Exército dos EUA participará de exercício militar inédito na Amazônia a convite do Brasil

Exército brasileiro convidam EUA para participarem de um exercício militar na tríplice fronteira amazônica, entre Brasil, Peru e Colômbia

Tropas americanas foram convidadas pelo Exército brasileiro a participar de um exercício militar na tríplice fronteira amazônica entre Brasil, Peru e Colômbia em novembro deste ano.

Segundo o Exército, a Operação América Unida terá dez dias de simulações militares comandadas a partir de base multinacional formada por tropas dos três países da fronteira e dos Estados Unidos.

Descrita pelas Forças Armadas como uma experiência inédita no Brasil, a base internacional temporária abrigará itens de logística como munição, aparato de disparos e transporte e equipamentos de comunicação, além das tropas. O Exército afirma que também convidou “observadores militares de outras nações amigas e diversas agências e órgãos governamentais”.

A operação é parte do AmazonLog, exercício militar criado pelo Exército brasileiro a partir de um atividade feita em 2015 pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Hungria, da qual o Brasil participou como observador.

À BBC Brasil o Exército brasileiro negou que a atividade sirva como embrião para uma possível base multinacional na Amazônia, como aconteceu após o exercício da Otan citado como base para a atividade.

“Não. Ao contrário da Otan, a qual é uma aliança militar, o trabalho brasileiro com as Forças Armadas dos países amigos se dá na base da cooperação”, responderam porta-vozes do Exército.

“Com uma atividade como essa, busca-se desenvolver conhecimentos, compartilhar experiências e desenvolver confiança mútua”, afirmou a corporação.

Apesar do ineditismo do comando multinacional na região amazônica, esse não é o primeiro exercício mútuo entre as Forças Armadas de Brasil e EUA no país. No ano passado, por exemplo, as Marinhas das duas nações fizeram uma atividade preparatória para a Olimpíada no Rio de Janeiro, envolvendo treinamentos com foco antiterrorismo.

Em 2015, um porta-aviões americano passou pela costa do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro para treinamento da Força Aérea Brasileira (FAB).

Entre as metas da operação prevista para novembro, segundo o Exército brasileiro, estão o aumento da “capacidade de pronta resposta multinacional, sobretudo nos campos da logística humanitária e apoio ao enfrentamento de ilícitos transnacionais”.

‘Reaproximação’

A operação vem no esteio de uma série de novos acordos militares pelas Forças Armadas de Brasil e Estados Unidos e visitas de autoridades americanas a instalações brasileiras com o objetivo de “reaproximar” e “estreitar” as relações militares entre os dois países.

Em março, o comandante do Exército Sul dos Estados Unidos, major-general Clarence K. K. Chinn, foi condecorado em Brasília com a medalha da Ordem do Mérito Militar. O comandante americano visitou as instalações do Comando Militar da Amazônia, onde a atividade conjunta será realizada em novembro.

De acordo com a Defesa dos Estados Unidos, o Exército Sul é responsável por realizar operações multinacionais com 31 países nas Américas do Sul e Central.

Um dia antes de o Exército americano inaugurar um centro de tecnologia em São Paulo para “desenvolver parcerias com o Brasil em projetos de pesquisa com foco em inovação”, em 24 de março, o Ministério da Defesa do Brasil e o Departamento de Defesa dos EUA assinaram o Convênio para Intercâmbio de Informações em Pesquisa e Desenvolvimento, ou MIEA (Master Information Exchange Agreement), na sigla em inglês.

Na ocasião, o secretário Flávio Basilio, da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (Seprod) afirmou que o documento funciona como “base para se estabelecer qualquer tipo de cooperação bilateral com os Estados Unidos”.

Acordos de intercâmbio como esse não precisam de aprovação do Congresso Nacional. “É mais um passo no sentido de nos reaproximar dos americanos, possibilitando parcerias importantes na área tecnológica que representarão um incentivo importante para a nossa Base Industrial de Defesa e para o País como um todo”, disse o secretário.

Em 3 de abril, o Ministério da Defesa anunciou em evento na embaixada americana que o Brasil e os Estados Unidos desenvolverão “um projeto de defesa” em conjunto.

