foi restabelecida a situação de antes de FHC ,pois ele passou todos os Satélites brasileiros a capitais estrangeiros ,mesmo com os militares pedindo que os mantivessem nas mãos do Estado !!

    • Um traidor entreguista que quis ate entregar as 200 milhas nauticas e Alcantara e foi contido pelo congresso.
      So tem fdps.

      • eu acho se fosse esse congresso de agora passa tudo

        e para falar do satélite
        vocês lembram quem desdenhou

        os mesmos de sempre

        infelizmente tudo que esta ainda acontecendo veio do governo anterior

        significa que as maldades desse governo ainda nem apareceram totalmente

        o satélite eles já querem ate privatizar

    • “a Direita Nacionalista morreu com Vargas. Agora, temos essa turma de Chicago Boys a controlarem novamente nosso povo e economia”

      L.F.

      • A Máquina Troll- realmente a direita esta comprometida, mas o que você sugere? Deixar Lula no poder? Quais as alternativas que temos? A direita esta comprometida, porem o que você me diz da esquerda, que enfiou o Brasil onde esta hoje, que montou um esquema de corrupção jamais visto. O que eu penso, é que temos que parar de apadrinhar políticos, afinal pelo que está parecendo são todos farinha do mesmo saco.

      • Concordo em parte Daniel mas não se esqueça que não foi o Lula que criou ou inventou a corrupção,ela ja estava institucionalizada no sistema e a maiore prova disso é a justiça eleitoral que torna o caixa 2 licito.

      • Lula e seu parceiro Marcelo Odebrecht não inventaram a corrupção, mas a elevaram de patamar, um para se perpetuar no poder e o outro para auferir grandes lucros.

  2. ALELUIA!!
    Tomara que seja o início, para valer, de NOVAS FFAA-BRs.
    Também… Precisamos urgentemente de nossos próprios lançadores, nem que seja para órbita baixa, para lançamento de nossos satélites espiões de imagens. Nem que seja apenas do Atlântico Sul e o que se passa 24h, em todo o espectro, na suas águas.
    Chega de tanta dependência estrangeira em pleno século 21.

    • kkkkk diga isso para o Temer e cuidado com as lombrigas nazi-fascistas caraveleiras da dependencia,vão te marginalizar de cominista kkkkkk
      Hoje patriotismo é entreguismo e destoar disso é comunismo.

      • Um exemplo bem claro desse ainda vivo colonialismo (lombrigas nazi-fascistas caraveleiras da dependencia) é simplesmente não termos construído uma metalúrgica especializada no nossos metais raros. É incompreensível que com tantas universidades, engenheiros e doutores, ou seja, com base técnica capaz, os exportamos no estado bruto deixando de alavancar seu preço. Absurdo!
        Pois vender pedra bruta (pelo Brasil já bem industrializado) é o resumo do atraso, ou dependência mantida através de muitas malas pretas. Nióbio etc vendidos brutos sinal de muito, mas muito, entreguismo em Brasília.

      • O descaso publico no Brasil existe vem todos governos civis que tivemos pós revolução mas se olharmos pra traz tanto no periodo Vargas quanto Juscelino as manipulações externas sempre encontraram formas de dificultarem-nos.
        Não se tem prosseguimento de nada,doutrinou-se disputa por sobrevivencia pessoal abolindo assim o comprometimento.
        O Brasil precisa mesmo de mudança de sistema,revisões e adequações.
        No Imperio a unidade monetaria nacional era um grama de ouro.
        Muito antes da infestação microbiana PTista o trabalhador Brasileiro ja era mais barato que um escravo no periodo Imperial. Agora com os entreguistas no poder o escravo trabalhador Brasileiro ficara ainda mais barato e eles sorriem dizendo pra vc que tudo vai melhorar.
        estão criando o BRAZIL S.A. entregando o que é nosso a iniciativa privada estrangeira,escravizando os Brasileiros.
        O que temos para desenvolvermos o pais e melhorarmos a qualidade de vida dos Brasileiros eles estão hipotecando com controladores economicos estrangeiros.
        A industria nacional tem a vergonhosa cota de menos de 1% na arrecadação de nosso PIB e estes golpistas porque foram meles que bancaram o golpe são os maiores sonegadores de impostos,so querem isenções.
        SÃO ESCRAVAGISTAS MEU CARO e alem de escravagistas são traidores do Brasil.

