Japão: Ideia de mudar Carta pacifista ganha novo impulso

Para muitos japoneses, a Constituição que manteve país afastado de qualquer conflito durante mais de sete décadas ainda é motivo de orgulho. Mas ameaças de Coreia do Norte e China estão levando governo a rever tabu.

TV japonesa mostra teste de míssil norte-coreano

Como conservador, o primeiro-ministro Shinzo Abe expressou, frequentemente, o desejo de fazer alterações em partes da Constituição que tratam das políticas de segurança nacional e defesa do Japão, mas nunca esteve em posição de levar à frente tais pretensões.

No entanto, a atual situação geopolítica na região Ásia-Pacífico e, em particular, no nordeste asiático, está levando medo aos japoneses. Eles estão preocupados com o regime da Coreia do Norte, que possui armas nucleares e mísseis balísticos para levá-las até o Japão.

Eles também estão preocupados com a China, que se apropriou e militarizou ilhas no Mar do Sul da China reivindicadas por várias nações. Pequim fez semelhante reivindicação sobre as desabitadas Ilhas Senkaku, ao largo de Okinawa, e a que Pequim se refere como arquipélago Diaoyu. A Guarda Costeira chinesa adentra frequentemente águas territoriais japonesas em torno dessas ilhas, ignorando pedidos para que saia.

Para o japonês comum, estes são tempos preocupantes. e um número suficiente deles chegou à conclusão que a Constituição, promulgada há sete décadas, não é mais apropriada para os dias de hoje e precisa ser atualizada. E a parte que mais precisa de atualização é o Artigo 9°, que estipula que o povo japonês “renúncia para sempre à guerra” e que “forças áreas, marítimas e terrestres, como também outros potenciais de guerra, nunca serão mantidos.”

Sucessivos governos afirmaram que o artigo não proíbe o Japão de ter a capacidade de se defender, permitindo assim a existência das Forças de Autodefesa. No entanto, isso limita realmente tudo que possa ser considerado uma projeção do poderio japonês.

Uma pesquisa de opinião pública conduzida pela agência de notícias Kyodo News, poucos dias antes do 70° aniversário da Constituição, mostrou que 49% dos entrevistados acreditavam que o Artigo 9° precisa ser reformado, superando os 47% que se opõem a qualquer mudança. Quando Abe assumiu o cargo, em dezembro de 2012, 51% da população eram contra tal mudança constitucional, e 45% a favor.

Abe prometeu na última segunda-feira (02/05) a iniciar um debate no Parlamento japonês sobre uma mudança da Constituição. Durante um comício organizado por sua legenda, Partido Liberal Democrático, o premiê disse que é hora de “mostrar ao povo, com confiança, a nova visão para o futuro do país e como poderia ser uma Constituição ideal.”

“Pacífico e rico”

O primeiro-ministro disse estar comprometido a criar “um Japão pacífico e rico, enquanto o país enfrenta desafios que vão da ameaça à segurança regional ao encolhimento da população e da força de trabalho.”

No país, muitos conservadores acham que a atual Constituição foi imposta ao Japão derrotado por aliados vingativos no rescaldo da guerra e que ela precisa refletir as realidades de hoje.

“Acredito que o Artigo 9° deveria ter sido revisado muitos anos atrás”, diz Yoichi Shimada, professor de Relações Internacionais na Universidade de Fukui. “As ameaças enfrentadas pelo Japão são óbvias e maiores a cada ano. Temos a Coreia do Norte á nossa porta com armas nucleares e mísseis, sem falar das armas biológicas e químicas que se acredita que o regime tenha desenvolvido.

Segundo ele, essa é a ameaça mais imediata, mas a longo prazo o maior perigo para a soberania –japonesa  como as nações em torno do Mar do Sul da China aprenderam – são as ambições territoriais de Pequim.

“A atual Constituição diz, basicamente, que temos de confiar nos nossos vizinhos, mas é irrealista pedir que confiemos na China, Coreia do Norte ou Rússia”, opina o professor. “Temos de ser capazes de nos proteger.”

Desafios de longo prazo

Stephen Nagy, professor de Relações Internacionais na Universidade Cristã Internacional em Tóquio, diz que, pela primeira vez, Abe possui fatores importantes a seu favor em seu intuito de mudança.

“O fator de curto prazo que preocupa os japoneses é a Coreia do Norte, que está claramente construindo uma variedade de mísseis com o potencial de lançar ogivas com armas nucleares e químicas sobre alvos japoneses”, afirma.

“O desafio de longo prazo é representado pela China, que está demonstrando assertividade na região, como já vimos no Mar do Sul da China e estamos vendo no Mar do Leste”, reforça o professor.

As pesquisas de opinião pública respaldam a posição de Abe, embora ainda haja grande apego à Constituição que manteve o Japão afastado de qualquer conflito durante mais de sete décadas. Para muitos japoneses, sua Carta Magna pacifista é motivo orgulho.

“Abe vem falando há alguns anos sobre a importância da aliança nipo-americana como parte da política de segurança do país, e que é necessário uma maior flexibilidade na forma como as forças militares japonesas funcionam junto a seus aliados – e que requer alterações no Artigo 9°”, afirma Nagy.

“Eu não acredito que Abe queira obter o apoio para impor mudanças radicais na Constituição, mas ele será capaz de realizar as alterações que melhorem as capacidades de segurança do Japão e suas alianças”, completa.

Fonte: DW

 

17 Comentários

  1. Carta pacifista?Com a quantidade de armas atualizadas quê eles tem?.Só rindo.Quem tem carta pacifista,somos nós com armamento antigo e Forças Armadas ineficazes.