O ministério não respondeu aos pedidos de entrevista da BBC Brasil para comentar os acordos fechados com os Estados Unidos e os detalhes sobre o projeto bilateral.

Já a embaixada dos Estados Unidos em Brasília disse que o país “está satisfeito de ter sido convidado junto a outras nações parceiras regionais para participar” do exercício na Amazônia e que “busca expandir e aprofundar parcerias de defesa com o Brasil”.

“Durante o último ano, nós finalizamos uma série de compromissos-chave relacionados a Defesa (entre EUA e Brasil)”, afirmaram porta-vozes da embaixada americana. “Olhando para o futuro, outros acordos estão em discussão, incluindo suporte logístico, testagem e avaliação em ciência e tecnologia e trocas científicas.”

Em outubro, haverá um novo encontro sobre a indústria de Defesa dos dois países, em Washington. O Exército brasileiro também trabalha para organizar a ida de um batalhão de infantaria do Brasil para treinamento uma brigada do Exército americano em Fort Polk, na Lousiana, no segundo semestre de 2020.

Será a primeira vez que Brasil vai montar uma base logística internacional, diz Exército

Tríplice fronteira

A base da atividade será a cidade de Tabatinga (AM), que faz fronteira com Letícia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru).

A BBC Brasil visitou a região no início desse ano – na ocasião, militares e policiais federais disseram que não são capazes de evitar a realização de atividades ilícitas como tráfico de armas e drogas pelos imensos rios da região.

Mas apesar de citar crimes transfronteiriços nos documentos do Amazonlog, o Exército afirmou que o foco da atividade é de preparação para situações humanitárias.

Questionada pela reportagem sobre como as Forças Armadas dos EUA poderiam apoiar o Brasil em áreas como violência e tráfico de drogas, armas e pessoas, a embaixada americana afirmou que “o Brasil é um parceiro confiável e respeitável”, que as forças armadas dos dois países “têm áreas de conhecimento e experiência que compartilham rotineiramente umas com as outras” e que “a maioria das atividades bilaterais de cooperação em defesa entre nossas forças armadas são trocas entre especialistas”.

“É um exercício inédito no âmbito da América do Sul. É a primeira vez que vamos montar uma base logística internacional”, diz o general Theofilo Gaspar de Oliveira, responsável pelo Comando Logístico da Força, em Brasília, e um dos organizadores do AmazonLog.

“Um dos objetivos é fazer uma fiscalização maior na região e criar uma doutrina de emprego para combater os crimes transfronteiriços, que afetam aquela região na famosa guerra de fronteira que hoje alimenta a nossa guerra urbana existente nos grandes centros”, afirma o general, em vídeo promocional do evento.

A aproximação das forças armadas do Brasil e dos EUA já rendeu uma medalha da Ordem do Mérito Militar ao major-general americano Clarence K. K. Chinn em março

Análise

Para o cientista político João Roberto Martins Filho, professor da Universidade Federal de São Carlos e ex-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, “a aproximação do Exército brasileiro ao dos Estados Unidos sinalizaria uma mudança de postura entre os dois países, que agora têm novos presidentes”.

“Esta maior aproximação seria uma ruptura do que vem acontecendo desde 1989, que é um afastamento dos EUA pelo Exército do Brasil”, diz Martins Filho.

“No fim da Guerra Fria, o Brasil se deparou com um país (EUA) que era aliado estratégico e que de repente começou a agir de forma totalmente independente, como superpotência única. Isso provocou uma reação de hiperdefesa da Amazônia e de afastamento.”

Ele cita o acordo para a construção de submarinos com a França em 2011 e a compra de caças suecos em 2013 como exemplos desse afastamento e diz que, por ora, os anúncios entre as Forças Armadas brasileiras e americanas não devem ser “superestimados”.

“Do discurso para a prática há sempre um intervalo”, diz.

Para especialistas, a aproximação dos EUA pode ser motivada por interesses econômicos

Fundador e líder do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional da Unesp e coordenador de Segurança Internacional, Defesa e Estratégia da Associação Brasileira de Relações Internacionais, o filósofo Héctor Luis Saint Pierre “diverge gentilmente” do colega.