  3. Tudo isto e uma ilusão mais cedo ou mais tarde sera fracasso poi a maioria de um povo mesquinho que so pensa em si jamais pensara no bem estar da própria nação pois brasileiro a maioria pais da maioria nem liga para pátria e sim para sua vida própria um povo em que o governo que ta ai faz tudo na marra opovo grita ,chora e depois aceita daqui a 2 anos feliz batendo palmas para sua própria ruina ,quando deveria,dar troco colocando outro governo inimaginável para aqueles que forçam o povo vejam que a limites mesmo que daqui a dez anos o governo que ta ai armando este palco para o governo que ele ta obedecendo entenda que o povo não gosta de ser forçado há algo que prejudica suas vidas

    • Meu caro concordo em parte.
      Infelizmente não existe solução viavel em apenas trocar figurinhas e sim precisamos trocar o sistema. É o sistema republicano que não deu certo e que proporciona oportunidades a erros.
      Não culpe tambem um povo por decadas doutrinado e manipulado. E destoar disso é ser marginalizado de subversivo,comunista,defensor de bandidos.
      A unica saida seria um iluminado dentro das forças armadas enxergar uma saida viavel na restauração da monarquia e existem muitos monarquistas dentro das forças armadas Brasileira.

      • Sei não 1maluquinho! Veja (desculpe o palavrão!) a Inglaterra e a Holanda são monarquias, porém fazem tudo o que o seu mestre mandar…O governo pararelo e profundo está em todo o lugar, tudo o que podemos esperar é que as repúblicas da Rússia, China, CN e Irã consigam ganhar essa parada SEM UMA GUERRA NUCLEAR. Aí poderemos voltar a ser gente de novo

      • A Monarquia Brasileira meu caro separa assuntos de estado de assuntos de governo o monarca é apenas o intermediario entre o povo e o parlamente e o comandante das forças armadas.
        Quanto ao que vc se refere trata-se do globalismo que é a pratica imunda da tão necessaria globalização que seria o livre comercio igual. O globalismo canaliza os ganhos e lucros apenas para seletos tanto o estabelecimento governamental como grupo privado previlegiado.

    • “Nosso país está apodrecendo e deixará de existir em breve. Brasil, país de frouxos!”

      M. Silva

  4. PPara ubir teve que ser condicionado a subir de base externa porque daqui explodiria mais uma vez.
    Sera que esta chipado ?
    Assim que foi pronto nos foi entregue espero que tenha sido minuciosamente vistoriado.
    De Alcantara so sob algo depois que os traidores a entregarem a Americanos.

  5. Interessante que quando acoplado ao Ariane não foi lançado no dia correto porque os servidores da base deflagraram uma greve.
    Sera que usaram dessa artimanha de greve para chipa-lo ?

    • Claro que sim. A CIA e o FBI através de seu super agente Sérgio Moro compraram o sindicato dos trabalhadores do Centro Espacial de Kourou, para chipar o satélite (ironia).
      Cara você acredita nessas besteiras que escreve?

  6. Seria interessante que melhorassem a internet
    nossa banda larga ainda é muito ruim se comparada a de outros paises

    e digo mais: a internet é a ultima trincheira da luta democratica… graças a internet, as pessoas estão se mobilizando sem que a grande midia possa fazer nada a respeito

    o poder dos grandes senhores da informação foi totalmente minado pela internet e pelas redes sociais

  7. ……………….ÓTIMO!!! finalmente o satélite vai funcionar por breves 18 anos….já seria bom o Governo ir programando outro nas contas…..quem é capenga parte cedo…..

    • Lembra do Jobin,contenção de manutenção operativa e lembra no que deu ?
      E agora com o pais sob castração total sem poder investir e aplicar condicionado a so entregar.

  8. com relação a transferência de tecnologia, alguém sabe mais a respeito ?

    sera que poderemos construir os próximos aqui, com essas transferências ?

  9. Não houve transferência de tecnologia!

    É um mito!

    Foi uma simples compra, apenas isso!

    E não, não iremos conseguir daqui a alguns anos construir um Satélite de Comunicação.

    • Foi uma prestação de serviço so isso.
      O que Franceses aceitam fazer é so isso mesmo,prestação de serviço.

  10. Tirando a cadelice hidrofóbica de alguns paneleiros, USAMERICANOS NÃO DERRUBARAM O FOGUETÃO COM O SATÉLITE HIPER-ULTRA-FODÁSTICO BRASILEIRO ???!!!… rsrsrsrssssss… os gringofóbicos dessa vez não terão motivos pra latir por semanas… 🙂

    • Cara eu vejo as postagens de alguns aqui, e apesar de respeitar a opinião alheia, fico indignado. Essa estratégia de governo em queda arrumar inimigos externos, incompetentes colocam a culpa em determinados setores, governos corruptos colocam a culpa na elite e no judiciário, e por aí vai, mas a pior é colocar a culpa das nossas mazelas enquanto nação nos americanos. Concordo que ele nos boicotam, mais se eles boicotam é sempre em áreas que não somos capazes de desenvolver, temos de buscar a auto suficiência tecnológica e depender menos dos países que investem em educação, vamos parar de culpar os outros pelas nossas incompetências .

