Em um contrato firmado em 2008 com a Helibras, empresa fabricante de helicópteros, o Ministério da Defesa solicitou 50 aeronaves para o uso da Marinha, Exército e Aeronáutica.
A feira LAAD Defence and Security expôs ao público a versão Operacional do helicóptero, que é o projeto mais complexo da companhia e será entregue à Marinha em 2018.
Fonte: Ministério da Defesa
Ficou banaca este helicóptero, podemos discordar dos tramites do negócio da compra dos 50 helis mas que são máquinas no estado da arte são e com certeza melhor pros pilotos do que voar helis velhos e ultrapassados.
Ess helicóptero sera capaz de lançar torpedos também ou somente mísseis anti navios? Alguém pode responder?
Caro Victor, o armamento do H225M não compreende o uso de torpedos.
……………se ele vem REALMENTE(?), seja bemvindo…………….
Creio que torpedos tbm pois o mais difícil é a adaptação para um missil tão grande.
Esse helicóptero não tem integração para uso de torpedos.
Ok !!!
Operacional? Mais uma menos! Enquanto a Airbus não ver uma solução para aquela MGB bichada vão continuar voando com restrições. Atualmente este Heli tem que parar e realizar uma inspeção geral na MGB a cada dez horas voadas. Isso ocasiona uma baixa disponibilidade da aeronave, sem contar em um maior custo operacional. Já se passaram um ano desde que aquele ec-225 caiu na Noruega após perder seu rotor em pleno voo, e até agora nada de solução para este problema. Enquanto isso, nossas FFAAs continuam recebendo essas aeronaves, e pior, pagando por um produto que reconhecidamente terá que passar por Recall.
Muito bom. Ainda acho que esta compra dos 50 Caracal não foi um desperdício como uns dizem por ae…
O problema é que sempre comparam o bichinho com o Black Hawk sendo que são helicópteros para funções diferente, o Caracal leva mais que o dobro de homens, sua função é transporte de tropas principalmente.