Saint Pierre cita a atenção dos Estados Unidos sobre a situação política na Venezuela – Donald Trump citou o país em conversas com Michel Temer e com os presidentes da Argentina, Peru e Colômbia.

“Há um respeito na América do Sul pela escola militar brasileira. Então, o Brasil é um parceiro estratégico para a formação doutrinária dos militares do continente. Se os EUA têm a simpatia do Exército do Brasil, é mais fácil espalhar sua mensagem entre os militares sul-americanos”, diz.

“Uma alternativa a ser pensada seria uma intenção dos EUA de quebrar a expectativa de uma parceria sul-americana neste momento político”, diz. “A Venezuela é uma problema quase de honra para os Estados Unidos.”

Exercício em conjunto é encarado como base para futuros acordos bilaterais entre Brasil e EUA

O especialista também cita o crescimento da China como produtor de equipamentos militares e armamento.

“Há uma grave preocupação nos EUA com o incremento do comércio da China com a América Latina também em termos de armamento. Os EUA gastaram US$ 650 bilhões com Defesa – a China gastou menos de 10% disso, mas ainda assim já esta produzindo porta-aviões com bom nível tecnológico. Se os Estados Unidos conseguem se aproximar o Brasil para sua zona de influência, eles estancam este prejuízo”, afirma.

Para o professor, a aproximação americana também poderia ser motivada por interesses econômicos.

“Tenho notado oficiais defendendo a tese de que não precisamos de autonomia tecnológica nas Forças Armadas se podemos contar com parcerias com países como os Estados Unidos. Normalmente se imagina que um oficial militar, do país que for, seja um nacionalista. Mas essa é uma perspectiva liberal nas Forças Armadas que vem ganhando força.”

O professor explica: “Hoje a questão estratégica está subordinada ao negócio. A indústria do armamento é a que mais floresce no mundo. Não é preciso uma guerra: a ameaça de guerra já é suficiente para mover este tipo de negócio. Muitas atividades militares, inclusive, são muito mais guiadas pelos negócios militares do que por uma lógica política”, afirma.

Ricardo Senra

Fonte: BBC Brasil em Washington

 

 

 

 

 

 

54 Comentários

  1. Veja bem, o Brasil forma oficiais estrangeiros em suas Academias Militares, forma Fuzileiros Africanos, participa de manobras Navais com as mais diversas marinhas inclusive dos EUA, já participou com F-5EM da FAB na Red Flag, militares chineses já pediram autorização para manobras na Amazônia se é que já não o fizeram , e por aí vai uma dezena de intercâmbios, sinceramente não vejo nada demais nisso.
    Se militares russos quiserem aqui passar que assim o façam, abram as portas para as tropas brasileiras também em seus países, o que deve ser vigiado e patrulhado é a nossa soberania, se é estratégico dizer sim , diga sim, e quando for necessário dizer-se não, que diga-se não . E c’est fini,

  2. Convide-os para fazer um treinamento no Complexo do Alemão ou na vila cruzeiro, no Rio de Janeiro. Seriam muito bem recepcionados.

    • E vc acha que eles vão querer “carne de pescoço”. Só querem é “filé”..
      Entrar e se perder numa das 840 favelas que o RJ possui, ser MORTO, e de lá sair dentro do RABECÃO.
      Os norte-americanos, não são BÔBOS.
      BÔBOS, só nós.

      • Lembra daquela mega-operação anos antes da invasão do complexo do Alemão ? Os caras simplesmente acertaram em cheio com um missil portatil um caveirão no meio da favela que ficou de cabeça pra baixo todo retorcido.Essa mega-operação foi apenas para resgatar o caveirão.
        Nessa epoca havia uma equipe da SWAT Americana no RJ em visita ao BOPE e4 o BOPE os convidaram para lhes acompanharem nesta operação. Quando os Americanos viram a intensidade dos combates espavoridos entrarão no furgão gritando que aquilo era uma guerra e para forças armadas e não para policiais debandando com os rabos entre as pernas kkkkkkk

      • Policial estrangeiro em intercâmbio de treinamento participando de operação real no Brasil ?

        ahahahahahahaahahahahahahahahahah

        Cara…
        Aqui no Brasil eles não tem permissão para isto.