      Abs

      • Tudo é falta de educação meu caro e estou falando não de educação curricular.
        A obrigação da educação é da familia e da religião. Se temos problemas de educação eles se originam na propria familia e o que dizermos da educação fornecida pela religião quando ela não prioriza formar carater e so potencializa preconceitos,discriminações,intolerancias e xenofobia !

      • Vc falou tudo da forma que realmente é, Atirador… o resto é cadelice das melancias nacionais que querem torcer a realidade pra se enquadrar na esquerdopatia delas…

  11. Os caras são tão idiotas e nem raciocinam que para eu poder trocar minha foto de perfil sou obrigado a me logar em minha conta do wordpress e que meu nick no wordpress é muito antigo.
    Para eles tornarem idiotias em verdadeiras dizem que sou outro comentarista me passando por mim como se eu estivesse me travestindo de outros nicks como eles comumente costumam fazer
    Esta ai a foto original que depois vou trocar novamente pela do bolsolixo nazistinha homofobico representado pelo Alexanre Frota machista moralista que ja queimou a rosca em filme porno parta desespero da nazi-fascistolandia hibrida kkkkkkkkkkkk
    Viva Tio Donald Trump o primeiro aiatola neo-pentecostal Ocidental e as Obaminhas de plantão se descabelam kkkkkkkkkkkk

  12. nossa, até quando a notícia é boa esses socialistas de araque vem encher a paciência com suas teorias idio#$% isso sim é complexo de vira lata !!

    quanto ao satélite, tomara que seja o primeiro de muitos, o Brasil precisa sair desse berço esplêndido e começar a investir mais em tecnologia aeroespacial, e não ficar roubando o povo com essas mentiras de “parceria estratégicas” com foi feita com a Ucrânia.

    • Capitalista nazi-fascista vc so esta endeuzando porque foi lançado no teu governo embusteiro que não criou e nem posibilitou nada disso e agora posa de pai da criança como fazem tambem no São Francisco.
      Querendo ou não as coisas so começaram a andar pra frente com o governo do comunista analfabeto barbudo que de tão esperto esta dando um baile na NSA,CIA,FBI e PF juntos.
      Ate os procuradores da lava-jato quando perguntados se possuem provas concretas eles dizem que não.
      So a cadelagem Brasileiura que vive curiricando e tendo orgasmos anais com toda essa fanfarronice.
      E meu caro não sou comunista e nem esaquerdista PORQUE SOU MONARQUISTA e não existe monarquia de esquerda ou de direita. Todo aquele que se diz monarquista tendo tendencia ideologica não é apenas engana a si proprio.
      Direita ve Esquerda no Brasil são duas merdas que muito mal nos fazem nos fizeram e pretendem fazerem.
      Então cumpadre adianta a fita porque viver de repetições e mediocridade e falta de intelecto.
      Arranque a calçinha pela cabeça me chamando de comunista ou de defensor de bandidos. Estas são as unicas armas de idiotas sem argumento,sem intelecto.

      • Quem não come no cocho lulista dele é nazista… rsrsrssrsrsrsssssss… esse ai merece perdão… pela ignorância é claro… pregador sem pregas calcado pela esquizofrenia das melancias… rsrsrsrssrsss…

  13. Espero estar enganado mas mas daqui a alguns anos vende esse satélite por preço de banana e contratam o serviço dele. Não é exclusividade do PT venda do patrimônio público para fazer dinheiro em caixa isso já vem desde o segundo governo por regime militar, esse governos não conseguem administrar o País como dinheiro que tem e vende o patrimônio para cobrir o caixa e sabe-se lá mais o que.

    • Meu caro o FHC promoveu a privatização total do pais e o PT estagnou o que sobrou esperando que agoniza-se para vender a privados nacionais do bolinho.
      No Brasil so existiu Patriotismo na Monarquia. Hoje os embusteiros caraveleiros transformaram o entreguismo em patriotismo e os nazi-fascistas de plantão cagam moralização exterminadora para perpetuar o patriotismo entreguista. Nenhum desses fdps tem amor ao pais,amam apenas suas convicções e conveniencias e nada mais.

Comentários não permitidos.