    • Fato.
      Como diria o falecido humorista Costinha..Thaaais de brincadeira.Carta Pacifista.
      Me vem na mente um comentario bem comum no interior.
      dito pelos matutos.
      Conversa pra boi dormir.Carta Pacifista…..

    • Eu poderia citar aqui fatores que limitam as capacidades de ATAQUE de LONGO BRAÇO dos Japas mas , nao perderei meu tempo , assim que esta carta for queimada vcs verao as mudanças que ocorrerao nestas capacidades .So pra nao deixar agua na boca eu cito que nesta cartinha , os Japas se limitam a utilizar energia atomica apenas para fins pacificos, nao podem usa-la em vasos de guerra , so isso ai ja triplicaria as capacidades de seus vazinhos de guerra , mas tem mais algumas coisinhas , na verdade os EUA nao veem esta decisao Japa com bons olhos , Japinhas bonzinhos eh melhor pra todo mundo !

  2. Pelo visto o Japão deve estar querendo construir armas estratégica,que ao inves de usarem nas suas bombas e misseis o TNT,C4 e outros tantos explosivos por alguns tipos de Urânio enriquecido visto que Russia,China e Coréia do Norte visinhos seus tem e muito destas armas,creio eu que todo mundo tem direitos iguais.

  3. Carta Pacifista… kkk os caras já tem 4 porta-aviões VTOVL, 20 submarinos e 30 Destroyers… Carta Pacifista…

      • rsrsrrsssss… pra quem acha o Maduro um governante democrático, o que se pode esperar… rsrsrssrsrssss… relojoeiro ching ling… 🙂

    • Relojeiro disse tudo …

      Por Pior que seja ,Ler o que esta escrito …
      melhor Ler do que ser deficiente Visual …
      Carta Pacifista … ???
      É brinquedo não ., este Comercio chamado [ Guerra ] .
      E tem gente que coloca o nome de DEUS.
      É Brinquedo Não …

  4. ”No país, muitos conservadores acham que a atual Constituição foi imposta ao Japão derrotado por aliados vingativos no rescaldo da guerra e que ela precisa refletir as realidades de hoje.”

    O Japão não é pacifista, esta constituição lhes foi empurrada goela a baixo pelos EUA, o Japão esta até hoje sob ocupação dos EUA, sempre há notícias de arranca rabos em Okinawa com soldados dos EUA e japoneses !

    • Então seria bom se o Brasil fosse uma ocupação também, ter F-35, centenas de F-15, V-22 Osprey, vários porta helicópteros, Apaches, fabricam submarinos, estão desenvolvendo um caça stealth, etc

      • Pelo visto pouco mudou nesse país, é só da uns ”espelhos´´ para alguns nativo e eles vendem até a alma !

  5. galera ,,, eu entendo a tal carta deles ,,, eles nao sao obrigados por esta carta a nao criarem e investirem em meios para no minimo se defenderem de possiveis agressoes , mas o artigo 9 da constituiçao os impede de agredir (uzar suas forças armadas para atacar uma outra naçao ) seja qual for o motivo , ou seja , viver vem paz sem se esquecer de criar meios de se defender ,,, e como ter um pit bull em casa so que adestrado ,, kkkk agora se alguem souber qual artigo da contituiçao brasileira que nos obriga a desinvestir nas forças armadas ? a ter e comprar um monte de sucatas para elas , a fazer das forças armd. um cabide de empregos , se existe uma carta que nos obrigue a isto aqui no brasil nao deve se chamar pacifica .

  6. O japonês é muito diferente do brasileiro, por séculos eles combateram e dominaram seus vizinhos coreanos, chineses e travaram uma guerra com a Rússia, da qual saíram vencedores .
    Ainda hoje as antigas potências do Eixo estão sob ocupação, Alemanha, Itália e Japão essa é a verdade prova disso é que a Rússia só deixou a Alemanha depois do colapso da URSS caso contrário os russos estariam ainda lá!

    A presença dos EUA no Japão é um estorvo para eles o proprio Hiroito disse após a derrota que eles teriam que suportar o insuportavel !

  7. Acordaram o samurai… Agora aguentem…

    A continuar as coisas como estão, é questão de tempo até japoneses e coreanos do sul desenvolverem seus próprios artefatos atômicos… Ao menos aos japoneses, expertise não lhes falta…

    Quem certamente não deve estar nada satisfeito com isso são chineses… Mas eles também tem certa responsabilidade nisso, já que deram corda pra CN. Uma ideia bem trocada com a liderança norte coreana e não haveriam tantos problemas…

    E quem certamente está rindo a toa com isso são os russos… Ao tomar uma posição mais próxima ao Japão, garantem laços de longo prazo; coisa que os chineses vem se mostrando incapazes de fazer. E assim, evidentemente, plantam sementes para fazer alguma oposição a um adversário de longo prazo…

    Aliás, os japoneses, em movimentações não tão recentes, já possuem acordos de cooperação em defesa com indianos, além da onipresença americana que lhes garante ampla retaguarda. E por falar em americanos, estes estão adorando esse fortalecimento do Japão. Evidente que não querem um Japão nuclear, mas um país mais bem armado como aliado é de todo o interesse da Casa Branca…

    • Eu não acredito que o Japão livre de amarras se sujeite a viver a sombra dos EUA, ainda mais depois de duas bombas atômicas . O samurai pode até acordar mas agora o mundo é outro, o samurai não irá encontrar uma China pobre e atrasada pelo contrário encontrará um dragão muito bem disposto.

  8. Nao sei se eu dou risada ou se choro dessa frase “Para muitos japoneses, a Constituição que manteve país afastado de qualquer conflito durante mais de sete décadas ainda é motivo de orgulho. Mas ameaças de Coreia do Norte e China estão levando governo a rever tabu.”

Comentários não permitidos.