        Já é uma baita burocracia para segurança de dignatário usar armas aqui.

        Você está com o pinico no lugar certo na sua cabeça.

      • Foi real meu caro e sairam correndo com os rabos entre as pernas.
        Eles estão sempre no BOPE foram instrutores e agora acredite se quiser,são alunos !

      • segredos? nenhum, nem grande nem pequenos. Os gringos sabem ate quando o Temer peida. Mas uma coisa estou seguro, se um soldado gringo morrer nessas manobras, vao retirar os orgaos internos de seu corpo, enche-lo de pacotes de cocaina, coloca-lo num caixao bem maior que o corpo do falecente e encher esse caixao com mais pacots de cocaina e envia-lo para os EUA. Obviamente quando esse caixao chegar nos EUA, vai para um quartel militar, onde outros militares retiram a cocaina do corpo do soldado morto e do caixao, troca de caixao claro, e o envia para a familia com o devido respeito. Foi assim que se faziam durante a guerra do Vietnam, so que la a materia prima a ser colocada no corpo do soldado morto era heroina.

      • Tenha uma certeza
        Tudo isso é apenas fanfarronice para constar,nada de segredo sera mostrado e nem compartilhado.
        Eles ja cansaram de enviarem os melhores deles que so completam o curso basico.
        No curso avançado eles e todos os outros estrangeiros so passam vergonha.
        São tudo baby-boys recheados de anabolizantes e sintéticos kkkkkk

  3. ………..realmente o colega está certo…..um treininho contra a “tropa” da traficância pra esses gringos, pouparia bastante trabalho pra Policia do Rio ………………

    • O gueera do Alemão esta perdida pelo Estado e serve apenas para adestrar bandidos lhes dando espertiase de combate.
      N
      ao realizam grandes apreensões nem de armamentos nem de drogas e so morrem e ficam feridos moradores e policiais.
      Uma estrategia burra quando deveriam utilizar inteligencia e ações de incursão rapidas e objetivas.

  4. – Sou completamente contra, pois estaremos compartilhando nossos segredos, e conhecimentos com os americanos, eles aprendendo à mais como agir na AMAZõNIA, para eles um campo quase desconhecido, embora tenham muito aprendido com a Colômbia, pois não foi de graça que se aproximaram da Colômbia.
    Quanto eles investiram na Colômbia, onde inclusive te base militar.
    NÃO SEJAMOS INGÊNUOS. INTERESSE NA AMAZÔNIA ELES O TEM, E NÃO É DE HOJE.

    • GRANDES SEGREDOS !!!… rsrsrsrsssssss… noves fora segredos estratégicos e tecnológicos, quais seriam os outros que porventura qualquer grupo militar convidado poderia extrair de nossos militares ???… gringofobia é freud !!!… 🙂

      • segredos? nenhum, nem grande nem pequenos. Os gringos sabem ate quando o Temer peida. Mas uma coisa estou seguro, se um soldado gringo morrer nessas manobras, vao retirar os orgaos internos de seu corpo, enche-lo de pacotes de cocaina, coloca-lo num caixao bem maior que o corpo do falecente e encher esse caixao com mais pacots de cocaina e envia-lo para os EUA. Obviamente quando esse caixao chegar nos EUA, vai para um quartel militar, onde outros militares retiram a cocaina do corpo do soldado morto e do caixao, troca de caixao claro, e o envia para a familia com o devido respeito. Foi assim que se faziam durante a guerra do Vietnam, so que la a materia prima a ser colocada no corpo do soldado morto era heroina.

  5. galera vejam
    Ano passado eles treinaram com a marinha rsrs

    E hoje a amazonia azul vulgo pre sal e Petrobrás. Estão em um LEILÃO nos estados unidos na mão do privateiro parente

    Quem deu a ordem para se chamar os estados unidos

    Dois pontos ai internacionalizaçao da amazonia

    Ponta de lança contra venezuela

    Os dois pontos sao puro entreguismo mais outro
    Venda de terras para estrangeiros
    Lei da imigração
    Retirada dos direitos
    Fim da aposentadoria
    Eles estão jogando o pais para guerra civil e para uma guerra latina com potencias. Estrangeiras por trás

    • Será que há neste momento uma nova versão contemporânea da operação Brother Sam? Com movimentos com financiamento escuso surgidos da noite para dia em meio a um movimento legítimo e espontâneoç. Além do ministério público federal que faz “acordos” a margem da lei com departamento de justiça dos estados unidos que se comporta como judiciário internacional mesmo quando não há cidadãos americanos envolvidos. Alem da espionagem e atuação de indivíduos políticos e mídia. Será que é combate ao “comunismo” mais uma vez? A questão é o local dos exercícios, o ponto um com certeza é a Venezuela. Seria interessante se Russos e Chineses realizassem um exercício do outro lado da fronteira ao mesmo tempo. Se não houvessem mimimi algum então é só um exercício. A hipocrisia tomou conta e não adianta falar, estas pessoas são surdas e não querem ouvir! Este não é mais nosso neste momento. Daí crise de fato!

      • Chineses não estão nem ai para Venezuela e o resto da esquerda na américa latina.

        Nem o seu maior aliado na europa eles apoiam direito. A China pensa grande, pensa em dinheiro. Não precisam desses bolivarianos para ter alguma influência perto dos EUA como outros fazem.

        A China não está no mesmo barco (dos rebeldes sem dinheiro), isso é que vocês não entenderam até hoje.

      • deagol jpc3 , a china tem interesses na américa latina
        tanto que o investimento aqui é um dos maiores do mundo
        então por que querem fazer uma base na argentina
        coisa que também não concordo ,

        você tenta ir contra a logica .

        a geopolítica mundial não permite que o brasil fique fazendo picuinha com a Venezuela brasil um governo corrupto e golpista falando de outro pais

        isso é o que o Itamarati nunca fez ficar fazendo bolinho podre

        ele o Itamarati sempre foi de colocar panos quentes e se envolver o menos possível em assuntos internos de outros países

        mas agora com esses entreguistas no comando querem ser a ponta de lança americana e não percebem que as bases americanas no continente sulamericano SEMPRE FORAM PARA CERCAR O BRASIL

        o brasil vai fazer igual a portugual que pensava ser aliado dos estados unidos ,suas colônias na africa foram sendo perdidas pois os russos investiram nessa ideologia de esquerda e direita e os estados unidos nem ajudaram pois na real queriam o mesmo resultado

        os estados unidos abandonam seus aliados a própria sorte

        o que os estados unidos querem é uma guerra que desestabilize a américa latina , e o brasil va junto
        se puderem nos dividir para os estados unidos melhor ainda

        o governo golpista esta na mãos da CIA pois essa já sabe todo podre deles e eles golpista vao fazer o que a cia mandar para permanecer lesando a pátria com apoio e respaldo da SNA

        então para resumir a china pensa maior do que sua vã filosofia possa imaginar

        mas o problema não é ela e sim os golpistas ,ok não desvirtua

      • Nem li.

        A China não apoia nem a Rússia ou a Coréia do norte direito vai apoiar a Venezuela?

        Tem que parar com a ideia de que a China vai ser guarda costas dos países esquerdista e incompetentes.

        Os chineses pensam muito além dessas picuinhas e mimimis antiamericanos de vocês.

        Que seria da Venezuela sem vender um terço do seu petróleo para os EUA?

        Eles quebram esse maduro a hora que quiserem. aliás já está se quebrando sozinho bem como o governo Obama previu.

    • Largue de mimimi e passe a apoiar governos sérios e não grupos criminosos organizados que o país passa a ter alguma chance… só depende de vc acordar pra realidade… o mordomo está se saindo melhor que a encomenda… 🙂

  6. É uma mensagem para a Venezuela. O EB sabe que nada pode fazer em caso de uma radicalização no país vizinho e a unica saída é abrir as pernas para os americanos como fizeram em 64.

    Uma hora ou outra a cúpula militar brasileira levaria um choque ao analisar que 24 Flankers e um sistema de defesa antiaéreo em camadas impossibilitaria qualquer reação armada contra a Venezuela partindo do Brasil.

    Ps. e a calha norte é praticamente desguarnecida. Levaram mesmo um choque e ficarem desesperados, a saída foi o entreguismo.

    • “”Uma hora ou outra a cúpula militar brasileira levaria um choque ao analisar que 24 Flankers e um sistema de defesa antiaéreo em camadas impossibilitaria qualquer reação armada contra a Venezuela partindo do Brasil.””

      De onde saiu a ideia de que o Brasil iria atacar a Venezuela?

      Os Estados Unidos não precisa fazer nada porque o Maduro está seguindo perfeitamente os planos do OBAMA em se afundar sozinho.

      E se quisessem fazer alguma coisa mandavam a Venezuela com seus “”24 Flankers e um sistema de defesa antiaéreo em camadas “” para a idade média em uma semana no máximo.

      A Venezuela vai se acabar sozinha exatamente como os americanos querem.

      Com commodities em baixa e sem o capital estrangeiro não existe esquerda em lugar nenhum do mundo. Ela morre de fome.

      • E continua se cagando de medo da Venezuela falida e morta de fome.
        Ja imaginou um cagão como vc no front de combate ? No primeiro estampido grita istericamente revelando ao adverso a posição da tropa.

      • Você mesmo falou que o Brasil tinha F-16 que só voavam a noite, se lembra?

        Espero que o nosso gripen de dois motores fique pronto logo.

    • A esquerda brasileira vive ainda nos anos 60, sua visão sera sempre do IMPERIO querendo dominar o mundo. Acorda galera, a Venezuela ja esta se afundando sozinha por estupidez de seu proprio governante. Esse fiasco de governo Bolivariana esta matando o proprio povo. Primero de fome e agora na bala. Ninguem , nenhum governo de juizo ira invadir um outro pais nessa situacão, e uma fria…

      • Problema deles que se resolvam mas ficar acusando uma nação falida com material belico sem manutenção operativa de perigo meminente é mesmo coisa de cagão querendo que o Brasil interfira diretamente fazendo o jogo fantoche dos outros.
        Ja temos nossos problemas aqui e nem temos pessoal efetivo para ocuparmos nosso proprio pais caso aja uma reviravolta aqui. Nem pessoal e nem material operativo.
        Ja nos bastam nossos problemas e que cada um carregue o seu problema,porque no deserto não tem agua.

  7. O brasil já era e so mais um capacho dos eua esta e a prova um pais que não e soberano coisa alguma e sim uma maldita colônia yank triste pais sem caráter,honra

    • A uns 3 anos atraz fomos convidados pela China para com eles fazermos la uma simulação de guerra real.
      Não fomos la pra isso,mas fomos la para lhes dar instrução de combate na selva,ou seja,não nos serve desagradar o patrão mas nos serve e muito o dinheiro Chines né !

  8. nossa quanto comuna (——) … ano passado aconteceu o mesmo treinamento e os participantes foram 17 países entre eles EUA. russia. china. portugal .bolívia canadá
    e outros países asiaticos e africanos …
    agora só pq não é a dilma que convidou,,vira golpe e entreguismo , sendo que as F.A do brasil recebe os mesmos treinamento quando vão visitar os boinas verdes dos eua e de tropas russas tbm… isso se chama troca de aprendizado ,o EB tem o melhor treinamento de selva do mundo por isso atraí militares do mundo todo ,pq eles tbm tem suas fronteiras com mata . e quando a MB precisa aprender algo é o EUA que ensina …

    estranho seria a arabia saudita que é deserto puro vir querer aprender sobre selva aí poderiamos dizer que tem coisa aí …

    se os EUA fosse usar treinamento para atacar a amazônia ,creio que não seria pelo brasil , mas sim pela colombia que é o principal rival da venezuela .e nem isso os americanos quer pq anualmente eles tbm aprendem com os militares colombianos de selva ,quem vai destruir a venezuela é seu próprio governo e sistema comunista ultrapassado ,coisa que já está acontecendo atualmente hj a venezuela tem seus petrólio na mão dos chineses e russos por uma grande dívida que ronda os bilhões de dolares
    .
    viva o Brasil e a troca de informações entre países aliados e pacifistas

    • “”nossa quanto comuna “”

      Amigo, esses caras nem pensam, tudo para eles invasão dos americanos malvados.

      O problema deles com os EUA é pessoal ( culpam os EUA e o capitalismo pelas suas limitações na vida ), não tem nada a ver com geopolítica. 90% dos comentários é picuinha pura, não dá nem para perder tempo argumentando.

      • E a tua retorica alem de fraquinha é enlatada.
        Aprenda a ter respeito pelos pontos de vista dos outros para que os outros tenham respeito pelo teu (—–),menino selfie.

      • Não fique nervoso maluco.

        Não precisa me seguir e responder tudo que eu escrevo, não sou tão importante assim.

        Se não gosta não leia. Faça como eu, nunca leio seus comentários que tem mais de 5 linhas.

    • war então você percebe a lei de refugiado ,mas não percebe essa palhaçada de abrir a amazonia para o exercito americano

      sabe por que porque você acha que países tem amigos

      países tem interesses e o brasil a muito já quiseram que ele fosse dividido

      e vao conseguir pois você que abriu os olhos para a imigração não percebe essa apunhalada na cara , não é nem pelas costas

      o brasil é um pais dividido ideologicamente se cair nessa de guerra com algum pais latino vai ser um perigo

      e a Venezuela depois desse governo golpista brasileiro começar a se expressar contra ela devolve na mesma moeda
      http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/na-onu-venezuela-denuncia-corrupcao-generalizada-no-brasil-e-assassinatos-nas-prisoes/

      e ainda tem uns achando que essa palhaçada com nome de treinamento na amazonia vai passar batido

      • Se o petróleo não disparar a Venezuela já era.

        Mas eu não sou a favor de trazer os americanos para o Brasil, a não ser que ofereçam algo em troca.

        Venezuela vai acabar sozinha, e de qualquer forma já vende petróleo barato para os EUA. Eles não precisam fazer nada.

        Se já estão assim sozinhos, imagina quando os EUA começaram a botar embargos e sanções pelos crimes contra civis.

        A casa tá caindo, e o único aliado que eles tem não tem dinheiro para ajudar.

        Deviam fazer como os chineses fazem, abrir as pernas para empresas estrangeiras para gerar empregos e exportações. Porque é isso que a China faz, aquilo que vocês chamam de entreguismo.

        Grandes empresas fazendo investimento, explorando mão de obra barata com poucos direitos trabalhistas.

        Esse é o único comunismo que deu certo. A China…

    • Treinamento é uma coisa,simulação de guerra real é outra ou seja uma manobra em nossa area sensivel. Vc mostrar ao cobiçador seus meios.
      Trocentos oficiais do mundo inteiro comparecem ao CIGS anualmente e é normal,mas o que esta especificado na materia não passa de uma cadelice de visão estrategica despreparada baba ovo.

  9. Interessante.
    Perguntem aos comandantes militares da Amazonia desde a decada de 70 pra cá quem são nossos potenciais adversos e agora simplesmente jogam fora toda a doutrina do GIGS em prol de gestos de alinhamento.
    Formamos guerreiros para defenderem nossa nação,soberania e interesse.
    Prefiro aquela epoca que a compania perfilada mandavam olharem uns para os outros com raiva e sairem na porrada.
    GUERRA É INFERNO E SOLDADOS SÃO DEMONIOS e trazer nosso maior potencial adverso para dentro de nosso reduto é uma visão inocente de despreparo.
    Existem trocentas outras formas de produzir aproximações do que trazer para treinar onde temos de manter o mais sublime sigilo.
    Forças armadas do mundo inteiro enviam oficiais para cursos no GIGS e desde sua criação nos ano 70 jamais nenhum oficial estrangeiro conseguiu completer o Curso Avançado de Guerra Na Selva que é composto de 3 estagios. Eles todos são eliminados no primeiro estagio. Não resistem mas provas de reseistencia e de stress psicologico e pedem pra sair.

    • você leu o texto tem uma parte que diz assim
      alguns militares HOJE TEM PERFIL LIBERAL

      cara que liberal aquele que leva a mulher no swing so se for
      ou o pederasta deve ta cheio também

      uma vez naquela prova que morreu 3 em Barueri azimute

      eu fiz tao rápido pois não fiquei lendo aquela papagaiada que a gente pega na arvore e olhei o rastro da porcaria do caminho e então fizemos em poucos minutos fomos zero 1 e pegamos os vermes levantando as calças

      pederastas e agora liberais

      para que exercito se aceita ordens de lixo golpista corrupto lesa pátria

      o pt tem culpa tem sim 13 anos e deixou eles assumirem como um internauta bem viu tudo veinho com o TAF EM ZERO

      SOBE PROMOÇAO PARA OS CARAS NOVOS QUE ESSES AI FOI QUEM DEU O BRASIL PARA OS ESTADOS UNIDOS EM 64

      cai fora trairas

      • Na minha me perguntaram se a posição estava correta e falei não o correto é 2 graus a esquerda.
        Um não sabia nadar e erraram o calculo se desviando.caiu no lago outros foram ajudar e ele se agarrou com eles. um salvor e o que caiu e mais dois que ele se agarrou morreram… impossivel haver um instrutor em toda a parte do terreno.

  10. até parece que os nossos “patrióticos progressistas” vermelhos aki no blog, estão preocupados com o Brasil rsrs…

    tão se borrando que o governo do Maduro possa sofrer um ataque dos EUA, com suas teorias mirabolantes, que bela demonstração de “preocupação” com o Brasil.

    calma socialistas de araque, ainda não vai chover Tomahawk na cabeça do Maduro rss…

    • Patriotismo pra vc é entregação total e preocupação com o Brasil pra vc ér coisa de comunista.
      Vc se contradiz no proprio vomito o yempo todo.

      • eu me contradigo ?

        pedir liberdade econômica para o cidadão, menos burocracia, reformas para melhorar a nossa vida, leis mais rígidas, é contradizer e ser entreguista ? sei bem

        eu defendo os direitos do cidadão, vc tá preocupado e defende bandidos partidários

        se isso for entreguismo, então eu sou com orgulho

        já vc meu caro, não passa de um comunista frustrado que se dói por essas mer#$ de países de esquerda.

        tá dodói pela Venezuela do Maduro, vai morar lá !

      • Como vc acha que vai ter esse recheio apoiando quem entrega tudo e se comportando istericamente como exterminador nazi-fascista ?
        Acorda pra vida ô iludido.

  11. Que mal tem em treinar com aliados ? Por mais que vocês rasguem suas calcinhas vermelhas de ódio e tesão ao mesmo tempo, os EUA são um aliado importante do Brasil.

    Com relação a Venezuela, de fato teremos problemas com este país, mas no pós bolivarianismo.

    Já pensaram na visão que o povo da Venezuela terá do Brasil ?

    Para a população dos outros países latrino-americanos nós somos o irmão maior e mais poderoso. Qual será o sentimento do povo venezuelano passando necessidades e sendo esmagado por um ditador e o vizinho maior e mais poderoso poderia ajudar nem protestar o faz o com veemência ?

    • Meu caro
      Se vc buscar no acervo de materias do site encontrara muitos comentarios meus onde eu afirmava que Hugo Chavez era um agente duplo que vivia falando mal dos EUA para arreguimentar simpatizantes Latinos.
      Dava dinheiro e armamentos a demais Latinos insuflando-os contra nós.
      Dependia na integra dos EUA para refinar e beneficiar seu oleo impuro e doava grandes quantidades de oleo ao governo dos EUA para ser distribuido a pobres Americanos poderem se aquecer nos rigorosos invernos.
      Preciso falar mais alguma coisa ? Capiche !

  12. Análises de antiamericanos sobre a realidade americana é o mesmo que considerações de fumantes sobre saúde pública… rsrsrsrsrsrssssss… NADA, NEVER, P. NENHUMA a ser considerado… 🙂

  13. eu acho que desde a proclamaçao da republica , tem gente que chora e baba de emoçao imaginando uma anexaçao do brasil pelos eua… até penso que em algum lugar ensinam que já somos estadunidenses do sul, só nao pode falar kkkkkkkkkkkkk

  14. O Exército Brasileiro já faz treinamento conjunto com o exército russo em solo russo.Tem video na internet

Comentários não permitidos.